Revista Comprecar
Chevrolet S10 2015 com novo motor flex
Motor flex mais potente da categoria, com 206 cavalos, é a principal novidade
Chevrolet S10 2015 com novo motor flex
25 de Setembro de 2014

Por Jorge Augusto

A Chevrolet acaba de apresenta a linha 2015 da sua picape campeã de vendas. Assim, a S10 passa a oferecer mais uma opção de moto r Flex da família ECOTEC. Totalmente inédito no mercado brasileiro, esse moto r incorpora alta tecnologia e já é utilizado em outros mercados internacionais, em picapes e crossovers da Chevrolet. Mas no Brasil, a grande inovação é o fato dele ser flex!
 
Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas totalmente variável (tanto no de admissão quanto exaustão), o moto r 2,5 litros ECOTEC produz até 206 cavalos de potência, e 27,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Agora, esse é o moto r Flex mais potente a equipar uma picape média, no Brasil.
 
Esse novo moto r da Chevrolet substitui nas versões intermediária LT e de topo de linha LTZ, o 2,4 litros Flexpower de 147 cv de potência. Entretanto, o 2,4 litros Flexpower permanecerá apenas na versão de entrada LS, disponível somente com cabine simples e dupla, com tração 4x2. Outro detalhe que não muda, são os modelos turbo-diesel da S10 equipadas com a 2,8 litros. No ano passado, esse moto r teve sua potência aumentada para 200 cavalos, após atualizações mecânicas.
 
ECOTEC 2.5 SIDI Flex com tração 4x4
 
Identificado pela sigla SIDI (Spark Ignition Direct Injection), o moto r 2.5 ECOTEC chega também com a nova transmissão manual de seis marchas. Outra novidade (pela primeira vez na Chevrolet) é a opção da tração 4x4 com reduzida de acionamento eletrônico e controle eletrônico de estabilidade, numa versão com moto r Flex.
 
Por enquanto, não estará disponível a transmissão automática de 6 marchas, junto com o novo moto r Ecotec. E o câmbio manual de 5 marchas, fica restrito a versão de entrada da S10, com moto r 2,4 litro Flexpower.
 
Mais melhorias
 
Outra evolução da S10 foi o trabalho de recalibração da suspensão dianteira e traseira, com o intuito de deixar o conjunto mais rígido. Essa mudança visa atender aquele cliente que procura um utilitário versátil, e pronto para o trabalho. O interior da S10 recebeu mudanças, com reforços no isolamento acústico da cabine, utilização de acabamento mais primoroso com a adoção de novos materiais, além de equipamentos de série adicionais.
 
As opções
 
Agora, a picape Chevrolet tem em seu leque de configurações na linha 2015: duas carrocerias (simples e dupla), duas trações (4x2 e 4x4), três transmissões (manual de 5 e 6 marchas e automática de 6 marchas), e três de moto res (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel). No total, são 14 pacotes.
 
Cenário atual
 
A S10 é a picape líder em seu segmento, desde seu lançamento em 1995. De lá pra cá, a margem dessa liderança oscilou conforme a época, ou a chegada de novos concorrentes. Mas a picape nunca deixou de ser líder. E nessa história toda, a picape sempre esteve presente em diversas situações de uso e aplicações.
 
Segundo o Marketing da Chevrolet, o cenário da picape hoje é o seguinte, considerando todas as versões: metade dos usuários tem na S10 o seu equipamento de trabalho. A outra metade usa no dia a dia como transporte e lazer. Também , metade dos modelos produzidos saem equipados com o moto r diesel. A outra metade com moto r Flex. A versão LS (seja cabine simples ou dupla) é o produto focado 100% no mercado de trabalho, enquanto as versões LTZ são direcionados ao uso de lazer, locomoção e aventura. Mas o dado mais interessante é que 89% dos clientes que tem uma S10 4x2, desejam ter uma S10 4x4, na próxima compra. E esse é um dos motivos do novo moto r Flex, com a nova tração 4x4. Inclusive, a Chevrolet espera que a proporção de moto res Flex aumente um pouco a partir de agora.
 
Ainda segundo o Marketing da Chevrolet, as mudanças feitas na picape nesse momento, refletem diretamente os principais pedidos dos clientes da marca. Para a Chevrolet, o objetivo não é mirar nas concorrentes (uma vez que ela é líder) e sim atender o que seu cliente está pedindo. Justamente por isso, a mudança foi estrutural (e pontual) e não estética. Segundo a direção de Marketing, a S10 está na metade do seu ciclo de vida. E só fará sentido mudar o “estilo” da picape, quando todos os clientes já tiverem a possibilidade de ter adquirido a atual S10.
 
Um Motor ECOTEC completamente novo
 
O novo 2.5 ECOTEC reúne o que existe de mais moderno em tecnologia: injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas continuamente variáveis e bloco em alumínio com camisa em ferro fundido. Completam a lista o eixo balanceador, os pistões em alumínio com resfriamento por jatos de óleo, além de bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do moto r e sistema de partida a frio sem tanquinho e sem pré-aquecimento do combustível.
 
A grande evolução é certamente a injeção direta de combustível (num sistema flex) que permite ao moto r trabalhar com maior eficiência, pois o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão. E é exatamente essa tecnologia que permite partidas seguras, mesmo com etanol, sem precisar pré-aquecer o combustível. Para isso foi usado um bico injetor extremamente preciso, que vaporiza o combustível diretamente no cilindro. Dessa forma, com a compressão, a mistura de ar e combustível se aquece, garantindo a partida. Para assegurar total eficiência, a picape possui duas bombas de combustível: uma no tanque e outra no cabeçote.
 
O duplo comando de válvulas continuamente variável, ao mesmo tempo que muda o tempo de abertura e fechamento das válvulas, aumenta o torque e a potência conforme a necessidade do moto rista, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões. Segundo a Chevrolet, esse novo moto r é até 6% mais econômico (nas mesmas condições) que o atual 2,4 litros Flexpower.
 
Outra particularidade do novo moto r flex da S10 é o bloco em alumínio com camisas em ferro fundido nodular, o que aumenta a vida útil do moto r e facilita a manutenção.
 
Vale destacar que esse é um moto r para aplicação longitudinal (e não transversal). Assim, ele é aplicado em picapes e crossovers da marca. Nos EUA, ele equipa também a picape Colorado (sem ser flex). Então, segundo a engenharia da Chevrolet, a chance dele ser aplicado num automóvel, é muito pequena. Outro fato importante é que o desenvolvimento do sistema Flex para esse moto r é totalmente brasileiro. Foi a engenharia da Chevrolet Brasil que fez o sistema de injeção direta funcionar com o Flex.
 
Mais conforto
 
Toda a linha da picape da Chevrolet teve a suspensão dianteira e traseira recalibrada, com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças está nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em pisos irregulares.
 
Nas versões LTZ, tanto as do modelo flex como as do modelo a diesel, o painel passa a vir com uma nova textura, mais suave ao toque, além de moldura central do painel e das portas e do volante em material preto brilhante. O descansa braço recebe acabamento em couro na cor cinza com pespontado.
 
A lista de equipamento de série da versão LTZ também cresceu. Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do moto rista, proporcionando maior segurança. Completa a relação os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ECS) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do moto r, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
 
Um pouco mais de gama da S10
 
Ao todo são 14 diferentes combinações. Na versão de entrada LS cabine simples, com 1.031 kg de capacidade de carga, o modelo conta com ar-condicionado, computador de bordo, freios ABS e airbag duplo.
 
A versão intermediária LT está disponível somente com cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou automática). As opções de moto res são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, também com opção de tração 4x2 ou 4x4. Esse pacote inclui conjunto elétrico de travas e vidros, controle de cruzeiro, sistema multimídia MyLink, coluna de direção regulável em altura e rodas de liga leve.
 
Com as mesmas configurações mecânicas, a versão LTZ soma ainda faróis dianteiros tipo projetor, lanterna traseira em LED, rodas aro 17 polegadas, sensor de estacionamento, navegador por GPS, bancos em couro, volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclives e controle de velocidade de declives e câmera de ré.
 
Preços
 
Cabine Simples
 
LS 2.4 Flexpower – Flex 4x2 MT5 – R$ 69,8 mil
LS 2.8 CTDI – Diesel 4x4 MT6 – R$ 98,3 mil
 
Cabine Dupla
 
LS 2.4 Flexpower – Flex 4x2 MT5 – R$ 78,2 mil
LS 2.8 CTDI – Diesel 4x4 MT6 - R$ 108,3 mil
 
LT 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x2 MT6 –R$ 86,4 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x2 MT6 – R$ 111,5 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x2 Automática 6 - R$ 115 mil
LT 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x4 MT6 – R$ 92,4 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x4 MT6 – R$ 121,8 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x4 Automática 6 – R$ 124,9 mil
 
LTZ 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x2 MT6 – R$ 97,7 mil
LTZ 2.8 CTDI – Diesel 4x2 Automática 6 – R$ 131 mil
LTZ 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x4 MT6 – R$ 103,7 mil
LTZ 2.8 CTDI – Diesel 4x4 Automática 6 – R$ 142,4 mil
 
A linha 2015 da picape S10 está disponível em sete diferentes cores.
 
Um pouco da história
 
Lançada em 1995, a S10 inaugurou um segmento de picapes no mercado brasileiro. O primeiro modelo era equipado com o moto r 2.2 TBI (com injetor único para todos os cilindros), além de versão V6 4.3 a diesel.
 
Em 1997, a picape recebeu melhorias que aumentaram a performance e reduziram os níveis de emissões. Destaque para a adoção da injeção MPFI (com único injetor central para múltiplos injetores). Em 2001 um novo moto r de 2.4, com mais potência e torque, foi lançado.
 
Em 2007, a S10 tornou-se a primeira picape flex do mercado. O modelo teve tão boa aceitação que pouco tempo depois se transformou na versão mais vendida do utilitário. Em 2009, o propulsor flex  ganhou coletor em plástico e comando de válvulas roletado. E agora, a S10 chega com o inédito moto r 2.5 ECOTEC, equipado com injeção direta de combustível.

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Chevrolet S10 2015 com novo motor flex
 

Chevrolet S10 2015 com novo motor flex

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Motor flex mais potente da categoria, com 206 cavalos, é a principal novidade

25 de Setembro de 2014

Por Jorge Augusto

A Chevrolet acaba de apresenta a linha 2015 da sua picape campeã de vendas. Assim, a S10 passa a oferecer mais uma opção de moto r Flex da família ECOTEC. Totalmente inédito no mercado brasileiro, esse moto r incorpora alta tecnologia e já é utilizado em outros mercados internacionais, em picapes e crossovers da Chevrolet. Mas no Brasil, a grande inovação é o fato dele ser flex!
 
Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas totalmente variável (tanto no de admissão quanto exaustão), o moto r 2,5 litros ECOTEC produz até 206 cavalos de potência, e 27,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Agora, esse é o moto r Flex mais potente a equipar uma picape média, no Brasil.
 
Esse novo moto r da Chevrolet substitui nas versões intermediária LT e de topo de linha LTZ, o 2,4 litros Flexpower de 147 cv de potência. Entretanto, o 2,4 litros Flexpower permanecerá apenas na versão de entrada LS, disponível somente com cabine simples e dupla, com tração 4x2. Outro detalhe que não muda, são os modelos turbo-diesel da S10 equipadas com a 2,8 litros. No ano passado, esse moto r teve sua potência aumentada para 200 cavalos, após atualizações mecânicas.
 
ECOTEC 2.5 SIDI Flex com tração 4x4
 
Identificado pela sigla SIDI (Spark Ignition Direct Injection), o moto r 2.5 ECOTEC chega também com a nova transmissão manual de seis marchas. Outra novidade (pela primeira vez na Chevrolet) é a opção da tração 4x4 com reduzida de acionamento eletrônico e controle eletrônico de estabilidade, numa versão com moto r Flex.
 
Por enquanto, não estará disponível a transmissão automática de 6 marchas, junto com o novo moto r Ecotec. E o câmbio manual de 5 marchas, fica restrito a versão de entrada da S10, com moto r 2,4 litro Flexpower.
 
Mais melhorias
 
Outra evolução da S10 foi o trabalho de recalibração da suspensão dianteira e traseira, com o intuito de deixar o conjunto mais rígido. Essa mudança visa atender aquele cliente que procura um utilitário versátil, e pronto para o trabalho. O interior da S10 recebeu mudanças, com reforços no isolamento acústico da cabine, utilização de acabamento mais primoroso com a adoção de novos materiais, além de equipamentos de série adicionais.
 
As opções
 
Agora, a picape Chevrolet tem em seu leque de configurações na linha 2015: duas carrocerias (simples e dupla), duas trações (4x2 e 4x4), três transmissões (manual de 5 e 6 marchas e automática de 6 marchas), e três de moto res (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel). No total, são 14 pacotes.
 
Cenário atual
 
A S10 é a picape líder em seu segmento, desde seu lançamento em 1995. De lá pra cá, a margem dessa liderança oscilou conforme a época, ou a chegada de novos concorrentes. Mas a picape nunca deixou de ser líder. E nessa história toda, a picape sempre esteve presente em diversas situações de uso e aplicações.
 
Segundo o Marketing da Chevrolet, o cenário da picape hoje é o seguinte, considerando todas as versões: metade dos usuários tem na S10 o seu equipamento de trabalho. A outra metade usa no dia a dia como transporte e lazer. Também , metade dos modelos produzidos saem equipados com o moto r diesel. A outra metade com moto r Flex. A versão LS (seja cabine simples ou dupla) é o produto focado 100% no mercado de trabalho, enquanto as versões LTZ são direcionados ao uso de lazer, locomoção e aventura. Mas o dado mais interessante é que 89% dos clientes que tem uma S10 4x2, desejam ter uma S10 4x4, na próxima compra. E esse é um dos motivos do novo moto r Flex, com a nova tração 4x4. Inclusive, a Chevrolet espera que a proporção de moto res Flex aumente um pouco a partir de agora.
 
Ainda segundo o Marketing da Chevrolet, as mudanças feitas na picape nesse momento, refletem diretamente os principais pedidos dos clientes da marca. Para a Chevrolet, o objetivo não é mirar nas concorrentes (uma vez que ela é líder) e sim atender o que seu cliente está pedindo. Justamente por isso, a mudança foi estrutural (e pontual) e não estética. Segundo a direção de Marketing, a S10 está na metade do seu ciclo de vida. E só fará sentido mudar o “estilo” da picape, quando todos os clientes já tiverem a possibilidade de ter adquirido a atual S10.
 
Um Motor ECOTEC completamente novo
 
O novo 2.5 ECOTEC reúne o que existe de mais moderno em tecnologia: injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas continuamente variáveis e bloco em alumínio com camisa em ferro fundido. Completam a lista o eixo balanceador, os pistões em alumínio com resfriamento por jatos de óleo, além de bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do moto r e sistema de partida a frio sem tanquinho e sem pré-aquecimento do combustível.
 
A grande evolução é certamente a injeção direta de combustível (num sistema flex) que permite ao moto r trabalhar com maior eficiência, pois o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão. E é exatamente essa tecnologia que permite partidas seguras, mesmo com etanol, sem precisar pré-aquecer o combustível. Para isso foi usado um bico injetor extremamente preciso, que vaporiza o combustível diretamente no cilindro. Dessa forma, com a compressão, a mistura de ar e combustível se aquece, garantindo a partida. Para assegurar total eficiência, a picape possui duas bombas de combustível: uma no tanque e outra no cabeçote.
 
O duplo comando de válvulas continuamente variável, ao mesmo tempo que muda o tempo de abertura e fechamento das válvulas, aumenta o torque e a potência conforme a necessidade do moto rista, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões. Segundo a Chevrolet, esse novo moto r é até 6% mais econômico (nas mesmas condições) que o atual 2,4 litros Flexpower.
 
Outra particularidade do novo moto r flex da S10 é o bloco em alumínio com camisas em ferro fundido nodular, o que aumenta a vida útil do moto r e facilita a manutenção.
 
