Fábrica da VW em Taubaté supera 8M de carros produzidos
Em Taubaté (SP) são produzidos atualmente dois ícones VW que são fenômenos de vendas: o Tera, SUV mais vendido do Brasil em setembro, outubro e novembro, e o Polo, o carro de passeio e hatch mais vendido do País no acumulado do ano.
A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) acaba de conquistar o marco histórico de 8 milhões de veículos produzidos desde 1976, quando foi inaugurada. Atualmente, a planta de Taubaté produz dois ícones da Volkswagen que são sucesso absoluto de vendas no Brasil e de exportações: o SUV Tera e o hatch Polo. Mas muitos outros ícones VW também contribuíram com esse importante marco de Taubaté, como o Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e up!, que fazem parte da trajetória da fábrica, que completará 50 anos em 14 de janeiro de 2026.
Com alta tecnologia e qualidade em processos produtivos, a fábrica de Taubaté é responsável por 30,5% das 26,2 milhões de unidades produzidas pela Volkswagen do Brasil em 72 anos. A Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País e também a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,4 milhões de unidades embarcadas para 147 mercados, desde 1970.
Taubaté produz dois fenômenos de vendas: Tera e Polo
O SUV Tera, um projeto 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, teve sua fabricação iniciada em 2 de abril de 2025, exclusivamente na fábrica de Taubaté. Desde então, já foram produzidas mais de 70 mil unidades do Tera. Modelo Volkswagen mais falado do mundo neste ano, o Tera também conquistou recordes inéditos de vendas no Brasil: em apenas quatro meses (chegou às concessionárias em 5 de junho) já se tornou o SUV mais vendido do Brasil, em setembro, outubro e novembro. O Tera já tinha se revelado um fenômeno de vendas na noite em que chegou às concessionárias (5/6), registrando mais de 12 mil pedidos em apenas 50 minutos, no maior Open Doors da história da Volkswagen do Brasil. No total, já são 43.897 unidades do Tera vendidas no Brasil (até 17/12).
O Tera também é sucesso além das fronteiras, sendo o 2º modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil neste ano. Já são 25.722 unidades embarcadas para 18 mercados da América Latina, até novembro (Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, Paraguai, Guatemala, Bolívia, Panamá, República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Curaçao, St. Maarten e Aruba, por ordem de volume recebido).
O VW Polo é outro modelo de sucesso da Volkswagen do Brasil, produzido nas fábricas de Taubaté e Anchieta, em São Bernardo Campo (SP). O Polo é líder absoluto de vendas no segmento de hatches e também o carro de passeio mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 118.845 unidades emplacadas (jan-17/12). O Polo é atualmente o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, com 32.553 unidades embarcadas neste ano para 11 mercados (Argentina, México, Colômbia, Uruguai, Chile, Paraguai, Equador, Peru, Curaçao, St. Maarten e Aruba, por ordem de volume recebido). Em 2025, a Volkswagen do Brasil completou 1 milhão de unidades do Polo produzidas no País, somando os volumes feitos em Taubaté e na Anchieta.
Para impulsionar a produção do Tera, já prevendo seu sucesso, uma complexa logística, planejada com antecedência, resultou na readequação produtiva. Na fábrica de Taubaté, que também produz o Polo e Polo Track, foi aberto espaço para a chegada do Tera ao mover parte do volume do Polo Track para a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). E na fábrica Anchieta, para receber o Polo Track, parte da produção do sedã Virtus foi transferida para a fábrica de São José dos Pinhais (PR).
“Celebrar 8 milhões de veículos produzidos em Taubaté é reconhecer a importância dessa fábrica para a história da Volkswagen e para o setor automotivo brasileiro. Desde 1976, Taubaté foi berço de ícones que marcaram gerações, como Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Passat e up!, e hoje continua escrevendo essa história com novos protagonistas: o Tera e o Polo, que são fenômenos de vendas no Brasil e em outros importantes mercados da América Latina. A fábrica de Taubaté responde por mais de 30,5% da produção da Volkswagen do Brasil, a maior fabricante de automóveis do País, com total de 26,2 milhões de unidades fabricadas em 72 anos, e é símbolo de inovação, qualidade e dedicação. Por trás de cada veículo estão milhares de pessoas colaboradoras que transformam tecnologia em mobilidade e sonhos em realidade. Esse marco é, acima de tudo, uma homenagem a essas pessoas que ajudam a construir a nossa trajetória de sucesso todos os dias com engajamento e paixão; e a todas elas, nosso muito obrigado!”, afirma Vilque Rojas, plant manager da Volkswagen do Brasil em Taubaté.
SUVW Tera gera total de 2.800 empregos
A produção do SUV Tera gerou 260 novos empregos diretos na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, sendo 40% mulheres, e cerca de 2.600 empregos indiretos, na cadeia de fornecedores.
Novo Tera demanda R$ 3,23 bilhões em compras de peças em 2025
O Novo Tera está gerando um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças apenas em 2025, valor que representa 12% do total de compras de peças previsto para a Volkswagen do Brasil neste ano (R$ 26,3 bilhões).
Com índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil), o SUV Tera conta com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras, sendo 21 do Vale do Paraíba, movimentando a economia nacional e local. Dos fornecedores do Tera, quatro são novas empresas, que chegaram à cadeia atual de fornecimento da Volkswagen por conta do novo modelo.
Só para ter ideia do forte impacto do Tera, a Volkswagen do Brasil conta atualmente com 414 fornecedores de peças de veículos, ou seja, 58% deles (241 empresas) abastecem o Novo Tera.
Tera inova processos produtivos e logísticos na fábrica de Taubaté
A produção do SUV Tera vem inovando ainda mais os processos na fábrica de Taubaté. Como parte dos investimentos de R$ 20 bilhões da Volkswagen na América do Sul, sendo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, a unidade de Taubaté recebeu inovações em todas as etapas de sua produção e logística para fabricar o Tera.
A Estamparia, área onde as chapas de aço são transformadas em peças automotivas, contou com aumento de 80,6% na quantidade de ferramentas. Com as 158 novas ferramentas que chegaram para o Tera, agora a fábrica conta com 354. A área também recebeu um novo GOM (equipamento de medição automática de peças), entre outras inovações.
A Armação, onde as peças de aço são soldadas e transformadas na carroceria, contou com aumento de 81% em equipamentos, sendo 347 novos robôs (totalizando agora 875), 227 novas pistolas de solda (totalizando 514), 120 novas pinças (totalizando 268), entre outros.
A Pintura de Taubaté teve sua linha adaptada para a instalação da pintura Bi-tone (teto preto). A Pintura também faz parte de um dos maiores projetos de sustentabilidade da empresa: a Volkswagen do Brasil é pioneira no setor automotivo a usar biometano em sua matriz energética. O fornecimento de biometano teve início em 2024 para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.
A Montagem Final da fábrica de Taubaté também teve aumento de capacidade e de automatização de processos. Recebeu novos equipamentos, incluindo upgrade para recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System) e comissionamento eletrônico, melhorias no sistema doorless e montagem automática de molas nas rodas traseiras, aumentando ainda mais a capacidade e qualidade do processo.
A Logística da unidade teve aumento de 51% em peças. São 1.825 novas peças para o SUV Tera, totalizando agora 5.385 itens movimentados na área da fábrica. Com a chegada do Novo Tera, são 65 caminhões a mais por dia, totalizando agora uma movimentação diária de 345 caminhões na unidade de Taubaté. A Fábrica Piloto, uma área de relevância em novos projetos, também recebeu investimentos em infraestrutura.
VW é a maior fabricante de automóveis do Brasil: +26,2 milhões de unidades
Dos mais de 100 milhões de veículos já produzidos pelo setor automotivo brasileiro, mais de 26,2 milhões de unidades correspondem à produção da Volkswagen do Brasil, a maior fabricante de automóveis do País, há 72 anos investindo no desenvolvimento de veículos e na produção locais, gerando empregos e contribuindo com a economia. Mais de 200 mil colaboradores ajudaram a construir a história de sucesso da Volkswagen do Brasil nessas mais de sete décadas.
O marco de 26,2 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).
Investimentos de R$ 20 bilhões e 21 lançamentos na região
A Volkswagen acredita na força do Brasil e da Região América do Sul e segue como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos do setor para construir o futuro da mobilidade sustentável. A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na Região América do Sul até 2028, com uma ofensiva de 21 novos veículos para a região, dos quais 10 já foram lançados.
Desse total, são R$ 16 bilhões de investimentos no Brasil, até 2028, com uma ofensiva de 17 novos veículos no País, dos quais oito já foram lançados com sucesso (Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Golf GTI, Novo Jetta GLI e Novo Taos). A breve estreia dos híbridos está entre os destaques.
A partir de 2026, todo novo modelo Volkswagen desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas. O portfólio da marca terá veículos híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in. A produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com sistema de propulsão HEV flex. Vale destacar que os modelos Total Flex também seguirão no portfólio da Volkswagen do Brasil.
Marcos de produção da Volkswagen do Brasil (em unidades de veículos)
Julho de 1970: 1.000.000
Novembro 1979: 5.000.000
Maio 1994: 10.000.000
Maio 2005: 15.000.000
Maio 2012: 20.000.000
Junho 2023: 25.000.000
Agosto 2025: 26.000.000
Produção das fábricas no Brasil:
Anchieta: 14,9 milhões de veículos
Taubaté: 8 milhões de veículos
São José dos Pinhais: 3,2 milhões de veículos
São Carlos: 14,5 milhões de motores
Modelos mais produzidos na história da Volkswagen do Brasil:
Gol: +8,5 milhões de unidades (líder de vendas no mercado brasileiro por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014; modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria nacional)
Fusca: +3 milhões (líder de vendas por 24 anos consecutivos, de 1959 a 1982)
Fox + CrossFox: 2,1 milhões
Saveiro: 1,79 milhão
Kombi: 1,5 milhão
Voyage: 1,5 milhão
Polo: 1,13 milhão
Brasília: 950 mil
Parati: 912 mil
T‑Cross: 587 mil
Golf: 550 mil
Nivus: 322 mil
Virtus: 307 mil
Tera: 70 mil
Fábrica de Taubaté em números:
• Mais de 8 milhões de carros produzidos desde 1976.
• 3.700.00 m² de área total, sendo 392.000 m² de área construída.
• Durante 42 anos, produziu o best-seller VW Gol, líder de vendas no Brasil por 27 anos.
• Com início da produção em 1980, o VW Gol foi o modelo mais produzido do País (mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas em Taubaté e na Anchieta, em São Bernardo do Campo, sendo 7 milhões vendidas no Brasil) e o mais exportado (mais de 1,5 milhão de unidades embarcadas).
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