Anuncie seu veículo já

Como funciona o “carro reserva” no seguro do automóvel

Essa cobertura pode fazer muita diferença para o usuário, mas ainda gera dúvidas

Ter uma cobertura de seguro AUTO com “carro reserva” é sempre importante, em especial quando o segurado não possui outro veículo para usar numa eventualidade. Este recurso, então, fará co que você não fica a pé, pois poderá contar com um carro de locadora para seguir com sua rotina, enquanto seu veículo é reparado.
 
Mas é importante observar que a quantidade de dias desse carro reserva, bem como a categoria/tipo de veículo vai variar muito de acordo com a apólice contratada. A primeira coisa a ter em mente é que a liberação desse carro reserva, segue as exigências normais de uma locadora. Ou seja, o cliente precisa estar com seu documento de habilitação em dia. Além disso, é normal as locadoras exigirem garantias como cartão de crédito ou um cheque caução, para essa locação, ainda que o custo da locação seja assumido pela seguradora.

A solicitação do carro reserva segue algumas regras. Em casos de sinistro parcial o dano causado deve ultrapassar o valor da franquia contratada pelo segurado.
Nos casos de indenização integral a concessão do carro reserva pode variar de uma seguradora para outra, visto que o segurado vai receber a indenização pelo seu veículo em dinheiro num prazo muita das vezes, mais rápido do que nos casos de perda parcial.

Vale ressaltar também, que em algumas seguradoras é possível contratar o carro reserva para panes mecânicas ou enquanto o veículo estiver na oficina fazendo a sua manutenção, porém, isso deve sempre ser contratado na adesão do seguro. Por isso, consulte sempre o seu corretor para que ele indique a melhor opção.
 
- Quais são as modalidades disponíveis, para contar com esse carro reserva?
R. As seguradoras oferecem este tipo de cobertura apenas para os seguros “Compreensivos” e em alguns casos, os parciais de Roubo e Furto.

- Que prazos podem ser contratados?
R. Isso varia bastante entre seguradoras, e do tipo de cobertura que está sendo contratada para o veículo. No geral, podem ser de 5, 7, 15 e até 30 dias. Neste tipo de cobertura, existem seguradoras que, com um custo adicional, permitem contratar carro reserva por tempo indeterminado ou enquanto durar o tempo para conserto do veículo sinistrado, ou ainda da indenização nos casos de roubo ou furto.

- Qual o tipo de carro oferecido?
R. A prestação deste tipo de serviço é feito por locadoras de veículos que tem parceria com as seguradoras. A cobertura se restringe a veículos nacionais básicos, ou equipados com ar-condicionado. Existem ainda opções de veículos de porte médio e até mesmo do segmento Luxo, desde que contratados na adesão do seguro.

- Para motos também está disponível?
R. A maioria das seguradoras não oferece este tipo de cobertura para moto. Porém, existe uma seguradora que permite contratar um carro reserva, enquanto a moto está sendo reparada. Neste caso, é claro que o segurado vai precisar ter habilitação também para a categoria B.

Para mais detalhes, consultar a Multiclass Corretora de seguros que fica na av. Armando Salles de Oliveira 132, na cidade de Sorocaba – SP. Mais informações pelo Whatsapp (15) 98115-1111, ou pelo telefone (15) 3326-3006. Outra opção é o site www.multiclass.com.br