Categorias
Carros

Confira os 6 carros mais seguros do Brasil + dicas para escolher o seu

Para muitos motoristas, procurar por carros mais seguros antes de comprar é uma grande prioridade, especialmente para quem mora em grandes cidades. Afinal, com o trânsito intenso e as ruas movimentadas, escolher um veículo que oferece proteção máxima aos seus ocupantes é fundamental.

Mas quais são os carros mais seguros do Brasil? Para responder essa pergunta, a equipe Comprecar preparou um guia com os 6 modelos de carros que mais se destacam por sua segurança, segundo os testes do Latin NCAP – organização independente que avalia a segurança de veículos na América Latina e Caribe. 

Aproveite também para entender o que define se um carro é seguro (ou não), e o que mais levar em consideração na hora de comprar um veículo. 

Acompanhe a leitura!

Quais são os carros mais seguros do Brasil?

O Latin NCAP é o órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos no cenário latino-americano, com testes de impacto e colisão. 

Os modelos vendidos na América Latina e Caribe são avaliados pela proteção que oferecem a adultos e crianças, com notas finais de 0 a 5 estrelas. 

Entre os critérios gerais avaliados, também aparecem recursos como controle eletrônico de estabilidade, alerta de cinto de segurança e pontos de ancoragem Isofix (para cadeirinha). 

Nas últimas avaliações, somente oito automóveis alcançaram as cobiçadas 5 estrelas — e seis destes estão disponíveis no Brasil. Confira a seguir quais são eles.

Chevrolet New Onix Hatchback

Fabricado no Brasil, o popular Chevrolet New Onix Hatchback alcançou cinco estrelas do Latin NCAP Advanced Awards em 2019 — nota também alcançada pelo New Onix Plus

Mesmo na lista dos modelos populares mais baratos do Brasil, o New Onix Hatchback conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois frontais, dois laterais e dois laterais de cortina. 

Toyota Corolla

Duas pessoas em um carro

Um dos carros mais vendidos do mundo, o Toyota Corolla foi classificado com 5 estrelas. O modelo combina segurança passiva e ativa para oferecer uma proteção de 83% aos passageiros adultos, e 92% para as crianças. 

Outro número de destaque são os 60% de proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas. 

Volkswagen T-Cross

Lançado em 2019, o Volkswagen T-Cross também alcançou a pontuação máxima nos testes de segurança. 

Os resultados destacam o SUV, que vem equipado com um arsenal de segurança, com seis airbags — frontais, laterais e de cortina —, além do sistema Isofix para a fixação segura de cadeirinhas infantis. 

Complementando sua proteção, o T-Cross ainda tem controles eletrônicos de estabilidade e de tração. 

Volkswagen Novo Virtus

Mais um destaque na lista de carros mais seguros, e também produzido no Brasil, o Volkswagen Novo Virtus também tem cinco estrelas de segurança. 

Airbags frontais, laterais e de tórax garantem boa proteção para os passageiros em diversos tipos de colisão. A estrutura do veículo também se mostrou estável durante os testes, com 92% de proteção para adultos e crianças. 

O modelo também foi premiado pelo por seu sistema de frenagem autônoma, que ajuda a evitar colisões, e pelo design da dianteira, que contribui para a redução de atropelamentos.

Mitsubishi Outlander

Antes mesmo de chegar ao mercado brasileiro em 2023, o Mitsubishi Outlander já era destaque por vários fatores, incluindo sua segurança. O modelo é vendido com 7 airbags e uma série de equipamentos de segurança, presentes até mesmo na sua versão mais básica. 

O modelo, fabricado no Japão, recebeu uma média de 87% na proteção para adultos e 91% para crianças.

Chevrolet Tracker

O SUV compacto da Chevrolet Tracker também conquistou cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.

O modelo, com motor turbo e teto solar panorâmico, conseguiu 91% na proteção de adultos, 92% para crianças, e 83% de assistência à segurança. Já na proteção a pedestres, a nota foi de 54%, que é considerada média. 

💡Leia também: Qual a melhor marca de pneu para carros? Veja o que diz o INMETRO

O que define se um carro é seguro ou não?

A segurança de um carro é definida por sua capacidade de proteger os ocupantes, em casos de acidente, e pela presença de sistemas que previnem colisões. 

Alguns fatores que aumentam a segurança de um veículo são:

  • robustez da estrutura;
  • airbags;
  • cintos de segurança;
  • sistemas de retenção infantil (Isofix);
  • tecnologias de assistência ao condutor, como controle de estabilidade (ESP), freios ABS e alertas de colisão. 

Mas, para ter certeza de que esses itens realmente funcionam, as avaliações feitas por órgãos como o Latin NCAP ajudam a determinar a segurança dos veículos em situações de colisão.

💡Leia também: Guia definitivo: como trocar de carro de forma inteligente!

O que mais devo levar em consideração na hora de comprar um carro?

Além da segurança, considere:

  • Suas necessidades: tamanho do carro, tipo de uso (urbano, estrada), número de passageiros e frequência de uso;
  • Seu orçamento: preço do carro, seguro, manutenção, combustível e impostos;
  • Conforto e tecnologia: itens de série, opcionais e conectividade;
  • Desvalorização: pesquise a desvalorização do modelo antes de comprar;
  • Reputação da marca: histórico de qualidade e confiabilidade da marca;
  • Revenda: facilidade de revenda do modelo no futuro;
  • Verifique a procedência do carro: no caso de carros usados, faça uma vistoria cautelosa para verificar se o carro está em boas condições.

Onde encontrar modelos de carros seguros?

Se você está em busca de um veículo seminovo ou usado que seja seguro, de acordo com os testes mais respeitados do mercado, a Comprecar é o destino certo para você. 

Temos uma diversidade de modelos, das marcas mais respeitadas, e somos especialistas na venda de carros, motos e caminhões. Atendemos nas regiões de Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto e São Paulo

Confira agora nossa seleção de veículos seminovos e usados à venda e encontre seu próximo companheiro de estrada!

Conclusão

Neste artigo, você conheceu os 6 carros mais seguros do Brasil, de acordo com os testes do Latin NCAP. Mas lembre-se: a segurança no trânsito depende de um conjunto de fatores, incluindo a atenção do motorista e o respeito às leis de trânsito.

Na hora de escolher seu carro, considere suas necessidades, orçamento, conforto, tecnologia e segurança. Também verifique a procedência do veículo e sempre escolha lojas respeitadas no mercado – como a Comprecar!

💡Gostou desse conteúdo? Confira muito mais no Blog Comprecar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *