Categorias
Compra e Venda

Aprenda como financiar carros usados

O financiamento de carros usados é uma ótima opção para quem deseja economizar. Ele pode ser realizado em instituições bancárias públicas e privadas, assim como em financeiras especializadas.

A grande vantagem é o valor reduzido das parcelas, o que permite que mais pessoas tenham acesso a um veículo usado e possam aproveitar todas as facilidades do carro próprio.

Continue a leitura e veja como financiar carros usados com segurança!

Tipos de financiamento

 Confira agora os três principais tipos de financiamento existentes:

Leasing

Esse modelo funciona como uma espécie de aluguel do veículo. O cliente chega à instituição financeira, chamada leasing, e assina um contrato se comprometendo a pagar todas as parcelas do financiamento do carro comprado por ela. 

Enquanto ele não termina de pagar, a instituição continua como proprietária e apenas empresta o veículo a ele. Quando o cliente termina de pagar, a propriedade do carro é transferida da empresa para ele, que somente nesse momento se torna dono do carro.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) funciona como um empréstimo que o cliente solicita ao banco para comprar o seu veículo usado. Durante o pagamento das prestações do financiamento para a instituição, o veículo fica alienado, mas em posse do cliente.

A partir do momento que ele faz o pagamento de todas as parcelas e passa a não dever nenhum valor ao banco, a propriedade é transferida para o consumidor, de modo que já se torna possível vender o veículo a um terceiro, por exemplo.

Consórcio

Por último, nessa modalidade, um grupo de pessoas, chamadas cotistas, se reúne para efetuar pagamentos mensais a uma administradora de consórcios. Não há juros envolvendo o processo, mas, sim, uma taxa cobrada por essa empresa.

No consórcio não é possível sair com o carro usado logo ao fim da negociação, pois é preciso esperar ser sorteado. Esses sorteios ocorrem mensalmente, e o cotista deve ser contemplado até o último mês de pagamento. É possível também oferecer uma quantidade antecipada de parcelas (lance) e ser contemplado sem precisar que o seu nome seja sorteado.

Quais são os requisitos para financiar um carro?

Os requisitos variam de acordo com a instituição financeira e o modelo de financiamento escolhido. Os mais comuns são:

  • Não estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Ter no mínimo 20 anos e no máximo 70 de idade;
  • Comprovar uma renda de pelo menos 3x o valor das parcelas;
  • Apresentar documentos de identificação e de estado civil;
  • Ter um bom score no sistema da Centralização de Serviços dos Bancos (Serasa).

Como financiar carros usados? 

Para financiar um usado, você deve, antes de mais nada, elaborar uma pesquisa de mercado para escolher a instituição financeira ou a concessionária de veículos com a qual você deseja fechar negócio. Pesquise também os preços e condições dos carros usados em que você está interessado.

Depois disso, basta escolher uma modalidade (leasing, CDC ou consórcio) e verificar se as condições de pagamento são confortáveis para a sua situação financeira. Faça diversas simulações até escolher a melhor opção. Por fim, reúna todos os seus documentos pessoais e de comprovação de renda e, então, financie o seu veículo usado!

O Comprecar é um classificado on-line de veículos. Aproveite que você já sabe como financiar carros usados e continue navegando pelo site para conferir os modelos disponíveis!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *