Revista Comprecar
Audi A4 e A5 com novo motor 1,8 litro turbo
Audi troca o motor 2.0 por 1.8 para ampliar a economia de combustível
Audi A4 e A5 com novo motor 1,8 litro turbo
29 de Janeiro de 2015

A partir de agora, os modelos Audi A4 Sedan, A4 Avant e o A5 Sportback oferecidos no Brasil passam a contar (nas versões 2015), com um moto r 1.8 turbo FSI. Antes, esses carros eram equipados com um moto r de 2,0 litros turbo, com potências ligeiramente superiores.
 
Agora, o novo moto r 1.8 turbo FSI com 170 cv de potência que entrega torque de 320 Nm (disponível entre 1.400 e 3.700 rpm) tem como principal vantagem uma redução no consumo de cerca de 21% relativamente ao moto r anterior, com queda correspondente nas emissões de CO2. Importante destacar que esses são números fornecidos pela montadora. A título de informação, o antigo 2.0 litros entregava 180 cavalos e 32,6 kgfm de torque (entre 1.500 e 3.900 rpm).
 
Esse novo moto r é uma clara escolha pela melhor eficiência energética. Um dos destaques desse novo moto r é o duplo sistema de injeção. Além da injeção direta FSI, o 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPI. Assim, são 8 bicos no total, sendo dois por cilindro.
 
A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, ou seja, menor rotação e velocidade constante. Isso reduz consideravelmente o consumo. Já o sistema de injeção direta (que pulveriza o combustível diretamente dentro do cilindro) é ativado na partida e quando o moto r é solicitado mais fortemente. Entretanto, é importante destacar que ambos os sistemas podem ser utilizados simultaneamente em algumas situações específicas. E de forma complementar, nesse novo moto r, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação.
 
Outra mudança é o turbocompressor, que é um projeto totalmente novo. Ele entrega uma pressão quase constante de até 1,3 bar. O peso do moto r foi reduzido em cerca de 3,5 kg, graças ao novo módulo integrado que reúne o turbocompressor ao cabeçote e um novo método de fundição para o bloco, que reduziu a espessura das paredes para apenas três milímetros.
 
Contribuiu também para o menor peso a utilização de quatro contrapesos em lugar de oito no novo virabrequim e mancais com menor diâmetro. Os pistões são feitos com uma nova liga de alta resistência. Polímeros leves são usados na bandeja de óleo e muitos parafusos são de alumínio. O atrito interno foi reduzido drasticamente por um inovador revestimento nas saias dos pistões e pela montagem de dois eixos de balanceamento que compensam as forças inerciais incidentes nos rolamentos.
 
Vale destacar que esse moto r 1,8 litro do A4 e A5 é bem diferente do moto r utilizado no Audi A3. Além de diferenças mecânicas, no A3 o moto r é montado transversalmente. Já o A4 e A5 a montagem e longitudinal.
 
Em ambos os veículos, o novo moto r acompanha a transmissão Multitronic, que utiliza tecnologia continuamente variável (CVT). Ainda sim, a Audi programa oito marchas virtuais, para quem gosta de sentir, ou realizar trocas de marcha. Mas o sistema também funciona em modo continuamente variável, onde não existem marchas.
 
Desempenho
 
Com o novo moto r, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 segundos. A velocidade máxima do novo A4 é 225 km/h, enquanto o novo A5 atinge 220 km/h.
 
Nos dois modelos, a função start/stop, que desliga o moto r quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o moto rista libera o pedal do freio, contribui para a redução do consumo, principalmente nas grandes cidades, onde paradas sucessivas são parte do cotidiano no tráfego. Isso também ajuda a economizar ainda mais combustível na cidade. A função pode ser desligada pelo moto rista através de um botão.
 
Audi A4 2015
 
O novo Audi A4 Sedan 2015 é oferecido nas versões Attraction e Ambiente. Entre os equipamentos oferecidos estão: rodas de 17 polegadas com novo design, os retrovisores com ajuste elétrico e coberturas na cor da carroceria, frisos decorativos brilhantes e faróis bi-xenônio, com luzes de condução diurna em LEDs. Os faróis contam também com sistema limpador.
 
Por dentro, o novo Audi A4 Attraction na versão de entrada, traz acabamento Platinum. O volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles tem a base reta. As soleiras das portas são em alumínio; a alavanca de câmbio com acabamento em couro; os bancos em couro sintético com ajuste elétrico para o moto rista (inclusive no apoio lombar); banco traseiro bipartido; computador de bordo com marcador de temperatura e controle de velocidade de cruzeiro estão presentes. Outros itens de série da versão Attraction sensor de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva e retrovisor interno com função antiofuscante automática. O cliente pode escolher quatro combinações de cores para os bancos. O ar-condicionado é automático e o porta-malas traz tapete reversível.
 
Já o Audi A4 Sedan Ambiente, que é oferecido também na versão Avant (perua), soma o ajuste elétrico nos dois bancos dianteiros, teto-solar, rodas de alumínio com 18 polegadas e o sistema Audi Music Interface. A Avant tem um teto solar ainda maior, panorâmico e com acionamento elétrico, além de rack de teto em alumínio.
 
Todas as versões do A4 contam com direção com assistência elétrica e programa eletrônico de estabilidade (ESP). Traz ainda airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça, cintos de segurança com sensor de afivelamento, alarme antifurto, travamento central com controle re moto à distância e freio de estacionamento eletromecânico.
 
Audi A5 2015
 
O Audi A5 Sportback traz também o novo moto r 1.8 TFSI nas versões Attraction e Ambiente. A versão Ambition continua equipada com o moto r 2,0 litros de 225 cavalos.
 
No A5 Attraction a acabamento interno "platinum" inclui com bancos em couro Milano (os dianteiros com ajustes elétricos, inclusive lombar) para-brisa, vidros laterais com isolante térmico e rodas de alumínio 17 polegadas. Os faróis são bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs e sistema limpador. As lanternas traseiras também são em LEDs.
 
O A5 Sportback Ambiente inclui computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.
 
O sistema Audi Connect disponibiliza várias funções de informação como informações online via navegação com a procura de pontos de interesse e imagens de satélite do Google Earth e do Google Maps Street View. A ligação Wi-Fi permite conectar via Bluetooth ou fisicamente dispositivos móveis (telefones celulares, iPod ou tablets) à Internet e a execução de músicas via streaming. O sistema inclui também um disco rígido com capacidade de 20 GB para armazenamento de mapas, músicas, vídeos, fotos e informações. As funções on-line dependem do celular do cliente ter um pacote de dados (via Bluetooth), ou da inserção de um SIM Card (também com pacote de dados ativo) no sistema MMI.
 
Os preços sugeridos para a nova linha 2015 são:
 
A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 139 mil
A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 148 mil
A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 153 mil
 
A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 156 mil
A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 168 mil
A5 Sportback Ambition 2.0 TFSI Stronic com tração quattro – R$ 218 mil

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Audi A4 e A5 com novo motor 1,8 litro turbo
 

Audi A4 e A5 com novo motor 1,8 litro turbo

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Audi troca o motor 2.0 por 1.8 para ampliar a economia de combustível

29 de Janeiro de 2015

A partir de agora, os modelos Audi A4 Sedan, A4 Avant e o A5 Sportback oferecidos no Brasil passam a contar (nas versões 2015), com um moto r 1.8 turbo FSI. Antes, esses carros eram equipados com um moto r de 2,0 litros turbo, com potências ligeiramente superiores.
 
Agora, o novo moto r 1.8 turbo FSI com 170 cv de potência que entrega torque de 320 Nm (disponível entre 1.400 e 3.700 rpm) tem como principal vantagem uma redução no consumo de cerca de 21% relativamente ao moto r anterior, com queda correspondente nas emissões de CO2. Importante destacar que esses são números fornecidos pela montadora. A título de informação, o antigo 2.0 litros entregava 180 cavalos e 32,6 kgfm de torque (entre 1.500 e 3.900 rpm).
 
Esse novo moto r é uma clara escolha pela melhor eficiência energética. Um dos destaques desse novo moto r é o duplo sistema de injeção. Além da injeção direta FSI, o 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPI. Assim, são 8 bicos no total, sendo dois por cilindro.
 
A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, ou seja, menor rotação e velocidade constante. Isso reduz consideravelmente o consumo. Já o sistema de injeção direta (que pulveriza o combustível diretamente dentro do cilindro) é ativado na partida e quando o moto r é solicitado mais fortemente. Entretanto, é importante destacar que ambos os sistemas podem ser utilizados simultaneamente em algumas situações específicas. E de forma complementar, nesse novo moto r, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação.
 
Outra mudança é o turbocompressor, que é um projeto totalmente novo. Ele entrega uma pressão quase constante de até 1,3 bar. O peso do moto r foi reduzido em cerca de 3,5 kg, graças ao novo módulo integrado que reúne o turbocompressor ao cabeçote e um novo método de fundição para o bloco, que reduziu a espessura das paredes para apenas três milímetros.
 
Contribuiu também para o menor peso a utilização de quatro contrapesos em lugar de oito no novo virabrequim e mancais com menor diâmetro. Os pistões são feitos com uma nova liga de alta resistência. Polímeros leves são usados na bandeja de óleo e muitos parafusos são de alumínio. O atrito interno foi reduzido drasticamente por um inovador revestimento nas saias dos pistões e pela montagem de dois eixos de balanceamento que compensam as forças inerciais incidentes nos rolamentos.
 
Vale destacar que esse moto r 1,8 litro do A4 e A5 é bem diferente do moto r utilizado no Audi A3. Além de diferenças mecânicas, no A3 o moto r é montado transversalmente. Já o A4 e A5 a montagem e longitudinal.
 
Em ambos os veículos, o novo moto r acompanha a transmissão Multitronic, que utiliza tecnologia continuamente variável (CVT). Ainda sim, a Audi programa oito marchas virtuais, para quem gosta de sentir, ou realizar trocas de marcha. Mas o sistema também funciona em modo continuamente variável, onde não existem marchas.
 
Desempenho
 
Com o novo moto r, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 segundos. A velocidade máxima do novo A4 é 225 km/h, enquanto o novo A5 atinge 220 km/h.
 
Nos dois modelos, a função start/stop, que desliga o moto r quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o moto rista libera o pedal do freio, contribui para a redução do consumo, principalmente nas grandes cidades, onde paradas sucessivas são parte do cotidiano no tráfego. Isso também ajuda a economizar ainda mais combustível na cidade. A função pode ser desligada pelo moto rista através de um botão.
 
Audi A4 2015
 
O novo Audi A4 Sedan 2015 é oferecido nas versões Attraction e Ambiente. Entre os equipamentos oferecidos estão: rodas de 17 polegadas com novo design, os retrovisores com ajuste elétrico e coberturas na cor da carroceria, frisos decorativos brilhantes e faróis bi-xenônio, com luzes de condução diurna em LEDs. Os faróis contam também com sistema limpador.
 
Por dentro, o novo Audi A4 Attraction na versão de entrada, traz acabamento Platinum. O volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles tem a base reta. As soleiras das portas são em alumínio; a alavanca de câmbio com acabamento em couro; os bancos em couro sintético com ajuste elétrico para o moto rista (inclusive no apoio lombar); banco traseiro bipartido; computador de bordo com marcador de temperatura e controle de velocidade de cruzeiro estão presentes. Outros itens de série da versão Attraction sensor de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva e retrovisor interno com função antiofuscante automática. O cliente pode escolher quatro combinações de cores para os bancos. O ar-condicionado é automático e o porta-malas traz tapete reversível.
 
Já o Audi A4 Sedan Ambiente, que é oferecido também na versão Avant (perua), soma o ajuste elétrico nos dois bancos dianteiros, teto-solar, rodas de alumínio com 18 polegadas e o sistema Audi Music Interface. A Avant tem um teto solar ainda maior, panorâmico e com acionamento elétrico, além de rack de teto em alumínio.
 
Todas as versões do A4 contam com direção com assistência elétrica e programa eletrônico de estabilidade (ESP). Traz ainda airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça, cintos de segurança com sensor de afivelamento, alarme antifurto, travamento central com controle re moto à distância e freio de estacionamento eletromecânico.
 
Audi A5 2015
 
O Audi A5 Sportback traz também o novo moto r 1.8 TFSI nas versões Attraction e Ambiente. A versão Ambition continua equipada com o moto r 2,0 litros de 225 cavalos.
 
No A5 Attraction a acabamento interno "platinum" inclui com bancos em couro Milano (os dianteiros com ajustes elétricos, inclusive lombar) para-brisa, vidros laterais com isolante térmico e rodas de alumínio 17 polegadas. Os faróis são bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs e sistema limpador. As lanternas traseiras também são em LEDs.
 
O A5 Sportback Ambiente inclui computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.
 
O sistema Audi Connect disponibiliza várias funções de informação como informações online via navegação com a procura de pontos de interesse e imagens de satélite do Google Earth e do Google Maps Street View. A ligação Wi-Fi permite conectar via Bluetooth ou fisicamente dispositivos móveis (telefones celulares, iPod ou tablets) à Internet e a execução de músicas via streaming. O sistema inclui também um disco rígido com capacidade de 20 GB para armazenamento de mapas, músicas, vídeos, fotos e informações. As funções on-line dependem do celular do cliente ter um pacote de dados (via Bluetooth), ou da inserção de um SIM Card (também com pacote de dados ativo) no sistema MMI.
 
Os preços sugeridos para a nova linha 2015 são:
 
A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 139 mil
A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 148 mil
A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 153 mil
 
A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic - R$ 156 mil
A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic - R$ 168 mil
A5 Sportback Ambition 2.0 TFSI Stronic com tração quattro – R$ 218 mil

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