Vale destacar que esse é um moto r para aplicação longitudinal (e não transversal). Assim, ele é aplicado em picapes e crossovers da marca. Nos EUA, ele equipa também a picape Colorado (sem ser flex). Então, segundo a engenharia da Chevrolet, a chance dele ser aplicado num automóvel, é muito pequena. Outro fato importante é que o desenvolvimento do sistema Flex para esse moto r é totalmente brasileiro. Foi a engenharia da Chevrolet Brasil que fez o sistema de injeção direta funcionar com o Flex.
 
Mais conforto
 
Toda a linha da picape da Chevrolet teve a suspensão dianteira e traseira recalibrada, com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças está nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em pisos irregulares.
 
Nas versões LTZ, tanto as do modelo flex como as do modelo a diesel, o painel passa a vir com uma nova textura, mais suave ao toque, além de moldura central do painel e das portas e do volante em material preto brilhante. O descansa braço recebe acabamento em couro na cor cinza com pespontado.
 
A lista de equipamento de série da versão LTZ também cresceu. Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do moto rista, proporcionando maior segurança. Completa a relação os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ECS) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do moto r, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
 
Um pouco mais de gama da S10
 
Ao todo são 14 diferentes combinações. Na versão de entrada LS cabine simples, com 1.031 kg de capacidade de carga, o modelo conta com ar-condicionado, computador de bordo, freios ABS e airbag duplo.
 
A versão intermediária LT está disponível somente com cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou automática). As opções de moto res são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, também com opção de tração 4x2 ou 4x4. Esse pacote inclui conjunto elétrico de travas e vidros, controle de cruzeiro, sistema multimídia MyLink, coluna de direção regulável em altura e rodas de liga leve.
 
Com as mesmas configurações mecânicas, a versão LTZ soma ainda faróis dianteiros tipo projetor, lanterna traseira em LED, rodas aro 17 polegadas, sensor de estacionamento, navegador por GPS, bancos em couro, volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclives e controle de velocidade de declives e câmera de ré.
 
Preços
 
Cabine Simples
 
LS 2.4 Flexpower – Flex 4x2 MT5 – R$ 69,8 mil
LS 2.8 CTDI – Diesel 4x4 MT6 – R$ 98,3 mil
 
Cabine Dupla
 
LS 2.4 Flexpower – Flex 4x2 MT5 – R$ 78,2 mil
LS 2.8 CTDI – Diesel 4x4 MT6 - R$ 108,3 mil
 
LT 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x2 MT6 –R$ 86,4 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x2 MT6 – R$ 111,5 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x2 Automática 6 - R$ 115 mil
LT 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x4 MT6 – R$ 92,4 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x4 MT6 – R$ 121,8 mil
LT 2.8 CTDI – Diesel 4x4 Automática 6 – R$ 124,9 mil
 
LTZ 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x2 MT6 – R$ 97,7 mil
LTZ 2.8 CTDI – Diesel 4x2 Automática 6 – R$ 131 mil
LTZ 2.5 ECOTEC SIDI – Flex 4x4 MT6 – R$ 103,7 mil
LTZ 2.8 CTDI – Diesel 4x4 Automática 6 – R$ 142,4 mil
 
A linha 2015 da picape S10 está disponível em sete diferentes cores.
 
Um pouco da história
 
Lançada em 1995, a S10 inaugurou um segmento de picapes no mercado brasileiro. O primeiro modelo era equipado com o moto r 2.2 TBI (com injetor único para todos os cilindros), além de versão V6 4.3 a diesel.
 
Em 1997, a picape recebeu melhorias que aumentaram a performance e reduziram os níveis de emissões. Destaque para a adoção da injeção MPFI (com único injetor central para múltiplos injetores). Em 2001 um novo moto r de 2.4, com mais potência e torque, foi lançado.
 
Em 2007, a S10 tornou-se a primeira picape flex do mercado. O modelo teve tão boa aceitação que pouco tempo depois se transformou na versão mais vendida do utilitário. Em 2009, o propulsor flex  ganhou coletor em plástico e comando de válvulas roletado. E agora, a S10 chega com o inédito moto r 2.5 ECOTEC, equipado com injeção direta de combustível.

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