Revista Comprecar
Avaliação: BMW X3
Modelo já sai completo desde a versão de entrada
Avaliação: BMW X3
04 de Dezembro de 2015

Pouca gente sabe, mas o BMW X3, o SAV (Sport Activity Vehicle) da BMW já é fabricado em solo nacional. Desde agosto, o modelo é produzido na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari (SC), nas versões BMW X3 xDrive20i e X3 xDrive20i X Line, já no ano modelo 2015/2016. Aproveitando o momento bastante oportuno, trazemos a avaliação da versão de entrada do SAV X3. A título de informação, na mesma fábrica são feitos os BMW Série 3, BMW X1 e BMW Série 1.
 
SUV ou SAV
 
Quando o X3 surgiu, a BMW aproveitou a oportunidade para diferenciar o seu produto, dos demais concorrentes do mercado. Adotando uma estratégia diferente, a marca apostou num produto mais esportivo, e menos fora-de-estrada. Na prática, grande parte dos clientes que procuram esse tipo de veículo, dificilmente fazem um uso intenso no fora de estrada. Aliás, o uso é bastante esporádico. Justamente por isso, para a BMW escolheu apostar na esportividade para uso urbano e rodoviário, em vez da capacidade fora de estrada. Assim, o X3 já nasceu com um SAV (Sport Activity Vehicle), em vez da tradicional proposta dos SUV (Sport Utility Vehicle).
 
Dessa forma, a linha X3 busca aliar um desempenho comparável aos melhores sedans médios, com alguma capacidade no fora de estrada, graças a sua altura em relação ao solo como também o sistema de tração integral XDrive, totalmente automático.
 
E como todo veículo que tem esse tipo de proposta, o X3 consegue atender às principais demandas desse tipo de consumidor com um amplo espaço interno. Quando comparado ao irmão menor X1, ou até mesmo à série 3, o X3 oferece maior espaço no banco traseiro, tornando o veículo ideal para pequenas famílias, ou quem gosta de viajar. Outro destaque é o fato de contar com um dos maiores porta-malas da categoria, que vai de 550 litros com os bancos na posição normal, até 1.600 litros com os bancos traseiros rebatidos. E graças ao porte elevado, o moto rista e passageiro da frente, ficam em posição mais ereta ao volante.
 
Muita tecnologia embarcada
 
O X3 brasileiro já vem equipado com o que há de mais avançado em conectividade na marca. Tanto a versão de entrada xDrive20i, como a intermediária xDrive20i X Line, trazem o completo sistema ConnectedDrive. Trata-se de uma plataforma digital que faz uma ligação inteligente entre o veículo, o moto rista e diversos serviços digitais.
 
A interação entre o BMW ConnectedDrive com seus serviços e aplicativos, e os sistemas inteligentes de assistência, auxiliam o moto rista BMW em todos os níveis, seja para mais conforto como entretenimento contínuo durante todos os caminhos. Assim, a BMW unifica a gama de opções de equipamento sob o termo BMW ConnectedDrive.
 
Na prática, existe uma melhor integração entre a central multimídia, conectividade ampliada com smartphones, sistemas de reconhecimento de voz para execução de comandos e conectividade externa com outros serviços. Dessa forma o veículo já sai de fábrica com uma linha telefônica que mantem o carro conectado com a central da BMW .
 
Existem serviços e aplicativos opcionais do BMW ConnectedDrive, como os Serviços de Concierge, ou Informações de Trânsito em Tempo Real. No primeiro, o cliente faz contato com a central da BMW , onde um atendente coloca uma série de serviços à disposição, como: busca por restaurantes e pontos de interesse diversos. O sistema ainda permite chamada de emergência inteligente em caso de acidente com veículo. Com a ajuda do My Info/Send to Car é possível levar no veículo, contatos, lista telefônica e mensagens curtas mais importantes. Tudo integrado a central multimídia. Também é possível integrar serviços de rádios on-line do smartphone e outros aplicativas de ajuda.
 
Por fim, a central traz um preciso mapa para uso do GPS, com virtualização de prédios e pontos turísticos em 3D. Tudo acessado por um prático comando instalado no console central. Alguns serviços também podem ser acessados pelos controles do volante, como sistema de som e chamadas do celular.
 
Motor e câmbio
 
A versão de entrada, X3 xDrive20i traz o moto r 2.0 litros Twin Turbo de 4 cilindros à gasolina. Ainda não está disponível o moto r flex para a X3. Esse moto r entrega 184 cv de potência máxima, com torque máximo 270 Nm.
 
Junto com esse moto r, está um eficiente câmbio automático de oito marchas, que ajuda bastante na economia de combustível.
 
Com esse conjunto, o X3 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, e chegar a uma velocidade máxima de 210 km/h. E sem abrir mão do bom desempenho, o X3 ainda consegue fazer médias de até 13 km/l, na estrada. Na cidade, o consumo fica perto dos 8 km/l.
 
Tração xDrive
 
Um grande diferencial do modelo é justamente a tração integral, com gerenciamento automático xDrive. Ela garante sempre a aderência necessária, mantendo a direção adequada mesmo em curvas rápidas. Com esse sistema, cada eixo utiliza a sua tração ao máximo. Em um décimo de segundo, a tração pode ser distribuída em até 100% para o eixo dianteiro, ou traseiro, por meio da transmissão e de um acoplador de discos múltiplos, antes de voltar à relação normal de 40:60.
 
Caso tenha que ser aplicada mais potência, em condições adversas, o Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) entra em funcionamento. Além de melhorar a tração, o sistema também reconhece os primeiros sinais de sobre-esterço e sub-esterço. Caso o sistema detecte um sobre-esterço da direção, o sistema BMW xDrive transfere mais potência para o eixo dianteiro. Essa distribuição flexível de atritos assegura a estabilidade.
 
Com essa tecnologia, a BMW proporciona uma tração integral com todas as vantagens: dinâmica de condução, comportamento em curvas otimizado além de ótima mobilidade em situações de “fora-de-estrada” corriqueiros, como estradas de terra, grama molhada ou até areia de praia.
 
Equipamentos de fábrica
 
A lista de equipamentos inclui, além do sistema de navegação com ConnectedDrive, ar-condicionado automático digital, farol bi-xenon, bancos dianteiros elétricos; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; seis air-bags; rodas de liga leve Double Spoke aro 18, entre outros itens.
 
A versão xDrive20i X Line acrescenta itens como: rodas de liga leve Y Spoke aro 18 e elementos do design X-Line; teto solar; sistema de navegação profissional com tela de 8,8”; DVD e HD de 20GB; câmera de ré; sistema de abertura e fechamento elétrico do porta-malas; som HiFi; e espelhos externos rebatíveis e com função anti-ofuscante.
 
Preços
 
Os modelos X3 tem os seguintes preços sugeridos: R$ 211.450,00 (X3 xDrive20i) e R$ 229.450,00 (xDrive20i X Line). Promocionalmente, a versão de entrada pode ser adquirida por R$ 194.950, e a X Line por R$ 209.950.

Avaliações < Voltar
Avaliação: BMW X3
 

Avaliação: BMW X3

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Modelo já sai completo desde a versão de entrada

04 de Dezembro de 2015

Pouca gente sabe, mas o BMW X3, o SAV (Sport Activity Vehicle) da BMW já é fabricado em solo nacional. Desde agosto, o modelo é produzido na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari (SC), nas versões BMW X3 xDrive20i e X3 xDrive20i X Line, já no ano modelo 2015/2016. Aproveitando o momento bastante oportuno, trazemos a avaliação da versão de entrada do SAV X3. A título de informação, na mesma fábrica são feitos os BMW Série 3, BMW X1 e BMW Série 1.
 
SUV ou SAV
 
Quando o X3 surgiu, a BMW aproveitou a oportunidade para diferenciar o seu produto, dos demais concorrentes do mercado. Adotando uma estratégia diferente, a marca apostou num produto mais esportivo, e menos fora-de-estrada. Na prática, grande parte dos clientes que procuram esse tipo de veículo, dificilmente fazem um uso intenso no fora de estrada. Aliás, o uso é bastante esporádico. Justamente por isso, para a BMW escolheu apostar na esportividade para uso urbano e rodoviário, em vez da capacidade fora de estrada. Assim, o X3 já nasceu com um SAV (Sport Activity Vehicle), em vez da tradicional proposta dos SUV (Sport Utility Vehicle).
 
Dessa forma, a linha X3 busca aliar um desempenho comparável aos melhores sedans médios, com alguma capacidade no fora de estrada, graças a sua altura em relação ao solo como também o sistema de tração integral XDrive, totalmente automático.
 
E como todo veículo que tem esse tipo de proposta, o X3 consegue atender às principais demandas desse tipo de consumidor com um amplo espaço interno. Quando comparado ao irmão menor X1, ou até mesmo à série 3, o X3 oferece maior espaço no banco traseiro, tornando o veículo ideal para pequenas famílias, ou quem gosta de viajar. Outro destaque é o fato de contar com um dos maiores porta-malas da categoria, que vai de 550 litros com os bancos na posição normal, até 1.600 litros com os bancos traseiros rebatidos. E graças ao porte elevado, o moto rista e passageiro da frente, ficam em posição mais ereta ao volante.
 
Muita tecnologia embarcada
 
O X3 brasileiro já vem equipado com o que há de mais avançado em conectividade na marca. Tanto a versão de entrada xDrive20i, como a intermediária xDrive20i X Line, trazem o completo sistema ConnectedDrive. Trata-se de uma plataforma digital que faz uma ligação inteligente entre o veículo, o moto rista e diversos serviços digitais.
 
A interação entre o BMW ConnectedDrive com seus serviços e aplicativos, e os sistemas inteligentes de assistência, auxiliam o moto rista BMW em todos os níveis, seja para mais conforto como entretenimento contínuo durante todos os caminhos. Assim, a BMW unifica a gama de opções de equipamento sob o termo BMW ConnectedDrive.
 
Na prática, existe uma melhor integração entre a central multimídia, conectividade ampliada com smartphones, sistemas de reconhecimento de voz para execução de comandos e conectividade externa com outros serviços. Dessa forma o veículo já sai de fábrica com uma linha telefônica que mantem o carro conectado com a central da BMW .
 
Existem serviços e aplicativos opcionais do BMW ConnectedDrive, como os Serviços de Concierge, ou Informações de Trânsito em Tempo Real. No primeiro, o cliente faz contato com a central da BMW , onde um atendente coloca uma série de serviços à disposição, como: busca por restaurantes e pontos de interesse diversos. O sistema ainda permite chamada de emergência inteligente em caso de acidente com veículo. Com a ajuda do My Info/Send to Car é possível levar no veículo, contatos, lista telefônica e mensagens curtas mais importantes. Tudo integrado a central multimídia. Também é possível integrar serviços de rádios on-line do smartphone e outros aplicativas de ajuda.
 
Por fim, a central traz um preciso mapa para uso do GPS, com virtualização de prédios e pontos turísticos em 3D. Tudo acessado por um prático comando instalado no console central. Alguns serviços também podem ser acessados pelos controles do volante, como sistema de som e chamadas do celular.
 
Motor e câmbio
 
A versão de entrada, X3 xDrive20i traz o moto r 2.0 litros Twin Turbo de 4 cilindros à gasolina. Ainda não está disponível o moto r flex para a X3. Esse moto r entrega 184 cv de potência máxima, com torque máximo 270 Nm.
 
Junto com esse moto r, está um eficiente câmbio automático de oito marchas, que ajuda bastante na economia de combustível.
 
Com esse conjunto, o X3 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, e chegar a uma velocidade máxima de 210 km/h. E sem abrir mão do bom desempenho, o X3 ainda consegue fazer médias de até 13 km/l, na estrada. Na cidade, o consumo fica perto dos 8 km/l.
 
Tração xDrive
 
Um grande diferencial do modelo é justamente a tração integral, com gerenciamento automático xDrive. Ela garante sempre a aderência necessária, mantendo a direção adequada mesmo em curvas rápidas. Com esse sistema, cada eixo utiliza a sua tração ao máximo. Em um décimo de segundo, a tração pode ser distribuída em até 100% para o eixo dianteiro, ou traseiro, por meio da transmissão e de um acoplador de discos múltiplos, antes de voltar à relação normal de 40:60.
 
Caso tenha que ser aplicada mais potência, em condições adversas, o Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) entra em funcionamento. Além de melhorar a tração, o sistema também reconhece os primeiros sinais de sobre-esterço e sub-esterço. Caso o sistema detecte um sobre-esterço da direção, o sistema BMW xDrive transfere mais potência para o eixo dianteiro. Essa distribuição flexível de atritos assegura a estabilidade.
 
Com essa tecnologia, a BMW proporciona uma tração integral com todas as vantagens: dinâmica de condução, comportamento em curvas otimizado além de ótima mobilidade em situações de “fora-de-estrada” corriqueiros, como estradas de terra, grama molhada ou até areia de praia.
 
Equipamentos de fábrica
 
A lista de equipamentos inclui, além do sistema de navegação com ConnectedDrive, ar-condicionado automático digital, farol bi-xenon, bancos dianteiros elétricos; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; seis air-bags; rodas de liga leve Double Spoke aro 18, entre outros itens.
 
A versão xDrive20i X Line acrescenta itens como: rodas de liga leve Y Spoke aro 18 e elementos do design X-Line; teto solar; sistema de navegação profissional com tela de 8,8”; DVD e HD de 20GB; câmera de ré; sistema de abertura e fechamento elétrico do porta-malas; som HiFi; e espelhos externos rebatíveis e com função anti-ofuscante.
 
Preços
 
Os modelos X3 tem os seguintes preços sugeridos: R$ 211.450,00 (X3 xDrive20i) e R$ 229.450,00 (xDrive20i X Line). Promocionalmente, a versão de entrada pode ser adquirida por R$ 194.950, e a X Line por R$ 209.950.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!