Revista Comprecar
Avaliação: Hyundai i30
Modelo tem como diferencial trazer tudo de série, sem opcionais
Avaliação: Hyundai i30
01 de Julho de 2015

A Hyundai é uma marca vem a cada dia conquistando mais mercado no Brasil. O principal motivo disso é o fato da marca entender a necessidade do cliente, e oferecer um produto condizente com sua expectativa. Em geral, os produtos da Hyundai sempre evoluem para melhor. Mas o hatchback médio i30, já teve os seus altos e baixos. Quando chegou ao Brasil, na primeira geração, o carro era equipado com moto r 2 litros à gasolina, e fez muito sucesso. Quando mudou de geração, a Hyundai comentou um grave erro estratégico: passou a oferecer o New i30 somente com um moto r 1,6 litro – 16 válvulas Flex. A redução de potência foi um desastre para as vendas do modelo. Pouco tempo depois, a Hyundai corrigiu isso, e passou a ofertar o New i30 com moto r 1,8 litro – 16 válvulas à gasolina, e um eficiente câmbio automático de seis marchas. Isso deu novo fôlego às vendas do modelo.
 
Atualmente, o i30 é ofertado em três diferentes versões, sempre com o mesmo moto r e câmbio. Existe a versão básica, intermediária com teto solar panorâmico e a topo de linha com diversos equipamentos e o teto solar panorâmico. Segundo a Hyundai, o teto solar é um dos itens de conforto mais desejados pelo consumidor do New Hyundai i30, somado à vantagem de ser um dos poucos a oferecer um teto panorâmico neste segmento.
 
Interior
 
O New Hyundai i30 conta com bom nível de acabamento interno. Aliás, na categoria que esta inserido, ele fica entre os melhores. Mas o que chama bastante a atenção é a grande oferta de porta-objetos que o carro tem. Nenhum outro concorrente direto consegue se equiparar nesse quesito. Destaque para o porta-objetos que fica sob o painel, no console central, exclusividade do i30. O porta-malas está dentro da média, com 378 litros em posição normal, subindo para 1.316 litros com os bancos traseiro rebatidos.
 
Bom desempenho
 
O hatchback médio New i30 conta com o moto r 1,8 litro – 16 válvulas MPI à gasolina, com 150 cavalos de potência (a 6.500 RPM) e 18,2 kgfm de torque (a 4.700 RPM). Ele conta com bloco de alumínio de baixo peso, comando variável na admissão e exaustão, coletor de admissão variável, balancins roletados e a redução do atrito em vários componentes internos. Inclui também injeção de combustível multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade.
 
O acionamento da distribuição é feita por meio de corrente, ao invés da correia dentada. Além disso, os conjuntos auxiliares (bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado) são montados diretamente no bloco do moto r e movimentados por uma única correia.
 
Junto com esse moto r, esta uma transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Com seis marchas, ela ajuda o moto r a entregar um desempenho convincente.  É possível optar pela troca de marchas manuais pela alavanca, mas poderia ser mais divertido se tivesse borboletas no volante.
 
Com esse conjunto, o i30 acelera até 100 km/h em pouco mais de 11 segundos e tem velocidade máxima de 195 km/h. Fato que o desempenho do i30 não é o melhor da categoria. Mas o resultado fica bem na média, entre os concorrentes. Além disso, por ser apenas gasolina, o carro consegue uma média de 9 km/l na cidade, e mais de 13 km/l na estrada.
 
Tecnologia embarcada
 
Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se por sua abrangente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível.
 
O sistema Flex Steer permite que o moto rista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva. Isso é feito por um simples toque de botão, instalado no volante. O volante ainda traz todos os botões para controle do sistema de áudio e controle de cruzeiro. E para maior conforto, o volante traz ajuste de altura e profundidade.
 
Todas as versões do i30 também vêm equipadas de fábrica com Central Multimedia com GPS. Essa tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o moto rista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro. O sistema de GPS é bastante prático pra ser utilizado. Ele traz imagens em 3D, com virtualização do relevo e menus de fácil utilização. A central conta ainda com leitor de CD e DVD, e entradas tipo USB (para pen-drives) e P2 (para cabo de áudio). Também faz parte do pacote, o sensor de estacionamento traseiro.
 
Segurança
 
O New i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes, sendo: dois frontais, para o moto rista e passageiro; dois laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco; dois de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem e um airbag para proteção dos joelhos do moto rista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos. Mas isso apenas na versão topo de linha.
 
Quanto à segurança ativa, o carro oferece além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o moto rista correria sério risco de perder o controle do veículo.
 
Versão Top ainda mais completa
 
O New Hyundai i30 conta também na versão topo de linha, com freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático libera espaço no console central entre os bancos. Outro equipamento presente no i30 topo de linha é o sistema de chave presencial, com botão de partida. Também na versão top, o i30 vem com comandos elétricos no banco do moto rista e forração em couro em todos os bancos.
 
O sistema de ar-condicionado conta com duas zonas e comando eletrônico com ajuste automático, na versão topo de linha. Além disso, ele também inclui o sistema de ar-condicionado com “Cluster Ionizer”. Trata-se da liberação automática de íons negativos que esterilizam e desodorizam o ar no interior do veículo, sendo muito menos agressivo às pessoas com alergia respiratória. O equipamento está implantado diretamente na unidade evaporadora e libra os íons diretamente no fluxo de ar, sempre que o ar-condicionado está ligado. O resultado direto é a redução considerável de odores desagradáveis. Outro recurso da versão top é a canalização do ar, para os bancos traseiros.
 
A versão top também é uma das poucas na categoria, a contar com farol tipo Xenon de série!
 
Garantia de 5 anos
 
O New Hyundai i30 é o único hatchback médio com garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.
 
Preços
 
O New Hyundai i30 parte de R$ 76,5 mil na versão básica. Sobe para R$ 82 mil na versão de entrada com Teto panorâmico. E a versão top tem preço sugerido de R$ 94 mil. Fato que ele não é o mais barato. Mas tem a vantagem de não ter um único opcional. Tudo no carro é de fábrica, de acordo com as versões.
 
Ficha técnica: Hyundai i30 1.8 litro
Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 16 válvulas com comando de válvulas variável
Cilindrada: 1.797 cm³
Combustível: gasolina;
Potência: 150 cv a 6.500 rpm;
Torque: 18,2 kgfm a 4.700 rpm;
Transmissão: automática de seis marchas;
Direção: assistência elétrica com três níveis;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD;
Rodas: aro 17 com pneus 225/45 R17,
Entre-eixos: 2.650 mm;
Peso: 1.250 kg;
Capacidades: porta-malas 378 litros;
Tanque de combustível: 53 litros;

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Avaliação: Hyundai i30
 

Avaliação: Hyundai i30

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Modelo tem como diferencial trazer tudo de série, sem opcionais

01 de Julho de 2015

A Hyundai é uma marca vem a cada dia conquistando mais mercado no Brasil. O principal motivo disso é o fato da marca entender a necessidade do cliente, e oferecer um produto condizente com sua expectativa. Em geral, os produtos da Hyundai sempre evoluem para melhor. Mas o hatchback médio i30, já teve os seus altos e baixos. Quando chegou ao Brasil, na primeira geração, o carro era equipado com moto r 2 litros à gasolina, e fez muito sucesso. Quando mudou de geração, a Hyundai comentou um grave erro estratégico: passou a oferecer o New i30 somente com um moto r 1,6 litro – 16 válvulas Flex. A redução de potência foi um desastre para as vendas do modelo. Pouco tempo depois, a Hyundai corrigiu isso, e passou a ofertar o New i30 com moto r 1,8 litro – 16 válvulas à gasolina, e um eficiente câmbio automático de seis marchas. Isso deu novo fôlego às vendas do modelo.
 
Atualmente, o i30 é ofertado em três diferentes versões, sempre com o mesmo moto r e câmbio. Existe a versão básica, intermediária com teto solar panorâmico e a topo de linha com diversos equipamentos e o teto solar panorâmico. Segundo a Hyundai, o teto solar é um dos itens de conforto mais desejados pelo consumidor do New Hyundai i30, somado à vantagem de ser um dos poucos a oferecer um teto panorâmico neste segmento.
 
Interior
 
O New Hyundai i30 conta com bom nível de acabamento interno. Aliás, na categoria que esta inserido, ele fica entre os melhores. Mas o que chama bastante a atenção é a grande oferta de porta-objetos que o carro tem. Nenhum outro concorrente direto consegue se equiparar nesse quesito. Destaque para o porta-objetos que fica sob o painel, no console central, exclusividade do i30. O porta-malas está dentro da média, com 378 litros em posição normal, subindo para 1.316 litros com os bancos traseiro rebatidos.
 
