Revista Comprecar
Avaliação: Honda Civic EXR 2016
Central Multimedia, teto-solar e mais equipamentos definem a versão top
Avaliação: Honda Civic EXR 2016
10 de Julho de 2015

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre
 
Em Fevereiro desse ano, a Honda apresentou a linha 2016 do Civic. Entre os destaques, estava à volta da versão EXR (topo de linha) a família do modelo.
 
Não é novidade que o Civic disputa, há algum tempo, a liderança de vendas na categoria com o Toyota Corolla. Esse fato é bastante curioso, pois além da boa qualidade de acabamento e construção, os dois carros não tem muita coisa em comum. Enquanto o Corolla é um carro voltado para conforto e suavidade, o Civic entrega um perfil mais esportivo e firme. E isso é evidente na versão EXR
 
Estilo
 
Por fora, não existem novidades. O estilo é exatamente igual desde os Civics vendidos a partir de Junho de 2014, quando a Honda fez um pequeno face-lift. Uma forma rápida de identificar a versão EXR são pelas maçanetas cromadas e a presença do teto-solar.
 
Um detalhe interessante é que a versão EXR vem equipada com rodas de liga leve de aro 17 polegadas com acabamento diamantado. Fato interessante, pois alguns dos concorrentes diretos do Civic, mesmo na versão topo de linha, são equipados com rodas de 16 polegadas (a exemplo do Corolla e Cruze). Com a roda maior, um novo conjunto de pneus foi escolhido. Como características tem-se menor resistência ao rolamento. Isso também deixa o carro mais esportivo e firme. Não é por acaso, que o Civic encanta usuários com idade média mais baixa, que concorrentes como Corolla e Sentra.
 
Interior
 
O interior do Civic EXR merece elogios pela beleza e funcionalidade. Toda parte superior do painel vem na cor preta, e mostra contraste com a parte inferior em cinza-claro. Além disso, traz também uma pintura com acabamento metalizado da moldura do painel de instrumentos e do sistema de áudio.
 
O volante conta com diversos controles, sendo: controle de cruzeiro, funções do som, botões independentes para uso do celular no viva-voz e um botão dedicado para uso do i-MID. Além disso, traz também as “borboletas” para seleção manual das marchas.
 
O i-MID (intelligent Multi-Information Display) é um interessante equipamento. Trata-se de um display adicional que exibe diversas informações como: informações de áudio, computador de bordo, status da conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo.
 
O Civic EXR conta também com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. O ECON ajuda na economia de combustível. Com essa tecla acionada, a lógica de troca de marcha do câmbio, a sensibilidade do pedal do acelerador e o sistema de ar-condicionado, tem o funcionamento alterado para reduzir o consumo de combustível. É um recurso interessante, mas não faz milagres. Acelerando suavemente, as barras verticais azuis do painel, passam para cor verde indicando uma condução mais econômica.
 
Atualmente, o Civic EXR usa um estepe de uso temporário. Assim, se um pneu furar, o estepe só pode ser utilizado por curto período, e com velocidade abaixo de 80 km/h. A vantagem do estepe fino é mais espaço no porta-malas, com 449 litros. Ainda sim, o porta-malas do Civic, não é o mais espaçoso da categoria.
 
Motor 2.0 litros com sistema FlexOne
 
O Civic EXR 2015 não teve mudanças no moto r e câmbio. Continua equipado com moto r i-VTEC 2.0 litros. Sua potência máxima é de 155 cavalos no etanol e 150 cavalos com gasolina. A única opção de câmbio é o automático de cinco marchas. Além disso, conta com o sistema FlexOne. Esse sistema dispensa o subtanque para partida a frio. Ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores atua na linha de combustível tornando a temperatura do etanol, ideal para dar uma partida imediata, mesmo em situações de baixa temperatura ambiente (abaixo de 10 graus, por exemplo). Esse recurso é oferecido no Civic desde janeiro de 2013.
 
Desempenho
 
Sob o aspecto de consumo, o Civic LXR recebe etiquetagem B pelo Inmetro. O consumo médio informado, na cidade, é de 6,5 / 9,4 km/l (etanol/gasolina). E na estrada sobe para 9,2/ 12,8 km/l. O tanque de combustível comporta 57 litros. A Honda não informa velocidade máxima nem aceleração de 0 a 100 km/h. Porém, em nossos testes descobrimos que a velocidade máxima é de 215 km/h, limitada eletronicamente. Mas é bem difícil conseguir chegar nessa velocidade.
 
Equipamentos
 
O Civic EXR traz vários equipamentos uma vez que é a versão topo de linha. Estão presentes faróis auxiliares dianteiros e acendimento automático dos faróis baixos por sensor crepuscular. Também está presente o ar-condicionado automático de simples zona, câmera de ré integrada, bancos forrados em couro cinza claro, acionamento com simples toque para todos os vidros, banco do moto rista com ajuste manual de altura, volante com ajuste de altura e profundidade e direção com assistência elétrica.
 
Central Multimedia de última geração
 
Exclusivamente na versão EXR, a Honda ousou em sua nova central multimedia. Ela traz tela LCD escamoteável de 7 polegadas e navegador integrado ao painel. Na prática, é como se a Honda tivesse colocado um tablet com sistema operacional Android dentro da central. Assim, ela suporta uma série de novas funções como multi-toques com gesto de pinça e rolagem, igual o de um smartphone. Entre os destaques dessa central, está uso de um chipset super avançado da NVIDIA para um processamento realmente rápido. Ainda que a Honda não divulgue, essa central usa o Android 4.0.4. Mas o sistema foi limitado para não permitir a instalação de outros softwares, além dos originais que acompanham o carro de fábrica.  
 
Assim, a central traz software de navegação GPS fornecido pela Garmin. Além disso esta incluído o serviço de monitoramente de trânsito, em tempo real. Dessa forma, a central consegue informar problemas no trajeto, bem como fornecer rotas alternativas. Por enquanto, o serviço só esta presente em: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.   Assim como acontece num tablet, a central tem conexão Wi-Fi que permite liga-lá a um hotspot e permitir navegação através de um browser. Isso pode ser feito via ponto de acesso fixo (como o roteador de casa, quando o carro esta na garagem) ou usando um smartphone que suporte o compartilhamento da internet pelo Wi-Fi. A central também tem conexão Bluetooth para realização de chamadas, e reprodução de áudio sem fios.
 
Outra novidade na central é a entrada padrão HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais, tablets e smartphones. Também existem mais duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar tipo P2. Não estão disponíveis reprodutor de DVD e nem TV digital nessa central.
 
O Civic EXR traz ainda câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
 
Segurança
 
Na versão topo de linha está presente o controle estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção com assistência elétrica adaptativa MA-EPS, que interpreta o movimento do carro, enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva. Outro equipamento presente é a HSA que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida. De forma complementar a segurança, a versão EXR passa a contar com airbags de cortina, somado aos frontais e laterais.
 
Dirigibilidade
 
O atual Civic EXR é um carro que fica na média, dentro da categoria. Seu desempenho é visivelmente melhor que Chevrolet Cruze e VW Jetta Flex, equivalente ao do Toyota Corolla e Nissan Sentra e inferior ao do Citroen C4 Lounge. Quanto à característica da condução, o Civic pode ser considerado o mais esportivo dos sedans médios atuais, considerando o ajuste de suspensão, resposta do volante e posição ao dirigir. E justamente por isso, encanta clientes com perfil mais jovem.
 
Cores e preço
 
A linha Civic 2016 continua com possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores: Azul Denim Metálico; Preto Cristal Perolizado; Cinza Barium Metálico; Cinza Iridium Metálico; Prata Global Metálico; Branco Taffetá Sólido. A garantia é de 3 anos, sem limite que quilometragem. O preço sugerido dessa versão é de R$ 89,4 mil.
 
Mercado
 
Fica claro que a Honda mudou pouco o Civic, uma vez que o carro continua a fazer sucesso na categoria. A versão EXR é a mais cara. Mas pesa a favor da Honda ter um produto muito confiável, com ótimo valor de revenda e processos de manutenção dentro de uma realidade de sedan médio. Assim, o Civic continua sendo a escolha certa para aquele cliente que faz uma escolha racional e procura alguma sensação de esportividade num sedan médio.
 
Segundo Rafael Luchini, diretor da Honda Chroma, o Civic EXR se destaca no segmento em que está inserido pois ele reúne diversos itens de segurança e tecnologia que não são encontrados em encontramos em seu principal concorrente, tais como o controle de estabilidade, controle de tração, seis airbags e central multimedia de última geração.  Para Rafael, os clientes do Civic EXR reconhecem rapidamente essas qualidades quando escolhem o modelo. A Chroma Veículos tem concessionárias Honda nas cidades de Jundiaí; Bragança Paulista; Vinhedo e Atibaia.

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Avaliação: Honda Civic EXR 2016
 

Avaliação: Honda Civic EXR 2016

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Central Multimedia, teto-solar e mais equipamentos definem a versão top

10 de Julho de 2015

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre
 
Em Fevereiro desse ano, a Honda apresentou a linha 2016 do Civic. Entre os destaques, estava à volta da versão EXR (topo de linha) a família do modelo.
 
Não é novidade que o Civic disputa, há algum tempo, a liderança de vendas na categoria com o Toyota Corolla. Esse fato é bastante curioso, pois além da boa qualidade de acabamento e construção, os dois carros não tem muita coisa em comum. Enquanto o Corolla é um carro voltado para conforto e suavidade, o Civic entrega um perfil mais esportivo e firme. E isso é evidente na versão EXR
 
Estilo
 
Por fora, não existem novidades. O estilo é exatamente igual desde os Civics vendidos a partir de Junho de 2014, quando a Honda fez um pequeno face-lift. Uma forma rápida de identificar a versão EXR são pelas maçanetas cromadas e a presença do teto-solar.
 
Um detalhe interessante é que a versão EXR vem equipada com rodas de liga leve de aro 17 polegadas com acabamento diamantado. Fato interessante, pois alguns dos concorrentes diretos do Civic, mesmo na versão topo de linha, são equipados com rodas de 16 polegadas (a exemplo do Corolla e Cruze). Com a roda maior, um novo conjunto de pneus foi escolhido. Como características tem-se menor resistência ao rolamento. Isso também deixa o carro mais esportivo e firme. Não é por acaso, que o Civic encanta usuários com idade média mais baixa, que concorrentes como Corolla e Sentra.
 
Interior
 
O interior do Civic EXR merece elogios pela beleza e funcionalidade. Toda parte superior do painel vem na cor preta, e mostra contraste com a parte inferior em cinza-claro. Além disso, traz também uma pintura com acabamento metalizado da moldura do painel de instrumentos e do sistema de áudio.
 
O volante conta com diversos controles, sendo: controle de cruzeiro, funções do som, botões independentes para uso do celular no viva-voz e um botão dedicado para uso do i-MID. Além disso, traz também as “borboletas” para seleção manual das marchas.
 
O i-MID (intelligent Multi-Information Display) é um interessante equipamento. Trata-se de um display adicional que exibe diversas informações como: informações de áudio, computador de bordo, status da conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo.
 
O Civic EXR conta também com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. O ECON ajuda na economia de combustível. Com essa tecla acionada, a lógica de troca de marcha do câmbio, a sensibilidade do pedal do acelerador e o sistema de ar-condicionado, tem o funcionamento alterado para reduzir o consumo de combustível. É um recurso interessante, mas não faz milagres. Acelerando suavemente, as barras verticais azuis do painel, passam para cor verde indicando uma condução mais econômica.
 
Atualmente, o Civic EXR usa um estepe de uso temporário. Assim, se um pneu furar, o estepe só pode ser utilizado por curto período, e com velocidade abaixo de 80 km/h. A vantagem do estepe fino é mais espaço no porta-malas, com 449 litros. Ainda sim, o porta-malas do Civic, não é o mais espaçoso da categoria.
 
Motor 2.0 litros com sistema FlexOne
 
O Civic EXR 2015 não teve mudanças no moto r e câmbio. Continua equipado com moto r i-VTEC 2.0 litros. Sua potência máxima é de 155 cavalos no etanol e 150 cavalos com gasolina. A única opção de câmbio é o automático de cinco marchas. Além disso, conta com o sistema FlexOne. Esse sistema dispensa o subtanque para partida a frio. Ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores atua na linha de combustível tornando a temperatura do etanol, ideal para dar uma partida imediata, mesmo em situações de baixa temperatura ambiente (abaixo de 10 graus, por exemplo). Esse recurso é oferecido no Civic desde janeiro de 2013.
 
Desempenho
 
Sob o aspecto de consumo, o Civic LXR recebe etiquetagem B pelo Inmetro. O consumo médio informado, na cidade, é de 6,5 / 9,4 km/l (etanol/gasolina). E na estrada sobe para 9,2/ 12,8 km/l. O tanque de combustível comporta 57 litros. A Honda não informa velocidade máxima nem aceleração de 0 a 100 km/h. Porém, em nossos testes descobrimos que a velocidade máxima é de 215 km/h, limitada eletronicamente. Mas é bem difícil conseguir chegar nessa velocidade.
 
Equipamentos
 
O Civic EXR traz vários equipamentos uma vez que é a versão topo de linha. Estão presentes faróis auxiliares dianteiros e acendimento automático dos faróis baixos por sensor crepuscular. Também está presente o ar-condicionado automático de simples zona, câmera de ré integrada, bancos forrados em couro cinza claro, acionamento com simples toque para todos os vidros, banco do moto rista com ajuste manual de altura, volante com ajuste de altura e profundidade e direção com assistência elétrica.
 
Central Multimedia de última geração
 
Exclusivamente na versão EXR, a Honda ousou em sua nova central multimedia. Ela traz tela LCD escamoteável de 7 polegadas e navegador integrado ao painel. Na prática, é como se a Honda tivesse colocado um tablet com sistema operacional Android dentro da central. Assim, ela suporta uma série de novas funções como multi-toques com gesto de pinça e rolagem, igual o de um smartphone. Entre os destaques dessa central, está uso de um chipset super avançado da NVIDIA para um processamento realmente rápido. Ainda que a Honda não divulgue, essa central usa o Android 4.0.4. Mas o sistema foi limitado para não permitir a instalação de outros softwares, além dos originais que acompanham o carro de fábrica.  
 
Assim, a central traz software de navegação GPS fornecido pela Garmin. Além disso esta incluído o serviço de monitoramente de trânsito, em tempo real. Dessa forma, a central consegue informar problemas no trajeto, bem como fornecer rotas alternativas. Por enquanto, o serviço só esta presente em: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.   Assim como acontece num tablet, a central tem conexão Wi-Fi que permite liga-lá a um hotspot e permitir navegação através de um browser. Isso pode ser feito via ponto de acesso fixo (como o roteador de casa, quando o carro esta na garagem) ou usando um smartphone que suporte o compartilhamento da internet pelo Wi-Fi. A central também tem conexão Bluetooth para realização de chamadas, e reprodução de áudio sem fios.
 
Outra novidade na central é a entrada padrão HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais, tablets e smartphones. Também existem mais duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar tipo P2. Não estão disponíveis reprodutor de DVD e nem TV digital nessa central.
 
O Civic EXR traz ainda câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
 
Segurança
 
Na versão topo de linha está presente o controle estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção com assistência elétrica adaptativa MA-EPS, que interpreta o movimento do carro, enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva. Outro equipamento presente é a HSA que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida. De forma complementar a segurança, a versão EXR passa a contar com airbags de cortina, somado aos frontais e laterais.
 
Dirigibilidade
 
O atual Civic EXR é um carro que fica na média, dentro da categoria. Seu desempenho é visivelmente melhor que Chevrolet Cruze e VW Jetta Flex, equivalente ao do Toyota Corolla e Nissan Sentra e inferior ao do Citroen C4 Lounge. Quanto à característica da condução, o Civic pode ser considerado o mais esportivo dos sedans médios atuais, considerando o ajuste de suspensão, resposta do volante e posição ao dirigir. E justamente por isso, encanta clientes com perfil mais jovem.
 
Cores e preço
 
A linha Civic 2016 continua com possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores: Azul Denim Metálico; Preto Cristal Perolizado; Cinza Barium Metálico; Cinza Iridium Metálico; Prata Global Metálico; Branco Taffetá Sólido. A garantia é de 3 anos, sem limite que quilometragem. O preço sugerido dessa versão é de R$ 89,4 mil.
 
Mercado
 
Fica claro que a Honda mudou pouco o Civic, uma vez que o carro continua a fazer sucesso na categoria. A versão EXR é a mais cara. Mas pesa a favor da Honda ter um produto muito confiável, com ótimo valor de revenda e processos de manutenção dentro de uma realidade de sedan médio. Assim, o Civic continua sendo a escolha certa para aquele cliente que faz uma escolha racional e procura alguma sensação de esportividade num sedan médio.
 
Segundo Rafael Luchini, diretor da Honda Chroma, o Civic EXR se destaca no segmento em que está inserido pois ele reúne diversos itens de segurança e tecnologia que não são encontrados em encontramos em seu principal concorrente, tais como o controle de estabilidade, controle de tração, seis airbags e central multimedia de última geração.  Para Rafael, os clientes do Civic EXR reconhecem rapidamente essas qualidades quando escolhem o modelo. A Chroma Veículos tem concessionárias Honda nas cidades de Jundiaí; Bragança Paulista; Vinhedo e Atibaia.

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