Revista Comprecar
Avaliação: Onix Activ automático
Melhor, mais bonito e mais equipado, compacto de visual aventureiro convence pelo conjunto
Avaliação: Onix Activ automático
02 de Novembro de 2016

Todo mundo sabe que não se mexe em time que está ganhando, e foi justamente isso que a Chevrolet fez ao atualizar a família Onix em Julho desse ano. O carro mais vendido do Brasil em 2015, e também na liderança em 2016, recebeu mudanças e melhorias nos pontos de maior crítica por parte de seus consumidores. Aproveitando a mudança, a Chevrolet lançou o Onix Activ, modelo que marcou o ingresso da marca no segmento dos hatches compactos de visual aventureiro. Foco dessa avaliação, o Onic Activ convence pelo conjunto e equilíbrio.
 
Estilo diferente
 
O design da família Onix foi atualizado para ficar em sintonia com os demais modelos da marca como o novo Cruze, a S10 e o Cobalt. Toda a parte frontal é nova, o que rejuvenesceu o carro. A traseira também recebeu novas lanternas e para-choque, além de rodas com novo desenho.
 
A versão Activ traz elementos que garantem uma identidade própria, como os para-choques e os acessórios customizados. Um aplique lateral contorna toda a parte inferior do veículo, que segundo a fábrica dá proteção às peças metálicas da carroceria.
 
A versão Activ traz elementos que sugerem um visual off-road, como rack de teto, um protetor no spoiler frontal e de um aplique parte traseira. Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pretos para combinar com os itens de personalização. As rodas com visual diamantado tem dez raios e 15 polegadas, com pneus 195/65.
 
Por dentro, o carro mantém o estilo diferenciado. As cores preta e laranja predominam nos revestimentos de porta e bancos, e até no painel de instrumentos.
 
Uma melhoria muito importante na nova família Onix, foi a mudança do puxador da porta dianteira. Antes, ele ficava na parte de baixo da porta, e dificultava o movimento. Agora, ele vem na parte de cima, com acesso mais fácil.
 
O porta-luvas merece atenção pelo inteligente desenho. O Onix tem a tampa do porta-luvas abrindo para cima. É possível acessar o compartimento sem o incomodo da tampa bater nas pernas do passageiro da frente. Além disso, o porta-luvas é grande o suficiente para abrigar uma bolsa feminina. Ficou claro que a Chevrolet se preocupou em desenvolver um carro verdadeiramente prático por dentro. O porta-malas com 280 litros está na média da categoria e a abertura da tampa pode ser feita pelo telecomando da chave ou no painel.
 
Consumo de combustível otimizado
 
Como todos os modelos da família, o Onix Activ já nasceu com melhorias mecânicas, que tiveram o objetivo de reduzir o consumo de combustível. Essas mudanças englobaram moto r, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e redução de peso.
 
Outra novidade é a adoção da direção com assistência elétrica. Além de deixar o volante mais preciso e muito mais leve em manobras, não rouba potência do moto r como ocorre na direção hidráulica. Além disso, a direção elétrica progressiva inteligente compensa a inclinação da via em longos percursos, e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
 
Desempenho
 
A redução de peso de 32 kg (na média) e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Onix alcançasse até 18% de redução no consumo de combustível (20% de redução no Prisma) e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, no moto r 1.4 ECO.
 
O Onix Activ só existe com o moto r 1,4 litro. Esse moto r flex, quando abastecido com etanol, chega a 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. Existe a opção de transmissão manual e automática, ambas com seis marchas. Independente da transmissão, o Onix Activ chega a 180 km/h de máxima, e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
 
Dirigibilidade
 
Quanto a dirigibilidade, pode-se afirmar que o Onix automático está entre os compactos mais confortáveis de toda categoria. O moto rista conta com ajuste de altura do banco e da coluna de direção. Ainda que seja um compacto, a dirigibilidade é comparável a de modelos de categoria superior. O que mais se destaca é a direção leve em manobras. O desenho dos bancos dianteiros, com um estofamento firme e confortável, ajuda a encarar longos períodos ao volante sem cansar o moto rista. O carro tem um rodar bastante suave graças a uma suspensão que está entre as melhores da categoria.
 
O acerto do moto r e do câmbio automático está melhor que na geração anterior do Onix. O conjunto conversa bem, principalmente para quem dirige com calma. Numa dirigibilidade mais esportiva, o câmbio vai bem, mas o moto r 1.4 força o giro para manter o desempenho.
 
Suspensão elevada
 
Em relação ao Novo Onix, o modelo Activ traz um acerto dinâmico diferenciado, condizente com sua proposta aventureira. Os pneus maiores e a suspensão recalibrada deixaram o carro 30 mm mais alto e melhoraram em 20% o ângulo de ataque. Dessa forma, o carro vai muito bem em lombadas, valetas e buracos. Dificilmente o moto rista irá raspar a parte de baixo, num obstáculo urbano. Cabe destacar que a suspensão também está mais macia, garantindo um nível de conforto elogiável no compacto.
 
Equipamentos
 
A versão Activ assemelha-se a versão topo de linha LTZ do Onix. Assim, ela vem muito bem equipada. De série o carro traz câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa, sensor de estacionamento, painel com velocímetro digita, bússulal e alerta de mudança de marcha, ajuste elétrico dos retrovisores, travas e vidros com acionamento re moto pela chave, computador de bordo com cinco funções, farol com superfície interna cromada e guia de LED para a lanterna e faróis auxiliares de neblina.
 
OnStar
 
A família Onix passa vir equipada de série com sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.
 
Em caso de roubo o veículo pode ser monitorado, e o moto r, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia. Por conta disso, as seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia. Este recurso estará presente em 100% das versões do Novo Onix. A Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência). A fabricante ainda não divulgou o custo do OnStar após 1 ano.
 
Cabe destacar que o Onix é o “único compacto” da categoria, à oferecer esse serviço de assistência e telemática. Em todos os concorrentes, o recurso nem existe!
 
MyLink de segunda geração
 
A família Onix também recebeu o multimídia MyLink de segunda geração, que agora tem compatibilidade com os sistema Android Auto e o Apple CarPlay. Assim, várias funções do celular podem ser integradas a central multimedia, permitindo a interação via controles do volante ou tela sensível ao toque da própria central. Dependendo do smartphone é possível até realizar comandos por voz.
 
Outra mudança na segunda geração do MyLink é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch (múltiplos toques simultâneos na tela, assim como nos smartphones). A porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo (acessório) dois dispositivos USB e um iPod simultaneamente.
 
Ainda que o MyLink tenha sido otimizado, ele não traz sistema GPS nativo. Assim, é preciso usar um app do smartphone, para poder realizar uma navegação na central multimedia. Dependendo do smartphone, é preciso que ele esteja conectado pelo cabo USB na central para funcionar.
 
Preços
 
Activ 1.4 Manual – R$ 57.190
 
Activ 1.4 Automático – R$ 62.290
 
A garantia do veículo é de três anos sem limite de quilometragem.
 
Em Campinas e região, a concessionária Chevrolet que oferece o novo Onix Activ são as lojas do grupo Dahruj. Mais informações pelo telefone (19) 3753-4444 ou pelo site www.dahrujchevrolet.com.br. Para conhecer uma oferta da concessionária, clique AQUI!

Avaliações < Voltar
Avaliação: Onix Activ automático
 

Avaliação: Onix Activ automático

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Melhor, mais bonito e mais equipado, compacto de visual aventureiro convence pelo conjunto

02 de Novembro de 2016

Todo mundo sabe que não se mexe em time que está ganhando, e foi justamente isso que a Chevrolet fez ao atualizar a família Onix em Julho desse ano. O carro mais vendido do Brasil em 2015, e também na liderança em 2016, recebeu mudanças e melhorias nos pontos de maior crítica por parte de seus consumidores. Aproveitando a mudança, a Chevrolet lançou o Onix Activ, modelo que marcou o ingresso da marca no segmento dos hatches compactos de visual aventureiro. Foco dessa avaliação, o Onic Activ convence pelo conjunto e equilíbrio.
 
Estilo diferente
 
O design da família Onix foi atualizado para ficar em sintonia com os demais modelos da marca como o novo Cruze, a S10 e o Cobalt. Toda a parte frontal é nova, o que rejuvenesceu o carro. A traseira também recebeu novas lanternas e para-choque, além de rodas com novo desenho.
 
A versão Activ traz elementos que garantem uma identidade própria, como os para-choques e os acessórios customizados. Um aplique lateral contorna toda a parte inferior do veículo, que segundo a fábrica dá proteção às peças metálicas da carroceria.
 
A versão Activ traz elementos que sugerem um visual off-road, como rack de teto, um protetor no spoiler frontal e de um aplique parte traseira. Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pretos para combinar com os itens de personalização. As rodas com visual diamantado tem dez raios e 15 polegadas, com pneus 195/65.
 
Por dentro, o carro mantém o estilo diferenciado. As cores preta e laranja predominam nos revestimentos de porta e bancos, e até no painel de instrumentos.
 
Uma melhoria muito importante na nova família Onix, foi a mudança do puxador da porta dianteira. Antes, ele ficava na parte de baixo da porta, e dificultava o movimento. Agora, ele vem na parte de cima, com acesso mais fácil.
 
O porta-luvas merece atenção pelo inteligente desenho. O Onix tem a tampa do porta-luvas abrindo para cima. É possível acessar o compartimento sem o incomodo da tampa bater nas pernas do passageiro da frente. Além disso, o porta-luvas é grande o suficiente para abrigar uma bolsa feminina. Ficou claro que a Chevrolet se preocupou em desenvolver um carro verdadeiramente prático por dentro. O porta-malas com 280 litros está na média da categoria e a abertura da tampa pode ser feita pelo telecomando da chave ou no painel.
 
Consumo de combustível otimizado
 
Como todos os modelos da família, o Onix Activ já nasceu com melhorias mecânicas, que tiveram o objetivo de reduzir o consumo de combustível. Essas mudanças englobaram moto r, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e redução de peso.
 
Outra novidade é a adoção da direção com assistência elétrica. Além de deixar o volante mais preciso e muito mais leve em manobras, não rouba potência do moto r como ocorre na direção hidráulica. Além disso, a direção elétrica progressiva inteligente compensa a inclinação da via em longos percursos, e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
 
Desempenho
 
A redução de peso de 32 kg (na média) e pneus verdes também contribuíram para que o Novo Onix alcançasse até 18% de redução no consumo de combustível (20% de redução no Prisma) e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, no moto r 1.4 ECO.
 
O Onix Activ só existe com o moto r 1,4 litro. Esse moto r flex, quando abastecido com etanol, chega a 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. Existe a opção de transmissão manual e automática, ambas com seis marchas. Independente da transmissão, o Onix Activ chega a 180 km/h de máxima, e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
 
Dirigibilidade
 
Quanto a dirigibilidade, pode-se afirmar que o Onix automático está entre os compactos mais confortáveis de toda categoria. O moto rista conta com ajuste de altura do banco e da coluna de direção. Ainda que seja um compacto, a dirigibilidade é comparável a de modelos de categoria superior. O que mais se destaca é a direção leve em manobras. O desenho dos bancos dianteiros, com um estofamento firme e confortável, ajuda a encarar longos períodos ao volante sem cansar o moto rista. O carro tem um rodar bastante suave graças a uma suspensão que está entre as melhores da categoria.
 
O acerto do moto r e do câmbio automático está melhor que na geração anterior do Onix. O conjunto conversa bem, principalmente para quem dirige com calma. Numa dirigibilidade mais esportiva, o câmbio vai bem, mas o moto r 1.4 força o giro para manter o desempenho.
 
Suspensão elevada
 
Em relação ao Novo Onix, o modelo Activ traz um acerto dinâmico diferenciado, condizente com sua proposta aventureira. Os pneus maiores e a suspensão recalibrada deixaram o carro 30 mm mais alto e melhoraram em 20% o ângulo de ataque. Dessa forma, o carro vai muito bem em lombadas, valetas e buracos. Dificilmente o moto rista irá raspar a parte de baixo, num obstáculo urbano. Cabe destacar que a suspensão também está mais macia, garantindo um nível de conforto elogiável no compacto.
 
Equipamentos
 
A versão Activ assemelha-se a versão topo de linha LTZ do Onix. Assim, ela vem muito bem equipada. De série o carro traz câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa, sensor de estacionamento, painel com velocímetro digita, bússulal e alerta de mudança de marcha, ajuste elétrico dos retrovisores, travas e vidros com acionamento re moto pela chave, computador de bordo com cinco funções, farol com superfície interna cromada e guia de LED para a lanterna e faróis auxiliares de neblina.
 
OnStar
 
A família Onix passa vir equipada de série com sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.
 
Em caso de roubo o veículo pode ser monitorado, e o moto r, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia. Por conta disso, as seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia. Este recurso estará presente em 100% das versões do Novo Onix. A Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência). A fabricante ainda não divulgou o custo do OnStar após 1 ano.
 
Cabe destacar que o Onix é o “único compacto” da categoria, à oferecer esse serviço de assistência e telemática. Em todos os concorrentes, o recurso nem existe!
 
MyLink de segunda geração
 
A família Onix também recebeu o multimídia MyLink de segunda geração, que agora tem compatibilidade com os sistema Android Auto e o Apple CarPlay. Assim, várias funções do celular podem ser integradas a central multimedia, permitindo a interação via controles do volante ou tela sensível ao toque da própria central. Dependendo do smartphone é possível até realizar comandos por voz.
 
Outra mudança na segunda geração do MyLink é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch (múltiplos toques simultâneos na tela, assim como nos smartphones). A porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo (acessório) dois dispositivos USB e um iPod simultaneamente.
 
Ainda que o MyLink tenha sido otimizado, ele não traz sistema GPS nativo. Assim, é preciso usar um app do smartphone, para poder realizar uma navegação na central multimedia. Dependendo do smartphone, é preciso que ele esteja conectado pelo cabo USB na central para funcionar.
 
Preços
 
Activ 1.4 Manual – R$ 57.190
 
Activ 1.4 Automático – R$ 62.290
 
A garantia do veículo é de três anos sem limite de quilometragem.
 
Em Campinas e região, a concessionária Chevrolet que oferece o novo Onix Activ são as lojas do grupo Dahruj. Mais informações pelo telefone (19) 3753-4444 ou pelo site www.dahrujchevrolet.com.br. Para conhecer uma oferta da concessionária, clique AQUI!

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!