Revista Comprecar
Avaliação: Nissan March Rio 2016 (parte 1)
Apenas 1.000 clientes poderão comprar a série exclusiva!
Avaliação: Nissan March Rio 2016 (parte 1)
29 de Maio de 2016

Faltando pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E a Nissan lançou recentemente, uma série especial do March, limitada a apenas 1.000 unidades, batizada de “Rio”. Produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ), essa série Rio 2016 traz diversos itens diferenciados que ressaltam a sua exclusividade. Disponível apenas com moto r 1.6 litros - 16V, o modelo tem preço sugerido de R$ 53.990.
 
O Nissan March Rio 2016 tem como base a versão topo de linha SL. O modelo foi desenvolvido a partir do ensaio de estilo da Nissan mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014, batizado de "March Rio 2016 Edition".
 
Versão numerada
 
Para deixá-lo ainda mais especial, há uma marcação na grade dianteira com a numeração de cada unidade, que vai de 0001 a 1000. Item que oferece diferenciação e exclusividade, tornando cada carro único. A unidade que avaliamos era justamente a “0001”.
 
O Nissan March Rio 2016 é realmente diferente das demais versões, do compacto. Na prática, estamos falando de um carro, onde não é possível colocar um único acessório. Ele vem supercompleto de fábrica.
 
Nessa série, destaca-se o acabamento na cor laranja de alguns itens exclusivos da série. São eles os spoilers frontal e traseiro, saias laterais, grade dianteira (onde está a numeração da série limitada) e os retrovisores.
 
Interior com mudanças
 
No acabamento interno, a tonalidade destaca-se nas costuras dos bancos e tapetes em veludo. Além de realçar a esportividade do acabamento, o laranja está diretamente relacionado às cores do logotipo oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
A inscrição "Rio 2016" está presente no jogo de tapetes, com bordado exclusivo, nas saias e nas laterais externas. Talhado em uma sofisticada peça metálica, o logotipo oficial dos Jogos Rio 2016 aparece na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros.
 
Outra diferença da série especial limitada, em relação ao Nissan March de produção em série, é o acabamento two tone (dois tons), que destaca o teto na cor Preto Premium. Ele contrasta com duas das opções de cores da carroceria: branco e prata. As rodas de liga têm aro 16 e apresentam acabamento preto "Full Black", que dão um visual realmente interessante.
 
Ainda que o March Rio não tenha um porta-malas muito grande, com apenas 265 litros, ele compensa com um banco traseiro relativamente espaçoso, quando comparado com outros compactos concorrentes, graças ao teto mais elevado.
 
Muitos equipamentos
 
O Nissan March Rio 2016 vem com equipamentos encontrados somente em veículos de categorias superiores, como câmera de ré e ar-condicionado automático e digital. A opção vem de série ainda com itens como acabamento do painel central "Piano Black"; alarme perimétrico; maçanetas externas cromadas; revestimento dos bancos em tecido especial; máscara negra nos faróis e lanternas e a central multimídia Nissan Multi-App. Essa central é tão sofisticada e complexa, que teremos uma matéria de avaliação totalmente dedicada à ela.
 
Bom desempenho
 
O Nissan March Rio 2016 vem equipado com moto r 1.6 litro - 16V flex, que tem nota "A" na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. O compacto tem algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, entre os modelos considerados compactos pelo órgão.
 
Na gasolina, e pelo INMETRO, são indicadas médias de 14,4 km/l na estrada e 12,6 km/l na cidade. Mas em nosso teste, conseguimos realizar até 15 km/l na estrada. No etanol, o INMETRO fala em 9,9 e 8,5 km/l. Em nossas medições, conseguimos 11 km/l com etano na estrada.
 
O moto r 1,6 litro - 16V desenvolve interessantes 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm, com qualquer um dos combustíveis. A Nissan utiliza nesse moto r o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador e maior rendimento com economia de combustível. O moto r 1.6 - 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km, sinal de maior durabilidade e menor manutenção. Junto com esse moto r, está um preciso câmbio manual de cinco marchas.
 
Dirigibilidade
 
Fato incontestável é que March é um veículo muito ágil na condução. Isso é fruto da relação entre o eficiente conjunto moto r/câmbio e o baixo peso (982 kg). A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em pouco mais de 9 segundos. E a velocidade máxima declarada é de 195 km/h. Entretanto, conseguimos superar a barreira dos 200 km/h, em nossos testes.
 
Além disso, o Nissan March Rio 2016 também se destaca pela facilidade de manobrar. São duas as características que permitem isso. Ele vem equipado com direção elétrica progressiva de série, realmente leve em manobras, e que fica mais firme com o aumento da velocidade.
 
Outro detalhe é o fato do modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. E fácil fazer a meia volta com o carro, numa rua estreita. Além disso, o March é um carro curto, com apenas 3,82 metros de comprimento.
 
No quesito segurança, além do duplo air bag de série em todas as versões, o Nissan March Rio 2016 é equipado com freios antitravamento ABS Bosch de 9ª geração, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS).
 
Um dos diferenciais do Nissan March sempre foi oferecer muitos equipamentos de série, como ar-condicionado; direção elétrica progressiva; assistente de frenagem para os freios ABS (BA); banco do moto rista com ajuste de altura; volante com ajuste de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; entre outros. No caso da versão Rio, acrescenta controle elétrico dos retrovisores e todos os outros equipamentos disponíveis na versão topo de linha do March SL.
 
Nissan no interior
 
Em Campinas (e região metropolitana) é a Dahruj Nissan a responsável pelo atendimento dos carros da marca Nissan. Segundo André Scinocca, gerente de venda da concessionária, a Dahruj Nissan está apta a realizar o test-drive com qualquer modelo da marca Nissan. A concessionária fica na Avenida Orozimbo Maia, 2655 – Cambuí - Campinas – SP. Mais informações dessas e outras ofertas da Nissan Dahruj, clique AQUI!

Avaliações < Voltar
Avaliação: Nissan March Rio 2016 (parte 1)
 

Avaliação: Nissan March Rio 2016 (parte 1)

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Apenas 1.000 clientes poderão comprar a série exclusiva!

29 de Maio de 2016

Faltando pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E a Nissan lançou recentemente, uma série especial do March, limitada a apenas 1.000 unidades, batizada de “Rio”. Produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ), essa série Rio 2016 traz diversos itens diferenciados que ressaltam a sua exclusividade. Disponível apenas com moto r 1.6 litros - 16V, o modelo tem preço sugerido de R$ 53.990.
 
O Nissan March Rio 2016 tem como base a versão topo de linha SL. O modelo foi desenvolvido a partir do ensaio de estilo da Nissan mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014, batizado de "March Rio 2016 Edition".
 
Versão numerada
 
Para deixá-lo ainda mais especial, há uma marcação na grade dianteira com a numeração de cada unidade, que vai de 0001 a 1000. Item que oferece diferenciação e exclusividade, tornando cada carro único. A unidade que avaliamos era justamente a “0001”.
 
O Nissan March Rio 2016 é realmente diferente das demais versões, do compacto. Na prática, estamos falando de um carro, onde não é possível colocar um único acessório. Ele vem supercompleto de fábrica.
 
Nessa série, destaca-se o acabamento na cor laranja de alguns itens exclusivos da série. São eles os spoilers frontal e traseiro, saias laterais, grade dianteira (onde está a numeração da série limitada) e os retrovisores.
 
Interior com mudanças
 
No acabamento interno, a tonalidade destaca-se nas costuras dos bancos e tapetes em veludo. Além de realçar a esportividade do acabamento, o laranja está diretamente relacionado às cores do logotipo oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
A inscrição "Rio 2016" está presente no jogo de tapetes, com bordado exclusivo, nas saias e nas laterais externas. Talhado em uma sofisticada peça metálica, o logotipo oficial dos Jogos Rio 2016 aparece na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros.
 
Outra diferença da série especial limitada, em relação ao Nissan March de produção em série, é o acabamento two tone (dois tons), que destaca o teto na cor Preto Premium. Ele contrasta com duas das opções de cores da carroceria: branco e prata. As rodas de liga têm aro 16 e apresentam acabamento preto "Full Black", que dão um visual realmente interessante.
 
Ainda que o March Rio não tenha um porta-malas muito grande, com apenas 265 litros, ele compensa com um banco traseiro relativamente espaçoso, quando comparado com outros compactos concorrentes, graças ao teto mais elevado.
 
Muitos equipamentos
 
O Nissan March Rio 2016 vem com equipamentos encontrados somente em veículos de categorias superiores, como câmera de ré e ar-condicionado automático e digital. A opção vem de série ainda com itens como acabamento do painel central "Piano Black"; alarme perimétrico; maçanetas externas cromadas; revestimento dos bancos em tecido especial; máscara negra nos faróis e lanternas e a central multimídia Nissan Multi-App. Essa central é tão sofisticada e complexa, que teremos uma matéria de avaliação totalmente dedicada à ela.
 
Bom desempenho
 
O Nissan March Rio 2016 vem equipado com moto r 1.6 litro - 16V flex, que tem nota "A" na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. O compacto tem algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, entre os modelos considerados compactos pelo órgão.
 
Na gasolina, e pelo INMETRO, são indicadas médias de 14,4 km/l na estrada e 12,6 km/l na cidade. Mas em nosso teste, conseguimos realizar até 15 km/l na estrada. No etanol, o INMETRO fala em 9,9 e 8,5 km/l. Em nossas medições, conseguimos 11 km/l com etano na estrada.
 
O moto r 1,6 litro - 16V desenvolve interessantes 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm, com qualquer um dos combustíveis. A Nissan utiliza nesse moto r o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador e maior rendimento com economia de combustível. O moto r 1.6 - 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km, sinal de maior durabilidade e menor manutenção. Junto com esse moto r, está um preciso câmbio manual de cinco marchas.
 
Dirigibilidade
 
Fato incontestável é que March é um veículo muito ágil na condução. Isso é fruto da relação entre o eficiente conjunto moto r/câmbio e o baixo peso (982 kg). A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em pouco mais de 9 segundos. E a velocidade máxima declarada é de 195 km/h. Entretanto, conseguimos superar a barreira dos 200 km/h, em nossos testes.
 
Além disso, o Nissan March Rio 2016 também se destaca pela facilidade de manobrar. São duas as características que permitem isso. Ele vem equipado com direção elétrica progressiva de série, realmente leve em manobras, e que fica mais firme com o aumento da velocidade.
 
Outro detalhe é o fato do modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. E fácil fazer a meia volta com o carro, numa rua estreita. Além disso, o March é um carro curto, com apenas 3,82 metros de comprimento.
 
No quesito segurança, além do duplo air bag de série em todas as versões, o Nissan March Rio 2016 é equipado com freios antitravamento ABS Bosch de 9ª geração, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS).
 
Um dos diferenciais do Nissan March sempre foi oferecer muitos equipamentos de série, como ar-condicionado; direção elétrica progressiva; assistente de frenagem para os freios ABS (BA); banco do moto rista com ajuste de altura; volante com ajuste de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; entre outros. No caso da versão Rio, acrescenta controle elétrico dos retrovisores e todos os outros equipamentos disponíveis na versão topo de linha do March SL.
 
Nissan no interior
 
Em Campinas (e região metropolitana) é a Dahruj Nissan a responsável pelo atendimento dos carros da marca Nissan. Segundo André Scinocca, gerente de venda da concessionária, a Dahruj Nissan está apta a realizar o test-drive com qualquer modelo da marca Nissan. A concessionária fica na Avenida Orozimbo Maia, 2655 – Cambuí - Campinas – SP. Mais informações dessas e outras ofertas da Nissan Dahruj, clique AQUI!

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!