Categorias
Compra e Venda

Aprenda como financiar carros usados

O financiamento de carros usados é uma ótima opção para quem deseja economizar. Ele pode ser realizado em instituições bancárias públicas e privadas, assim como em financeiras especializadas.

A grande vantagem é o valor reduzido das parcelas, o que permite que mais pessoas tenham acesso a um veículo usado e possam aproveitar todas as facilidades do carro próprio.

Continue a leitura e veja como financiar carros usados com segurança!

Tipos de financiamento

 Confira agora os três principais tipos de financiamento existentes:

Leasing

Esse modelo funciona como uma espécie de aluguel do veículo. O cliente chega à instituição financeira, chamada leasing, e assina um contrato se comprometendo a pagar todas as parcelas do financiamento do carro comprado por ela. 

Enquanto ele não termina de pagar, a instituição continua como proprietária e apenas empresta o veículo a ele. Quando o cliente termina de pagar, a propriedade do carro é transferida da empresa para ele, que somente nesse momento se torna dono do carro.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) funciona como um empréstimo que o cliente solicita ao banco para comprar o seu veículo usado. Durante o pagamento das prestações do financiamento para a instituição, o veículo fica alienado, mas em posse do cliente.

A partir do momento que ele faz o pagamento de todas as parcelas e passa a não dever nenhum valor ao banco, a propriedade é transferida para o consumidor, de modo que já se torna possível vender o veículo a um terceiro, por exemplo.

Consórcio

Por último, nessa modalidade, um grupo de pessoas, chamadas cotistas, se reúne para efetuar pagamentos mensais a uma administradora de consórcios. Não há juros envolvendo o processo, mas, sim, uma taxa cobrada por essa empresa.

No consórcio não é possível sair com o carro usado logo ao fim da negociação, pois é preciso esperar ser sorteado. Esses sorteios ocorrem mensalmente, e o cotista deve ser contemplado até o último mês de pagamento. É possível também oferecer uma quantidade antecipada de parcelas (lance) e ser contemplado sem precisar que o seu nome seja sorteado.

Quais são os requisitos para financiar um carro?

Os requisitos variam de acordo com a instituição financeira e o modelo de financiamento escolhido. Os mais comuns são:

  • Não estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Ter no mínimo 20 anos e no máximo 70 de idade;
  • Comprovar uma renda de pelo menos 3x o valor das parcelas;
  • Apresentar documentos de identificação e de estado civil;
  • Ter um bom score no sistema da Centralização de Serviços dos Bancos (Serasa).

Leia mais: Encontre as melhores ofertas de carros de até R$30.000

Como financiar carros usados? 

Para financiar um usado, você deve, antes de mais nada, elaborar uma pesquisa de mercado para escolher a instituição financeira ou a concessionária de veículos com a qual você deseja fechar negócio. Pesquise também os preços e condições dos carros usados em que você está interessado.

Depois disso, basta escolher uma modalidade (leasing, CDC ou consórcio) e verificar se as condições de pagamento são confortáveis para a sua situação financeira. Faça diversas simulações até escolher a melhor opção. Por fim, reúna todos os seus documentos pessoais e de comprovação de renda e, então, financie o seu veículo usado!

O Comprecar é um classificado on-line de veículos. Aproveite que você já sabe como financiar carros usados e continue navegando pelo site para conferir os modelos disponíveis!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *