Revista Comprecar
Avaliação: Novo Renault Fluence 2015
Mais tecnologia e evoluções de estilo definem o modelo 2015 do Fluence
Avaliação: Novo Renault Fluence 2015
27 de Abril de 2015

Por Jorge Augusto
 
No salão do automóvel de 2014, a Renault apresentou a versão 2015 do Novo Fluence. Logo na sequência, o modelo chegou às concessionárias no início de Novembro de 2014. É bem verdade que as mudanças ficaram um pouco aquém do que os consumidores e concessionários esperavam. Ainda sim, a Renault conseguiu melhorar o seu sedan médio de forma consistente. Nessa avaliação trazemos a avaliação da versão topo de linha Privilège.
 
Entre as mudanças mais expressivas, está a inclusão do novíssimo e inédito sistema multimídia batizado de R-Link. Além de uma tela maior de 7 polegadas, e suporte a recurso multitoque (semelhante aos dos smartphones), essa central também suporta comando de voz para efetuar chamadas telefônicas. Mas o Novo Fluence ainda reserva mais surpresas no ano/modelo 2015.
 
Curiosidade
 
Vale destacar que o Fluence é um projeto de carro oriundo de uma marca coreana que o grupo Renault adquiriu no passado. Então, ele não é um autêntico produto francês, como muitos pensam. Assim, o Fluence também é conhecido como SM3 em outros mercados. Aliás, esse carro também tem outros nomes pelo mundo, como: Nissan Sunny; Almera Classic e Renault Scala. Trata-se de um sedan médio da Renault Samsung Motors. Em julho de 2009, ele foi rebatizado como SM3 CE (Classic Edition). Já aqui no Brasil o carro é vendido como Renault Fluence desde 2011.
 
Nova identidade visual da marca
 
De volta ao carro comercializado no Brasil, as novidades externas do Novo Fluence 2015 logo são notadas com a nova frente, que agora segue a nova identidade de design global da marca. O modelo traz novo para choque dianteiro e, de série, luzes LED-DRL (Day Running Light). Na traseira, as lanternas da versão Privilège são novas e trazem iluminação em LED, nas luzes de freio e lanternas. As lâmpadas de seta e luz de ré continuam usando iluminação convencional.
 
Outra pequena novidade no estilo é o novo desenho das rodas de 17 polegadas na versão Privilège. De resto, o Fluence permanece o mesmo carro, estruturalmente falando. O modelo avaliado trazia a nova cor, que foi o destaque no lançamento do ano/modelo 2015. A cor Preto Ametista, sob a luz do sol forte, parece um roxo profundo metálico. Mas à noite (ou com pouca luz), qualquer pessoa vai afirmar que o carro é preto, nessa cor.
 
Tamanho
 
O Fluence tem dimensões generosas. No comprimento, o Renault mede 4,62 metros e largura de 1,81 metro. A distância entre-eixos é de 2,70 m. O porta-malas oferece 530 litros. Porém, vale a ressalva que as dobradiças da tampa do porta-malas do Fluence, são convencionais, invadindo o interior e roubando espaço útil.
 
Mais tecnologia embarcada
 
O Fluence, mesmo antes da mudança, já era um veículo bastante moderno e equipado. Mas é um fato que o carro nunca conseguiu alcançar um lugar de destaque entre os sedans médios. Esse fato tem mais relação com o histórico confuso da marca nessa categoria de produto, do que com o produto Fluence propriamente dito.
 
Como o carro praticamente não trouxe mudanças estruturais, a Renault preferiu investir no conteúdo tecnológico. Uma das novidades é o sistema “walk away closing”. Basta o moto rista se afastar do veículo com a chave no bolso que travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores é feito de forma automática. Isso é excelente para quem costuma esquecer o carro aberto. Essa função é exclusiva do Novo Fluence no segmento de sedans médios, e está disponível somente na versão Privilège. Os mais atentos vão notar que agora o carro traz o painel digital, que já foi utilizado no Fluence GT, no passado.
 
O que veio da versão anterior
 
O Fluence 2015 mantém também algumas funções que já oferecia no ano/modelo anterior. Uma delas é o sistema de chave presencial. Esse permite o travamento das portas e partida do moto r com maior liberdade, sem a necessidade da chave no contato do veículo. Aliás, no Fluence o sistema não usa chave, e sim um cartão que é colocado numa ranhura no console.
 
Outro recurso presente (e mantido) é o ar-condicionado digital dual-zone. Ele permite aos ocupantes dos bancos dianteiros uma regulagem de temperatura individual para cada um. Os ocupantes do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado. O sistema ainda oferece três modos de funcionamento (Soft, Normal ou Fast). Assim, além do controle da temperatura, é possível controlar a intensidade do fluxo de ar.
 
Motor e câmbio
 
O Fluence 2015 não traz qualquer mudança no powertrain. Ele continua equipado com moto r 2,0 litros - 16V Hi-Flex, com duplo comando de válvulas no cabeçote. A versão Privilegè está exclusivamente equipada com o câmbio CVT X-Tronic (de tecnologia continuamente variável). Para quem gosta de um pouco mais de esportividade, o câmbio pode simular seis marchas, através da alavanca seletora.
 
O moto r 2,0 litros entrega 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm. O torque é de 20,3 kgfm (etanol) / 19,9 kgfm (gasolina) a 3.750 RPM. Dessa forma, a performance não mudou no Fluence 2015. A velocidade máxima é de 195 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 10 segundos.
 
Segundo o programa de etiquetagem brasileiro do INMETRO, o Fluence recebe nota “D” na categoria de carro grande. Entretanto, o Nissan Sentra que utiliza um powertrain ( moto r e câmbio) praticamente igual ao do Fluence recebe nota “A”. Fato um tanto “curioso” essa diferença expressiva nas notas, uma vez que os carros tem praticamente o mesmo tamanho, estão na mesma categoria e ainda utilizam exatamente a mesma tecnologia de moto r e câmbio. Importante destacar que Renault e Nissan, hoje, são um mesmo grupo industrial, compartilhando diversos componentes. Esse é o caso do powertrain do Flunce e Sentra.
 
No PBEV, os consumos informados são de 5,9 e 7,5 km/l usando etanol (cidade/estrada). Na gasolina, a média sobe para 8,6 e 10,9 km/l. Mas em nossas medições (somente na estrada), à 110 km/h com ar-condicionado ligado, registramos 9 km/l no etanol e quase 13 km/l na gasolina.
 
Dirigibilidade
 
O Fluence é um carro tipicamente macio, em todos os sentidos. Sua suspensão é bastante macia e a direção realmente leve. Não é exagero afirmar que o modelo briga pelo título de mais confortável da categoria, junto com o Corolla. Claro que a estabilidade não é o ponto forte, ainda que seja adequada para a proposta do carro. Em circuito urbano, é onde a suspensão mostra todo o seu valor. Com muito conforto, o conjunto filtra com eficiência as irregularidades do chão. Mesmo em ruas esburacadas, o obtém-se bom conforto no interior. Na hora de manobrar, a traseira alta do Fluence atrapalha um pouco a visão direta (compensada pela câmera de ré na versão Privilegè).
 
Segurança
 
O Fluence entrega um elevado nível de segurança. Agora, ele ganha o sistema ISOFIX, de série para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro. O carro também oferece o sistema de controle de estabilidade (ESP), que garante segurança nas curvas ao corrigir movimentos que fazem o veículo sair da trajetória normal. Outro equipamento presente é o controle de tração (ASR), que evita a perda de aderência impedindo as rodas de patinarem. Na na versão Privilège são seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina).
 
Todas as versões
 
O Fluence 2015 está disponível em quatro versões: Dynamique, Dynamique CVT, Dynamique CVT Plus e Privilège.
 
Dynamique: Esta é a versão de entrada equipada somente com câmbio manual de seis marchas, é já traz painel digital (agora de série em todas as versões). Esse é o mesmo painel utilizado na versão GT (turbo) do Fluence, já descontinuada. Também inclui ar-condicionado automático dual zone; chave cartão presencial e quatro airbags (dianteiros e laterais). A novidade é o sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e o novo design da frente que inclui luzes LED-DRL (Day Running Light) e novas rodas aro 16 polegadas. R$ 71.190.
 
Dynamique CVT: traz os mesmos equipamentos da versão de entrada, somando o câmbio CVT X-Tronic. R$ 76.190.
 
Dynamique CVT Plus: Esta é uma nova versão da linha 2015. Já inclui de série o sistema multimídia R-Link, bancos forrados em couro e alguns detalhes de acabamento. R$ 79.690.
 
Privilège: é a versão topo de gama equipada com todos os itens das versões Dynamique e inclui faróis de xênon, o teto solar com controle elétrico e todos os equipamentos citados anteriormente nessa matéria. R$ 87.290.
 
Em nossa próxima matéria, vamos abordar toda a tecnologia da nova central R-Link do Fluence, a versatilidade do câmbio CVT e o custo de manutenção e propriedade do novo Renault Fluence.
 
Mais informações sobre o novo Fluence, clique AQUI

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Avaliação: Novo Renault Fluence 2015
 

Avaliação: Novo Renault Fluence 2015

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Mais tecnologia e evoluções de estilo definem o modelo 2015 do Fluence

27 de Abril de 2015

Por Jorge Augusto
 
No salão do automóvel de 2014, a Renault apresentou a versão 2015 do Novo Fluence. Logo na sequência, o modelo chegou às concessionárias no início de Novembro de 2014. É bem verdade que as mudanças ficaram um pouco aquém do que os consumidores e concessionários esperavam. Ainda sim, a Renault conseguiu melhorar o seu sedan médio de forma consistente. Nessa avaliação trazemos a avaliação da versão topo de linha Privilège.
 
Entre as mudanças mais expressivas, está a inclusão do novíssimo e inédito sistema multimídia batizado de R-Link. Além de uma tela maior de 7 polegadas, e suporte a recurso multitoque (semelhante aos dos smartphones), essa central também suporta comando de voz para efetuar chamadas telefônicas. Mas o Novo Fluence ainda reserva mais surpresas no ano/modelo 2015.
 
Curiosidade
 
Vale destacar que o Fluence é um projeto de carro oriundo de uma marca coreana que o grupo Renault adquiriu no passado. Então, ele não é um autêntico produto francês, como muitos pensam. Assim, o Fluence também é conhecido como SM3 em outros mercados. Aliás, esse carro também tem outros nomes pelo mundo, como: Nissan Sunny; Almera Classic e Renault Scala. Trata-se de um sedan médio da Renault Samsung Motors. Em julho de 2009, ele foi rebatizado como SM3 CE (Classic Edition). Já aqui no Brasil o carro é vendido como Renault Fluence desde 2011.
 
Nova identidade visual da marca
 
De volta ao carro comercializado no Brasil, as novidades externas do Novo Fluence 2015 logo são notadas com a nova frente, que agora segue a nova identidade de design global da marca. O modelo traz novo para choque dianteiro e, de série, luzes LED-DRL (Day Running Light). Na traseira, as lanternas da versão Privilège são novas e trazem iluminação em LED, nas luzes de freio e lanternas. As lâmpadas de seta e luz de ré continuam usando iluminação convencional.
 
Outra pequena novidade no estilo é o novo desenho das rodas de 17 polegadas na versão Privilège. De resto, o Fluence permanece o mesmo carro, estruturalmente falando. O modelo avaliado trazia a nova cor, que foi o destaque no lançamento do ano/modelo 2015. A cor Preto Ametista, sob a luz do sol forte, parece um roxo profundo metálico. Mas à noite (ou com pouca luz), qualquer pessoa vai afirmar que o carro é preto, nessa cor.
 
Tamanho
 
O Fluence tem dimensões generosas. No comprimento, o Renault mede 4,62 metros e largura de 1,81 metro. A distância entre-eixos é de 2,70 m. O porta-malas oferece 530 litros. Porém, vale a ressalva que as dobradiças da tampa do porta-malas do Fluence, são convencionais, invadindo o interior e roubando espaço útil.
 
Mais tecnologia embarcada
 
O Fluence, mesmo antes da mudança, já era um veículo bastante moderno e equipado. Mas é um fato que o carro nunca conseguiu alcançar um lugar de destaque entre os sedans médios. Esse fato tem mais relação com o histórico confuso da marca nessa categoria de produto, do que com o produto Fluence propriamente dito.
 
Como o carro praticamente não trouxe mudanças estruturais, a Renault preferiu investir no conteúdo tecnológico. Uma das novidades é o sistema “walk away closing”. Basta o moto rista se afastar do veículo com a chave no bolso que travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores é feito de forma automática. Isso é excelente para quem costuma esquecer o carro aberto. Essa função é exclusiva do Novo Fluence no segmento de sedans médios, e está disponível somente na versão Privilège. Os mais atentos vão notar que agora o carro traz o painel digital, que já foi utilizado no Fluence GT, no passado.
 
O que veio da versão anterior
 
O Fluence 2015 mantém também algumas funções que já oferecia no ano/modelo anterior. Uma delas é o sistema de chave presencial. Esse permite o travamento das portas e partida do moto r com maior liberdade, sem a necessidade da chave no contato do veículo. Aliás, no Fluence o sistema não usa chave, e sim um cartão que é colocado numa ranhura no console.
 
