Revista Comprecar
As grandes novidades do Salão (parte 1)
Sete marcas revelam novidades completas para o mercado brasileiro
As grandes novidades do Salão (parte 1)
28 de Outubro de 2014

No primeiro dia de salão do automóvel, apenas sete grandes marcas apresentaram modelos que podem ser considerados “novidades completas” para o mercado brasileiro. O primeiro dia foi reservado as marcas associadas à Anfavea (trata-se das grandes, e antigas montadoras com fábricas no Brasil)
 
Nessa primeira parte de nossa cobertura, vamos destacar apenas os modelos que estarão “rodando” nas ruas brasileiras, nos próximos meses. Carros Conceito, Show Cars e Protótipos serão deixados para a nossa última parte de cobertura do Salão do Automóvel, depois de realizadas todas as coletivas de imprensa do evento.
 
Jeep
 
Certamente, a maior novidade desse primeiro dia no Salão, é o Jeep Renegade. A promessa da montadora é do modelo chegar para fazer história. O Renegade será feito em Pernambuco com a missão de reinventar o segmento de SUVs compactos. Trata-se de um modelo global que amplia a gama de veículos da marca que criou o segmento 4×4 e o próprio conceito de utilitário-esportivo. Assim o Renegade traz a combinação do apelo urbano e a ótima capacidade fora. Entre as várias novidades, o câmbio automático de nove marchas e motor a diesel.
 
Projetado nos Estados Unidos, o Jeep Renegade será o primeiro produto a sair, no início de 2015, da nova fábrica de Goiana, Pernambuco, a mais moderna do grupo Fiat Chrysler Automobiles no mundo. Ele já é produzido na Itália. O lançamento comercial no Brasil está previsto para o segundo trimestre de 2015.
 
Com três versões de acabamento, duas opções de motor, três tipos de câmbio, três tipos de tração, o Jeep Renegade é um verdadeiro SUV compacto. O Jeep Renegade terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II, o mais forte da categoria com 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis. A automática de nove marchas é exclusiva do motor à diesel. E a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4, de dois tipos. As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk. Quando equipado com motor a diesel MultiJet II turbo, permite uma autonomia de até 950 km.
 
O novo Jeep Renegade 2015 oferece freio de estacionamento elétrico, monitores de ponto-cego nos retrovisores laterais, sete air bags e sistema Uconnect – com tela sensível ao toque, de 6,5 polegadas, além de uma tela multifuncional de TFT de 7 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Com o sistema ParkAssist, o Renegade passa a ser o primeiro carro nacional que estaciona o carro em vagas paralelas e perpendiculares, quase sem intervenção do motorista.
 
Honda
 
Na Honda a grande novidade foi o crossover compacto HR-V. O modelo chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2015, equipado com motor 1.8 i-VTEC (o mesmo do Civic de entrada) e transmissão CVT (a mesma do Honda novo Fit e novo City). Derivado da mesma plataforma do Fit e City, o HR-V ficará posicionado logo abaixo do CR-V. A versatilidade do interior é garantida por meio da adoção do sistema ULT de adaptação dos assentos. O novo modelo terá apenas tração dianteira. Para atender a demanda esperada para o HR-V, o veículo será produzido no Brasil, e chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2015.
 
A Honda também mostrou o CR-V ano/modelo 2015, que traz razoável face-lift na dianteira, com novo pára-choque, faróis e luzes diurnas em LED. De resto, o carro permanece estruturalmente o mesmo.
 
Audi
 
A Audi mostrou três novidades.
 
Uma delas é o A8 L. Com 5,26 metros, 13 cm a mais que o A8 original, resulta em um espaço maior para os ocupantes, o que é particularmente importante em um veículo no qual o dono muitas vezes viaja apenas no banco traseiro. Além disso, o banco traseiro é reclinável e conta com massagem e entretimento. Com motorização 3.0 litros V6 TFSI, de 310 cavalos, o modelo alcança velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletrônicamente). O A8 L também recebeu um sistema eletrônico para cancelamento de ruídos - Active Noise Cancellation, que reduz ao mínimo os ruídos indesejáveis, mesmo que o veículo esteja em baixas rotações. O modelo tem preço sugerido de R$ 457,3 mil
 
Outra novidade é o A3 Sportback e-tron. Esse carro combina combina motores à combustão com motores elétricos. O A3 Sportback e-tron dispõe de 204 cv de potência combinada. No modo elétrico, sua autonomia é de até 50 quilômetros, com o motor TFSI acrescentando mais 890 quilômetros. A  marca deve iniciar as vendas do modelo no primeiro semestre de 2015 e planeja que os modelos híbridos cada vez mais façam parte da vida do consumidor brasileiro.
 
Outra novidade apresentada foi o novo TT Roadster. Como maior atração da marca no recente salão de Paris, o modelo traz design singular e o inovador cockpit  virtual da Audi no painel, que substitui instrumentos analógicos.  O TT Roadster chega no primeiro semestre de 2015 e a versão S estará disponível no mercado nacional no início de 2016. O novo TT Roadster é esportivo, compacto e posicionado bem baixo em relação à pista. Com 4.177 milímetros, ele é 21 milímetros mais curto que seu antecessor. A distância entre eixos, por outro lado, aumentou 37 milímetros, atingindo 2.505 milímetros. Seu coeficiente de arrasto é apenas 0,30 com a capota fechada - o melhor no segmento dos carros-esporte compactos. O novo TT Roadster está sendo lançado com motorização turbo de quatro cilindros a gasolina e  câmbio S-tronic de 6 marchas.. O potente 2.0 Turbo FSI, com 230 cv, de potência garante uma eficiente propulsão ao modelo.  No TTS Roadster, esses valores chegam a 310 cv e 380 Nm.  O modelo topo de linha invade o segmento de alta performance, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos a caminho de 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Os flaps reguláveis do sistema de escapamento reforçam a sonoridade esportiva.
 
Peugeot
 
A grande estrela da PEUGEOT é o crossover Peugeot 2008. O modelo será produzido em Porto Real (RJ) e lançado no Brasil no primeiro semestre de 2015. O 2008 inova ao associar a condução de um hatch e a robustez de um Crossover. Aliando os atributos de diferentes modelos, o veículo revela um estilo forte e equilibrado, com um posto de condução estruturado ao redor de um volante de dimensões reduzidas, com o painel de instrumentos elevado e a central multimídia com tela sensível ao toque. O modelo compartilha sua plataforma com o compacto 208.
 
Outra novidade é o 308 Quiksilver: uma série especial inédita. A parceria de sucesso com a Quiksilver, iniciada em 2002, estendeu seus limites e agora chega ao 308. Com o objetivo de aproximar ainda mais o modelo do público jovem, a série especial traz um estilo externo mais esportivo e uma oferta de equipamentos ampliada em relação à versão de entrada de gama. Prevista inicialmente para 600 unidades, o 308 Quiksilver chegará à rede de concessionárias até o fim do ano unicamente na cor branco banquise (especial).
 
Volkswagen
 
No total, a Volkswagen está apresentando nove novos modelos no salão. Mas a marca já havia antecipado várias notícias. Assim, os destaques do dia foram: apenas três. 
 
Cross Up: Com essa novidade, a linha Up se torna ainda mais completa. O visual off-road destaca a robustez do hatchback, que é feito em Taubaté (SP), e atende o consumidor que busca um veículo de visual aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Equipado com motor 1.0l de três cilindros da família EA211 e com opção de transmissão manual (MQ200) ou automatizada (SQ100), ambas de cinco marchas, o cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas.
 
Novo CrossFox: O Novo Fox chegou ao mercado nacional em agosto como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. Agora é a vez de o Novo CrossFox estabelecer um novo patamar de recursos de tecnologia e segurança em sua categoria. O modelo começa a chegar nos próximos dias às as concessionárias da Volkswagen. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo CrossFox passa a trazer a evolução do design mundial da marca e oferece ainda mais recursos de segurança e conforto. O CrossFox é montado a partir da versão Highline do Fox, incorporando os mesmos equipamentos.
 
O modelo aventureiro traz itens exclusivos, como os faróis auxiliares com tripla função (luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle eletrônico de estabilidade com função Off-road e assistência de partida em rampas. Além disso, o Novo CrossFox pode ser equipado com sistema de som com navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque Entre os opcionais, destaque para o teto solar elétrico e novas rodas de 16 polegadas, oferecidas pela primeira vez na história do modelo.
 
Golf Variant R-Line: A Volkswagen também está apresentando a versão esportiva R-Line do Golf Variant. A station wagon ganhou uma grande dose de esportividade. Ao mesmo tempo, o Golf Variant R-Line ressalta o potencial dinâmico da nova versão de carroceria do Golf. No exterior, a Golf Variant R-Line se destaca, entre outros detalhes, pela dianteira individualizada, a traseira exclusiva, fortes frisos nas soleiras e novas rodas de 18 polegadas. O interior se caracteriza pelos bancos esportivos e por elementos com aparência de fibra de carbono. O modelo exposto é impulsionado pelo motor 1.4L TSI com 150 cv (110 kW). Com torque de até 25,5 kgfm (250 Nm) combinado à transmissão automática DSG de 7 velocidades. O modelo tem capacidade para acomodar até 1.620 litros de bagagens. O Golf Variant chegará para substituir a Jetta Variant.
 
Mercedes Benz
 
O lançamento mais esperado da marca fica por conta do AMG GT S, a nova aposta da Mercedes-Benz no segmento de superesportivos. Fabricado segundo o princípio 'Handcrafted By Racers' (feito à mão por corredores), o modelo reforça o compromisso da companhia com investimento em tecnologia e inovação.
 
A Mercedes também mostra pela primeira vez no Brasil  o novo Classe C Touring. A nova geração da station wagon estreia no país na versão C 180, com motor 1,6 litro turbo com 156 cv. Em sua quarta geração, o automóvel dá continuidade em um nível totalmente novo à tradição das Tourings do Classe C que, em suas respectivas épocas, combinaram diferentes exigências em termos de estilo de vida, esportividade e praticidade em uma station wagon. As dimensões do novo Classe C Touring cresceram de forma considerável. Com aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação à versão anterior, o veículo está 96 milímetros mais longo (4.702 mm). O aumento no espaço beneficia em primeiro lugar os passageiros do banco de trás, que agora contam com mais espaço para as pernas.O modelo chega aos concessionários brasileiros em novembro deste ano, com preço sugerido de R$ 154.900,00.
 
Lexus
 
A Lexus (divisão de alto luxo da Toyota) apresentou o NX 200t. Trata-se do primeiro SUV premium compacto da marca na América Latina. Entre os destaques, está o inédito motor turbo com injeção direta. O modelo estará disponível no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre de 2015
 
Desenvolvido para completar a gama de utilitários esportivos da Lexus, o NX estará disponível nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport. Com design inovador, o NX tem estilo arrojado. O modelo foi projetado para proporcionar ao condutor uma sensação de agilidade, incorporando às características de um SUV diversos elementos de um carro esportivo. O NX possui transmissão automática de seis velocidades e é o primeiro automóvel Lexus a ser equipado com motor 2.0 litros de 4 cilindros turbo, movido à gasolina e com injeção direta de combustível, que rende 238 cv de potência. A cabine esportiva do NX dispõe de tecnologia de ponta redefinindo a interação do motorista com o veículo, com itens como o primeiro medidor de pressão do turbo da marca, o Lexus Remote Interface Touchpad, além do inédito medidor de aceleração da força G, o G-Force Lexus.

Notícias < Voltar
As grandes novidades do Salão (parte 1)
 

As grandes novidades do Salão (parte 1)

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Sete marcas revelam novidades completas para o mercado brasileiro

28 de Outubro de 2014

No primeiro dia de salão do automóvel, apenas sete grandes marcas apresentaram modelos que podem ser considerados “novidades completas” para o mercado brasileiro. O primeiro dia foi reservado as marcas associadas à Anfavea (trata-se das grandes, e antigas montadoras com fábricas no Brasil)
 
Nessa primeira parte de nossa cobertura, vamos destacar apenas os modelos que estarão “rodando” nas ruas brasileiras, nos próximos meses. Carros Conceito, Show Cars e Protótipos serão deixados para a nossa última parte de cobertura do Salão do Automóvel, depois de realizadas todas as coletivas de imprensa do evento.
 
Jeep
 
Certamente, a maior novidade desse primeiro dia no Salão, é o Jeep Renegade. A promessa da montadora é do modelo chegar para fazer história. O Renegade será feito em Pernambuco com a missão de reinventar o segmento de SUVs compactos. Trata-se de um modelo global que amplia a gama de veículos da marca que criou o segmento 4×4 e o próprio conceito de utilitário-esportivo. Assim o Renegade traz a combinação do apelo urbano e a ótima capacidade fora. Entre as várias novidades, o câmbio automático de nove marchas e motor a diesel.
 
Projetado nos Estados Unidos, o Jeep Renegade será o primeiro produto a sair, no início de 2015, da nova fábrica de Goiana, Pernambuco, a mais moderna do grupo Fiat Chrysler Automobiles no mundo. Ele já é produzido na Itália. O lançamento comercial no Brasil está previsto para o segundo trimestre de 2015.
 
Com três versões de acabamento, duas opções de motor, três tipos de câmbio, três tipos de tração, o Jeep Renegade é um verdadeiro SUV compacto. O Jeep Renegade terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II, o mais forte da categoria com 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis. A automática de nove marchas é exclusiva do motor à diesel. E a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4, de dois tipos. As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk. Quando equipado com motor a diesel MultiJet II turbo, permite uma autonomia de até 950 km.
 
O novo Jeep Renegade 2015 oferece freio de estacionamento elétrico, monitores de ponto-cego nos retrovisores laterais, sete air bags e sistema Uconnect – com tela sensível ao toque, de 6,5 polegadas, além de uma tela multifuncional de TFT de 7 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Com o sistema ParkAssist, o Renegade passa a ser o primeiro carro nacional que estaciona o carro em vagas paralelas e perpendiculares, quase sem intervenção do motorista.
 
Honda
 
Na Honda a grande novidade foi o crossover compacto HR-V. O modelo chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2015, equipado com motor 1.8 i-VTEC (o mesmo do Civic de entrada) e transmissão CVT (a mesma do Honda novo Fit e novo City). Derivado da mesma plataforma do Fit e City, o HR-V ficará posicionado logo abaixo do CR-V. A versatilidade do interior é garantida por meio da adoção do sistema ULT de adaptação dos assentos. O novo modelo terá apenas tração dianteira. Para atender a demanda esperada para o HR-V, o veículo será produzido no Brasil, e chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2015.
 
A Honda também mostrou o CR-V ano/modelo 2015, que traz razoável face-lift na dianteira, com novo pára-choque, faróis e luzes diurnas em LED. De resto, o carro permanece estruturalmente o mesmo.
 
Audi
 
A Audi mostrou três novidades.
 
Uma delas é o A8 L. Com 5,26 metros, 13 cm a mais que o A8 original, resulta em um espaço maior para os ocupantes, o que é particularmente importante em um veículo no qual o dono muitas vezes viaja apenas no banco traseiro. Além disso, o banco traseiro é reclinável e conta com massagem e entretimento. Com motorização 3.0 litros V6 TFSI, de 310 cavalos, o modelo alcança velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletrônicamente). O A8 L também recebeu um sistema eletrônico para cancelamento de ruídos - Active Noise Cancellation, que reduz ao mínimo os ruídos indesejáveis, mesmo que o veículo esteja em baixas rotações. O modelo tem preço sugerido de R$ 457,3 mil
 
Outra novidade é o A3 Sportback e-tron. Esse carro combina combina motores à combustão com motores elétricos. O A3 Sportback e-tron dispõe de 204 cv de potência combinada. No modo elétrico, sua autonomia é de até 50 quilômetros, com o motor TFSI acrescentando mais 890 quilômetros. A  marca deve iniciar as vendas do modelo no primeiro semestre de 2015 e planeja que os modelos híbridos cada vez mais façam parte da vida do consumidor brasileiro.
 
Outra novidade apresentada foi o novo TT Roadster. Como maior atração da marca no recente salão de Paris, o modelo traz design singular e o inovador cockpit  virtual da Audi no painel, que substitui instrumentos analógicos.  O TT Roadster chega no primeiro semestre de 2015 e a versão S estará disponível no mercado nacional no início de 2016. O novo TT Roadster é esportivo, compacto e posicionado bem baixo em relação à pista. Com 4.177 milímetros, ele é 21 milímetros mais curto que seu antecessor. A distância entre eixos, por outro lado, aumentou 37 milímetros, atingindo 2.505 milímetros. Seu coeficiente de arrasto é apenas 0,30 com a capota fechada - o melhor no segmento dos carros-esporte compactos. O novo TT Roadster está sendo lançado com motorização turbo de quatro cilindros a gasolina e  câmbio S-tronic de 6 marchas.. O potente 2.0 Turbo FSI, com 230 cv, de potência garante uma eficiente propulsão ao modelo.  No TTS Roadster, esses valores chegam a 310 cv e 380 Nm.  O modelo topo de linha invade o segmento de alta performance, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos a caminho de 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Os flaps reguláveis do sistema de escapamento reforçam a sonoridade esportiva.
 
Peugeot
 
A grande estrela da PEUGEOT é o crossover Peugeot 2008. O modelo será produzido em Porto Real (RJ) e lançado no Brasil no primeiro semestre de 2015. O 2008 inova ao associar a condução de um hatch e a robustez de um Crossover. Aliando os atributos de diferentes modelos, o veículo revela um estilo forte e equilibrado, com um posto de condução estruturado ao redor de um volante de dimensões reduzidas, com o painel de instrumentos elevado e a central multimídia com tela sensível ao toque. O modelo compartilha sua plataforma com o compacto 208.
 
Outra novidade é o 308 Quiksilver: uma série especial inédita. A parceria de sucesso com a Quiksilver, iniciada em 2002, estendeu seus limites e agora chega ao 308. Com o objetivo de aproximar ainda mais o modelo do público jovem, a série especial traz um estilo externo mais esportivo e uma oferta de equipamentos ampliada em relação à versão de entrada de gama. Prevista inicialmente para 600 unidades, o 308 Quiksilver chegará à rede de concessionárias até o fim do ano unicamente na cor branco banquise (especial).
 
Volkswagen
 
No total, a Volkswagen está apresentando nove novos modelos no salão. Mas a marca já havia antecipado várias notícias. Assim, os destaques do dia foram: apenas três. 
 
Cross Up: Com essa novidade, a linha Up se torna ainda mais completa. O visual off-road destaca a robustez do hatchback, que é feito em Taubaté (SP), e atende o consumidor que busca um veículo de visual aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Equipado com motor 1.0l de três cilindros da família EA211 e com opção de transmissão manual (MQ200) ou automatizada (SQ100), ambas de cinco marchas, o cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas.
 
Novo CrossFox: O Novo Fox chegou ao mercado nacional em agosto como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. Agora é a vez de o Novo CrossFox estabelecer um novo patamar de recursos de tecnologia e segurança em sua categoria. O modelo começa a chegar nos próximos dias às as concessionárias da Volkswagen. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo CrossFox passa a trazer a evolução do design mundial da marca e oferece ainda mais recursos de segurança e conforto. O CrossFox é montado a partir da versão Highline do Fox, incorporando os mesmos equipamentos.
 
O modelo aventureiro traz itens exclusivos, como os faróis auxiliares com tripla função (luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle eletrônico de estabilidade com função Off-road e assistência de partida em rampas. Além disso, o Novo CrossFox pode ser equipado com sistema de som com navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque Entre os opcionais, destaque para o teto solar elétrico e novas rodas de 16 polegadas, oferecidas pela primeira vez na história do modelo.
 
Golf Variant R-Line: A Volkswagen também está apresentando a versão esportiva R-Line do Golf Variant. A station wagon ganhou uma grande dose de esportividade. Ao mesmo tempo, o Golf Variant R-Line ressalta o potencial dinâmico da nova versão de carroceria do Golf. No exterior, a Golf Variant R-Line se destaca, entre outros detalhes, pela dianteira individualizada, a traseira exclusiva, fortes frisos nas soleiras e novas rodas de 18 polegadas. O interior se caracteriza pelos bancos esportivos e por elementos com aparência de fibra de carbono. O modelo exposto é impulsionado pelo motor 1.4L TSI com 150 cv (110 kW). Com torque de até 25,5 kgfm (250 Nm) combinado à transmissão automática DSG de 7 velocidades. O modelo tem capacidade para acomodar até 1.620 litros de bagagens. O Golf Variant chegará para substituir a Jetta Variant.
 
Mercedes Benz
 
O lançamento mais esperado da marca fica por conta do AMG GT S, a nova aposta da Mercedes-Benz no segmento de superesportivos. Fabricado segundo o princípio 'Handcrafted By Racers' (feito à mão por corredores), o modelo reforça o compromisso da companhia com investimento em tecnologia e inovação.
 
A Mercedes também mostra pela primeira vez no Brasil  o novo Classe C Touring. A nova geração da station wagon estreia no país na versão C 180, com motor 1,6 litro turbo com 156 cv. Em sua quarta geração, o automóvel dá continuidade em um nível totalmente novo à tradição das Tourings do Classe C que, em suas respectivas épocas, combinaram diferentes exigências em termos de estilo de vida, esportividade e praticidade em uma station wagon. As dimensões do novo Classe C Touring cresceram de forma considerável. Com aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação à versão anterior, o veículo está 96 milímetros mais longo (4.702 mm). O aumento no espaço beneficia em primeiro lugar os passageiros do banco de trás, que agora contam com mais espaço para as pernas.O modelo chega aos concessionários brasileiros em novembro deste ano, com preço sugerido de R$ 154.900,00.
 
Lexus
 
A Lexus (divisão de alto luxo da Toyota) apresentou o NX 200t. Trata-se do primeiro SUV premium compacto da marca na América Latina. Entre os destaques, está o inédito motor turbo com injeção direta. O modelo estará disponível no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre de 2015
 
Desenvolvido para completar a gama de utilitários esportivos da Lexus, o NX estará disponível nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport. Com design inovador, o NX tem estilo arrojado. O modelo foi projetado para proporcionar ao condutor uma sensação de agilidade, incorporando às características de um SUV diversos elementos de um carro esportivo. O NX possui transmissão automática de seis velocidades e é o primeiro automóvel Lexus a ser equipado com motor 2.0 litros de 4 cilindros turbo, movido à gasolina e com injeção direta de combustível, que rende 238 cv de potência. A cabine esportiva do NX dispõe de tecnologia de ponta redefinindo a interação do motorista com o veículo, com itens como o primeiro medidor de pressão do turbo da marca, o Lexus Remote Interface Touchpad, além do inédito medidor de aceleração da força G, o G-Force Lexus.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!