Bom desempenho
 
O hatchback médio New i30 conta com o moto r 1,8 litro – 16 válvulas MPI à gasolina, com 150 cavalos de potência (a 6.500 RPM) e 18,2 kgfm de torque (a 4.700 RPM). Ele conta com bloco de alumínio de baixo peso, comando variável na admissão e exaustão, coletor de admissão variável, balancins roletados e a redução do atrito em vários componentes internos. Inclui também injeção de combustível multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade.
 
O acionamento da distribuição é feita por meio de corrente, ao invés da correia dentada. Além disso, os conjuntos auxiliares (bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado) são montados diretamente no bloco do moto r e movimentados por uma única correia.
 
Junto com esse moto r, esta uma transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Com seis marchas, ela ajuda o moto r a entregar um desempenho convincente.  É possível optar pela troca de marchas manuais pela alavanca, mas poderia ser mais divertido se tivesse borboletas no volante.
 
Com esse conjunto, o i30 acelera até 100 km/h em pouco mais de 11 segundos e tem velocidade máxima de 195 km/h. Fato que o desempenho do i30 não é o melhor da categoria. Mas o resultado fica bem na média, entre os concorrentes. Além disso, por ser apenas gasolina, o carro consegue uma média de 9 km/l na cidade, e mais de 13 km/l na estrada.
 
Tecnologia embarcada
 
Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se por sua abrangente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível.
 
O sistema Flex Steer permite que o moto rista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva. Isso é feito por um simples toque de botão, instalado no volante. O volante ainda traz todos os botões para controle do sistema de áudio e controle de cruzeiro. E para maior conforto, o volante traz ajuste de altura e profundidade.
 
Todas as versões do i30 também vêm equipadas de fábrica com Central Multimedia com GPS. Essa tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o moto rista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro. O sistema de GPS é bastante prático pra ser utilizado. Ele traz imagens em 3D, com virtualização do relevo e menus de fácil utilização. A central conta ainda com leitor de CD e DVD, e entradas tipo USB (para pen-drives) e P2 (para cabo de áudio). Também faz parte do pacote, o sensor de estacionamento traseiro.
 
Segurança
 
O New i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes, sendo: dois frontais, para o moto rista e passageiro; dois laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco; dois de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem e um airbag para proteção dos joelhos do moto rista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos. Mas isso apenas na versão topo de linha.
 
Quanto à segurança ativa, o carro oferece além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o moto rista correria sério risco de perder o controle do veículo.
 
Versão Top ainda mais completa
 
O New Hyundai i30 conta também na versão topo de linha, com freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático libera espaço no console central entre os bancos. Outro equipamento presente no i30 topo de linha é o sistema de chave presencial, com botão de partida. Também na versão top, o i30 vem com comandos elétricos no banco do moto rista e forração em couro em todos os bancos.
 
O sistema de ar-condicionado conta com duas zonas e comando eletrônico com ajuste automático, na versão topo de linha. Além disso, ele também inclui o sistema de ar-condicionado com “Cluster Ionizer”. Trata-se da liberação automática de íons negativos que esterilizam e desodorizam o ar no interior do veículo, sendo muito menos agressivo às pessoas com alergia respiratória. O equipamento está implantado diretamente na unidade evaporadora e libra os íons diretamente no fluxo de ar, sempre que o ar-condicionado está ligado. O resultado direto é a redução considerável de odores desagradáveis. Outro recurso da versão top é a canalização do ar, para os bancos traseiros.
 
A versão top também é uma das poucas na categoria, a contar com farol tipo Xenon de série!
 
Garantia de 5 anos
 
O New Hyundai i30 é o único hatchback médio com garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.
 
Preços
 
O New Hyundai i30 parte de R$ 76,5 mil na versão básica. Sobe para R$ 82 mil na versão de entrada com Teto panorâmico. E a versão top tem preço sugerido de R$ 94 mil. Fato que ele não é o mais barato. Mas tem a vantagem de não ter um único opcional. Tudo no carro é de fábrica, de acordo com as versões.
 
Ficha técnica: Hyundai i30 1.8 litro
Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 16 válvulas com comando de válvulas variável
Cilindrada: 1.797 cm³
Combustível: gasolina;
Potência: 150 cv a 6.500 rpm;
Torque: 18,2 kgfm a 4.700 rpm;
Transmissão: automática de seis marchas;
Direção: assistência elétrica com três níveis;
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD;
Rodas: aro 17 com pneus 225/45 R17,
Entre-eixos: 2.650 mm;
Peso: 1.250 kg;
Capacidades: porta-malas 378 litros;
Tanque de combustível: 53 litros;

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