Revista Comprecar
Chevrolet Camaro SS
Ainda um ícone entre os apaixonados por “muscle car”
Chevrolet Camaro SS
06 de Julho de 2014

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre

Dessa vez, a Revista Comprecar trouxe a matéria de avaliação de um carro muito especial. O Camaro &tipo=1"> Camaro é um tipo de carro que praticamente não deixa ninguém passar indiferente. Existem aqueles que o amam incondicionalmente, defendendo o modelo com unhas e dentes. Existem também aqueles que fazem críticas contundentes. Independente da opinião, o Camaro &tipo=1"> Camaro é um carro que se destaca pelo desenho de carroceria único. E nesse sentido, a General Motors foi muito feliz em criar um carro moderno, se inspirando nos preceitos dos clássicos “muscle cars” da década de 70. É justamente por isso que o fabricante mudou tão pouco o Camaro , no último face-lift, ocorrido no ano passado.
 
Mas antes de entrarmos nos itens de avaliação do Camaro , é importante fazermos algumas considerações. É sabido que existem vários tipos de “compras” de carros. Existem aquelas onde a escolha é amplamente racional. Em outros casos, pesa mais o lado emocional. Pois bem, o Camaro &tipo=1"> Camaro é um carro onde a escolha é 200% emocional.
 
Assim, se você é um cliente que procura um carro fácil de dirigir, com ampla visibilidade, suave, bastante funcional, prático para estacionar, cheio de porta-trecos, com ajustes modulares no interior, e que de tão econômico que é até os “eco-chatos” usam como exemplo; então pode parar de ler essa matéria, que o carro em questão aqui, não é pra você!
 
Agora, se você é um apaixonado por design, ama carros clássicos, sabe o valor de ter um ícone automotivo na garagem, adora o som de oito “canecos” vibrando sob o capô, gosta de curtir o som de um escapamento esportivo, quer um 0 à 100 em menos de 5 segundo e tem toda a certeza do mundo que “ moto rzinho” é coisa para dentista, ai você pode ter encontrado aqui o seu carro ideal. Com essa situação bem clara, nossa avaliação do Camaro &tipo=1"> Camaro SS será feita justamente levando em conta o tipo de cliente que procura (e gosta) de um “Muscle Car”.
 
No final de 2013, a General Motors apresentou o modelo 2014 do Camaro . Ainda que suaves, as poucas mudanças lhe conferiram um ar ainda mais agressivo e imponente. O carro continua a utilizar o moto r V8 de 6,2 litros tipo “Small Block”. A versão disponível no Brasil continua a utilizar exclusivamente o câmbio automático de seis marchas. Como já acontecia antes, o Camaro &tipo=1"> Camaro está disponível numa única versão, topo de linha SS.
 
Estilo
 
Ainda que modernizado, o Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 (assim como o modelo anterior), mantém a inspiração no conceito do carro original produzido entre 1967 e 1969. É inegável o sucesso que o Camaro &tipo=1"> Camaro fez mundialmente. Foi muito inteligente a estratégia da GM em imortalizar o visual do novo Camaro &tipo=1"> Camaro no robô personagem Bumblebee, do filme Transformes. Dessa forma, o visual marcante do Camaro &tipo=1"> Camaro ganhou um lugar realmente especial no aspiracional dos apaixonados por carros. Até mesmo as crianças tomaram gosto por essa coisa de “muscle car”. E justamente por tudo isso, que a GM mudou muito pouco o Camaro , no momento do face-lift. Afinal, não se mexe em time que esta ganhando.
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 recebeu uma grade frontal maior. Estudos dinâmicos mostraram que o carro poderia receber um melhor fluxo de ar. Assim, foi feita a adição de saída de ar na parte superior do capô. Além de melhorar a exaustão de calor, deixa o carro com visual ainda mais esportivo. As mudanças externas podem ser notadas ainda num novo aerofólio traseiro. Essas as alterações foram otimizados em túnel de vento.
 
Outro ponto de evolução é o novo visual das lanternas traseiras. A lanterna traz conjunto único, incluindo a luz de ré. O visual de lanterna dupla, inspirado na Corvette, foi deixado de lado. Porém, quando acesas, as lanternas ainda tem o estilo dividido em dois blocos, da geração anterior do Camaro .
 
Powertrain
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro continua equipado com o poderoso moto r V8 de 406 cv de potência! Aliás, no Brasil, não existe qualquer outro carro com essa potência, pelo valor que o Camaro &tipo=1"> Camaro é vendido. Carros com potência parecida, custam muito mais caro que o Camaro . Além de muito potente, o moto r ainda gera um torque impressionante de 56,7 kgfm. Para se ter uma ideia de quanto esse torque é elevado, basta dizer que carros com moto r V6 à gasolina tem torque na casa de 35 kgfm. E veículos Flex com moto r 2 litros, contam com torque médio de 20 kgfm.
 
Esse moto r V8 realmente impressiona. Em outras configurações (não disponíveis no Brasil), esse moto r pode chegar a potência máxima de até 580 cavalos. E a título de curiosidade, esse moto r ainda é a base utilizada nos veículos da Stockcar brasileira.
 
Junto com esse poderoso moto r tem-se um câmbio automático sequencial de seis marchas, batizado pela Chevrolet de GR6. Além da comodidade do câmbio automático, o moto rista ainda pode interagir com o carro através das trocas manuais, por meio de borboletas atrás do volante: o "Paddle Shift”.
 
Utilizando os seletores no "Paddle Shift", é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro , desenvolvido pela Chevrolet, permite fazer uso do "Paddle Shift" mesmo com o seletor na posição "D" Drive. Na posição “M”, a troca precisa ser feita sempre pelo moto rista.
 
Desempenho
 
A performance é realmente impressionante. A aceleração de 0 à 100 km/h, acontece em menos de 5 segundos. E a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Sem o limitador, a velocidade estimada seria de 270 km/h.
 
O moto r do Camaro &tipo=1"> Camaro também incorpora muita tecnologia. Ele continua equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management). Trata-se de um recurso que permite o desligamento automático dos cilindros. Funciona assim: quando o veículo encontra-se em velocidade de cruzeiro (em uma viagem), o sistema de gerenciamento do moto r consegue realizar o desligamento de metade dos cilindros.
 
Isso acontece na injeção de combustível, com o desligamento do bico. Também é realizado o fechamento das válvulas de admissão e escape do cilindro. Um dispositivo eletrônico, por meio da atuação de uma válvula, realiza o fechamento das válvulas. Assim, com quatro cilindros desligados, o carro fica mais econômico. Dessa forma, apenas metade dos cilindros mantém o Camaro &tipo=1"> Camaro em velocidade de cruzeiro. Mas se o moto rista der uma acelerada mais forte, os cilindros se religam quase que instantaneamente, devolvendo toda potência ao moto r do carro. Um item importante no Camaro &tipo=1"> Camaro é o fato do moto r ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira, sem prejuízo dos componentes.
 
Mesmo assim, o Camaro &tipo=1"> Camaro não é um carro econômico. Afinal, deslocar quase 1.790 kg, com um moto r de V8 de 6,2 litros, não dá para fazer milagres. Na cidade, a média de consumo fica na casa de 5 km/l. Já na estrada, uma surpresa. Dá para fazer quase 10 km/l, em velocidade constante de 110 km/h. Uma prova que o sistema de gerenciamento de cilindros realmente funciona. Um detalhe que a GM pode rever, é justamente a indicação do consumo no computador de bordo em “litros/100 km”. Uma nova linha de programação no sistema, disponibilizaria a medida em “km/l”.
 
Dirigibilidade
 
Com tanta potência, a dirigibilidade precisa garantir segurança. O Camaro &tipo=1"> Camaro vem com controle eletrônico de tração e de estabilidade. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita apenas o controle de tração. Pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo "Dinâmico", permitindo uma condução altamente esportiva, mas mantendo algum nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de tração, o Camaro &tipo=1"> Camaro incorpora controle de tração mecânico por meio de um diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD). Isso evita que apenas uma das rodas gire mais que a outra, num piso de baixa aderência.
 
O superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8 polegadas na dianteira e 9 polegada na traseira. Os pneus são de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira. O Camaro &tipo=1"> Camaro não tem estepe, macaco e chave de rodas. O kit de reparo é composto por compressor com acionamento elétrico e material selante para furos pequenos. Um rasgo no pneu, só é resolvido com reboque e troca de todo pneu.
 
Mesmo com os sistemas de tração ligados e com pista seca, é preciso atenção e perícia ao dirigir o Camaro . Entrar numa curva forte, pisando fundo no acelerador, fará a traseira escorregar levemente. Desligar o controle de tração e dirigir o carro na chuva, é coisa para moto rista com nível de “pilotagem profissional”. Fato que o Camaro &tipo=1"> Camaro SS é um carro “bruto” quando o pedal do acelerador é usado com vontade.
 
E para o carro continuar no chão, e parando, outros detalhes foram previstos. A suspensão do Camaro &tipo=1"> Camaro é baixa, e relativamente dura. Não chega a ser muito desconfortável como acontece em alguns esportivos. Mas não é suave. O moto rista precisa prestar muita atenção em lombadas e valetas, para não bater ou raspar o bico do carro. Numa estrada boa e ampla, com curvas longas (como a Rodovia dos Bandeirantes) é uma delícia dirigir o Camaro . Estamos falando de um carro que foi projetado para pisos de boa qualidade. Já estradas muito sinuosas, e irregulares, fica evidente o desconforto na condução.
 
E para parar o Camaro , os enormes discos de freios utilizam pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira. No geral, os freios atendem bem. Agora, aqueles que querem fazer o uso completo dos 406 cavalos, com tudo que tem direito, podem achar o sistema um pouco limitado, nas máximas. É preciso atenção redobrada no espaço necessário para as frenagens.
 
Interior
 
Por dentro, também houveram mudanças ainda que mais sutis. Os bancos continuam a trazer regulagem elétrica (porém sem memórias). Outros detalhes interessantes são as laterais das portas com um filete de iluminação em LEDs, na cor ice blue. Destaque para os mostradores no console central, que apresentam um visual retro, com mostradores quadrados e grandes ponteiros vermelhos. São exibidas as seguintes informações: voltímetro, pressão do óleo do moto r, temperatura do óleo do moto r e temperatura do óleo do câmbio.
 
Nos bancos da frente, o nível de conforto é bom. A posição do moto rista, e passageiro, é típica de um carro esportivo com a nítida sensação de um cockpit. A visibilidade também não é das melhores, principalmente a traseira. No banco traseiro, espaço apenas para duas crianças, ou pessoas de até 1,65m. Acima disso, fica bem desconfortável. O porta-malas também não é muito grande, com apenas 320 litros. Em resumo, o Camaro &tipo=1"> Camaro é ideal para casais com no máximo 2 filhos pequenos, que curtem um esportivo clássico.
 
Novos Equipamentos
 
Alguns equipamentos também estão melhores. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console continuam usando iluminação Ice Blue com ponteios em vermelho. Mas agora o Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 recebe o MyLink.
 
Trata-se de um sistema de multimídia que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para o veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). Também permite configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. Atenção que esse equipamento não possui mais a entrada para o disco de CD. Música no carro, apenas por processos digitais modernos.
 
Além dos atributos como tela touch screen de sete polegadas, reprodutor de MP3, entrada USB, entrada auxiliar, conexão Bluetooth, também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas. Entre as novidades estão: o comandos de voz para navegação e áudio, câmera de ré integrada e a função áudio streaming, utilizando o aplicativo Tune In. O sistema ainda permite a visualização de informações do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas.
 
Para fazer “par” com o potente moto r, o sistema de áudio vem com 245 watts de potência, fornecido pela Boston Acoustics, com um total de nove alto-falantes. Realmente a fidelidade acústica impressiona no carro. Dá para escutar o som com volume realmente alto, sem distorção acústica, ou falta de grave.
 
Um item muito interessante é o Heads-Up Display (HUD). Ele projeta diversas informações, do painel principal, diretamente no para-brisa do veículo. Isso permite que o moto rista não desvie o olhar da estrada, já que as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas estão: a velocidade, rotação do moto r, temperatura externa e indicador de força “G” em curvas. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens. E na nova geração do Camaro , essa projeção acontece em cores (antes eram monocromáticas).
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o moto rista quanto para o passageiro. Outro interessante equipamento é a possibilidade de executar a partida remota. Assim como acontece na Captiva V6, através de um botão na chave, é possível dar a partida à distância no Camaro . Isso aciona o ar-condicionado do carro e já climatiza o interior do carro, antes mesmo do moto rista entrar no carro.
 
Agora, a GM poderia pensar em melhorar algumas coisas. O sistema de ar-condicionado é manual, e de simples zona. Falta também um sensor de estacionamento dianteiro no carro, considerando a baixa visibilidade em manobras. A opção de duas ou três memórias no banco elétrico do moto rista poderia ajudar também.
 
Mercado
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 será comercializado apenas nas cores: amarelo, vermelho, preto e branco com os seguintes acessórios: adesivos de capô, insulfilm, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta-malas. A cor prata, não faz mais parte do catálogo. No Brasil, o Camaro &tipo=1"> Camaro é vendido na versão topo de linha SS. Porém, no Brasil, não estão disponíveis os faróis equipados com iluminação xenon e teto-solar com controle elétrico. O preço sugerido do Camaro &tipo=1"> Camaro é de R$ 222 mil.
 
O Comprecar foi buscar o parecer de um profissional que conhece o mercado desse carro. Segundo Alexandre Dutra (gerente da unidade Automec Indaiatuba), 100% dos clientes do Camaro &tipo=1"> Camaro SS são homens com idade entre 40 e 60 anos, casados e bem sucedidos. Geralmente, o Camaro &tipo=1"> Camaro SS é o segundo ou terceiro carro da casa. Dutra explica que o desejo de compra de um Camaro &tipo=1"> Camaro (observado em seus clientes) é baseado num sonho de infância. Além disso, o cliente sempre quer o carro numa cor esportiva.
 
Que existem vários esportivos melhores que o Camaro , ninguém duvida. Agora, encontrar esportivos com os “números” de desempenho do Camaro , com uma carroceria realmente provocante, e pelo preço do Camaro , ai é outra história. A título de comparação no Brasil, uma BMW 335i M Sport (com 306 cavalos), parte de R$ 300 mil.
 
A história do Camaro
 
A primeira geração do Camaro &tipo=1"> Camaro foi apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em setembro de 1966. Ele teve até oito diferentes opções de moto r. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até 7 litros. Ele era comercializado em três diferentes versões, Sport Coupe, RS, SS, além da edição especial Z28. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro &tipo=1"> Camaro vendeu 220.906 carros. A primeira geração do Camaro &tipo=1"> Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 700 mil esportivos vendidos em apenas três anos de venda.
 
A segunda geração foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, com influência europeia, que ainda receberia mais 3 alterações estéticas nesta geração. Em relação a primeira geração, o Camaro &tipo=1"> Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última, foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. Em 1980, estreou um novo moto r: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.
 
Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro . Totalmente remodelada, e inaugurava também a era dos moto res com injeção eletrônica de combustível.
 
Na quarta geração lançada em 1993, Chevrolet Camaro &tipo=1"> Camaro recebeu novo exterior, interior e o moto r V8 "LT1" de 279 cv. Novas transmissões manual e automática de 6 marchas, duplo air bag, controle de tração, entre outros marcaram essa geração.

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Chevrolet Camaro SS
 

Chevrolet Camaro SS

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Ainda um ícone entre os apaixonados por “muscle car”

06 de Julho de 2014

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre

Dessa vez, a Revista Comprecar trouxe a matéria de avaliação de um carro muito especial. O Camaro &tipo=1"> Camaro é um tipo de carro que praticamente não deixa ninguém passar indiferente. Existem aqueles que o amam incondicionalmente, defendendo o modelo com unhas e dentes. Existem também aqueles que fazem críticas contundentes. Independente da opinião, o Camaro &tipo=1"> Camaro é um carro que se destaca pelo desenho de carroceria único. E nesse sentido, a General Motors foi muito feliz em criar um carro moderno, se inspirando nos preceitos dos clássicos “muscle cars” da década de 70. É justamente por isso que o fabricante mudou tão pouco o Camaro , no último face-lift, ocorrido no ano passado.
 
Mas antes de entrarmos nos itens de avaliação do Camaro , é importante fazermos algumas considerações. É sabido que existem vários tipos de “compras” de carros. Existem aquelas onde a escolha é amplamente racional. Em outros casos, pesa mais o lado emocional. Pois bem, o Camaro &tipo=1"> Camaro é um carro onde a escolha é 200% emocional.
 
Assim, se você é um cliente que procura um carro fácil de dirigir, com ampla visibilidade, suave, bastante funcional, prático para estacionar, cheio de porta-trecos, com ajustes modulares no interior, e que de tão econômico que é até os “eco-chatos” usam como exemplo; então pode parar de ler essa matéria, que o carro em questão aqui, não é pra você!
 
Agora, se você é um apaixonado por design, ama carros clássicos, sabe o valor de ter um ícone automotivo na garagem, adora o som de oito “canecos” vibrando sob o capô, gosta de curtir o som de um escapamento esportivo, quer um 0 à 100 em menos de 5 segundo e tem toda a certeza do mundo que “ moto rzinho” é coisa para dentista, ai você pode ter encontrado aqui o seu carro ideal. Com essa situação bem clara, nossa avaliação do Camaro &tipo=1"> Camaro SS será feita justamente levando em conta o tipo de cliente que procura (e gosta) de um “Muscle Car”.
 
No final de 2013, a General Motors apresentou o modelo 2014 do Camaro . Ainda que suaves, as poucas mudanças lhe conferiram um ar ainda mais agressivo e imponente. O carro continua a utilizar o moto r V8 de 6,2 litros tipo “Small Block”. A versão disponível no Brasil continua a utilizar exclusivamente o câmbio automático de seis marchas. Como já acontecia antes, o Camaro &tipo=1"> Camaro está disponível numa única versão, topo de linha SS.
 
Estilo
 
Ainda que modernizado, o Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 (assim como o modelo anterior), mantém a inspiração no conceito do carro original produzido entre 1967 e 1969. É inegável o sucesso que o Camaro &tipo=1"> Camaro fez mundialmente. Foi muito inteligente a estratégia da GM em imortalizar o visual do novo Camaro &tipo=1"> Camaro no robô personagem Bumblebee, do filme Transformes. Dessa forma, o visual marcante do Camaro &tipo=1"> Camaro ganhou um lugar realmente especial no aspiracional dos apaixonados por carros. Até mesmo as crianças tomaram gosto por essa coisa de “muscle car”. E justamente por tudo isso, que a GM mudou muito pouco o Camaro , no momento do face-lift. Afinal, não se mexe em time que esta ganhando.
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 recebeu uma grade frontal maior. Estudos dinâmicos mostraram que o carro poderia receber um melhor fluxo de ar. Assim, foi feita a adição de saída de ar na parte superior do capô. Além de melhorar a exaustão de calor, deixa o carro com visual ainda mais esportivo. As mudanças externas podem ser notadas ainda num novo aerofólio traseiro. Essas as alterações foram otimizados em túnel de vento.
 
