Categorias
Carros

Transferência de veículo: guia definitivo para evitar dores de cabeça

Vender ou comprar um veículo é um momento muito animador para ambas as partes envolvidas na transação, mas toda essa animação pode ir por água abaixo quando percebemos a tamanha burocracia envolvida em todo o processo. 

Como somos um site de venda de carros especializado no assunto, preparamos um artigo especial, explicando tudo que há para saber sobre transferência de veículo, processo de compra e venda e mais. 

Se você quer aprender com a nossa experiência e evitar dores de cabeça na hora de transferir a propriedade de um carro, confira as informações que destacamos nos próximos tópicos. Boa leitura! 

Onde fazer a transferência de documento de carro?

Durante a transferência do carro, o primeiro lugar a ser visitado é o cartório. Lá, o vendedor e o comprador do veículo farão a autenticação de suas respectivas assinaturas no Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Então, basta que o comprador agende uma vistoria no posto do Detran de sua região. Para que a transferência seja completa, o comprador também precisa procurar o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de sua cidade em até trinta dias após a compra. 

Quais são os documentos necessários para realizar a transferência de um veículo?

Para que a transferência do veículo seja completa, são necessários os seguintes documentos: 

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Documentos de comprovação da quitação de impostos e taxas;
  • Decalque do chassi do carro;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da carteira de identidade e CPF;
  • Comprovante de pagamento da taxa de transferência;
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão do novo CRV;
  • Formulário do Renavam preenchido;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Vale lembrar que a firma do antigo proprietário precisa estar reconhecida em cartório em todos os documentos fornecidos por ele. 

Passo a passo para realizar a transferência do veículo

Realizar uma transferência de veículo é um processo cheio de passos, mas todos eles são bem simples. Veja, nos tópicos a seguir, a explicação aprofundada de cada um deles. 

Preencha o recibo de compra e venda

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é um documento importante porque funciona como uma identificação para os veículos, como se fosse uma identidade.

Nesse documento, consta o Renavam, e ele contém um espaço para a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), que deve ser assinada. Nesse espaço, precisam conter informações como o valor de negociação do veículo, nome completo do comprador, seu RG e CPF. Além disso, é importante constar a data de negociação, endereço e local da transferência. 

Reconhecimento de firma das assinaturas no verso do CRV

Todas as assinaturas – tanto as do vendedor, como as do comprador – devem ser autenticadas em cartório para que a transferência seja válida. 

Faça o pagamento da taxa de transferência

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê o pagamento de uma taxa em todas as negociações de transferência de veículos. O valor dessa taxa varia de acordo com a localidade, por isso, motoristas devem pagá-la por meio de uma guia gerada pelo Detran. 

Faça a vistoria no Detran

A vistoria é um passo importante em qualquer transação de transferência veicular. Esse procedimento visa analisar as condições gerais do veículo, a presença dos itens obrigatórios de segurança, regulamentação dos documentos e mais. 

Separe os documentos necessários e faça a transferência

Prepare todos os documentos mencionados no tópico acima para apresentação no Detran. Com eles em mãos, solicite a transferência do veículo e a emissão do novo CRV e CRLV. 

Todo o processo de transferência deve levar, em média, vinte dias úteis, mas esse período pode variar de acordo com a sua região. Toda a documentação será entregue na casa do novo proprietário dentro desse período.

Pronto para realizar a transferência do seu novo carro? Continue navegando pelo blog do Comprecar para ler mais dicas sobre o assunto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *