Revista Comprecar
Citroën C4 Lounge Tendance
Opção para quem busca um sedan médio moderno, com bom custo-benefício
Citroën C4 Lounge Tendance
30 de Junho de 2014

por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre
VIDEO: Eduardo Gregoris

A Citroën já tem tradição relevante, com os sedans, no Brasil. Desde o Xantia, passando pelo C5 e mais recentemente o C4 Pallas, a marca conseguiu se inserir nesse disputado segmento do mercado brasileiro. O C4 Lounge representa o ápice das ações da marca, na categoria de sedans médios. Substituindo o antigo C4 Pallas, o C4 Lounge dá um enorme salto qualitativo e tecnológico. Importante ressaltar que o Lounge é um produto completamente novo. O Pallas era na verdade um tipo de “adaptação” feita sobre a plataforma do C4 Hatch. Agora o Novo C4 Lounge já nasce um autêntico sedan, pois isso já foi previsto desde o início do projeto, na atual plataforma. Aliás, o C4 Lounge nasce derivado de produtos muito evoluídos. Ele compartilha muito componentes com o diferenciado DS4 (produto premium da marca).
 
Fato muito importante é que o Lounge foi desenvolvido, e é produzido na América Latina (precisamente, na Argentina). Isso permite um custo final menor, além de ser mais adequado as necessidades locais. Outra vantagem é a maior disponibilidade de peças para reposição.
 
Interior
 
O painel do C4 Lounge traz revestimento em Slush (material com toque mais macio, o mesmo do C5, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes) para garantir melhor qualidade percebida pelo cliente. As portas tem painéis com toque soft, proporcionando maior conforto. Já os bancos, além do design arrojado e do ótimo acabamento, têm densidade variável dependendo da área de contato com o corpo.
 
Uma das peculiaridades do C4 Lounge é o para-brisa acústico. A peça é formada por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função de filtrar os ruídos. As portas também ganharam soluções inovadoras de vedação, que contribuíram para criar uma barreira contra o som exterior.
 
O moto rista desfruta de boa postura, uma vez que o volante traz ajuste de altura e profundidade, e o banco do moto rista tem ajuste de altura real subindo todo o conjunto. Um recurso de engenharia que melhora consideravelmente o espaço interno é o porta-luvas projetado para frente e para cima. Isso amplia consideravelmente o espaço para pernas do passageiro. Já os consoles das portas dianteiras são amplos o suficiente para acomodar garrafas de até 1 litro.
 
O entre-eixos de 2,71m esta entre os maiores da categoria, favorecendo bastante o espaço para pernas, no banco traseiro. Outro detalhe é que o C4 Lounge tem o banco traseiro com a maior inclinação do encosto da categoria, com 29 graus. E para máximo conforto, existem mais duas saídas de ar para a parte traseira, entre os bancos dianteiros.
 
Ponto relevante que no C4 Lounge, o porta-malas tem 450 litros, e está na média da categoria. Vale destacar que as dobradiças não invadem o espaço de bagagens. Assim, não existe surpresa na hora de encher o porta-malas até a boca, e a tampa não fechar. Vale destacar que os concorrentes Toyota Corolla e Honda Civic usam dobradiças convencionais que invadem o espaço do porta-malas.
 
Suspensão
 
A suspensão do carro também foi acertada para as condições de rodagem, no Brasil. Entre os detalhes que fazem diferença no C4 Lounge é a parte da frente desenhada para não raspar ou bater nas lombadas, como acontecia no C4 Pallas.
 
 O C4 Lounge Tendance vem equipado com rodas de 17 polegadas que garantem melhor estabilidade. Concorrentes como Corolla e Civic, saem com rodas de 16 polegadas. Outro detalhe muito importante é que o estepe é um pneu perfeitamente utilizável, ainda que seja aro 16 polegadas. Modelos como Civic e Cruze usam um estepe temporário fino, que altera consideravelmente a dirigibilidade do carro, quando precisa ser utilizado.
 
Equipamentos
 
Em matéria de equipamentos, a versão Lounge traz o essencial. O Rádio CD-Player conta ainda com entrada USB e conexão do tipo P2 (por cabo). Existe ainda a possibilidade da conexão Bluetooth completa, que funciona como viva-voz e reprodutor de música digital sem fios. E de quebra, estão presentes controles no volante para interação com o sistema de som e controle da chamada celular.
 
O acionamento dos vidros elétricos conta com “simples toque” para todos botões e inclui o antiesmagamento. Também é possível fechar os vidros pelo controle da chave. Isso tudo na versão intermediária. Para comparação, o Nissan Sentra topo de linha não oferece nenhum desses recursos.
 
Um diferencial do carro é o volante com os controles do Limitador e regulador de velocidade. O regulador de velocidade é o que muitos conhecem erroneamente como “piloto automático”. Já o limitador de velocidade permite programar uma velocidade máxima para não ser ultrapassada, tanto na cidade quanto na estrada. E o carro só acelera até a velocidade escolhida.
 
Um equipamento que evoluiu no Lounge (em relação ao antigo Pallas) foi a abertura do bocal do tanque de combustível.Agora ela é feita por comando interno. O porta-malas também tem controle elétrico de abertura interno.
 
O ar-condicionado é de dupla zona, digital e automático. Também possui três modos automáticos de ventilação (baixo, médio e forte). A título de comparação, o novo Corolla, o Civic e o Cruze não oferecem dupla zona, nem na versão topo de linha.
 
Mesmo sendo uma versão intermediária, o C4 Lounge Tendance traz guias de LED na parte inferior dianteira. Elas se acendem junto com as lanternas do carro. As lanternas traseiras também contam com guias de LED.
 
Motor e câmbio
 
O C4 Lounge Tendance está equipado com o conhecido moto r 2.0 - 16V Flex, já usado em outros modelos da marca. Ele atinge 143 cavalos com gasolina ou 151 cv com etanol (à 5.250 rpm). O torque máximo de 21,7 Kgfm (com etanol) é alcançado a 4.000 rpm. Junto com esse moto r, um moderno câmbio automático de 6 marchas com tiptronic. Ele ainda oferece programa “Sport” e “baixa aderência” para ser usado em pisos muito escorregadios, como paralelepípedo molhado. O desempenho do modelo não decepciona, deixando o C4 Lounge Tendance junto com os melhores da categoria. A aceleração de 0 à 100 acontece em 9,6 segundos e a velocidade máxima é de 208 km/h.
 
Mercado
 
O C4 Lounge é um sedan médio realmente “jovem”. Segundo Garcia (gerente de vendas da Citroen Notredame que tem lojas em Sorocaba e Itu), o cliente típico do C4 Lounge tem entre 35 e 45 anos. Isso é bastante diferente do cliente do Corolla, que costuma ser bem mais velho. Fato curioso que em nossa região, o C4 Lounge cresceu justamente entre os antigos clientes de Toyota Corolla e Honda Civic. Garcia afirma que os carros que mais entraram na troca pelo C4 Lounge, foram esses. O gerente ainda destaca que o comprador do C4 Lounge busca antes de tudo, o custo-benefício que o carro proporciona, como também um carro moderno e bastante bonito.
 
Preço
 
O C4 Lounge Tendance (que pode ser comprado com câmbio manual ou Automático) já vem com sensor de estacionamento traseiro; faróis com sensor crepuscular; sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico. O preço do C4 Lounge Tendance com câmbio manual inicia em R$ 66,5 mil. Já o automático tem preço inicial de R$ 68,5 mil. Informação importante que o modelo em questão é oferecido com opção de financiamento de Taxa Zero, e saldo em até 36 parcelas. Essa é uma condição promocional, subsidiada pelo banco Citroen.

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Citroën C4 Lounge Tendance
 

Citroën C4 Lounge Tendance

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Opção para quem busca um sedan médio moderno, com bom custo-benefício

30 de Junho de 2014

por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre
VIDEO: Eduardo Gregoris

A Citroën já tem tradição relevante, com os sedans, no Brasil. Desde o Xantia, passando pelo C5 e mais recentemente o C4 Pallas, a marca conseguiu se inserir nesse disputado segmento do mercado brasileiro. O C4 Lounge representa o ápice das ações da marca, na categoria de sedans médios. Substituindo o antigo C4 Pallas, o C4 Lounge dá um enorme salto qualitativo e tecnológico. Importante ressaltar que o Lounge é um produto completamente novo. O Pallas era na verdade um tipo de “adaptação” feita sobre a plataforma do C4 Hatch. Agora o Novo C4 Lounge já nasce um autêntico sedan, pois isso já foi previsto desde o início do projeto, na atual plataforma. Aliás, o C4 Lounge nasce derivado de produtos muito evoluídos. Ele compartilha muito componentes com o diferenciado DS4 (produto premium da marca).
 
Fato muito importante é que o Lounge foi desenvolvido, e é produzido na América Latina (precisamente, na Argentina). Isso permite um custo final menor, além de ser mais adequado as necessidades locais. Outra vantagem é a maior disponibilidade de peças para reposição.
 
Interior
 
O painel do C4 Lounge traz revestimento em Slush (material com toque mais macio, o mesmo do C5, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes) para garantir melhor qualidade percebida pelo cliente. As portas tem painéis com toque soft, proporcionando maior conforto. Já os bancos, além do design arrojado e do ótimo acabamento, têm densidade variável dependendo da área de contato com o corpo.
 
Uma das peculiaridades do C4 Lounge é o para-brisa acústico. A peça é formada por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função de filtrar os ruídos. As portas também ganharam soluções inovadoras de vedação, que contribuíram para criar uma barreira contra o som exterior.
 
O moto rista desfruta de boa postura, uma vez que o volante traz ajuste de altura e profundidade, e o banco do moto rista tem ajuste de altura real subindo todo o conjunto. Um recurso de engenharia que melhora consideravelmente o espaço interno é o porta-luvas projetado para frente e para cima. Isso amplia consideravelmente o espaço para pernas do passageiro. Já os consoles das portas dianteiras são amplos o suficiente para acomodar garrafas de até 1 litro.
 
O entre-eixos de 2,71m esta entre os maiores da categoria, favorecendo bastante o espaço para pernas, no banco traseiro. Outro detalhe é que o C4 Lounge tem o banco traseiro com a maior inclinação do encosto da categoria, com 29 graus. E para máximo conforto, existem mais duas saídas de ar para a parte traseira, entre os bancos dianteiros.
 
Ponto relevante que no C4 Lounge, o porta-malas tem 450 litros, e está na média da categoria. Vale destacar que as dobradiças não invadem o espaço de bagagens. Assim, não existe surpresa na hora de encher o porta-malas até a boca, e a tampa não fechar. Vale destacar que os concorrentes Toyota Corolla e Honda Civic usam dobradiças convencionais que invadem o espaço do porta-malas.
 
Suspensão
 
A suspensão do carro também foi acertada para as condições de rodagem, no Brasil. Entre os detalhes que fazem diferença no C4 Lounge é a parte da frente desenhada para não raspar ou bater nas lombadas, como acontecia no C4 Pallas.
 
 O C4 Lounge Tendance vem equipado com rodas de 17 polegadas que garantem melhor estabilidade. Concorrentes como Corolla e Civic, saem com rodas de 16 polegadas. Outro detalhe muito importante é que o estepe é um pneu perfeitamente utilizável, ainda que seja aro 16 polegadas. Modelos como Civic e Cruze usam um estepe temporário fino, que altera consideravelmente a dirigibilidade do carro, quando precisa ser utilizado.
 
Equipamentos
 
Em matéria de equipamentos, a versão Lounge traz o essencial. O Rádio CD-Player conta ainda com entrada USB e conexão do tipo P2 (por cabo). Existe ainda a possibilidade da conexão Bluetooth completa, que funciona como viva-voz e reprodutor de música digital sem fios. E de quebra, estão presentes controles no volante para interação com o sistema de som e controle da chamada celular.
 
O acionamento dos vidros elétricos conta com “simples toque” para todos botões e inclui o antiesmagamento. Também é possível fechar os vidros pelo controle da chave. Isso tudo na versão intermediária. Para comparação, o Nissan Sentra topo de linha não oferece nenhum desses recursos.
 
Um diferencial do carro é o volante com os controles do Limitador e regulador de velocidade. O regulador de velocidade é o que muitos conhecem erroneamente como “piloto automático”. Já o limitador de velocidade permite programar uma velocidade máxima para não ser ultrapassada, tanto na cidade quanto na estrada. E o carro só acelera até a velocidade escolhida.
 
Um equipamento que evoluiu no Lounge (em relação ao antigo Pallas) foi a abertura do bocal do tanque de combustível.Agora ela é feita por comando interno. O porta-malas também tem controle elétrico de abertura interno.
 
O ar-condicionado é de dupla zona, digital e automático. Também possui três modos automáticos de ventilação (baixo, médio e forte). A título de comparação, o novo Corolla, o Civic e o Cruze não oferecem dupla zona, nem na versão topo de linha.
 
Mesmo sendo uma versão intermediária, o C4 Lounge Tendance traz guias de LED na parte inferior dianteira. Elas se acendem junto com as lanternas do carro. As lanternas traseiras também contam com guias de LED.
 
Motor e câmbio
 
O C4 Lounge Tendance está equipado com o conhecido moto r 2.0 - 16V Flex, já usado em outros modelos da marca. Ele atinge 143 cavalos com gasolina ou 151 cv com etanol (à 5.250 rpm). O torque máximo de 21,7 Kgfm (com etanol) é alcançado a 4.000 rpm. Junto com esse moto r, um moderno câmbio automático de 6 marchas com tiptronic. Ele ainda oferece programa “Sport” e “baixa aderência” para ser usado em pisos muito escorregadios, como paralelepípedo molhado. O desempenho do modelo não decepciona, deixando o C4 Lounge Tendance junto com os melhores da categoria. A aceleração de 0 à 100 acontece em 9,6 segundos e a velocidade máxima é de 208 km/h.
 
Mercado
 
O C4 Lounge é um sedan médio realmente “jovem”. Segundo Garcia (gerente de vendas da Citroen Notredame que tem lojas em Sorocaba e Itu), o cliente típico do C4 Lounge tem entre 35 e 45 anos. Isso é bastante diferente do cliente do Corolla, que costuma ser bem mais velho. Fato curioso que em nossa região, o C4 Lounge cresceu justamente entre os antigos clientes de Toyota Corolla e Honda Civic. Garcia afirma que os carros que mais entraram na troca pelo C4 Lounge, foram esses. O gerente ainda destaca que o comprador do C4 Lounge busca antes de tudo, o custo-benefício que o carro proporciona, como também um carro moderno e bastante bonito.
 
Preço
 
O C4 Lounge Tendance (que pode ser comprado com câmbio manual ou Automático) já vem com sensor de estacionamento traseiro; faróis com sensor crepuscular; sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico. O preço do C4 Lounge Tendance com câmbio manual inicia em R$ 66,5 mil. Já o automático tem preço inicial de R$ 68,5 mil. Informação importante que o modelo em questão é oferecido com opção de financiamento de Taxa Zero, e saldo em até 36 parcelas. Essa é uma condição promocional, subsidiada pelo banco Citroen.

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