Revista Comprecar
Honda revela a nova CBR 600RR
Moto traz cores do Team oficial de competições da marca
Honda revela a nova CBR 600RR
26 de Junho de 2014

A Honda lança no mercado nacional a CBR 600RR, superesportiva inspirada no grafismo dos modelos da Honda Racing Corporation, divisão mundial de competições em duas rodas da marca. Com visual que combina as cores azul, branco e vermelho - características da HRC -, a nova versão concilia design avançado a um desempenho esportivo.
 
A CBR 600RR mescla estilos bem ousados, inspirados na atual Honda RC213V, com influência aerodinâmica do modelo anterior RC212V, ambas da categoria MotoGP. O resultado é uma moto cicleta com arrasto 6,5% menor na posição normal de pilotagem e a possibilidade de favorecer o alcance de velocidades mais elevadas, além de maior economia de combustível.
 
A carenagem frontal incorpora conjunto óptico com visual diferenciado, aliado a uma aerodinâmica eficiente. As lâmpadas dispõem de refletores multifocais, que auxiliam uma pilotagem mais segura em condições visuais adversas ou durante a noite. A traseira alta com bancos em dois níveis reforça o estilo imponente do modelo.
 
De fácil leitura, o painel de instrumentos é completo e conta com acabamento refinado, graças aos mostradores eletrônicos e detalhes exclusivos. O piloto tem acesso às informações do velocímetro digital, conta-giros analógico centralizado, marcador de combustível, relógio, duplo trip (total e parcial), além de temperatura do moto r. A carenagem frontal auxilia o conforto em estradas, uma vez que tem a função de deslocar o ar para cima, o que facilita a pilotagem em velocidades mais elevadas.
 
Uma particularidade do modelo é o sistema DSRA (Dual-Stage Ram Air), que canaliza grandes volumes de ar quando a moto cicleta ganha velocidade. Situada na parte frontal da carenagem (área de maior pressão aerodinâmica), sua função é canalizar o fluxo para dentro da caixa de ar, o que aumenta a pressão da mistura ar/combustível na admissão e, consequentemente, gera maior potência.
 
O modelo conta com moto r de quatro cilindros em linha, do tipo DOHC (Double Over Head Camshaft – Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) de 599 cm³, quatro tempos, 16 válvulas, quatro por cilindro, arrefecido a líquido. Desenvolve potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgf.m a 11.250 rpm.
 
O novo mapeamento da ECU do sistema de injeção PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System - Sistema Duplo de Injeção Programada de Combustível) garante melhor resposta do acelerador em todas as faixas de rotações. Este sistema dispõe de dois bicos injetores de combustível para cada cilindro, com funcionamento do segundo a partir de 6.000 rpm. São características que contribuem para assegurar uma perfeita linearidade da potência e maior desempenho. O câmbio é de seis marchas com engates precisos e escalonamento de fácil adaptação para qualquer estilo de pilotagem.
 
A CBR 600RR mantém chassi tipo “Diamond” com dupla trave em alumínio. Dessa forma, o desempenho e a pilotagem são privilegiados, uma vez que a concentração de peso próximo ao centro de gravidade e a redução de massa nas extremidades beneficia o equilíbrio e a condução segura.
 
A suspensão dianteira é invertida e conta com amortecedores Showa BPF (Big Piston Fork) totalmente ajustáveis. Os pistões internos das suspensões de maior dimensão possibilitam uma pressão de rolamento 3,5 vezes superior, o que contribuiu para melhorar a eficiência e assegura maior suavidade no amortecimento. O sistema isola por completo o chassi de impactos e torções registradas durante a pilotagem. O braço oscilante da suspensão traseira está ancorado diretamente ao moto r, o que torna o conjunto mais leve e rígido. Na traseira, o amortecedor Unit Pro Link apresenta desempenho mais refinado, com rápido retorno à condição normal da suspensão, propiciando maior estabilidade e controle.
 
Outra avançada característica técnica herdada da categoria MotoGP é o HESD (Honda Electronic Steering Damper), primeiro sistema de amortecedor de direção eletrônico do mercado, que controla eletronicamente a intensidade de amortecimento em função da velocidade e aceleração da moto cicleta.
 
A CBR600RR possui sistema de freios dianteiro com dois discos duplos flutuantes de 310 mm e acionamento hidráulico, por meio de pinças de fixação radial e quatro pistões. O freio traseiro conta com um único disco com 220 mm de diâmetro. O modelo conta ainda com rodas de alumínio na cor preta e peso reduzido, equipadas com pneus radiais esportivos de perfil baixo sem câmara.
 
A CBR 600RR estará disponível na rede de concessionárias Honda Dream a partir deste mês na versão standard e, no próximo semestre, também na versão C-ABS. Além da opção com grafismo HRC, o modelo será comercializado também na cor vermelha. O preço público sugerido é de R$ 49.500,00 (versão standard) e R$ 52.500,00 (versão C-ABS).

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Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Moto traz cores do Team oficial de competições da marca

26 de Junho de 2014

A Honda lança no mercado nacional a CBR 600RR, superesportiva inspirada no grafismo dos modelos da Honda Racing Corporation, divisão mundial de competições em duas rodas da marca. Com visual que combina as cores azul, branco e vermelho - características da HRC -, a nova versão concilia design avançado a um desempenho esportivo.
 
A CBR 600RR mescla estilos bem ousados, inspirados na atual Honda RC213V, com influência aerodinâmica do modelo anterior RC212V, ambas da categoria MotoGP. O resultado é uma moto cicleta com arrasto 6,5% menor na posição normal de pilotagem e a possibilidade de favorecer o alcance de velocidades mais elevadas, além de maior economia de combustível.
 
A carenagem frontal incorpora conjunto óptico com visual diferenciado, aliado a uma aerodinâmica eficiente. As lâmpadas dispõem de refletores multifocais, que auxiliam uma pilotagem mais segura em condições visuais adversas ou durante a noite. A traseira alta com bancos em dois níveis reforça o estilo imponente do modelo.
 
De fácil leitura, o painel de instrumentos é completo e conta com acabamento refinado, graças aos mostradores eletrônicos e detalhes exclusivos. O piloto tem acesso às informações do velocímetro digital, conta-giros analógico centralizado, marcador de combustível, relógio, duplo trip (total e parcial), além de temperatura do moto r. A carenagem frontal auxilia o conforto em estradas, uma vez que tem a função de deslocar o ar para cima, o que facilita a pilotagem em velocidades mais elevadas.
 
Uma particularidade do modelo é o sistema DSRA (Dual-Stage Ram Air), que canaliza grandes volumes de ar quando a moto cicleta ganha velocidade. Situada na parte frontal da carenagem (área de maior pressão aerodinâmica), sua função é canalizar o fluxo para dentro da caixa de ar, o que aumenta a pressão da mistura ar/combustível na admissão e, consequentemente, gera maior potência.
 
O modelo conta com moto r de quatro cilindros em linha, do tipo DOHC (Double Over Head Camshaft – Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) de 599 cm³, quatro tempos, 16 válvulas, quatro por cilindro, arrefecido a líquido. Desenvolve potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgf.m a 11.250 rpm.
 
O novo mapeamento da ECU do sistema de injeção PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System - Sistema Duplo de Injeção Programada de Combustível) garante melhor resposta do acelerador em todas as faixas de rotações. Este sistema dispõe de dois bicos injetores de combustível para cada cilindro, com funcionamento do segundo a partir de 6.000 rpm. São características que contribuem para assegurar uma perfeita linearidade da potência e maior desempenho. O câmbio é de seis marchas com engates precisos e escalonamento de fácil adaptação para qualquer estilo de pilotagem.
 
A CBR 600RR mantém chassi tipo “Diamond” com dupla trave em alumínio. Dessa forma, o desempenho e a pilotagem são privilegiados, uma vez que a concentração de peso próximo ao centro de gravidade e a redução de massa nas extremidades beneficia o equilíbrio e a condução segura.
 
A suspensão dianteira é invertida e conta com amortecedores Showa BPF (Big Piston Fork) totalmente ajustáveis. Os pistões internos das suspensões de maior dimensão possibilitam uma pressão de rolamento 3,5 vezes superior, o que contribuiu para melhorar a eficiência e assegura maior suavidade no amortecimento. O sistema isola por completo o chassi de impactos e torções registradas durante a pilotagem. O braço oscilante da suspensão traseira está ancorado diretamente ao moto r, o que torna o conjunto mais leve e rígido. Na traseira, o amortecedor Unit Pro Link apresenta desempenho mais refinado, com rápido retorno à condição normal da suspensão, propiciando maior estabilidade e controle.
 
Outra avançada característica técnica herdada da categoria MotoGP é o HESD (Honda Electronic Steering Damper), primeiro sistema de amortecedor de direção eletrônico do mercado, que controla eletronicamente a intensidade de amortecimento em função da velocidade e aceleração da moto cicleta.
 
A CBR600RR possui sistema de freios dianteiro com dois discos duplos flutuantes de 310 mm e acionamento hidráulico, por meio de pinças de fixação radial e quatro pistões. O freio traseiro conta com um único disco com 220 mm de diâmetro. O modelo conta ainda com rodas de alumínio na cor preta e peso reduzido, equipadas com pneus radiais esportivos de perfil baixo sem câmara.
 
A CBR 600RR estará disponível na rede de concessionárias Honda Dream a partir deste mês na versão standard e, no próximo semestre, também na versão C-ABS. Além da opção com grafismo HRC, o modelo será comercializado também na cor vermelha. O preço público sugerido é de R$ 49.500,00 (versão standard) e R$ 52.500,00 (versão C-ABS).

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