Categorias
Compra e Venda

Dicas de como comprar carros usados com segurança

Comprar um carro usado pode ser um tiro no escuro para quem não se atenta a alguns detalhes importantes na hora de fechar o negócio. Nesse caso, a compra pode ter um ótimo custo-benefício ou gerar muita dor de cabeça.

Continue a leitura e conheça as melhores dicas de como comprar carros usados com segurança!

Como comprar carros usados com segurança? 

O primeiro passo para comprar um veículo com segurança é fazer uma análise prévia da oferta de negócio. Se as condições oferecidas e as vantagens são muito expressivas e nunca vistas em outro lugar, é melhor abrir o olho para não ser vítima de um golpe.

Isso também vale para preços muito baixos ou muito altos nos veículos usados. Confira a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), antes de realizar a compra, para avaliar se o preço do veículo corresponde ao que é oferecido no mercado.

Dicas importantes que precisam de atenção

Além dos dois cuidados mencionados no tópico anterior, é preciso se atentar a outros detalhes para saber como comprar carros usados com segurança. Confira.

Analise as ofertas

Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, vale a pena comparar algumas ofertas em mais de um local. Não vale a pena ir apenas a uma concessionária e já concluir a compra sem antes pesquisar na internet, por exemplo, opções semelhantes de veículos usados sendo oferecidos na sua região.

Situação do carro em geral

Para avaliar a situação do veículo, vale a pena consultar um profissional especializado, ou seja, o seu mecânico de confiança. Ele vai poder dar uma opinião técnica sobre o estado do carro, desde a carroceria até as condições do motor, e dizer se a compra realmente é um bom negócio.

Impostos

Um aspecto ao qual o comprador deve se atentar é a regularidade do veículo em relação aos seus impostos, em especial, ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que deve ser pago todos os anos pelo proprietário do carro. Para fazer isso, é possível ir ao Detran com as informações do veículo.

Veja o carro antes de comprar

É muito importante ver o veículo antes de comprá-lo. Marque um encontro presencial com o dono do carro, de preferência, em um local público, para você poder analisar o modelo e verificar aspectos, como a quilometragem, estado de conservação da pintura, etc. Nesse mesmo momento, vale a pena solicitar a realização de um test-drive.

Transferência de veículos

Nunca compre um carro usado sem fazer a transferência do veículo assim que a negociação for concluída. Legalmente, você pode esperar 30 dias para fazer esse procedimento, mas o mais recomendado é realizá-lo quanto antes, para não dar chance de o vendedor esquecer ou se negar a transferir do carro para o seu nome.

Continue navegando pelo site do Comprecar para conferir todas as opções de carros usados disponíveis para você fazer uma compra segura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *