Revista Comprecar
Audi trará novo RS 3 Sportback ao Brasil
O esportivo deve chegar ao Brasil no último trimestre de 2015
Audi trará novo RS 3 Sportback ao Brasil
14 de Abril de 2015

A Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais potente do segmento premium. Com seu moto r turbo de cinco cilindros, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente. Esse moto r 2.5 litros TFSI do novo RS 3 Sportback gera 367 cv e 465 Nm de torque.
 
Em comparação com o Audi A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. A direção progressiva, a suspensão esportiva RS e o controle adaptativo dos amortecedores opcional Audi magnetic ride foram projetados especialmente para o RS. Caso desejado, a Audi pode instalar discos de freios de cerâmica por trás das rodas de 19 polegadas - uma novidade no segmento dos compactos premium.
 
O moto r 2.5 TFSI do novo Audi RS 3 Sportback tem sequência de detonação progressiva 1 - 2 - 3 - 4 - 5 da ignição dos cinco cilindros. Dois flaps nos dutos de exaustão do escapamento, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do moto r. O moto rista pode controlar esses flaps através do sistema Audi drive select. Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um sistema de escapamento esportivo como opção.
 
O moto r do novo RS 3 traz uma impressionante potência específica de 108,9 kW (148 cv) por litro. O torque máximo, de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. São necessários apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha. Quanto ao consumo, o novo modelo é cerca de 10% mais econômico que o anterior. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o moto r pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.
 
Motores de cinco cilindros com alta potência têm tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da Audi que lideraram nos ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, o RS de 1994, também contava com este moto r. O cinco-cilindros retornou em 2009 no Audi TT RS. Ele passou para o RS 3 Sportback em 2011 e, dois anos depois, para o RS Q3. O moto r de 2,5 litros foi eleito "Motor Internacional do Ano" em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.
 
A transmissão S tronic de sete marchas, conta ainda com sistema quattro de tração integral. Essa tração quattro conta ainda com vetoreamento de torque baseado em software e foi projetado para proporcionar o máximo de esportividade. Dessa forma, o novo Audi RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão.
 
O sistema quattro de tração integral transfere traz uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico. Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o Audi RS 3 Sportback.  Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100 por cento do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro. O controle da embreagem multidiscos é integrado ao sistema Audi drive select.
 
O condutor do novo Audi RS 3 Sportback pode escolher entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante ou a alavanca seletora. O launch control permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas. As marchas inferiores são mais curtas. Já a sétima é alongada, para reduzir o consumo de combustível.
 
A suspensão dianteira McPherson foi alargada para uma bitola de 1.559 milímetros e inclui pivôs de alumínio de alta resistência especialmente desenvolvidos.  A direção progressiva de série altera a redução entre 15,3:1 e 10,9:1, dependendo do ângulo de esterço.  Seu eficiente servo eletromecânico trabalha de acordo com características especiais da série RS.
 
O eixo traseiro, com bitola de 1.514 milímetros, possui quatro braços de aço de alta resistência à tensão que controlam separadamente as forças longitudinais e laterais. Como no eixo dianteiro, essas forças são direcionadas a um subchassi.  A rígida suspensão esportiva RS rebaixa a carroceria em 25 milímetros, em comparação com o A3 Sportback. O sistema Audi magnetic ride com amortecimento adaptativo é oferecido como opcional.  Seu gerenciamento é integrado ao sistema Audi drive select dynamic handling, que inclui os modos comfort, auto, dynamic e individual.
 
O novo modelo topo de linha da série A3 roda sobre aros de alumínio fundido de 19 polegadas com design de cinco raios estilo rotor e pneus 235/35.  A Audi oferece opcionalmente rodas polidas de 19 polegadas com visual titânio fosco ou preto antracito de alto brilho.  Como opção, os pneus podem ser nos tamanhos 255/30 na dianteira e 235/35 nas rodas traseiras.
 
Os discos de freios ventilados internamente têm 370 milímetros de diâmetro na frente e 310 milímetros atrás. As áreas de fricção dianteiras possuem design ondulado para redução de peso e são perfuradas para permitir o máximo de dissipação de calor. Elas são conectadas por pinos a coberturas de alumínio e seguras por pinças fixas de oito pistões pintadas de preto (opcionalmente vermelhas) com logos RS.
 
Entre as tecnologias que diferenciam o novo Audi RS 3 Sportback de seus concorrentes estão os discos de freios opcionais de fibra de carbono e cerâmica para o eixo dianteiro. Eles também medem 370 milímetros e contam com pinças pintadas de cinza antracito.  O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado, bastando apertar um botão por algum tempo.
 
O interior do novo Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto esportivo, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Fine Nappa, com costuras contrastantes em cinza. O volante esportivo RS multifuncional, forrado de couro e Alcantara, tem base achatada. A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao moto rista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Um indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável. Os insertos nas portas são de Alcantara.  Típicas dos modelos RS, as maçanetas das portas são esguias barras duplas e os insertos são em design 3D "Black" (opcionalmente, podem vir em Alumínio Race ou Carbono). Os mostradores do conjunto RS de instrumentos são pretos com ponteiros vermelhos e grafismo em branco.Apliques em preto antracito brilhante da alta qualidade emolduram os instrumentos.
 
Quem quer maior individualização pode solicitar itens adicionais, inclusive uma cobertura do moto r em fibra de carbono. Os pacotes de estilo em alumínio e preto brilhante também são especialmente atraentes. Além dos detalhes exteriores com superfícies diferenciadas, eles também incluem um logotipo quattro em cinza titânio na entrada de ar. As oito cores disponíveis incluem duas novas tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas.  Esta última é exclusividade do Audi RS 3 Sportback.
 
O equipamento de série do novo Audi RS 3 Sportback também inclui o sistema de estacionamento parking plus e o rádio MMI. As opções englobam os bancos esportivos S com padronagem diamante, logos estampados e forração clara opcional, além de, pela primeira vez no segmento dos compactos, os novos bancos RS tipo concha com airbags laterais integrados e estrutura em carbono, sete quilos mais leve do que o assento esportivo básico. Outra opção é o pacote de design interior RS 3 com detalhes vermelhos na almofada de joelho, entradas de ar, tapetes e cintos de segurança. A mesma cor também é visível através das perfurações dos bancos esportivos S.
 
Os sistemas de infotainment e de assistência ao condutor da série A3, incluindo o MMI navigation plus com MMI touch, são disponíveis sem restrições para o novo topo de linha. Os pacotes de conforto e conveniência incluem itens como bancos dianteiros aquecíveis com controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensor para luz e chuva.
 
As entregas do modelo estão previstas para começar na metade de 2015 na Europa e no último trimestre do ano no Brasil. Com este modelo, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance que desenvolve e constrói as versões esportivas do portfólio da AUDI AG, conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4 Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.

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Audi trará novo RS 3 Sportback ao Brasil
 

Audi trará novo RS 3 Sportback ao Brasil

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

O esportivo deve chegar ao Brasil no último trimestre de 2015

14 de Abril de 2015

A Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais potente do segmento premium. Com seu moto r turbo de cinco cilindros, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente. Esse moto r 2.5 litros TFSI do novo RS 3 Sportback gera 367 cv e 465 Nm de torque.
 
Em comparação com o Audi A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. A direção progressiva, a suspensão esportiva RS e o controle adaptativo dos amortecedores opcional Audi magnetic ride foram projetados especialmente para o RS. Caso desejado, a Audi pode instalar discos de freios de cerâmica por trás das rodas de 19 polegadas - uma novidade no segmento dos compactos premium.
 
O moto r 2.5 TFSI do novo Audi RS 3 Sportback tem sequência de detonação progressiva 1 - 2 - 3 - 4 - 5 da ignição dos cinco cilindros. Dois flaps nos dutos de exaustão do escapamento, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do moto r. O moto rista pode controlar esses flaps através do sistema Audi drive select. Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um sistema de escapamento esportivo como opção.
 
O moto r do novo RS 3 traz uma impressionante potência específica de 108,9 kW (148 cv) por litro. O torque máximo, de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. São necessários apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha. Quanto ao consumo, o novo modelo é cerca de 10% mais econômico que o anterior. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o moto r pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.
 
Motores de cinco cilindros com alta potência têm tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da Audi que lideraram nos ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, o RS de 1994, também contava com este moto r. O cinco-cilindros retornou em 2009 no Audi TT RS. Ele passou para o RS 3 Sportback em 2011 e, dois anos depois, para o RS Q3. O moto r de 2,5 litros foi eleito "Motor Internacional do Ano" em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.
 
A transmissão S tronic de sete marchas, conta ainda com sistema quattro de tração integral. Essa tração quattro conta ainda com vetoreamento de torque baseado em software e foi projetado para proporcionar o máximo de esportividade. Dessa forma, o novo Audi RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão.
 
O sistema quattro de tração integral transfere traz uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico. Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o Audi RS 3 Sportback.  Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100 por cento do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro. O controle da embreagem multidiscos é integrado ao sistema Audi drive select.
 
O condutor do novo Audi RS 3 Sportback pode escolher entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante ou a alavanca seletora. O launch control permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas. As marchas inferiores são mais curtas. Já a sétima é alongada, para reduzir o consumo de combustível.
 
A suspensão dianteira McPherson foi alargada para uma bitola de 1.559 milímetros e inclui pivôs de alumínio de alta resistência especialmente desenvolvidos.  A direção progressiva de série altera a redução entre 15,3:1 e 10,9:1, dependendo do ângulo de esterço.  Seu eficiente servo eletromecânico trabalha de acordo com características especiais da série RS.
 
O eixo traseiro, com bitola de 1.514 milímetros, possui quatro braços de aço de alta resistência à tensão que controlam separadamente as forças longitudinais e laterais. Como no eixo dianteiro, essas forças são direcionadas a um subchassi.  A rígida suspensão esportiva RS rebaixa a carroceria em 25 milímetros, em comparação com o A3 Sportback. O sistema Audi magnetic ride com amortecimento adaptativo é oferecido como opcional.  Seu gerenciamento é integrado ao sistema Audi drive select dynamic handling, que inclui os modos comfort, auto, dynamic e individual.
 
O novo modelo topo de linha da série A3 roda sobre aros de alumínio fundido de 19 polegadas com design de cinco raios estilo rotor e pneus 235/35.  A Audi oferece opcionalmente rodas polidas de 19 polegadas com visual titânio fosco ou preto antracito de alto brilho.  Como opção, os pneus podem ser nos tamanhos 255/30 na dianteira e 235/35 nas rodas traseiras.
 
Os discos de freios ventilados internamente têm 370 milímetros de diâmetro na frente e 310 milímetros atrás. As áreas de fricção dianteiras possuem design ondulado para redução de peso e são perfuradas para permitir o máximo de dissipação de calor. Elas são conectadas por pinos a coberturas de alumínio e seguras por pinças fixas de oito pistões pintadas de preto (opcionalmente vermelhas) com logos RS.
 
Entre as tecnologias que diferenciam o novo Audi RS 3 Sportback de seus concorrentes estão os discos de freios opcionais de fibra de carbono e cerâmica para o eixo dianteiro. Eles também medem 370 milímetros e contam com pinças pintadas de cinza antracito.  O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado, bastando apertar um botão por algum tempo.
 
O interior do novo Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto esportivo, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Fine Nappa, com costuras contrastantes em cinza. O volante esportivo RS multifuncional, forrado de couro e Alcantara, tem base achatada. A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao moto rista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Um indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável. Os insertos nas portas são de Alcantara.  Típicas dos modelos RS, as maçanetas das portas são esguias barras duplas e os insertos são em design 3D "Black" (opcionalmente, podem vir em Alumínio Race ou Carbono). Os mostradores do conjunto RS de instrumentos são pretos com ponteiros vermelhos e grafismo em branco.Apliques em preto antracito brilhante da alta qualidade emolduram os instrumentos.
 
Quem quer maior individualização pode solicitar itens adicionais, inclusive uma cobertura do moto r em fibra de carbono. Os pacotes de estilo em alumínio e preto brilhante também são especialmente atraentes. Além dos detalhes exteriores com superfícies diferenciadas, eles também incluem um logotipo quattro em cinza titânio na entrada de ar. As oito cores disponíveis incluem duas novas tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas.  Esta última é exclusividade do Audi RS 3 Sportback.
 
O equipamento de série do novo Audi RS 3 Sportback também inclui o sistema de estacionamento parking plus e o rádio MMI. As opções englobam os bancos esportivos S com padronagem diamante, logos estampados e forração clara opcional, além de, pela primeira vez no segmento dos compactos, os novos bancos RS tipo concha com airbags laterais integrados e estrutura em carbono, sete quilos mais leve do que o assento esportivo básico. Outra opção é o pacote de design interior RS 3 com detalhes vermelhos na almofada de joelho, entradas de ar, tapetes e cintos de segurança. A mesma cor também é visível através das perfurações dos bancos esportivos S.
 
Os sistemas de infotainment e de assistência ao condutor da série A3, incluindo o MMI navigation plus com MMI touch, são disponíveis sem restrições para o novo topo de linha. Os pacotes de conforto e conveniência incluem itens como bancos dianteiros aquecíveis com controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensor para luz e chuva.
 
As entregas do modelo estão previstas para começar na metade de 2015 na Europa e no último trimestre do ano no Brasil. Com este modelo, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance que desenvolve e constrói as versões esportivas do portfólio da AUDI AG, conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4 Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.

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