Jaguar Land Rover e as Tecnologias Virtuais
Novas soluções podem diminuir a distração dos motoristas
A Jaguar Land Rover anuncia o desenvolvimento de tecnologias de ponta com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança, além de diminuir as distrações do condutor. A projeção de gráficos e informações vitais sobre o funcionamento no do carro, diretamente para-brisa do veículo, podem equipar os futuros lançamentos das marcas.
O “Jaguar Virtual Windscreen” permite que todo o para-brisa do veículo seja usado como um monitor de imagens de forma a permitir que os olhos do condutor não sejam desviados da estrada. Informações sobre velocidade e navegação podem ser projetadas em conjunto no para-brisa. A tecnologia também pode auxiliar o moto rista que busca alto desempenho ao projetar informações como:
• Linha de corrida e orientação de frenagem: Uma linha virtual pode ser projetada no para-brisa como forma de auxiliar o moto rista a fazer o traçado ideal da pista. A linha projetada também traz variações de cor como forma de orientar as frenagens para maior desempenho
• Carro de corrida fantasma: para melhorar o tempo de volta em um autódromo, um “carro fantasma” pode ser projetado no para-brisa. A imagem pode mostrar o traçado feito prelo próprio moto rista em uma volta anterior ou de um outro condutor com melhor desempenho.
• Cones virtuais podem ser projetados como forma de melhorar a forma de condução do moto rista, caso necessário. Esses cones podem ser gradativamente apagados conforme o desempenho do moto rista.
Além da tecnologia de projeção de imagens no para-brisa, a Jaguar Land Rover está desenvolvendo um sistema de controle por gestos como forma de manter os olhos do moto rista na estrada, reduzindo assim a distração. O sistema reduz a necessidade de o condutor desviar os olhos da pista para pressionar botões e interruptores dentro do carro.
O sistema de controle por gestos utiliza a tecnologia E-Field Sensing, que é baseada nos mais atuais sistemas de telas sensíveis ao toque, que proporcionam extrema precisão. Para se ter uma ideia, os mais avançados smartphones do mercado são capazes de detectar a presença do dedo do usuário a partir de uma distância de 5 milímetros. Já o sistema desenvolvido pela Jaguar Land Rover pode detectar os movimentos do moto rista a partir de 15 centímetros de distância, o que permite comandos à distância por meio de gestos feitos dentro do carro.
A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também está trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que permitiria a substituição dos espelhos retrovisores por imagens em 3D geradas por câmeras e monitores virtuais. Isso porque as de imagens em duas dimensões que atualmente são usadas para substituir os espelhos oferecem recursos limitados ao moto rista, ao não permitir a ele avaliar com precisão a distância ou a velocidade de outros veículos em uma estrada.
Essa nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Jaguar Land Rover permite que câmeras posicionadas no painel de instrumentos ou na área da coluna de direção consigam mostrar imagens em alta resolução e em 3D, o que cria a percepção de profundidade, permitindo ao moto rista um melhor julgamento da distância e velocidade do outro veículo.
Revista Comprecar
- Notícias 05/08/2025 GWM bate novo recorde de vendas com 3.930 unidades Em Julho e consolida liderança entre os híbridos no Brasil
- Notícias 05/08/2025 Onix atinge 3 milhões de unidades produzidas no Brasil Modelo ultrapassa o Corsa e assume o topo do ranking fabril da Chevrolet no país
- Notícias 05/08/2025 Rampage 2026 estreia novidades para seguir inigualável A primeira picape da marca produzida e desenvolvida fora da América do Norte
- Notícias 05/08/2025 Garagem Volkswagen é ampliada para exibir relíquias Composto por 13 veículos entre protótipos
- Notícias 04/08/2025 700 vagas para o Programa Estelar Jovem Aprendiz 2025 em programa Stellantis