Categorias
Compra e Venda

Carros que valem a pena comprar usados! [Guia completo]

Comprar um carro usado é uma opção inteligente para muitos motoristas. Além de economizar dinheiro em relação aos modelos zero quilômetro, há uma ampla gama de veículos usados que mantêm sua confiabilidade, desempenho e valor ao longo do tempo.

 

Nesse nicho, alguns modelos se destacam por oferecer um excelente custo-benefício, combinando qualidade, durabilidade e preço acessível. Assim, são os que chamamos de carros que valem a pena comprar usados.

Claro, vale a pena comprar modelos novos também, mas com isso queremos dizer que o mercado de usados favorece esses modelos e entrega ótimas opções. 

Vamos explorar alguns desses carros que valem a pena comprar usados e entender por que eles continuam a atrair a atenção de compradores conscientes.

Leia também: Como fazer transferência de veículos? Passo a passo completo!

5 vantagens em adquirir carros usados

Vamos acompanhar agora as vantagens de adquirir carros usados. 

1. Economia financeira

Adquirir um carro usado geralmente significa um custo inicial mais baixo em comparação com um carro novo. 

Os carros novos sofrem uma desvalorização acentuada nos primeiros anos, enquanto os carros usados já passaram por esse processo, tornando-os uma opção mais econômica.

2. Menor depreciação

Como mencionado anteriormente, os carros novos sofrem uma desvalorização significativa nos primeiros anos. Ao comprar um carro usado, você evita a maior parte dessa depreciação, o que significa que o valor do seu carro não diminuirá tão rapidamente.

3. Variedade de opções

O mercado de carros usados oferece uma ampla variedade de opções em termos de modelos, marcas, anos e preços. Isso possibilita escolher um carro que atenda às suas necessidades e orçamento de maneira mais flexível.

4. Seguro e manutenção mais baratos

Os custos de seguro e manutenção de carros usados costumam ser mais baixos do que os de carros novos. Isso ocorre porque as peças de reposição são mais acessíveis e os carros usados têm um histórico de seguro menos oneroso.

5. Menos despesas iniciais

Comprar um carro usado muitas vezes envolve menos despesas iniciais, como taxas e impostos. 

Além disso, em alguns lugares, carros usados tendem a ter custos de registro e licenciamento mais baixos. Esses fatores tornam a aquisição de um carro usado uma opção financeiramente mais atraente.

Leia mais: Encontre as melhores ofertas de carros de até R$25.000

Leia mais: Quanto dar de entrada em um veículo usado? [Guia completo]

Carros que valem a pena comprar usados

Confira a lista dos principais.

1. Fiat Uno

Carros que valem a pena comprar usados: Fiat Uno

O Fiat Uno é conhecido por seu baixo custo de manutenção e peças acessíveis. É uma opção econômica tanto na compra quanto na manutenção, o que o torna uma escolha popular entre os que buscam um carro usado confiável e de baixo custo.

2. Hyundai HB20

Carros que valem a pena comprar usados: HBO20

O Hyundai HB20 é elogiado por sua qualidade de construção e design atraente. 

Mesmo usado, mantém uma boa aparência e oferece uma experiência de condução suave. Seu valor de revenda também tende a ser decente, o que é uma vantagem para os compradores futuros.

3. Chevrolet Onix

Carros que valem a pena comprar usados: Onix

O Chevrolet Onix é um dos carros mais vendidos no Brasil e por boas razões.

Também integra nossa lista de carros que valem a pena comprar usados. É conhecido por sua economia de combustível, espaço interno e baixa manutenção. Como um dos favoritos entre os brasileiros, você encontrará muitas opções usadas disponíveis em boa qualidade.

4. Honda Civic

Carros que valem a pena comprar usados: Honda Civic

O Honda Civic é conhecido por sua confiabilidade e qualidade de construção. Mesmo em versões mais antigas, oferece uma experiência de condução agradável e um interior bem projetado. É uma opção sólida para quem busca um sedã médio usado.

5. Toyota Corolla

Carros que valem a pena comprar usados: Corolla

O Toyota Corolla é outro sedã médio que se destaca pela confiabilidade. É famoso por manter seu valor de revenda ao longo dos anos. Embora os modelos mais novos possam ser caros, as versões mais antigas são uma excelente opção de compra usada.

6. Ford Ka

Carros que valem a pena comprar usados: Ka

O Ford Ka é uma opção acessível e prática. Oferece baixos custos de manutenção e é uma escolha popular para motoristas urbanos. Se você procura um carro pequeno e econômico, o Ford Ka usado é uma ótima alternativa.

7. Volkswagen Gol

Carros que valem a pena comprar usados: Gol

O Volkswagen Gol é um dos carros mais icônicos no Brasil. 

É conhecido por sua durabilidade e economia de combustível. Como resultado, mesmo os modelos mais antigos ainda oferecem um bom desempenho. 

Por isso, é uma opção sólida para quem busca um carro compacto usado e confiável e não poderíamos deixar de citar em nossa lista de carros que valem a pena comprar usados. 

8. Honda Fit

Carros que valem a pena comprar usados: Honda Fit

O Honda Fit é elogiado por sua versatilidade e espaço interno surpreendente. Mesmo em versões usadas, oferece uma ótima combinação de economia de combustível e praticidade. 

Se você precisa de um carro compacto com amplo espaço para passageiros e carga, o Honda Fit é uma escolha inteligente.

9. Fiat Siena

Carros que valem a pena comprar usados: Siena

O Fiat Siena é um sedã compacto conhecido por seu preço acessível. É uma opção econômica tanto na compra quanto na manutenção. Se você procura um carro para uso diário que não pese no bolso, o Fiat Siena usado é uma alternativa interessante.

10. Honda CR-V

Carros que valem a pena comprar usados: Honda CR-V

O Honda CR-V é um SUV compacto que oferece conforto e qualidade. Mesmo em modelos usados, mantém uma excelente reputação em termos de confiabilidade. 

Se você deseja um SUV com espaço adicional e um toque de luxo, o Honda CR-V é uma escolha a considerar.

O que avaliar antes de comprar um carro usado?

Comprar um carro usado pode ser uma escolha inteligente para economizar dinheiro e ainda obter um veículo que atenda às suas necessidades. 

No entanto, antes de fechar o negócio, é fundamental realizar uma avaliação criteriosa para evitar surpresas desagradáveis. Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:

  • Orçamento: defina um orçamento claro para a compra do carro usado, incluindo não apenas o preço de compra, mas também os custos de transferência, documentação e possíveis reparos;
  • Histórico do veículo: verifique o histórico do carro por meio do número do chassi para garantir que não tenha sofrido acidentes graves ou tenha pendências judiciais;
  • Inspeção mecânica: é altamente recomendável que um mecânico de confiança inspecione o carro para identificar possíveis problemas mecânicos. Isso pode evitar gastos futuros com reparos;
  • Documentação: certifique-se de que todos os documentos do carro estejam em ordem, incluindo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Quilometragem: avalie a quilometragem do veículo em relação ao ano de fabricação. Carros com alta quilometragem têm maior desgaste;
  • Test-drive: faça um test-drive para avaliar o desempenho do carro, incluindo direção, freios e suspensão;
  • Revisões e manutenção: peça registros de revisões e manutenção anteriores, se disponíveis. Isso pode indicar como o carro foi cuidado;
  • Preço de mercado: pesquise o preço de mercado do modelo específico que você deseja comprar para ter certeza de que está pagando um valor justo;
  • Negociação: esteja preparado para negociar o preço. Muitas vezes, é possível conseguir um desconto em carros usados;
  • Garantia: se possível, opte por carros usados com garantia, pois isso oferece mais segurança em relação a possíveis problemas mecânicos após a compra.

Leia mais: Encontre as melhores ofertas de carros de até R$30.000

Conclusão

Na busca por um carro usado, é importante considerar não apenas o preço, mas também a reputação do modelo em termos de confiabilidade, desempenho e manutenção. 

Os carros mencionados nesta lista são exemplos de veículos que mantêm sua qualidade ao longo do tempo e oferecem uma excelente opção para quem deseja adquirir um automóvel usado de alto valor. 

No entanto, lembre-se sempre de fazer uma pesquisa completa, realizar inspeções adequadas e negociar com cuidado para garantir que você esteja fazendo um investimento sólido em um veículo que atenda às suas necessidades.

Conheça nosso catálogo de usados!

Leia também: Confira os 9 melhores carros populares no Brasil em 2023 [Guia completo]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *