Revista Comprecar
Conheça os detalhes do novo motor 2.0 Tigershark Flex do Jeep Compass
Combinado ao câmbio automático de 6 marchas, motor recebeu alterações para ser flex
Conheça os detalhes do novo motor 2.0 Tigershark Flex do Jeep Compass
07 de Novembro de 2016

O Jeep Compass que acabou de chegar ao mercado, traz uma interessante novidade sob o capô. Trata-se do 2.0 litros Tigershark Flex, um moto r internacional da FCA - Fiat Chrysler Automobiles modificado para se tornar flexível. Com até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, o novo moto r está sempre associado a uma transmissão automática Aisin de 6 marchas.
 
A gama do Jeep Compass com moto r 2.0 Tigershark é composta pelas versões Sport, Longitude e Limited, com os respectivos valores sugeridos de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990. Há ainda a edição de lançamento Opening Edition, limitada a 500 unidades, que acrescenta itens por R$ 109.490.
 
Novo moto r 2.0 Tigershark Flex
 
O Tigershark 2.0 - 16V Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase. Com uma série de novos componentes concebidos para reduzir o atrito, o novo moto r oferece operação silenciosa.
 
Produzido no México, com bloco e cabeçote de alumínio, o Tigershark 2.0 é um propulsor de uso global que desenvolve 166 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol (159 cv e 19,9 kgfm com gasolina) e está conectado a uma caixa automática de 6 marchas com comandos sequenciais pela alavanca e aletas atrás do volante (a partir da versão Longitude). Com ampla faixa de torque distribuído desde baixas rotações, o Tigershark oferece 86% de sua força total já a partir dos 2.000 giros, dando mais agilidade ao modelo e prazer ao dirigir.
 
Para poder rodar com 100% de etanol, o moto r recebeu 20 mudanças, entre novos componentes e materiais. A taxa de compressão, que era de 10,2:1, foi aumentada para 11,8:1, aproveitando as características do etanol, e melhorando a performance com gasolina.
 
Outra característica que explica o melhor desempenho do Tigershark é o duplo variador de fase independente, com 60° de curso de atuação. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos com etanol.
 
O duplo variador de fase também atua reduzindo o consumo de combustível, pois diminui as perdas de bombeamento em cargas parciais de aceleração. Isso ocorre devido a três fatores:
 
- Expansão total proporcionada pela abertura atrasada das válvulas de escape (comportamento do ciclo Atkinson);
 
- Recirculação interna dos gases do moto r (EGR) pelo fechamento atrasado das válvulas de escape;
 
- Fechamento atrasado das válvulas de aspiração (característica do ciclo Miller).
 
Com isso, o consumo com gasolina chega a 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada no Jeep Compass.
 
Os baixos níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH) são assegurados, entre outros motivos, por eixos balanceadores conduzidos por um tensor de correia otimizado. Guias de corrente de nylon de baixo atrito e um braço tensor também ajudam a reduzir o NVH, além de contribuírem com a economia de combustível. O sistema de acionamento dos comandos de válvulas, chamado de Silent Chain, tem uma corrente com dentes invertidos que minimizam o ruído, encaixando-se nos dentes das engrenagens.
 
O Tigershark 2.0 Flex permite partidas a frio com 100% de etanol no tanque, por meio do sistema HCSS, que aquece o combustível com resistências elétricas. Eliminando, desse modo, o tanque auxiliar de gasolina.
 
O fato de o bloco ser de alumínio impacta positivamente na economia de combustível, pois esse material tem menor inércia térmica. Ou seja: ele leva menos tempo para se aquecer e chegar à temperatura ideal de operação, mesmo nos dias mais frios do ano.
 
O propulsor foi desenvolvido para ter alta durabilidade, chegando a pelo menos 240.000 km, seguindo as exigências do mercado norte-americano, e é capaz de atender às normas de emissão do Proconve fase 6 e da Euro 6.
 
Preços
 
O Jeep Compass pode já ser encomendado na concessionária Jeep Bicudo de Itu. Muito em breve, o modelo estará disponível para test-drive. Os preços das versões disponíveis são os seguintes:
 
Compass 2.0 Sport Flex AT6: R$ 99.990
Compass 2.0 Longitude Flex AT6: R$ 106.990
Compass 2.0 Opening Edition Flex: R$ 109.990
Compass 2.0 Limited Flex AT6: R$ 124.990
Compass 2.0 Longitude Diesel AT9: R$ 132.990
Compass 2.0 Trailhawk Diesel AT9: R$ 149.990

Para conhecer uma oferta de outros modeles da Jeep Bicudo, clique AQUI!
 
A Jeep Bicudo Itu fica na Av. Tiradentes 674, Vila Nova – Itu. Mais informações pelo telefone (11) 2118-3333

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Conheça os detalhes do novo motor 2.0 Tigershark Flex do Jeep Compass
 

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Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Combinado ao câmbio automático de 6 marchas, motor recebeu alterações para ser flex

07 de Novembro de 2016

O Jeep Compass que acabou de chegar ao mercado, traz uma interessante novidade sob o capô. Trata-se do 2.0 litros Tigershark Flex, um moto r internacional da FCA - Fiat Chrysler Automobiles modificado para se tornar flexível. Com até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, o novo moto r está sempre associado a uma transmissão automática Aisin de 6 marchas.
 
A gama do Jeep Compass com moto r 2.0 Tigershark é composta pelas versões Sport, Longitude e Limited, com os respectivos valores sugeridos de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990. Há ainda a edição de lançamento Opening Edition, limitada a 500 unidades, que acrescenta itens por R$ 109.490.
 
Novo moto r 2.0 Tigershark Flex
 
O Tigershark 2.0 - 16V Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase. Com uma série de novos componentes concebidos para reduzir o atrito, o novo moto r oferece operação silenciosa.
 
Produzido no México, com bloco e cabeçote de alumínio, o Tigershark 2.0 é um propulsor de uso global que desenvolve 166 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol (159 cv e 19,9 kgfm com gasolina) e está conectado a uma caixa automática de 6 marchas com comandos sequenciais pela alavanca e aletas atrás do volante (a partir da versão Longitude). Com ampla faixa de torque distribuído desde baixas rotações, o Tigershark oferece 86% de sua força total já a partir dos 2.000 giros, dando mais agilidade ao modelo e prazer ao dirigir.
 
Para poder rodar com 100% de etanol, o moto r recebeu 20 mudanças, entre novos componentes e materiais. A taxa de compressão, que era de 10,2:1, foi aumentada para 11,8:1, aproveitando as características do etanol, e melhorando a performance com gasolina.
 
Outra característica que explica o melhor desempenho do Tigershark é o duplo variador de fase independente, com 60° de curso de atuação. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos com etanol.
 
O duplo variador de fase também atua reduzindo o consumo de combustível, pois diminui as perdas de bombeamento em cargas parciais de aceleração. Isso ocorre devido a três fatores:
 
- Expansão total proporcionada pela abertura atrasada das válvulas de escape (comportamento do ciclo Atkinson);
 
- Recirculação interna dos gases do moto r (EGR) pelo fechamento atrasado das válvulas de escape;
 
- Fechamento atrasado das válvulas de aspiração (característica do ciclo Miller).
 
Com isso, o consumo com gasolina chega a 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada no Jeep Compass.
 
Os baixos níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH) são assegurados, entre outros motivos, por eixos balanceadores conduzidos por um tensor de correia otimizado. Guias de corrente de nylon de baixo atrito e um braço tensor também ajudam a reduzir o NVH, além de contribuírem com a economia de combustível. O sistema de acionamento dos comandos de válvulas, chamado de Silent Chain, tem uma corrente com dentes invertidos que minimizam o ruído, encaixando-se nos dentes das engrenagens.
 
O Tigershark 2.0 Flex permite partidas a frio com 100% de etanol no tanque, por meio do sistema HCSS, que aquece o combustível com resistências elétricas. Eliminando, desse modo, o tanque auxiliar de gasolina.
 
O fato de o bloco ser de alumínio impacta positivamente na economia de combustível, pois esse material tem menor inércia térmica. Ou seja: ele leva menos tempo para se aquecer e chegar à temperatura ideal de operação, mesmo nos dias mais frios do ano.
 
O propulsor foi desenvolvido para ter alta durabilidade, chegando a pelo menos 240.000 km, seguindo as exigências do mercado norte-americano, e é capaz de atender às normas de emissão do Proconve fase 6 e da Euro 6.
 
Preços
 
O Jeep Compass pode já ser encomendado na concessionária Jeep Bicudo de Itu. Muito em breve, o modelo estará disponível para test-drive. Os preços das versões disponíveis são os seguintes:
 
Compass 2.0 Sport Flex AT6: R$ 99.990
Compass 2.0 Longitude Flex AT6: R$ 106.990
Compass 2.0 Opening Edition Flex: R$ 109.990
Compass 2.0 Limited Flex AT6: R$ 124.990
Compass 2.0 Longitude Diesel AT9: R$ 132.990
Compass 2.0 Trailhawk Diesel AT9: R$ 149.990

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A Jeep Bicudo Itu fica na Av. Tiradentes 674, Vila Nova – Itu. Mais informações pelo telefone (11) 2118-3333

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