Outro ponto de evolução é o novo visual das lanternas traseiras. A lanterna traz conjunto único, incluindo a luz de ré. O visual de lanterna dupla, inspirado na Corvette, foi deixado de lado. Porém, quando acesas, as lanternas ainda tem o estilo dividido em dois blocos, da geração anterior do Camaro .
 
Powertrain
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro continua equipado com o poderoso moto r V8 de 406 cv de potência! Aliás, no Brasil, não existe qualquer outro carro com essa potência, pelo valor que o Camaro &tipo=1"> Camaro é vendido. Carros com potência parecida, custam muito mais caro que o Camaro . Além de muito potente, o moto r ainda gera um torque impressionante de 56,7 kgfm. Para se ter uma ideia de quanto esse torque é elevado, basta dizer que carros com moto r V6 à gasolina tem torque na casa de 35 kgfm. E veículos Flex com moto r 2 litros, contam com torque médio de 20 kgfm.
 
Esse moto r V8 realmente impressiona. Em outras configurações (não disponíveis no Brasil), esse moto r pode chegar a potência máxima de até 580 cavalos. E a título de curiosidade, esse moto r ainda é a base utilizada nos veículos da Stockcar brasileira.
 
Junto com esse poderoso moto r tem-se um câmbio automático sequencial de seis marchas, batizado pela Chevrolet de GR6. Além da comodidade do câmbio automático, o moto rista ainda pode interagir com o carro através das trocas manuais, por meio de borboletas atrás do volante: o "Paddle Shift”.
 
Utilizando os seletores no "Paddle Shift", é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro , desenvolvido pela Chevrolet, permite fazer uso do "Paddle Shift" mesmo com o seletor na posição "D" Drive. Na posição “M”, a troca precisa ser feita sempre pelo moto rista.
 
Desempenho
 
A performance é realmente impressionante. A aceleração de 0 à 100 km/h, acontece em menos de 5 segundos. E a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Sem o limitador, a velocidade estimada seria de 270 km/h.
 
O moto r do Camaro &tipo=1"> Camaro também incorpora muita tecnologia. Ele continua equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management). Trata-se de um recurso que permite o desligamento automático dos cilindros. Funciona assim: quando o veículo encontra-se em velocidade de cruzeiro (em uma viagem), o sistema de gerenciamento do moto r consegue realizar o desligamento de metade dos cilindros.
 
Isso acontece na injeção de combustível, com o desligamento do bico. Também é realizado o fechamento das válvulas de admissão e escape do cilindro. Um dispositivo eletrônico, por meio da atuação de uma válvula, realiza o fechamento das válvulas. Assim, com quatro cilindros desligados, o carro fica mais econômico. Dessa forma, apenas metade dos cilindros mantém o Camaro &tipo=1"> Camaro em velocidade de cruzeiro. Mas se o moto rista der uma acelerada mais forte, os cilindros se religam quase que instantaneamente, devolvendo toda potência ao moto r do carro. Um item importante no Camaro &tipo=1"> Camaro é o fato do moto r ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira, sem prejuízo dos componentes.
 
Mesmo assim, o Camaro &tipo=1"> Camaro não é um carro econômico. Afinal, deslocar quase 1.790 kg, com um moto r de V8 de 6,2 litros, não dá para fazer milagres. Na cidade, a média de consumo fica na casa de 5 km/l. Já na estrada, uma surpresa. Dá para fazer quase 10 km/l, em velocidade constante de 110 km/h. Uma prova que o sistema de gerenciamento de cilindros realmente funciona. Um detalhe que a GM pode rever, é justamente a indicação do consumo no computador de bordo em “litros/100 km”. Uma nova linha de programação no sistema, disponibilizaria a medida em “km/l”.
 
Dirigibilidade
 
Com tanta potência, a dirigibilidade precisa garantir segurança. O Camaro &tipo=1"> Camaro vem com controle eletrônico de tração e de estabilidade. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita apenas o controle de tração. Pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo "Dinâmico", permitindo uma condução altamente esportiva, mas mantendo algum nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de tração, o Camaro &tipo=1"> Camaro incorpora controle de tração mecânico por meio de um diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD). Isso evita que apenas uma das rodas gire mais que a outra, num piso de baixa aderência.
 
O superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8 polegadas na dianteira e 9 polegada na traseira. Os pneus são de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira. O Camaro &tipo=1"> Camaro não tem estepe, macaco e chave de rodas. O kit de reparo é composto por compressor com acionamento elétrico e material selante para furos pequenos. Um rasgo no pneu, só é resolvido com reboque e troca de todo pneu.
 
Mesmo com os sistemas de tração ligados e com pista seca, é preciso atenção e perícia ao dirigir o Camaro . Entrar numa curva forte, pisando fundo no acelerador, fará a traseira escorregar levemente. Desligar o controle de tração e dirigir o carro na chuva, é coisa para moto rista com nível de “pilotagem profissional”. Fato que o Camaro &tipo=1"> Camaro SS é um carro “bruto” quando o pedal do acelerador é usado com vontade.
 
E para o carro continuar no chão, e parando, outros detalhes foram previstos. A suspensão do Camaro &tipo=1"> Camaro é baixa, e relativamente dura. Não chega a ser muito desconfortável como acontece em alguns esportivos. Mas não é suave. O moto rista precisa prestar muita atenção em lombadas e valetas, para não bater ou raspar o bico do carro. Numa estrada boa e ampla, com curvas longas (como a Rodovia dos Bandeirantes) é uma delícia dirigir o Camaro . Estamos falando de um carro que foi projetado para pisos de boa qualidade. Já estradas muito sinuosas, e irregulares, fica evidente o desconforto na condução.
 
E para parar o Camaro , os enormes discos de freios utilizam pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira. No geral, os freios atendem bem. Agora, aqueles que querem fazer o uso completo dos 406 cavalos, com tudo que tem direito, podem achar o sistema um pouco limitado, nas máximas. É preciso atenção redobrada no espaço necessário para as frenagens.
 
Interior
 
Por dentro, também houveram mudanças ainda que mais sutis. Os bancos continuam a trazer regulagem elétrica (porém sem memórias). Outros detalhes interessantes são as laterais das portas com um filete de iluminação em LEDs, na cor ice blue. Destaque para os mostradores no console central, que apresentam um visual retro, com mostradores quadrados e grandes ponteiros vermelhos. São exibidas as seguintes informações: voltímetro, pressão do óleo do moto r, temperatura do óleo do moto r e temperatura do óleo do câmbio.
 
Nos bancos da frente, o nível de conforto é bom. A posição do moto rista, e passageiro, é típica de um carro esportivo com a nítida sensação de um cockpit. A visibilidade também não é das melhores, principalmente a traseira. No banco traseiro, espaço apenas para duas crianças, ou pessoas de até 1,65m. Acima disso, fica bem desconfortável. O porta-malas também não é muito grande, com apenas 320 litros. Em resumo, o Camaro &tipo=1"> Camaro é ideal para casais com no máximo 2 filhos pequenos, que curtem um esportivo clássico.
 
Novos Equipamentos
 
Alguns equipamentos também estão melhores. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console continuam usando iluminação Ice Blue com ponteios em vermelho. Mas agora o Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 recebe o MyLink.
 
Trata-se de um sistema de multimídia que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para o veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone). Também permite configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. Atenção que esse equipamento não possui mais a entrada para o disco de CD. Música no carro, apenas por processos digitais modernos.
 
Além dos atributos como tela touch screen de sete polegadas, reprodutor de MP3, entrada USB, entrada auxiliar, conexão Bluetooth, também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas. Entre as novidades estão: o comandos de voz para navegação e áudio, câmera de ré integrada e a função áudio streaming, utilizando o aplicativo Tune In. O sistema ainda permite a visualização de informações do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas.
 
Para fazer “par” com o potente moto r, o sistema de áudio vem com 245 watts de potência, fornecido pela Boston Acoustics, com um total de nove alto-falantes. Realmente a fidelidade acústica impressiona no carro. Dá para escutar o som com volume realmente alto, sem distorção acústica, ou falta de grave.
 
Um item muito interessante é o Heads-Up Display (HUD). Ele projeta diversas informações, do painel principal, diretamente no para-brisa do veículo. Isso permite que o moto rista não desvie o olhar da estrada, já que as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas estão: a velocidade, rotação do moto r, temperatura externa e indicador de força “G” em curvas. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens. E na nova geração do Camaro , essa projeção acontece em cores (antes eram monocromáticas).
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o moto rista quanto para o passageiro. Outro interessante equipamento é a possibilidade de executar a partida remota. Assim como acontece na Captiva V6, através de um botão na chave, é possível dar a partida à distância no Camaro . Isso aciona o ar-condicionado do carro e já climatiza o interior do carro, antes mesmo do moto rista entrar no carro.
 
Agora, a GM poderia pensar em melhorar algumas coisas. O sistema de ar-condicionado é manual, e de simples zona. Falta também um sensor de estacionamento dianteiro no carro, considerando a baixa visibilidade em manobras. A opção de duas ou três memórias no banco elétrico do moto rista poderia ajudar também.
 
Mercado
 
O Camaro &tipo=1"> Camaro 2014 será comercializado apenas nas cores: amarelo, vermelho, preto e branco com os seguintes acessórios: adesivos de capô, insulfilm, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta-malas. A cor prata, não faz mais parte do catálogo. No Brasil, o Camaro &tipo=1"> Camaro é vendido na versão topo de linha SS. Porém, no Brasil, não estão disponíveis os faróis equipados com iluminação xenon e teto-solar com controle elétrico. O preço sugerido do Camaro &tipo=1"> Camaro é de R$ 222 mil.
 
O Comprecar foi buscar o parecer de um profissional que conhece o mercado desse carro. Segundo Alexandre Dutra (gerente da unidade Automec Indaiatuba), 100% dos clientes do Camaro &tipo=1"> Camaro SS são homens com idade entre 40 e 60 anos, casados e bem sucedidos. Geralmente, o Camaro &tipo=1"> Camaro SS é o segundo ou terceiro carro da casa. Dutra explica que o desejo de compra de um Camaro &tipo=1"> Camaro (observado em seus clientes) é baseado num sonho de infância. Além disso, o cliente sempre quer o carro numa cor esportiva.
 
Que existem vários esportivos melhores que o Camaro , ninguém duvida. Agora, encontrar esportivos com os “números” de desempenho do Camaro , com uma carroceria realmente provocante, e pelo preço do Camaro , ai é outra história. A título de comparação no Brasil, uma BMW 335i M Sport (com 306 cavalos), parte de R$ 300 mil.
 
A história do Camaro
 
A primeira geração do Camaro &tipo=1"> Camaro foi apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em setembro de 1966. Ele teve até oito diferentes opções de moto r. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até 7 litros. Ele era comercializado em três diferentes versões, Sport Coupe, RS, SS, além da edição especial Z28. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro &tipo=1"> Camaro vendeu 220.906 carros. A primeira geração do Camaro &tipo=1"> Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 700 mil esportivos vendidos em apenas três anos de venda.
 
A segunda geração foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, com influência europeia, que ainda receberia mais 3 alterações estéticas nesta geração. Em relação a primeira geração, o Camaro &tipo=1"> Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última, foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. Em 1980, estreou um novo moto r: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.
 
Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro . Totalmente remodelada, e inaugurava também a era dos moto res com injeção eletrônica de combustível.
 
Na quarta geração lançada em 1993, Chevrolet Camaro &tipo=1"> Camaro recebeu novo exterior, interior e o moto r V8 "LT1" de 279 cv. Novas transmissões manual e automática de 6 marchas, duplo air bag, controle de tração, entre outros marcaram essa geração.

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