Revista Comprecar
Honda apresenta o novo Civic Si Coupé
Novo modelo é completamente diferente do antigo Civic Si sedan, vendido em 2007
Honda apresenta o novo Civic Si Coupé
17 de Outubro de 2014

A Honda resolveu resgatar sua tradição esportiva, e trazer de volta ao Brasil um modelo com o selo “Si”. Assim, o carro mostrado em 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo, finalmente chega oficialmente ao Brasil. Só que agora, o novo Si chega com uma carroceria completamente nova na família Honda, para o mercado brasileiro. Produzido em Alliston (no Canadá), o Civic Si Coupé utiliza a mesma plataforma do Civic sedan, porém com personalidade própria.
 
O novo Civic Si Coupé vem com a missão de resgatar os amantes da esportividade e se recriar com um ícone em seu segmento. Para isso, o Si Coupé traz uma moto r completamente inédito, suspensão reformulada e interior exclusivo. O novo modelo chega às concessionárias no final deste, junto com o início do Salão do Automóvel. Até o final do ano, serão apenas 100 unidades comercializadas em todo o Brasil.
 
Carroceria cupê inédita
 
Como todo autêntico esportivo, a carroceria coupé (duas portas) enfatiza a proposta altamente esportiva do Civic Si. Claro que existem vários outros itens para reforçar a esportividade como: a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis incisivos, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18 polegadas de liga leve diamantadas e uma traseira “rápida” com lanternas marcantes. Ainda na traseira, destaque para um destacado aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas. A título de curiosidade, o novo Civic Si tem entre-eixos 8 cm menor que o Civic Sedan, mas é 6 cm mais longo que a versão sedan.
 
Motor 2,4 litros exclusivo
 
Um detalhe muito importante é que o novo Civic Si traz um moto r completamente inédito no mercado brasileiro. Esse moto r é bem diferente do moto r que equipa o Honda Accord. Além disso, é um moto r específico para a versão Si. O novo moto r aspirado 2.4 i-VTEC - 16 válvulas DOHC (duplo comando de válvulas) é movido somente à gasolina. Ele usa alumínio na construção do bloco, cabeçote e cárter e o comando de admissão de válvulas é variável. A potência máxima é de 206 cavalos (a 7.000 rpm) e o torque máximo é de 23,9 kgfm (a 4.400 rpm). A taxa de compressão é elevada, com 11:1.
 
Quando comparado à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgfm. No novo moto r, a rotação pode chegar até a 7.100 rpm. No antigo moto r 2,0 litros do Si, a rotação chegava à 8.200 rpm. Segundo a engenharia da Honda, a rotação mais baixa se dá em função das rígidas normas de emissão. Assim, o moto r é limitado para se enquadrar nas legislações vigentes.
 
Shift Light inteligente!
 
Como todo autêntico esportivo, a Honda inclui um shift light para indicar o estado do moto r. Assim, um LED laranja se acende ao lado do nome i-VTEC, no exato momento em que o sistema atua sobre o comando, aumentando a abertura das válvulas de admissão.
 
De forma complementar, existem mais 6 leds que indicam o limite máximo de giro (e rendimento do moto r) antes do sistema limitar o moto r, para proteção do conjunto. Esse sistema informa a aproximação da rotação de potência máxima do moto r. Conforme o giro aumenta, ao luzes acendem gradativamente em sequência. As primeiras quatro são laranja e as duas últimas vermelhas. A última indica que o moto r está produzindo sua potência máxima, no limite de rotações.
 
Diferencial dianteiro mais eficiente
 
O câmbio do Civic Si Coupé é exclusivamente manual, com seis marchas. Aliás, a característica de alavanca altamente esportiva, com engates curtos e muito precisos foi mantida. Essa era uma característica já presente no Civic Si anterior. E para que o carro tenho o máximo de performance, a Honda inclui um diferencial dianteiro com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential). Sua principal função é distribuir melhor o torque (nas duas rodas de tração) tanto em curvas como em arrancadas. Assim, quando uma roda começa a “patinar”, o diferencial LSD transfere o torque para a roda que tem maior tração.
 
 O modelo também conta com o VSA (Vehicle Stability Assist) também conhecido como programa de estabilidade eletrônico. Este auxilia no controle da estabilidade, mantendo a trajetória do carro, em situações extremas de perda de controle. Quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente), o sistema atua freando apenas a roda necessária para equilibrar o carro. O VSA também pode atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, para limitar a potência do moto r, quando necessário.
 
Suspensão e dirigibilidade aprimoradas
 
Para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas. Ainda sim, em relação ao antigo Si, a nova versão Coupé, está um pouco mais confortável, sem prejuízo da estabilidade.
 
Os pneus 225/40R18 também contribuem para alta estabilidade do Civic Si Coupé, assim como a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering). Este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um moto r elétrico de alta potência. O resultado é uma direção mais leve em manobras de estacionamento, e mais precisa em altas velocidades. Nos freios foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).
 
Cockpit esportivo
 
Inspirado em carros de competição, o interior do Civic Si Coupé ressalta a esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha.
 
Equipamentos
 
A versão Si está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de cruzeiro. A exclusividade é reforçada com o teto solar elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais em alumínio. Outros equipamentos presentes são: ar-condicionado automático e digital de simples zona, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, controle de cruzeiro e airbags frontais, laterais e de cortina para moto rista e passageiro dianteiro.
 
Também está integrado ao painel o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do moto r. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7 polegadas sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. Essa central também é capaz de rodar um sistema GPS. Porém no Brasil, a função esta desabilita por conta da incompatibilidade de mapas. Ainda sim, o conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
 
Desempenho !?
 
A Honda afirma que o esse conjunto moto r/câmbio de seis marchas do novo Civic Si foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear, com baixo consumo e emissões de poluentes. Mas a marca não informa dados para comprovar isso. A Honda não divulga a aceleração de 0 à 100 km/h, nem a velocidade máxima do carro. Vale lembrar que o antigo Civic Si era limitado em 205 km/h. Mas nem isso conseguimos descobrir com a engenharia da Honda, no evento de lançamento do novo carro. A Honda também não informa qualquer dado de consumo, do novo modelo. Todos esses dados ficarão para uma possível avaliação em futuro próximo.
 
De qualquer forma, o novo Civic Si mantém o DNA de um carro esportivo e nervoso. Em sites internacionais, é informado um 0 à 100 km/h na casa de 6,5 segundos. Talvez no Brasil, com a gasolina de pior qualidade, o tempo seja um pouco maior.
 
Preço e cores
 
O novo Civic Si estará disponível nas cores sólidas Taffeta White (branco) e Rallye Red (vermelho) e nas perolizadas Crystal Black (preto) e Orange Fire (laranja). O Civic Si Coupé tem preço público sugerido de R$ 119,9 mil independentemente da cor, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Não existem opcionais de fábrica. O carro é vendido num pacote único. Existem apenas acessórios que podem ser comprados diretamente nas concessionárias.

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Honda apresenta o novo Civic Si Coupé
 

Honda apresenta o novo Civic Si Coupé

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Novo modelo é completamente diferente do antigo Civic Si sedan, vendido em 2007

17 de Outubro de 2014

A Honda resolveu resgatar sua tradição esportiva, e trazer de volta ao Brasil um modelo com o selo “Si”. Assim, o carro mostrado em 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo, finalmente chega oficialmente ao Brasil. Só que agora, o novo Si chega com uma carroceria completamente nova na família Honda, para o mercado brasileiro. Produzido em Alliston (no Canadá), o Civic Si Coupé utiliza a mesma plataforma do Civic sedan, porém com personalidade própria.
 
O novo Civic Si Coupé vem com a missão de resgatar os amantes da esportividade e se recriar com um ícone em seu segmento. Para isso, o Si Coupé traz uma moto r completamente inédito, suspensão reformulada e interior exclusivo. O novo modelo chega às concessionárias no final deste, junto com o início do Salão do Automóvel. Até o final do ano, serão apenas 100 unidades comercializadas em todo o Brasil.
 
Carroceria cupê inédita
 
Como todo autêntico esportivo, a carroceria coupé (duas portas) enfatiza a proposta altamente esportiva do Civic Si. Claro que existem vários outros itens para reforçar a esportividade como: a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis incisivos, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18 polegadas de liga leve diamantadas e uma traseira “rápida” com lanternas marcantes. Ainda na traseira, destaque para um destacado aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas. A título de curiosidade, o novo Civic Si tem entre-eixos 8 cm menor que o Civic Sedan, mas é 6 cm mais longo que a versão sedan.
 
Motor 2,4 litros exclusivo
 
Um detalhe muito importante é que o novo Civic Si traz um moto r completamente inédito no mercado brasileiro. Esse moto r é bem diferente do moto r que equipa o Honda Accord. Além disso, é um moto r específico para a versão Si. O novo moto r aspirado 2.4 i-VTEC - 16 válvulas DOHC (duplo comando de válvulas) é movido somente à gasolina. Ele usa alumínio na construção do bloco, cabeçote e cárter e o comando de admissão de válvulas é variável. A potência máxima é de 206 cavalos (a 7.000 rpm) e o torque máximo é de 23,9 kgfm (a 4.400 rpm). A taxa de compressão é elevada, com 11:1.
 
Quando comparado à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgfm. No novo moto r, a rotação pode chegar até a 7.100 rpm. No antigo moto r 2,0 litros do Si, a rotação chegava à 8.200 rpm. Segundo a engenharia da Honda, a rotação mais baixa se dá em função das rígidas normas de emissão. Assim, o moto r é limitado para se enquadrar nas legislações vigentes.
 
Shift Light inteligente!
 
Como todo autêntico esportivo, a Honda inclui um shift light para indicar o estado do moto r. Assim, um LED laranja se acende ao lado do nome i-VTEC, no exato momento em que o sistema atua sobre o comando, aumentando a abertura das válvulas de admissão.
 
De forma complementar, existem mais 6 leds que indicam o limite máximo de giro (e rendimento do moto r) antes do sistema limitar o moto r, para proteção do conjunto. Esse sistema informa a aproximação da rotação de potência máxima do moto r. Conforme o giro aumenta, ao luzes acendem gradativamente em sequência. As primeiras quatro são laranja e as duas últimas vermelhas. A última indica que o moto r está produzindo sua potência máxima, no limite de rotações.
 
Diferencial dianteiro mais eficiente
 
O câmbio do Civic Si Coupé é exclusivamente manual, com seis marchas. Aliás, a característica de alavanca altamente esportiva, com engates curtos e muito precisos foi mantida. Essa era uma característica já presente no Civic Si anterior. E para que o carro tenho o máximo de performance, a Honda inclui um diferencial dianteiro com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential). Sua principal função é distribuir melhor o torque (nas duas rodas de tração) tanto em curvas como em arrancadas. Assim, quando uma roda começa a “patinar”, o diferencial LSD transfere o torque para a roda que tem maior tração.
 
 O modelo também conta com o VSA (Vehicle Stability Assist) também conhecido como programa de estabilidade eletrônico. Este auxilia no controle da estabilidade, mantendo a trajetória do carro, em situações extremas de perda de controle. Quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente), o sistema atua freando apenas a roda necessária para equilibrar o carro. O VSA também pode atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, para limitar a potência do moto r, quando necessário.
 
Suspensão e dirigibilidade aprimoradas
 
Para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas. Ainda sim, em relação ao antigo Si, a nova versão Coupé, está um pouco mais confortável, sem prejuízo da estabilidade.
 
Os pneus 225/40R18 também contribuem para alta estabilidade do Civic Si Coupé, assim como a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering). Este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um moto r elétrico de alta potência. O resultado é uma direção mais leve em manobras de estacionamento, e mais precisa em altas velocidades. Nos freios foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).
 
Cockpit esportivo
 
Inspirado em carros de competição, o interior do Civic Si Coupé ressalta a esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha.
 
Equipamentos
 
A versão Si está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de cruzeiro. A exclusividade é reforçada com o teto solar elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais em alumínio. Outros equipamentos presentes são: ar-condicionado automático e digital de simples zona, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, controle de cruzeiro e airbags frontais, laterais e de cortina para moto rista e passageiro dianteiro.
 
Também está integrado ao painel o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do moto r. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7 polegadas sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. Essa central também é capaz de rodar um sistema GPS. Porém no Brasil, a função esta desabilita por conta da incompatibilidade de mapas. Ainda sim, o conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
 
Desempenho !?
 
A Honda afirma que o esse conjunto moto r/câmbio de seis marchas do novo Civic Si foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear, com baixo consumo e emissões de poluentes. Mas a marca não informa dados para comprovar isso. A Honda não divulga a aceleração de 0 à 100 km/h, nem a velocidade máxima do carro. Vale lembrar que o antigo Civic Si era limitado em 205 km/h. Mas nem isso conseguimos descobrir com a engenharia da Honda, no evento de lançamento do novo carro. A Honda também não informa qualquer dado de consumo, do novo modelo. Todos esses dados ficarão para uma possível avaliação em futuro próximo.
 
De qualquer forma, o novo Civic Si mantém o DNA de um carro esportivo e nervoso. Em sites internacionais, é informado um 0 à 100 km/h na casa de 6,5 segundos. Talvez no Brasil, com a gasolina de pior qualidade, o tempo seja um pouco maior.
 
Preço e cores
 
O novo Civic Si estará disponível nas cores sólidas Taffeta White (branco) e Rallye Red (vermelho) e nas perolizadas Crystal Black (preto) e Orange Fire (laranja). O Civic Si Coupé tem preço público sugerido de R$ 119,9 mil independentemente da cor, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Não existem opcionais de fábrica. O carro é vendido num pacote único. Existem apenas acessórios que podem ser comprados diretamente nas concessionárias.

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