Categorias
Dicas

Não sabe como economizar gasolina dirigindo? Confira estas 7 dicas!

Atualmente, o preço da gasolina tem sido elevado. Por isso, quem utiliza veículo como meio de transporte sente o peso no bolso diretamente. Saber como economizar gasolina dirigindo é importante para o orçamento.

Assim, confira 7 dicas de como economizar gasolina dirigindo e obter maior rendimento com o motor do seu carro!

Como economizar gasolina dirigindo?

Diversas práticas cotidianas cometidas ao volante fazem com que o gasto de gasolina seja maior. Até um hábito aparentemente inofensivo pode ser motivo para o veículo consumir mais combustível. Sendo assim, confira estas 7 dicas de como economizar gasolina dirigindo:

1. Fique atento à qualidade do combustível

A primeira dica é abastecer o veículo apenas com combustível de qualidade. O famoso combustível batizado, aquele com qualidade inferior e com mistura, faz com que a queima aconteça mais rápido.

Com isso, o veículo precisará de mais combustível, pois o rendimento do motor será consideravelmente mais inferior. Portanto, escolha bons combustíveis, mesmo que não sejam aditivados.

2. Verifique os pneus

Verificar a pressão dos pneus é mais uma dica para economizar gasolina, pois pneus murchos fazem com que o carro tenha rendimento menor, já que o atrito gerado com a via é maior.

3. Filtro de ar e alinhamento do carro

Mais uma dica é sempre checar o filtro de ar, pois se esse componente estiver sujo, o motor desgastará mais. Além disso, fazer alinhamento do veículo a cada 10 mil km rodados é essencial, pois as rodas fazem mais atrito com o solo quando estão desalinhando, gastando mais combustível.

4. Ar-condicionado

Usar o ar-condicionado inadequadamente pode aumentar o consumo de combustível em 20%. Sendo assim, a dica é evitar ajustar o nível de resfriamento no máximo, bem como não utilizar o ar condicionado com os vidros abertos.

5. Evite acelerar e frear bruscamente

O ideal é manter uma aceleração gradual e evitar movimentos bruscos de freio e aceleração, pois isso exige mais do motor. Assim, tenha o hábito de desacelerar gradualmente, tirando o pé do acelerador, bem como de não esticar as marchas, para não elevar o giro do motor.

6. Alinhamento e balanceamento

Outra dica para economizar combustível é manter em dia o balanceamento e o alinhamento do veículo. Com isso, o desgaste dos pneus será menor, e o carro terá menos trepidação enquanto roda. Assim, o consumo de combustível será menor.

7. Evite carregar peso

É comum carregar itens no porta-malas, no painel do carro, bancos e demais locais. Porém, quanto mais peso o veículo tiver, maior será o gasto de combustível, pois o motor precisará fazer mais força para movimentar o veículo.

Sendo assim, mais uma dica para economizar gasolina dirigindo é eliminar todo o peso que não é necessário: malas, cadeiras de praia e outros itens utilizados apenas esporadicamente, mas que costumam ficar o tempo todo no carro.

Seguindo essas dicas, é possível obter economia no consumo de gasolina e aumentar a autonomia do veículo, seja na cidade ou na estrada, em viagens mais longas.

Conheça o Comprecar

O Comprecar é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos com carros usados e seminovos e oferece diversas marcas e modelos de veículos para todos os gostos e necessidades. Adquirir um veículo usado nunca foi tão fácil e seguro.

Acesse o site agora mesmo, conheça os veículos disponíveis e compre seu carro no Comprecar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *