Revista Comprecar
GM comemora 50 anos de desenvolvimento de veículo movido a hidrogênio
Tecnologia tem como principal vantagem soltar apenas vapor de água pelo escapamento!
GM comemora 50 anos de desenvolvimento de veículo movido a hidrogênio
10 de Outubro de 2016

O ano de 1966 trouxe as estreias de TV de "Batman" e "Star Trek" enquanto a General Motors testava a Eletrovan, o primeiro veículo movido a célula de combustível a hidrogênio do mundo.
 
Floyd Wyczalek, era gerente de projeto do desenvolvimento de células de combustível da Eletrovan, e lembra da equipe de mais de 200 pessoas trabalhando na primeira transferência de tecnologia das células de combustível em 1962, parte do desafio dado pelo presidente John F. Kennedy para a NASA pousar com segurança na Lua antes do final da década.
 
"Tínhamos três turnos de pessoas no início do projeto em janeiro de 1966 até o término 10 meses mais tarde", disse Wyczalek. "Corremos para fazermos uma demonstração para a imprensa durante a Conferência do Progresso da Energia em outubro daquele ano."
 
A GM já investiu mais de US$ 2,5 bilhões em tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e está entre os líderes de patentes no desenvolvimento da próxima geração de sistemas que serão muito mais poderosos e com uma fração do tamanho da Eletrovan, que tinha espaço apenas para um moto rista e dois passageiros.
 
Vários programas de demonstração de célula de combustível ajudaram a GM a acumular mais de 5 milhões de quilômetros em experiência no mundo real com sistemas modernos de células de combustível. A Eletrovan era estritamente um veículo de teste para explorar o hidrogênio como fonte de energia para a propulsão do veículo.
 
"A durabilidade da célula de combustível foi testada ao longo de vários meses", disse Wyczalek. "A realização dos testes de aceleração e velocidade máxima foram realizados em um dinamômetro de chassis."
 
Após o fim do projeto, a Eletrovan foi armazenada em Pontiac, Michigan. Após 31 anos armazenado, o modelo foi redescoberto em 2001 e passou a ser utilizada em apresentações e emprestada a museus. Quando está em casa, a Eletrovan fica no GM Heritage Center em Pontiac.
 
Chevrolet Colorado ZH2
 
O Chevrolet Colorado ZH2, exclusivo do Exército Americano, será o primeiro veículo de célula de combustível a usar a logo GM Hydrotec, uma ligação com os moto res Ecotec movidos a gasolina. Essa picape foi apresentada como projeto para o Exército dos Estados Unidos, feita em parceria com o Centro de Engenharia, Desenvolvimento e Pesquisa de Tanques Automotivos do Exército dos EUA.
 
Esta iniciativa visa testar as capacidades da tecnologia de células de combustível de hidrogênio em áreas onde os veículos militares dos EUA poderiam operar. Para isso, a ZH2 usa o Explortable Power Take-Off Unit, que permite que o veículo gere eletricidade e a armazene de forma que ela possa ser utilizada em áreas onde não há infraestrutura energética. Assim, é possível exportar 25 kW contínuos ou picos de 50 kW em qualquer lugar.
 
Junto com as células de hidrogênio e da geração de eletricidade, o Exército norte-americano vai testar a ZH2 com relação a outros benefícios de suas tecnologias, como o funcionamento mais silencioso e assinaturas térmicas e acústicas reduzidas. Somando-se a isso, o torque elevado em qualquer velocidade e o baixo consumo de combustível também serão avaliados. E a única coisa que sai pelo escapamento da picape é água.
 
"Nós vemos um grande potencial dos sistemas de células de combustível para uso militar, aeroespacial e em outras aplicações enquanto continuamos a desenvolver um veículo comercial com a tecnologia", disse Charlie Freese, diretor executivo global da GM Fuel Cell. "É muito especial para nós celebrarmos o 50º aniversário da Eletrovan."

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GM comemora 50 anos de desenvolvimento de veículo movido a hidrogênio
 

GM comemora 50 anos de desenvolvimento de veículo movido a hidrogênio

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Tecnologia tem como principal vantagem soltar apenas vapor de água pelo escapamento!

10 de Outubro de 2016

O ano de 1966 trouxe as estreias de TV de "Batman" e "Star Trek" enquanto a General Motors testava a Eletrovan, o primeiro veículo movido a célula de combustível a hidrogênio do mundo.
 
Floyd Wyczalek, era gerente de projeto do desenvolvimento de células de combustível da Eletrovan, e lembra da equipe de mais de 200 pessoas trabalhando na primeira transferência de tecnologia das células de combustível em 1962, parte do desafio dado pelo presidente John F. Kennedy para a NASA pousar com segurança na Lua antes do final da década.
 
"Tínhamos três turnos de pessoas no início do projeto em janeiro de 1966 até o término 10 meses mais tarde", disse Wyczalek. "Corremos para fazermos uma demonstração para a imprensa durante a Conferência do Progresso da Energia em outubro daquele ano."
 
A GM já investiu mais de US$ 2,5 bilhões em tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e está entre os líderes de patentes no desenvolvimento da próxima geração de sistemas que serão muito mais poderosos e com uma fração do tamanho da Eletrovan, que tinha espaço apenas para um moto rista e dois passageiros.
 
Vários programas de demonstração de célula de combustível ajudaram a GM a acumular mais de 5 milhões de quilômetros em experiência no mundo real com sistemas modernos de células de combustível. A Eletrovan era estritamente um veículo de teste para explorar o hidrogênio como fonte de energia para a propulsão do veículo.
 
"A durabilidade da célula de combustível foi testada ao longo de vários meses", disse Wyczalek. "A realização dos testes de aceleração e velocidade máxima foram realizados em um dinamômetro de chassis."
 
Após o fim do projeto, a Eletrovan foi armazenada em Pontiac, Michigan. Após 31 anos armazenado, o modelo foi redescoberto em 2001 e passou a ser utilizada em apresentações e emprestada a museus. Quando está em casa, a Eletrovan fica no GM Heritage Center em Pontiac.
 
Chevrolet Colorado ZH2
 
O Chevrolet Colorado ZH2, exclusivo do Exército Americano, será o primeiro veículo de célula de combustível a usar a logo GM Hydrotec, uma ligação com os moto res Ecotec movidos a gasolina. Essa picape foi apresentada como projeto para o Exército dos Estados Unidos, feita em parceria com o Centro de Engenharia, Desenvolvimento e Pesquisa de Tanques Automotivos do Exército dos EUA.
 
Esta iniciativa visa testar as capacidades da tecnologia de células de combustível de hidrogênio em áreas onde os veículos militares dos EUA poderiam operar. Para isso, a ZH2 usa o Explortable Power Take-Off Unit, que permite que o veículo gere eletricidade e a armazene de forma que ela possa ser utilizada em áreas onde não há infraestrutura energética. Assim, é possível exportar 25 kW contínuos ou picos de 50 kW em qualquer lugar.
 
Junto com as células de hidrogênio e da geração de eletricidade, o Exército norte-americano vai testar a ZH2 com relação a outros benefícios de suas tecnologias, como o funcionamento mais silencioso e assinaturas térmicas e acústicas reduzidas. Somando-se a isso, o torque elevado em qualquer velocidade e o baixo consumo de combustível também serão avaliados. E a única coisa que sai pelo escapamento da picape é água.
 
"Nós vemos um grande potencial dos sistemas de células de combustível para uso militar, aeroespacial e em outras aplicações enquanto continuamos a desenvolver um veículo comercial com a tecnologia", disse Charlie Freese, diretor executivo global da GM Fuel Cell. "É muito especial para nós celebrarmos o 50º aniversário da Eletrovan."

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