Revista Comprecar
Audi A3 Sedan TOP mais potente e competitivo
Fabricado no Brasil, versão Ambition incorpora motor 2.0 Turbo FSI de 220 cv
Audi A3 Sedan TOP mais potente e competitivo
02 de Dezembro de 2015

Depois da recente apresentação do Audi A3 Sedan com moto r 1,4 litro Flex, agora é a vez da marca apresentar a versão topo de linha com o novo moto r 2,0 litros chegar às concessionárias da Audi.
 
Essa versão, também produzida em São José dos Pinhais – PR, passa a ser oferecida com teto solar panorâmico elétrico de série, e uma nova lista de opcionais com equipamentos mais avançados. Entre os destaques da nova versão, está o fato do preço do A3 Sedan 2.0 ser mais barato que o importado. Agora, o carro passa a custar R$ 137.990, ante os R$ 140.190 cobrados pelo modelo com moto r 1.8 (sem os opcionais).
 
Motor 2.0 TFSI
 
A principal mudança na versão Ambition topo de linha, é o moto r de maior cilindrada 2.0 Turbo FSI, somente à gasolina. Houve um aumento expressivo de potência, com mais 40 cv de potência, atingindo agora 220 cv, entre 4.500 à 6.200 RPM. O torque é agora de impressionantes 350 Nm, obtidos entre 1.500 à 4.400 RPM. Ele se destaca pela reunião de diversas tecnologias ultramodernas – o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
 
O câmbio S-tronic também muda. Agora ele traz seis marchas com a tecnologia de dupla embreagem. No modelo antigo 1.8 eram sete marchas, também S-tronic. A mudança se dá pois a antiga caixa tem uma limitação no torque máximo suportado. Além disso, essa caixa usada no novo A3 sedan, é a mesma que a Audi usa no esportivo S3, e no recém lançado Audi TT.
 
Com essa mudança, o novo Audi A3 Sedan entrega um desempenho realmente expressivo. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,9 segundos (antes era 7,2 seg), enquanto a velocidade máxima passa a ser de 250 km/h (antes 242 km/h). Ainda que o câmbio tenha uma marcha a menos, fica evidente o aumento de performance. E a perda de uma marcha, também não impactou na economia. O modelo está classificado como letra “A” no programa do INMETRO, com consumo na cidade de 10,3 km/l, e na estrada com 12,8 km/l.
 
Versão Ambition
 
O A3 Sedan Ambition incorpora uma ampla gama de equipamentos de série, que o colocam em um patamar equivalente a modelos de categorias premium superiores. Esteticamente, ele se destaca pelas rodas de liga leve exclusivas, com cinco raios duplos, e pelos frisos decorativos brilhantes. Também são de série os faróis de neblina, faróis bixenon e o teto solar panorâmico “Open Sky”.
 
Diferente do que aconteceu com a versão 1,4 litro Flex que teve mudanças na suspensão, o A3 Sedan Ambition, com exceção da mudança do moto r e câmbio, permanece exatamente com a mesma estrutura mecânica do antigo 1,8 litro importado.
 
O acabamento interno do Ambition se destaca desde a abertura das portas, que revelam soleiras exclusivas de alumínio. Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidades mais altas. O assento do moto rista conta ainda com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias. O cliente ainda pode escolher entre as cores cinza e preto para a forração do interior.
 
No Ambition, além de todo o equipamento disponível nas versões com moto r 1.4, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança. Destaque para o ar-condicionado com comandos digitais e duas zonas de temperatura. O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui rádio MMI, conexão Bluetooth e o Audi music interface (AMI). Esse último permite uma série de conexões diferentes como USB, cabos RCA e HDMI, com a aquisição de cabos específicos (acessórios).
 
Outro item presente é o sistema Audi drive select. Ele regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic. O moto rista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o moto rista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas. Outro item prático é o freio de estacionamento elétrico, que permite que o carro fique parado apenas com um leve toque no botão.
 
Pacotes opcionais
 
São apenas dois pacotes de opcionais no A3 Sedan Ambition. O primeiro é o rádio MMI Plus que inclui o sistema de navegação com mapas em 3D, disco rígido interno com 10 GB que permite copiar fotos e música dentro do sistema, reprodutor de DVD e o sistema MMI touch, que reconhece gestos e letras desenhadas com os dedos. Esse pacote custa R$ 13 mil.
 
Já o pacote Assistance Plus, inclui o inédito Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front e computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go. Esse pacote custa R$ 18 mil.
 
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front
 
Assim como acontece no A3 Sedan Flex, o A3 Sedan Ambition conta com um avançado e inédito sistema. O controle de cruzeiro adaptativo oferece um importante auxílio ao moto rista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por um radar frontal. Em todas as situações, o moto rista continua no comando, responsável pelas decisões. Esse sistema é ativado por um controle posicionado numa alavanca atrás do volante. O moto rista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas). Esse sistema funciona como um controlador de velocidade inteligente (chamado incorretamente de piloto automático), que mantém automaticamente a distância escolhida pelo moto rista em função da velocidade do veículo à frente. Caso o veículo à frente pare, o sistema freia o A3 até a imobilidade. Caso não haja tráfego à frente, o sistema mantém a velocidade selecionada pelo moto rista.
 
Junto está o Pre Sense Front. Esse atua como se fosse um "passageiro da frente sempre alerta", ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o controle de cruzeiro estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 150 km/h. O sistema auxilia o moto rista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico. O sistema de freios é então précondicionado, e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o moto rista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio. Caso a reação do moto rista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.
 
Active Lane Assist
 
Essa é outra novidade da Audi no sedan A3. Trata-se de um assistente para mudança de faixa de rolamento, que ajuda o moto rista a evitar um acidente por distração. Esse sistema é acionado por um botão no volante. Assim, utilizando uma câmera instalada na base do retrovisor interno, no centro do para-brisa, o caminho é sempre filmado. Um sistema computadorizado interpreta todas as imagens, reconhecendo as faixas de rolamento, e os limites da pista (durante o dia e a noite). Assim, toda vez que o moto rista começa a se aproximar do limite das faixas, ele sente uma pequena vibração no volante. Se continuar a insistir na manobra incorreta, o sistema faz uma pequena correção no volante para manter a trajetória do carro. O Active Lane Assist consegue até auxiliar em curvas suaves nas rodovias. Mas o moto rista precisa estar com as mãos no volante. Se o volante estiver totalmente solto, o sistema dá um alerta no painel, e para de atuar.
 
Preços
 
O novo Audi A3 Sedan Ambition tem preço sugerido a partir de R$ 137.990. Mais informações sobre automóveis da Audi, podem ser obtidas na Audi Center Sorocaba pelo telefone (15) 3141-9000. 
 
Ficha técnica:
 
Motor: 2.0 Turbo FSI
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência máxima: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque máximo: 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic com 6 marchas
Peso: 1.320 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Rodas: 17polegadas 7,5J
Pneus: 225/45 R17

Lançamentos < Voltar
Audi A3 Sedan TOP mais potente e competitivo
 

Audi A3 Sedan TOP mais potente e competitivo

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Fabricado no Brasil, versão Ambition incorpora motor 2.0 Turbo FSI de 220 cv

02 de Dezembro de 2015

Depois da recente apresentação do Audi A3 Sedan com moto r 1,4 litro Flex, agora é a vez da marca apresentar a versão topo de linha com o novo moto r 2,0 litros chegar às concessionárias da Audi.
 
Essa versão, também produzida em São José dos Pinhais – PR, passa a ser oferecida com teto solar panorâmico elétrico de série, e uma nova lista de opcionais com equipamentos mais avançados. Entre os destaques da nova versão, está o fato do preço do A3 Sedan 2.0 ser mais barato que o importado. Agora, o carro passa a custar R$ 137.990, ante os R$ 140.190 cobrados pelo modelo com moto r 1.8 (sem os opcionais).
 
Motor 2.0 TFSI
 
A principal mudança na versão Ambition topo de linha, é o moto r de maior cilindrada 2.0 Turbo FSI, somente à gasolina. Houve um aumento expressivo de potência, com mais 40 cv de potência, atingindo agora 220 cv, entre 4.500 à 6.200 RPM. O torque é agora de impressionantes 350 Nm, obtidos entre 1.500 à 4.400 RPM. Ele se destaca pela reunião de diversas tecnologias ultramodernas – o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
 
O câmbio S-tronic também muda. Agora ele traz seis marchas com a tecnologia de dupla embreagem. No modelo antigo 1.8 eram sete marchas, também S-tronic. A mudança se dá pois a antiga caixa tem uma limitação no torque máximo suportado. Além disso, essa caixa usada no novo A3 sedan, é a mesma que a Audi usa no esportivo S3, e no recém lançado Audi TT.
 
Com essa mudança, o novo Audi A3 Sedan entrega um desempenho realmente expressivo. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,9 segundos (antes era 7,2 seg), enquanto a velocidade máxima passa a ser de 250 km/h (antes 242 km/h). Ainda que o câmbio tenha uma marcha a menos, fica evidente o aumento de performance. E a perda de uma marcha, também não impactou na economia. O modelo está classificado como letra “A” no programa do INMETRO, com consumo na cidade de 10,3 km/l, e na estrada com 12,8 km/l.
 
Versão Ambition
 
O A3 Sedan Ambition incorpora uma ampla gama de equipamentos de série, que o colocam em um patamar equivalente a modelos de categorias premium superiores. Esteticamente, ele se destaca pelas rodas de liga leve exclusivas, com cinco raios duplos, e pelos frisos decorativos brilhantes. Também são de série os faróis de neblina, faróis bixenon e o teto solar panorâmico “Open Sky”.
 
Diferente do que aconteceu com a versão 1,4 litro Flex que teve mudanças na suspensão, o A3 Sedan Ambition, com exceção da mudança do moto r e câmbio, permanece exatamente com a mesma estrutura mecânica do antigo 1,8 litro importado.
 
O acabamento interno do Ambition se destaca desde a abertura das portas, que revelam soleiras exclusivas de alumínio. Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidades mais altas. O assento do moto rista conta ainda com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias. O cliente ainda pode escolher entre as cores cinza e preto para a forração do interior.
 
No Ambition, além de todo o equipamento disponível nas versões com moto r 1.4, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança. Destaque para o ar-condicionado com comandos digitais e duas zonas de temperatura. O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui rádio MMI, conexão Bluetooth e o Audi music interface (AMI). Esse último permite uma série de conexões diferentes como USB, cabos RCA e HDMI, com a aquisição de cabos específicos (acessórios).
 
Outro item presente é o sistema Audi drive select. Ele regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic. O moto rista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o moto rista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas. Outro item prático é o freio de estacionamento elétrico, que permite que o carro fique parado apenas com um leve toque no botão.
 
Pacotes opcionais
 
São apenas dois pacotes de opcionais no A3 Sedan Ambition. O primeiro é o rádio MMI Plus que inclui o sistema de navegação com mapas em 3D, disco rígido interno com 10 GB que permite copiar fotos e música dentro do sistema, reprodutor de DVD e o sistema MMI touch, que reconhece gestos e letras desenhadas com os dedos. Esse pacote custa R$ 13 mil.
 
Já o pacote Assistance Plus, inclui o inédito Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front e computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go. Esse pacote custa R$ 18 mil.
 
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front
 
Assim como acontece no A3 Sedan Flex, o A3 Sedan Ambition conta com um avançado e inédito sistema. O controle de cruzeiro adaptativo oferece um importante auxílio ao moto rista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por um radar frontal. Em todas as situações, o moto rista continua no comando, responsável pelas decisões. Esse sistema é ativado por um controle posicionado numa alavanca atrás do volante. O moto rista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas). Esse sistema funciona como um controlador de velocidade inteligente (chamado incorretamente de piloto automático), que mantém automaticamente a distância escolhida pelo moto rista em função da velocidade do veículo à frente. Caso o veículo à frente pare, o sistema freia o A3 até a imobilidade. Caso não haja tráfego à frente, o sistema mantém a velocidade selecionada pelo moto rista.
 
Junto está o Pre Sense Front. Esse atua como se fosse um "passageiro da frente sempre alerta", ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o controle de cruzeiro estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 150 km/h. O sistema auxilia o moto rista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico. O sistema de freios é então précondicionado, e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o moto rista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio. Caso a reação do moto rista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.
 
Active Lane Assist
 
Essa é outra novidade da Audi no sedan A3. Trata-se de um assistente para mudança de faixa de rolamento, que ajuda o moto rista a evitar um acidente por distração. Esse sistema é acionado por um botão no volante. Assim, utilizando uma câmera instalada na base do retrovisor interno, no centro do para-brisa, o caminho é sempre filmado. Um sistema computadorizado interpreta todas as imagens, reconhecendo as faixas de rolamento, e os limites da pista (durante o dia e a noite). Assim, toda vez que o moto rista começa a se aproximar do limite das faixas, ele sente uma pequena vibração no volante. Se continuar a insistir na manobra incorreta, o sistema faz uma pequena correção no volante para manter a trajetória do carro. O Active Lane Assist consegue até auxiliar em curvas suaves nas rodovias. Mas o moto rista precisa estar com as mãos no volante. Se o volante estiver totalmente solto, o sistema dá um alerta no painel, e para de atuar.
 
Preços
 
O novo Audi A3 Sedan Ambition tem preço sugerido a partir de R$ 137.990. Mais informações sobre automóveis da Audi, podem ser obtidas na Audi Center Sorocaba pelo telefone (15) 3141-9000. 
 
Ficha técnica:
 
Motor: 2.0 Turbo FSI
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência máxima: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque máximo: 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic com 6 marchas
Peso: 1.320 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Rodas: 17polegadas 7,5J
Pneus: 225/45 R17

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!