Categorias
Carros Compra e Venda

Você sabe como é definido o preço de um carro usado?

O preço de um carro usado é sempre uma incógnita para quem está pensando em vender um automóvel. A ideia é sempre oferecer um valor competitivo, mas que seja rentável para o vendedor.

Para os que desejam adquirir outro carro, o objetivo é sempre fazer um ótimo negócio, para evitar arrependimentos no futuro.

Para ajudar na importante missão de avaliar o preço de um carro usado quando for vender ou comprar, continue a leitura e saiba mais sobre as tabelas FIPE e Molicar e outros critérios que você deve considerar na hora de saber o preço de um carro!

O que é a Tabela FIPE?

A tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é utilizada como referência para pesquisa sobre o preço médio de veículos novos e usados no Brasil. É atualizada todos os meses e contempla carros, motos e caminhões.

Foi elaborada no ano de 1973, com a finalidade de servir como suporte para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Em 1998, entrou em vigência oficialmente e é utilizada até hoje.

Como funciona a Tabela FIPE?

Para formar a Tabela FIPE, os pesquisadores avaliam os preços dos veículos novos, usados e seminovos brasileiros. Os valores menores, maiores ou que tenham alguma discrepância são excluídos, para que o índice seja mais preciso.

Ao final da análise, o preço médio encontrado se torna o índice da tabela FIPE e pode ser utilizado na compra e venda de veículos, como uma fonte segura de informação.

A relevância da Tabela FIPE é tamanha, que é o principal meio utilizado por vendedores de veículos particulares, por proprietários de concessionárias e por outros lojistas do ramo. 

Outros métodos de avaliação do preço de um carro usado

Embora a Tabela FIPE seja a principal forma de saber o preço médio de um veículo, ela não é a única forma de fazer isso. Também é possível consultar a Tabela Molicar, que existe há mais de duas décadas e, assim como a da FIPE, é considerada referência no mercado.

Pela Tabela Molicar, é possível pesquisar detalhadamente o preço de automóveis de diversas categorias: carros, motos, caminhões e ônibus. A pesquisa, ainda, pode ser filtrada por estado, marca, ano, modelo e versão.

Além disso, no momento de avaliar um veículo, não é suficiente somente verificar o preço médio pelas tabelas. Se você vai comprar um carro, precisa verificar o estado de conservação, a cor, os acessórios e os preços praticados na sua região. 

O mesmo procedimento deve ser feito se você deseja vender o seu veículo. Para não afugentar possíveis compradores e para não sair perdendo dinheiro, é importante fazer uma boa pesquisa de preço de carro usado, além de avaliar os aspectos que diferenciam o seu automóvel.
Continue no site, para saber mais sobre o Comprecar Classificados Online! Temos as melhores ofertas para você comprar carros usados, além de uma ampla variedade de modelos e de preços que cabem no seu bolso!

Confira também: Astra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *