Revista Comprecar
Harley-Davidson comemora 50 anos da Electra Glide
Modelo criou o visual inconfundível do estilo “Grand American Touring”
Harley-Davidson comemora 50 anos da Electra Glide
01 de Setembro de 2015

O ano de 2015 marca o aniversário de meio século da Electra Glide. O modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “Grand Touring” nos Estados Unidos.
 
1965: Lançamento da Electra Glide
 
Em 1912, a primeira linha de acessórios H-D incluía o Luggage Carrier, espécie de suporte para transportar bagagens. As moto s"> moto s de grande cilindrada, ideais para rodar muitos quilômetros, evoluíram a partir da Knucklehead EL de 1936, com moto r de 61 polegadas, chegando aos modelos FL, com propulsor de 74 polegadas, em 1941. Essa foi a moto s"> moto que se transformou na Hydra Glide, em 1949. Em 1958, a Duo-Glide foi a primeira a possuir suspensão traseira, bem como freio traseiro hidráulico.
 
A família Touring teve sua grande ascensão em 1960. Cinco anos depois, a Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico na FLH e criou a FLHB Electra Glide. A inovação foi fundamental para eliminar o pontapé na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas moto cicletas com grandes moto res V-Twin pesando mais de 350 kg.
 
Como eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado. Inicialmente, a H-D manteve o pedal com o sistema, para as pessoas que tinham dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.
 
Em 1965, o visual da Electra Glide ganhou destaque no mercado, com saias elegantes no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que podiam ser colocados como opcionais individuais ou como parte do pacote chamado King of the Highway. O modelo oferecia diversas opções para atender às necessidades dos moto ciclistas, incluindo sistema de silenciadores duplos, além de uma combinação de marcha de mão/embreagem de pé.
 
Décadas de 70 e 80
 
A introdução do moto r Shovelhead, em 1966, garantiu 10% a mais de potência. Três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da H-D.
 
O modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por correia e painel com sistema de som montado na carenagem – Electra Glide Classic de 1986.
 
1988: O surgimento da FLHS Electra Glide Sport
 
Foi neste ano que aconteceu uma das mudanças mais marcantes, com o lançamento da FLHS Electra Glide Sport, versão mais ágil e compacta, que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. A FLHR Road King 1994 foi inspirada no design da Electra Glide 1965 original, e a Street Glide de 2006. Mais recentemente, em 2009, a Electra Glide e todos os outros modelos Touring da marca receberam um quadro totalmente novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.
 
No Brasil, a Ultra Limited, modelo mais completo de série na família Touring, substituiu a Electra Glide Ultra Classic a partir do modelo 2012, e já no ano seguinte foi contemplada com todas as inovações do Projeto RushMore se tornando em um dos modelos mais vendidos pela marca no país.
 
2013: Projeto RUSHMORE revoluciona família Touring da Harley-Davidson
 
O novo moto r Twin Cam 103 High Output Twin Cooled de refrigeração mista proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o sistema de freios Reflex, com ABS conectado eletronicamente, fornece a quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.
 
O Projeto RUSHMORE aprimorou o conforto do moto ciclista e do passageiro, com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo “BatWing”, reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o GPS usando a fala.
 
Mesmo com todos os refinamentos e atualizações, a Electra Glide permanece única e inconfundível. É uma moto s"> moto que, apesar de toda a evolução, possui as características e a essência da sua ancestral de 1965.

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Harley-Davidson comemora 50 anos da Electra Glide
 

Harley-Davidson comemora 50 anos da Electra Glide

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Modelo criou o visual inconfundível do estilo “Grand American Touring”

01 de Setembro de 2015

O ano de 2015 marca o aniversário de meio século da Electra Glide. O modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “Grand Touring” nos Estados Unidos.
 
1965: Lançamento da Electra Glide
 
Em 1912, a primeira linha de acessórios H-D incluía o Luggage Carrier, espécie de suporte para transportar bagagens. As moto s"> moto s de grande cilindrada, ideais para rodar muitos quilômetros, evoluíram a partir da Knucklehead EL de 1936, com moto r de 61 polegadas, chegando aos modelos FL, com propulsor de 74 polegadas, em 1941. Essa foi a moto s"> moto que se transformou na Hydra Glide, em 1949. Em 1958, a Duo-Glide foi a primeira a possuir suspensão traseira, bem como freio traseiro hidráulico.
 
A família Touring teve sua grande ascensão em 1960. Cinco anos depois, a Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico na FLH e criou a FLHB Electra Glide. A inovação foi fundamental para eliminar o pontapé na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas moto cicletas com grandes moto res V-Twin pesando mais de 350 kg.
 
Como eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado. Inicialmente, a H-D manteve o pedal com o sistema, para as pessoas que tinham dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.
 
Em 1965, o visual da Electra Glide ganhou destaque no mercado, com saias elegantes no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que podiam ser colocados como opcionais individuais ou como parte do pacote chamado King of the Highway. O modelo oferecia diversas opções para atender às necessidades dos moto ciclistas, incluindo sistema de silenciadores duplos, além de uma combinação de marcha de mão/embreagem de pé.
 
Décadas de 70 e 80
 
A introdução do moto r Shovelhead, em 1966, garantiu 10% a mais de potência. Três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da H-D.
 
O modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por correia e painel com sistema de som montado na carenagem – Electra Glide Classic de 1986.
 
1988: O surgimento da FLHS Electra Glide Sport
 
Foi neste ano que aconteceu uma das mudanças mais marcantes, com o lançamento da FLHS Electra Glide Sport, versão mais ágil e compacta, que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. A FLHR Road King 1994 foi inspirada no design da Electra Glide 1965 original, e a Street Glide de 2006. Mais recentemente, em 2009, a Electra Glide e todos os outros modelos Touring da marca receberam um quadro totalmente novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.
 
No Brasil, a Ultra Limited, modelo mais completo de série na família Touring, substituiu a Electra Glide Ultra Classic a partir do modelo 2012, e já no ano seguinte foi contemplada com todas as inovações do Projeto RushMore se tornando em um dos modelos mais vendidos pela marca no país.
 
2013: Projeto RUSHMORE revoluciona família Touring da Harley-Davidson
 
O novo moto r Twin Cam 103 High Output Twin Cooled de refrigeração mista proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o sistema de freios Reflex, com ABS conectado eletronicamente, fornece a quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.
 
O Projeto RUSHMORE aprimorou o conforto do moto ciclista e do passageiro, com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo “BatWing”, reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o GPS usando a fala.
 
Mesmo com todos os refinamentos e atualizações, a Electra Glide permanece única e inconfundível. É uma moto s"> moto que, apesar de toda a evolução, possui as características e a essência da sua ancestral de 1965.

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