Revista Comprecar
Avaliação: Honda Accord EX 2016
Completamente remodelado, sedan traz extremo conforto e alto desempenho
Avaliação: Honda Accord EX 2016
08 de Junho de 2016

No final de 2015, a Honda apresentou a linha 2016, do novo Honda Accord. Importado dos Estados Unidos, o sedan de luxo passou por alterações significativas em seu design, além da inclusão de novas tecnologias. Poucas coisas foram mantidas do modelo anterior. Uma delas foi o poderoso moto r i-VTEC 3.5 litros - V6, junto com o câmbio automático de seis marchas. Em resumo, a Honda mudou o que precisava para deixar o Accord mais interessante e moderno, sempre focando o cliente tradicional da marca. O Honda Accord está disponível em pacote único, apenas na versão EX, sem opcionais.
 
Novo estilo
 
Fato que a Honda surpreendeu no design. As linhas são bem mais marcantes. O capô e o para-choque têm vincos acentuados e se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito, com faróis e luzes de neblina totalmente em LED. Aliás, esse é o grande destaque do Accord. Mesmo com o farol desligado, fica presente uma interessante assinatura luminosa, como luz de posicionamento diurna.
 
O visual elegante e moderno segue pelas linhas laterais. Chamam a atenção, as novas rodas aro 18 polegadas, mais esportivas. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, e lanternas também com iluminação em LED. Sobra espaço ainda para um discreto aerofólio na tampa do porta-malas. Fato incontestável, é que o Honda Accord deixou de ter aquele ar de carro de “tiozão”.
 
Interior
 
O interior também evoluiu. Mas, nesse caso, a Honda foi mais conservadora. Nota-se o típico DNA da marca japonesa, num desenho que favorece a funcionalidade e praticidade. Assim, o Accord traz sempre comandos em botões claros e grandes, com função direta. Não é preciso acessar menus e submenus para selecionar uma determinada função.
 
Outra característica dos carros da Honda é sempre a oferta generosa de grandes porta-objetos. Difícil não conseguir acomodar os diversos equipamentos e acessórios que as pessoas normalmente transportam, como carteiras, pequenas bolsas, smartphones e etc.
 
As principais novidades são as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40).
 
O Accord 2016 mantém o revestimento dos bancos em couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas. O moto rista conta com ajuste de altura e profundidade no volante e bancos com ajustes elétricos, além de ter à mão os comandos do sistema de áudio e do controle de cruzeiro. Falta, entretanto, botão para a memória de posição dos bancos.
 
A sensação de conforto é ampliada pelos assentos dianteiros com desenho mais anatômico, além dos ajustes elétricos. E com 2,77 metros no entre-eixos, o banco traseiro é igualmente confortável com amplo espaço para pernas, inclusive para as pessoas mais altas. O piso traseiro totalmente plano permite transportar 3 adultos com bom nível de conforto.
 
O porta-malas é bastante amplo, com generosos 506 litros. Mais isso se deve por conta do Accord trazer um pneu de estepe “fino” para uso temporário.
 
Muita tecnologia embarcada
 
Uma tecnologia incorporada ao novo modelo é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o moto r do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.
 
Outro recurso interessante presente no Accord V6, é o sistema inteligente de abertura das portas e acionamento da ignição sem chave. Trata-se de uma chave presencial, que permite destracar as portas simplesmente com a proximidade do usuário e colocação da mão na maçaneta. E a partida acontece com a apertar de uma botão no console.
 
Um item realmente exclusivo do Accord V6 é o Honda LaneWatch. Trata-se de um sistema que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro, e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica ao lado direito do veículo. Esse sistema é acionado toda vez que o moto rista utiliza a seta para o lado direito do carro. Também é possível ativar essa imagem pressionando um botão na alavanca de seleção de seta.
 
Outra exclusividade do modelo é o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine por meio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias transmitindo a sensação de silêncio. Funciona de forma semelhante aos fones de ouvido com “Noise Cancelling” vendido em aeroportos.
 
Central multimedia com GPS
 
O modelo traz, enfim, uma central multimídia com tela de 7 polegadas multi touchscreen. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones), das principais capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente, assim como já acontece no HR-V EXL e no Civic EXR.
 
O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento.
 
Outra novidade no Accord é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. Existem, ainda, duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O conjunto é complementado por um sistema de áudio premium com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.
 
Mais equipamentos
 
Para auxiliar o moto rista em manobras, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré oferece três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de orientação acompanha a rotação do volante. Outra novidade na linha 2016 é a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
 
Como itens de conveniência, além do sistema de partida a distância pela chave, o Accord 2016 traz acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.
 
Poderoso e eficiente moto r V6
 
A versão EX do Accord 2016 continua equipada com moto r i-VTEC 3.5 litros - V6 24 válvulas, aliado ao câmbio automático de seis marchas, que agora traz paddle shift (aletas atrás do volante). O moto rista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport), que proporciona mais esportividade e dinamismo.
 
O moto r desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu diferencial é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM) que será explicada mais a frente. O moto r possui ainda um sistema de coxins ativos eletro-hidráulicos, desenvolvidos para reduzir significativamente as vibrações geradas pelo propulsor.
 
Esse conjunto de moto r e câmbio, acelera o Honda Accord de 0 a 100 km/h em pouco mais de 6 segundos (o tempo não é oficial pela Honda). Mas o Accord está limitado eletronicamente em 210 km/h. Certamente, o moto r levaria o carro à velocidades bem mais altas.
 
Assim como acontece no Civic, o Accord traz o sistema ECON, que ativa a função de assistência à condução econômica. Nesta condição, diversos sistemas do veículo (como a sensibilidade do pedal do acelerador) têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível.
 
Administração de cilindro variável
 
O grande destaque desse moto r V6 fica por conta da tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Este sistema pode ativar e desativar cilindros do moto r, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Normalmente, o seis cilindros estão ativos, até para garantir torque máximo em todas as situações. Porém, quando o carro se encontra em uso moderado de velocidade constante, o VCM permite que o Accord V6 seja operado com apenas três ou quatro cilindros. O gerenciamento é totalmente automático e acontece de forma transparente para o moto rista.
 
 O VCM permite “fechar” os cilindros, através do controle das válvulas, apenas com ar.O ar no interior do cilindro, funciona como uma “mola” elástica no conjunto do moto r. Quando um cilindro está “desligado”, nenhum combustível é usado nesse conjunto. Isso permite ao Accord atingir médias de consumo realmente impressionantes para um carro de mais de 1.600 kg com moto r V6. Em nossos testes na estrada com velocidade constante de 110 km/h, conseguimos médias de até 16 km/l. Com um tanque de combustível com capacidade de 65 litros, a autonomia é excelente numa viagem.
 
Suspensão, direção e segurança
 
O conjunto de suspensão teve componentes aperfeiçoados, como os amortecedores de alta performance, e o sistema de direção elétrica EPS recebeu nova programação, transmitindo mais leveza e precisão ao condutor.
 
O Accord possui freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do moto rista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote de segurança também inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros – com SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas – e de cortina.
 
Preço e cores
 
O Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas concessionárias a partir de janeiro de 2016, nas cores White Orchid (perolizada), Platinum Silver (metálica) e Crystal Black (perolizada). O preço sugerido é de R$ 160 mil.

Avaliações < Voltar
Avaliação: Honda Accord EX 2016
 

Avaliação: Honda Accord EX 2016

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Completamente remodelado, sedan traz extremo conforto e alto desempenho

08 de Junho de 2016

No final de 2015, a Honda apresentou a linha 2016, do novo Honda Accord. Importado dos Estados Unidos, o sedan de luxo passou por alterações significativas em seu design, além da inclusão de novas tecnologias. Poucas coisas foram mantidas do modelo anterior. Uma delas foi o poderoso moto r i-VTEC 3.5 litros - V6, junto com o câmbio automático de seis marchas. Em resumo, a Honda mudou o que precisava para deixar o Accord mais interessante e moderno, sempre focando o cliente tradicional da marca. O Honda Accord está disponível em pacote único, apenas na versão EX, sem opcionais.
 
Novo estilo
 
Fato que a Honda surpreendeu no design. As linhas são bem mais marcantes. O capô e o para-choque têm vincos acentuados e se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito, com faróis e luzes de neblina totalmente em LED. Aliás, esse é o grande destaque do Accord. Mesmo com o farol desligado, fica presente uma interessante assinatura luminosa, como luz de posicionamento diurna.
 
O visual elegante e moderno segue pelas linhas laterais. Chamam a atenção, as novas rodas aro 18 polegadas, mais esportivas. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, e lanternas também com iluminação em LED. Sobra espaço ainda para um discreto aerofólio na tampa do porta-malas. Fato incontestável, é que o Honda Accord deixou de ter aquele ar de carro de “tiozão”.
 
Interior
 
O interior também evoluiu. Mas, nesse caso, a Honda foi mais conservadora. Nota-se o típico DNA da marca japonesa, num desenho que favorece a funcionalidade e praticidade. Assim, o Accord traz sempre comandos em botões claros e grandes, com função direta. Não é preciso acessar menus e submenus para selecionar uma determinada função.
 
Outra característica dos carros da Honda é sempre a oferta generosa de grandes porta-objetos. Difícil não conseguir acomodar os diversos equipamentos e acessórios que as pessoas normalmente transportam, como carteiras, pequenas bolsas, smartphones e etc.
 
As principais novidades são as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40).
 
O Accord 2016 mantém o revestimento dos bancos em couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas. O moto rista conta com ajuste de altura e profundidade no volante e bancos com ajustes elétricos, além de ter à mão os comandos do sistema de áudio e do controle de cruzeiro. Falta, entretanto, botão para a memória de posição dos bancos.
 
A sensação de conforto é ampliada pelos assentos dianteiros com desenho mais anatômico, além dos ajustes elétricos. E com 2,77 metros no entre-eixos, o banco traseiro é igualmente confortável com amplo espaço para pernas, inclusive para as pessoas mais altas. O piso traseiro totalmente plano permite transportar 3 adultos com bom nível de conforto.
 
O porta-malas é bastante amplo, com generosos 506 litros. Mais isso se deve por conta do Accord trazer um pneu de estepe “fino” para uso temporário.
 
Muita tecnologia embarcada
 
Uma tecnologia incorporada ao novo modelo é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o moto r do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.
 
Outro recurso interessante presente no Accord V6, é o sistema inteligente de abertura das portas e acionamento da ignição sem chave. Trata-se de uma chave presencial, que permite destracar as portas simplesmente com a proximidade do usuário e colocação da mão na maçaneta. E a partida acontece com a apertar de uma botão no console.
 
Um item realmente exclusivo do Accord V6 é o Honda LaneWatch. Trata-se de um sistema que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro, e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica ao lado direito do veículo. Esse sistema é acionado toda vez que o moto rista utiliza a seta para o lado direito do carro. Também é possível ativar essa imagem pressionando um botão na alavanca de seleção de seta.
 
Outra exclusividade do modelo é o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine por meio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias transmitindo a sensação de silêncio. Funciona de forma semelhante aos fones de ouvido com “Noise Cancelling” vendido em aeroportos.
 
Central multimedia com GPS
 
O modelo traz, enfim, uma central multimídia com tela de 7 polegadas multi touchscreen. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones), das principais capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente, assim como já acontece no HR-V EXL e no Civic EXR.
 
O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento.
 
Outra novidade no Accord é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. Existem, ainda, duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O conjunto é complementado por um sistema de áudio premium com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.
 
Mais equipamentos
 
Para auxiliar o moto rista em manobras, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré oferece três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de orientação acompanha a rotação do volante. Outra novidade na linha 2016 é a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
 
Como itens de conveniência, além do sistema de partida a distância pela chave, o Accord 2016 traz acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.
 
Poderoso e eficiente moto r V6
 
A versão EX do Accord 2016 continua equipada com moto r i-VTEC 3.5 litros - V6 24 válvulas, aliado ao câmbio automático de seis marchas, que agora traz paddle shift (aletas atrás do volante). O moto rista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport), que proporciona mais esportividade e dinamismo.
 
O moto r desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu diferencial é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM) que será explicada mais a frente. O moto r possui ainda um sistema de coxins ativos eletro-hidráulicos, desenvolvidos para reduzir significativamente as vibrações geradas pelo propulsor.
 
Esse conjunto de moto r e câmbio, acelera o Honda Accord de 0 a 100 km/h em pouco mais de 6 segundos (o tempo não é oficial pela Honda). Mas o Accord está limitado eletronicamente em 210 km/h. Certamente, o moto r levaria o carro à velocidades bem mais altas.
 
Assim como acontece no Civic, o Accord traz o sistema ECON, que ativa a função de assistência à condução econômica. Nesta condição, diversos sistemas do veículo (como a sensibilidade do pedal do acelerador) têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível.
 
Administração de cilindro variável
 
O grande destaque desse moto r V6 fica por conta da tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Este sistema pode ativar e desativar cilindros do moto r, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Normalmente, o seis cilindros estão ativos, até para garantir torque máximo em todas as situações. Porém, quando o carro se encontra em uso moderado de velocidade constante, o VCM permite que o Accord V6 seja operado com apenas três ou quatro cilindros. O gerenciamento é totalmente automático e acontece de forma transparente para o moto rista.
 
 O VCM permite “fechar” os cilindros, através do controle das válvulas, apenas com ar.O ar no interior do cilindro, funciona como uma “mola” elástica no conjunto do moto r. Quando um cilindro está “desligado”, nenhum combustível é usado nesse conjunto. Isso permite ao Accord atingir médias de consumo realmente impressionantes para um carro de mais de 1.600 kg com moto r V6. Em nossos testes na estrada com velocidade constante de 110 km/h, conseguimos médias de até 16 km/l. Com um tanque de combustível com capacidade de 65 litros, a autonomia é excelente numa viagem.
 
Suspensão, direção e segurança
 
O conjunto de suspensão teve componentes aperfeiçoados, como os amortecedores de alta performance, e o sistema de direção elétrica EPS recebeu nova programação, transmitindo mais leveza e precisão ao condutor.
 
O Accord possui freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do moto rista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote de segurança também inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros – com SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas – e de cortina.
 
Preço e cores
 
O Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas concessionárias a partir de janeiro de 2016, nas cores White Orchid (perolizada), Platinum Silver (metálica) e Crystal Black (perolizada). O preço sugerido é de R$ 160 mil.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!