Categorias
Carros

Carros usados com câmbio automático: benefícios, tipos e dicas

Muitos condutores sabem o quanto é desconfortável dirigir um carro com câmbio manual, e ao fazerem a troca, preferem modelos de carros usados com câmbio automático. Além do conforto, esse tipo de câmbio proporciona mais estabilidade e reduz os custos de manutenção do veículo.

Continue a leitura para conhecer os benefícios, as melhores dicas e os modelos de câmbio automático!

Benefícios dos carros usados com câmbio automático 

Confira alguns dos principais benefícios de dirigir um carro com câmbio automático.

Conforto

Os veículos com câmbio automático são muito mais confortáveis para dirigir. Não há necessidade de ficar trocando as marchas manualmente no câmbio, especialmente em um dia de trânsito intenso. O motorista também tem mais comodidade enquanto guia o carro, pois não precisa pressionar o pedal da embreagem sempre que a marcha for trocada.

Estabilidade

O câmbio automático tem mais precisão do que o manual, já que evita erros humanos na hora de trocar as marchas. Isso não permite que o carro “apague”, especialmente em subidas, arrancadas, durante a baliza e em congestionamentos.

Manutenção

Como os veículos que possuem câmbio automático não têm a função da embreagem, o proprietário pode economizar na manutenção. Sem a embreagem, os gastos com reparos e manutenções preventivas e corretivas são reduzidos.

Tipos de câmbio automático 

Conheça os câmbios automáticos que podem fazer parte do carro.

Câmbio automático

Esse modelo, que é o mais tradicional, funciona sem embreagem. No lugar dela, está um conjunto de discos que se fecham conforme a marcha escolhida pelo motorista. As principais vantagens do câmbio automático são a maior durabilidade e o conforto.

Câmbio automático com dupla embreagem

Nesse tipo de câmbio, existem dois discos de embreagem. Um deles serve para acionar a 2ª e 4ª marchas e a ré. Já o segundo disco aciona a 1ª, 3ª e 5ª marchas do veículo. O grande diferencial desse modelo é o tempo reduzido na troca de marchas.

Câmbio automático com CVT

Por fim, o câmbio automático com Transmissão Continuamente Variável (CVT) faz uma ligação direta entre os eixos do veículo e o seu motor. O motorista não precisa fazer a troca de marchas, já que o próprio sistema faz isso sozinho, sempre em benefício do melhor desempenho do carro.

Câmbio automático: dicas para cuidar

Alguns cuidados são necessários para que o câmbio automático funcione corretamente por mais tempo. O proprietário deve ter muita atenção com a lubrificação da transmissão do câmbio, que deve ser feita com lubrificantes minerais ou sintéticos. 

Caso a opção seja feita com o lubrificante mineral, a troca deve ser feita a cada 30 mil quilômetros rodados; com lubrificantes sintéticos, a regularidade pode ser a cada 50 quilômetros. Essa é uma estimativa, e a frequência ideal precisa ser checada no manual do proprietário.

Também é importante cuidar do arrefecimento do motor, pois o líquido do radiador precisa manter a transmissão resfriada. Caso o propulsor automático esquente demais, o câmbio automático aquece e o funcionamento pode apresentar falhas.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre carros usados com câmbio automático? Então, continue navegando pelo site do Comprecar e confira as opções disponíveis!

Confira também: Carro Fiat Palio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *