Revista Comprecar
Avaliação: Audi A1 Sportback Ambition
Versão topo de linha convence com desempenho digno de esportivo
Avaliação: Audi A1 Sportback Ambition
27 de Junho de 2016

Para que serve um Audi A1? O caçula da Audi só transporta quatro pessoas, tem um porta-malas relativamente pequeno, e não custa tão barato assim! Talvez seja esse o pensamento de um cliente puramente racional. Mas a compra de um carro, de forma geral, não é um pensamento tão racional assim. Em muitas situações, um carro representa o estilo de vida de seu proprietário. E é exatamente aqui que o Audi A1 se encaixa no mercado. Fato que estamos falando de um carro de nicho, que visa atender clientes específicos, com aspirações ainda mais específicas. Nessa matéria, trazemos a avaliação do A1 Sportback Ambition, versão topo de linha, com desempenho de carro esportivo.
 
A última mudança expressiva do compacto Audi A1 Sportback aconteceu no início de 2016. Na oportunidade, o compacto inclui algumas novidades, como suaves alterações no design externo e novo acabamento. Outra mudança expressiva na versão topo de linha, foi a inclusão do moto r 1.8 Turbo FSI de 192 cavalos com torque máximo de 25,5 kgfm. Antes, essa versão vinha equipada com um moto r 1.4 litro dotado de turbo compressor mais um compressor mecânico, montados em série que geravam 185 cv e o mesmo torque de 25,5 kgfm.
 
Na figura de compacto (que poderia até ser considerado como subcompacto), o Audi A1 é a escolha de quem procura um carro ágil, com estilo e acabamento sofisticado. E na versão topo de linha, é ainda mais interessante o elevado desempenho, que deixa muito carro de porte médio e grande, comendo poeira.
 
Um dos destaques no estilo do Audi A1 Sportback é a cúpula do teto pintada em cor contrastante com o restante da carroceria. No caso da versão avaliada é um preto brilhante, contrastando com o vermelho do resto.
 
Por dentro, o A1 continua sendo um carro compacto. O espaço é para apenas 4 pessoas (são apenas dois cintos de segurança no banco traseiro). Mesmo na versão topo linha, o carro é bastante espartano no quesito equipamentos. A tela do multimídia (que não tem GPS), é aberta e fechada manualmente. O sistema de ar-condicionado, ainda que automático, é de simples zona. E o espaço no banco traseiro é ideal para pessoas com no máximo 1,75m. Assim, o Audi A1 é o carro para quem quer andar na maioria do tempo sozinho, ou com uma companhia no banco da frente.
 
Dessa forma, o Audi A1 é o carro indicado para quem gosta de dirigir de verdade. Na atual versão, ele vem equipado com uma direção dotada de assistência elétrica. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. Agora, a regulagem é mais rígida, dando mais controle do conjunto.
 
Também na versão 2016, a Audi introduziu o sistema Audi Drive Select, oferecido apenas na versão Ambition 1.8. O moto rista alterar as características do moto r e do câmbio S tronic entre três modos: auto, eficiência e dinâmico.  Na prática, entre o modo eficiência e dinâmico, há alteração dos regimes de troca de marcha, maior sensibilidade do acelerador e a direção fica mais firme no modo dinâmico.
 
Motor 1.8 TFSI
 
O moto r é certamente o ponto mais relevante do A1 Ambition. Mais forte que o antigo 1.4, esse moto r 1.8 TFSI, entrega 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado entre 1.250 a 5.300 rpm.
 
Fato interessante nesse moto r é que ele tem 8 bicos injetores (4 diretos e 4 indiretos). Sob carga parcial, o moto r utiliza a injeção indireta para poupar combustível. Já em cargas maiores, é a injeção direta que faz o serviço. O moto r ainda conta com dois eixos de comando de válvulas variáveis, além do Audi valvelift, que modifica o curso das válvulas de escapamento entre dois níveis. Isso melhora o enchimento das câmaras de combustão, de acordo com a carga do moto r.
 
Transmissão S tronic
 
O A1 Sportback é oferecido com câmbio S tronic de dupla embreagem de sete marchas, podendo operar automaticamente, ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no console central como pelos paddle-shifts instalados no volante.
 
Para evitar desgaste das embreagens, em saídas de rampas, está presente o assistente de partida, que evita que o carro recue ao arrancar mantendo o freio acionado por alguns segundos.
 
Desempenho
 
Na versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 6,9 segundos. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4. Um ponto que realça a dirigibilidade esportiva na versão Ambition são as rodas de 17 polegadas, com pneus 215/40 de perfil baixo. Isso aumenta a sensação de carro no chão, nas situações de alta velocidade.
 
Mas se o objetivo do moto rista for pela economia, o Audi A1 não decepciona. Na estrada, em velocidade de cruzeiro (110 km/h) são possíveis médias de até 18 km/l. Na cidade, em uso moderado, até 12 km/l também é possível.
 
Equipamentos
 
O A1 Sportback Ambition traz a lista necessária de equipamentos de série. O acabamento interno é em preto, e os dois bancos esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é revestido de tecido preto. O volante e a manopla da alavanca da transmissão são revestidos de couro. Faz parte do pacote o sensor de estacionamento traseiro, encosto do banco traseiro rebatível, coluna de direção ajustável e coluna de direção ajustável.
 
A versão topo de linha se destaca pelas rodas de 17 polegadas e pelo contraste entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote S-Line. Opcionalmente, o carro pode trazer o teto solar “Open Sky”, com acionamento elétrico. Os faróis são bixenon, com luzes de condução diurna em LEDs, de série.
 
Para maior eficiência do sistema de climatização, os vidros laterais e traseiros possuem isolamento térmico e o para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de sol. Todas as versões são equipadas com airbags laterais na dianteira, além de airbags tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas.
 
A versão Ambition vem equipada de série com o Audi Sound system, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para telefones celulares. Tanto a versão Ambition como a Attraction podem receber também o pacote opcional de tecnologia, que inclui controle de cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o equipamento de som Bose surround.
 
Preço
 
Fato que o Audi A1 Sportback Ambition 1.8 TFSI S tronic não é um carro barato. Seu preço inicial é de R$ 124,9 mil. Aí começam os opcionais. O pacote tecnologia, que inclui controle de cruzeiro; pacote de luzes em LEDs; Keyless-go e sistema de som Bose custa mais R$ 9 mil. O teto solar elétrico panorâmico "Open Sky" mais R$ 6 mil. E a pintura metálica/perolizada mais R$ 1.500,00.
 
Ficha técnica: Audi A1 Sportback Ambition
 
Motor: 1.8 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.798 cm³
Potência (cv): 192 a 5.400 rpm
Torque (Nm): 250 entre 1.250 e 5.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.205 kg
Comprimento (mm): 3.973
Largura (mm): 1.746
Altura (mm): 1.422
Entre-eixos (mm): 2.469
Capacidade do porta-malas (l): 270
Aceleração 0-100 km/h (s): 6,9 s
Velocidade máxima (km/h): 234 km/h
Capacidade do tanque de combustível (l): 45

Avaliações < Voltar
Avaliação: Audi A1 Sportback Ambition
 

Avaliação: Audi A1 Sportback Ambition

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Versão topo de linha convence com desempenho digno de esportivo

27 de Junho de 2016

Para que serve um Audi A1? O caçula da Audi só transporta quatro pessoas, tem um porta-malas relativamente pequeno, e não custa tão barato assim! Talvez seja esse o pensamento de um cliente puramente racional. Mas a compra de um carro, de forma geral, não é um pensamento tão racional assim. Em muitas situações, um carro representa o estilo de vida de seu proprietário. E é exatamente aqui que o Audi A1 se encaixa no mercado. Fato que estamos falando de um carro de nicho, que visa atender clientes específicos, com aspirações ainda mais específicas. Nessa matéria, trazemos a avaliação do A1 Sportback Ambition, versão topo de linha, com desempenho de carro esportivo.
 
A última mudança expressiva do compacto Audi A1 Sportback aconteceu no início de 2016. Na oportunidade, o compacto inclui algumas novidades, como suaves alterações no design externo e novo acabamento. Outra mudança expressiva na versão topo de linha, foi a inclusão do moto r 1.8 Turbo FSI de 192 cavalos com torque máximo de 25,5 kgfm. Antes, essa versão vinha equipada com um moto r 1.4 litro dotado de turbo compressor mais um compressor mecânico, montados em série que geravam 185 cv e o mesmo torque de 25,5 kgfm.
 
Na figura de compacto (que poderia até ser considerado como subcompacto), o Audi A1 é a escolha de quem procura um carro ágil, com estilo e acabamento sofisticado. E na versão topo de linha, é ainda mais interessante o elevado desempenho, que deixa muito carro de porte médio e grande, comendo poeira.
 
Um dos destaques no estilo do Audi A1 Sportback é a cúpula do teto pintada em cor contrastante com o restante da carroceria. No caso da versão avaliada é um preto brilhante, contrastando com o vermelho do resto.
 
Por dentro, o A1 continua sendo um carro compacto. O espaço é para apenas 4 pessoas (são apenas dois cintos de segurança no banco traseiro). Mesmo na versão topo linha, o carro é bastante espartano no quesito equipamentos. A tela do multimídia (que não tem GPS), é aberta e fechada manualmente. O sistema de ar-condicionado, ainda que automático, é de simples zona. E o espaço no banco traseiro é ideal para pessoas com no máximo 1,75m. Assim, o Audi A1 é o carro para quem quer andar na maioria do tempo sozinho, ou com uma companhia no banco da frente.
 
Dessa forma, o Audi A1 é o carro indicado para quem gosta de dirigir de verdade. Na atual versão, ele vem equipado com uma direção dotada de assistência elétrica. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. Agora, a regulagem é mais rígida, dando mais controle do conjunto.
 
Também na versão 2016, a Audi introduziu o sistema Audi Drive Select, oferecido apenas na versão Ambition 1.8. O moto rista alterar as características do moto r e do câmbio S tronic entre três modos: auto, eficiência e dinâmico.  Na prática, entre o modo eficiência e dinâmico, há alteração dos regimes de troca de marcha, maior sensibilidade do acelerador e a direção fica mais firme no modo dinâmico.
 
Motor 1.8 TFSI
 
O moto r é certamente o ponto mais relevante do A1 Ambition. Mais forte que o antigo 1.4, esse moto r 1.8 TFSI, entrega 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado entre 1.250 a 5.300 rpm.
 
Fato interessante nesse moto r é que ele tem 8 bicos injetores (4 diretos e 4 indiretos). Sob carga parcial, o moto r utiliza a injeção indireta para poupar combustível. Já em cargas maiores, é a injeção direta que faz o serviço. O moto r ainda conta com dois eixos de comando de válvulas variáveis, além do Audi valvelift, que modifica o curso das válvulas de escapamento entre dois níveis. Isso melhora o enchimento das câmaras de combustão, de acordo com a carga do moto r.
 
Transmissão S tronic
 
O A1 Sportback é oferecido com câmbio S tronic de dupla embreagem de sete marchas, podendo operar automaticamente, ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no console central como pelos paddle-shifts instalados no volante.
 
Para evitar desgaste das embreagens, em saídas de rampas, está presente o assistente de partida, que evita que o carro recue ao arrancar mantendo o freio acionado por alguns segundos.
 
Desempenho
 
Na versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 6,9 segundos. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4. Um ponto que realça a dirigibilidade esportiva na versão Ambition são as rodas de 17 polegadas, com pneus 215/40 de perfil baixo. Isso aumenta a sensação de carro no chão, nas situações de alta velocidade.
 
Mas se o objetivo do moto rista for pela economia, o Audi A1 não decepciona. Na estrada, em velocidade de cruzeiro (110 km/h) são possíveis médias de até 18 km/l. Na cidade, em uso moderado, até 12 km/l também é possível.
 
Equipamentos
 
O A1 Sportback Ambition traz a lista necessária de equipamentos de série. O acabamento interno é em preto, e os dois bancos esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é revestido de tecido preto. O volante e a manopla da alavanca da transmissão são revestidos de couro. Faz parte do pacote o sensor de estacionamento traseiro, encosto do banco traseiro rebatível, coluna de direção ajustável e coluna de direção ajustável.
 
A versão topo de linha se destaca pelas rodas de 17 polegadas e pelo contraste entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote S-Line. Opcionalmente, o carro pode trazer o teto solar “Open Sky”, com acionamento elétrico. Os faróis são bixenon, com luzes de condução diurna em LEDs, de série.
 
Para maior eficiência do sistema de climatização, os vidros laterais e traseiros possuem isolamento térmico e o para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de sol. Todas as versões são equipadas com airbags laterais na dianteira, além de airbags tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas.
 
A versão Ambition vem equipada de série com o Audi Sound system, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para telefones celulares. Tanto a versão Ambition como a Attraction podem receber também o pacote opcional de tecnologia, que inclui controle de cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o equipamento de som Bose surround.
 
Preço
 
Fato que o Audi A1 Sportback Ambition 1.8 TFSI S tronic não é um carro barato. Seu preço inicial é de R$ 124,9 mil. Aí começam os opcionais. O pacote tecnologia, que inclui controle de cruzeiro; pacote de luzes em LEDs; Keyless-go e sistema de som Bose custa mais R$ 9 mil. O teto solar elétrico panorâmico "Open Sky" mais R$ 6 mil. E a pintura metálica/perolizada mais R$ 1.500,00.
 
Ficha técnica: Audi A1 Sportback Ambition
 
Motor: 1.8 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.798 cm³
Potência (cv): 192 a 5.400 rpm
Torque (Nm): 250 entre 1.250 e 5.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.205 kg
Comprimento (mm): 3.973
Largura (mm): 1.746
Altura (mm): 1.422
Entre-eixos (mm): 2.469
Capacidade do porta-malas (l): 270
Aceleração 0-100 km/h (s): 6,9 s
Velocidade máxima (km/h): 234 km/h
Capacidade do tanque de combustível (l): 45

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!