Outro recurso presente (e mantido) é o ar-condicionado digital dual-zone. Ele permite aos ocupantes dos bancos dianteiros uma regulagem de temperatura individual para cada um. Os ocupantes do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado. O sistema ainda oferece três modos de funcionamento (Soft, Normal ou Fast). Assim, além do controle da temperatura, é possível controlar a intensidade do fluxo de ar.
 
Motor e câmbio
 
O Fluence 2015 não traz qualquer mudança no powertrain. Ele continua equipado com moto r 2,0 litros - 16V Hi-Flex, com duplo comando de válvulas no cabeçote. A versão Privilegè está exclusivamente equipada com o câmbio CVT X-Tronic (de tecnologia continuamente variável). Para quem gosta de um pouco mais de esportividade, o câmbio pode simular seis marchas, através da alavanca seletora.
 
O moto r 2,0 litros entrega 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm. O torque é de 20,3 kgfm (etanol) / 19,9 kgfm (gasolina) a 3.750 RPM. Dessa forma, a performance não mudou no Fluence 2015. A velocidade máxima é de 195 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 10 segundos.
 
Segundo o programa de etiquetagem brasileiro do INMETRO, o Fluence recebe nota “D” na categoria de carro grande. Entretanto, o Nissan Sentra que utiliza um powertrain ( moto r e câmbio) praticamente igual ao do Fluence recebe nota “A”. Fato um tanto “curioso” essa diferença expressiva nas notas, uma vez que os carros tem praticamente o mesmo tamanho, estão na mesma categoria e ainda utilizam exatamente a mesma tecnologia de moto r e câmbio. Importante destacar que Renault e Nissan, hoje, são um mesmo grupo industrial, compartilhando diversos componentes. Esse é o caso do powertrain do Flunce e Sentra.
 
No PBEV, os consumos informados são de 5,9 e 7,5 km/l usando etanol (cidade/estrada). Na gasolina, a média sobe para 8,6 e 10,9 km/l. Mas em nossas medições (somente na estrada), à 110 km/h com ar-condicionado ligado, registramos 9 km/l no etanol e quase 13 km/l na gasolina.
 
Dirigibilidade
 
O Fluence é um carro tipicamente macio, em todos os sentidos. Sua suspensão é bastante macia e a direção realmente leve. Não é exagero afirmar que o modelo briga pelo título de mais confortável da categoria, junto com o Corolla. Claro que a estabilidade não é o ponto forte, ainda que seja adequada para a proposta do carro. Em circuito urbano, é onde a suspensão mostra todo o seu valor. Com muito conforto, o conjunto filtra com eficiência as irregularidades do chão. Mesmo em ruas esburacadas, o obtém-se bom conforto no interior. Na hora de manobrar, a traseira alta do Fluence atrapalha um pouco a visão direta (compensada pela câmera de ré na versão Privilegè).
 
Segurança
 
O Fluence entrega um elevado nível de segurança. Agora, ele ganha o sistema ISOFIX, de série para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro. O carro também oferece o sistema de controle de estabilidade (ESP), que garante segurança nas curvas ao corrigir movimentos que fazem o veículo sair da trajetória normal. Outro equipamento presente é o controle de tração (ASR), que evita a perda de aderência impedindo as rodas de patinarem. Na na versão Privilège são seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina).
 
Todas as versões
 
O Fluence 2015 está disponível em quatro versões: Dynamique, Dynamique CVT, Dynamique CVT Plus e Privilège.
 
Dynamique: Esta é a versão de entrada equipada somente com câmbio manual de seis marchas, é já traz painel digital (agora de série em todas as versões). Esse é o mesmo painel utilizado na versão GT (turbo) do Fluence, já descontinuada. Também inclui ar-condicionado automático dual zone; chave cartão presencial e quatro airbags (dianteiros e laterais). A novidade é o sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e o novo design da frente que inclui luzes LED-DRL (Day Running Light) e novas rodas aro 16 polegadas. R$ 71.190.
 
Dynamique CVT: traz os mesmos equipamentos da versão de entrada, somando o câmbio CVT X-Tronic. R$ 76.190.
 
Dynamique CVT Plus: Esta é uma nova versão da linha 2015. Já inclui de série o sistema multimídia R-Link, bancos forrados em couro e alguns detalhes de acabamento. R$ 79.690.
 
Privilège: é a versão topo de gama equipada com todos os itens das versões Dynamique e inclui faróis de xênon, o teto solar com controle elétrico e todos os equipamentos citados anteriormente nessa matéria. R$ 87.290.
 
Em nossa próxima matéria, vamos abordar toda a tecnologia da nova central R-Link do Fluence, a versatilidade do câmbio CVT e o custo de manutenção e propriedade do novo Renault Fluence.
 
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