Revista Comprecar
Lexus e o conceito UX
SUV compacto do futuro é mostrado no Salão de Paris 2016
Lexus e o conceito UX
03 de Outubro de 2016

A Lexus apresentou durante o Salão do Automóvel de Paris 2016, a visão da marca sobre um SUV compacto do futuro: o conceito UX. Projetado pela ED2, Centro de Design da Lexus localizado na região sul do território francês, o UX representa um novo patamar na filosofia de design da fabricante e a redefinição da experiência de direção.
 
No caso do conceito UX, o modelo é identificado por um estilo de design “inside-out” (de dentro para fora) e um estilo interior desconstruído. O ousado projeto da Lexus incorpora tecnologias criativas, recheado por uma visão futurística, a fim de oferecer aos ocupantes uma experiência profundamente imersiva. Esta sensação é gerada por meio da ergonomia apresentada no cockpit, que abrange todo o corpo do condutor e contém tecnologia de Interface Homem-Máquina (HMI) tridimensional.
 
O veículo também se destaca ao apresentar um novo projeto de design e tecnologia para assentos, o Kinetic Seat, especialmente desenhado pela Lexus em resposta a uma reavaliação dos princípios da ocupação dos assentos dos carros.
 
O segmento de SUVs compactos é o que apresenta, atualmente, o mais rápido crescimento dentro da categoria de automóveis de luxo nos EUA. O UX foi projetado para envolver dois grupos distintos de clientes, tal como os jovens, que buscam por estilo, interior versátil e uma experiência de condução envolvente e clientes do segmento premium, que procuram um interior com alta funcionalidade e tecnologia embarcada em um veículo feito sob medida para os ambientes urbanos. Deste modo, o conceito UX destaca a projeção da Lexus em atrair clientes jovens dos grandes centros urbanos e que estão cada vez mais conectados.
 
Crossover compacto
 
O conceito UX denota uma nova variação para crossovers de quatro lugares, contrastando com sua aparência, além de tração 4x4 para uma presença fora de estrada marcante, com baixa distância em relação ao solo e posição de direção igual a de um coupé, caracterizado pelo desempenho dinâmico e dimensões compactas.
 
Conceito de design “inside-out”
 
No coração do projeto do UX encontra-se um conceito de design futurista “inside-out”, que cria uma forte sinergia entre o estilo exterior e interior. Visto por cima, este desenho é mais predominantemente representado por um movimento em forma de X na arquitetura da cabine para o exterior e vice-versa.
 
Na frente, os pára-lamas do carro fluem para dentro da cabine para formar as telas do espelho eletrônico que mostram a imagem de câmeras instaladas na porta. A parte superior do painel é mais baixa do que as telas para combinar um visual desconstruído com excelente visibilidade. Para a traseira, a carroceria flui novamente para dentro da cabine, formando a estrutura principal dos apoios de cabeça do banco traseiro.
 
O formato em movimento de X de dentro para fora é igualmente reforçado pela ênfase no estilo 4x4 de traços estruturais, concedendo ao modelo um formato de arco aerodinâmico eficiente, ao passo que adiciona um formato dimensional diferenciado ao design.
 
Interior visível
 
O conceito de estilo "inside-out" é ainda mais enfatizado pelos arcos das rodas, barras que traçam o teto, e as câmeras da porta. Todos são acabados com o mesmo material e representam uma forma de estrutura contínua. Exemplo disso está na estrutura interna do veículo, de onde é possível enxergar as barras do teto penetrarem a cabine, criando o primeiro pilar da estrutura interna.
 
Assinatura luminosa
 
As luzes diurnas (DRL) em forma de L estão agora posicionadas de forma a fundirem-se às principais lâmpadas, e o design da lanterna traseira agora é mais tridimensional e integrado ao spoiler. No conjunto, as lâmpadas dianteiras e traseiras criam um eixo horizontal, que traçam todo o corpo do veículo. Para melhorar a utilização das luzes do DRL, fibras de luz que medem as saídas de ar nas extremidades do pára-choque dianteiro foram construídas por meio de projeto semelhante ao padrão da grade. A grelha da grade frontal se espalha radicalmente para fora a partir do logotipo e é captado pelas fibras de luz adjacentes, enfatizando a largura do carro, aumentando sua robustez e presença.
 
Tecnologia 3-D imaginativa
 
A Lexus desenvolveu para o UX uma abordagem de instrumentação dual-zone, pela qual toda a tecnologia embarcada HMI foi concebida para oferecer aos usuários que vivem e trabalham em um ambiente cada vez mais conectado uma experiência inovadora e tridimensional.
 
A tela superior, por exemplo, é projetada a uma distância sob medida, para facilitar a visualização durante a condução. O controlador do painel de instrumentos abriga um globo transparente, que flutua na forma de um holograma, na qual a combinação das informações expressa uma interface funcional. O console central abriga uma estrutura de cristal multi-facetado pelo qual o holograma controla o sistema de infotainment para o condutor e passageiro da frente.
 
Tecnologias avançadas
 
As tecnologias adotadas no veículo também ganham destaque no UX. Janelas eletro-cromáticas e espelhos retrovisores exteriores são substituídos por câmeras e espelhos eletrônicos mais afilados do que a caixa de um espelho retrovisor convencional.
 
As imagens são exibidas em telas internas, onde há total integração para contribuir com toda a arquitetura "inside-out" do design do painel. O passageiro da frente, que tem uma experiência diferente do painel de instrumentos ao do condutor tem um controle de faixa de exibição de centro separada, embutida no painel da porta, ao lado do apoiador de braço.
 
Uma nova abordagem ergonômica
 
Em um novo ponto de partida para o conceito Lexus Interface Homem-Máquina (HMI), a ergonomia da área do cockpit flui a partir do corpo do condutor, através do assento até o volante. Combinado com tecnologia tridimensional, esta abordagem de design cria uma experiência de condução exclusivamente envolvente.

Notícias < Voltar
Lexus e o conceito UX
 

Lexus e o conceito UX

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

SUV compacto do futuro é mostrado no Salão de Paris 2016

03 de Outubro de 2016

A Lexus apresentou durante o Salão do Automóvel de Paris 2016, a visão da marca sobre um SUV compacto do futuro: o conceito UX. Projetado pela ED2, Centro de Design da Lexus localizado na região sul do território francês, o UX representa um novo patamar na filosofia de design da fabricante e a redefinição da experiência de direção.
 
No caso do conceito UX, o modelo é identificado por um estilo de design “inside-out” (de dentro para fora) e um estilo interior desconstruído. O ousado projeto da Lexus incorpora tecnologias criativas, recheado por uma visão futurística, a fim de oferecer aos ocupantes uma experiência profundamente imersiva. Esta sensação é gerada por meio da ergonomia apresentada no cockpit, que abrange todo o corpo do condutor e contém tecnologia de Interface Homem-Máquina (HMI) tridimensional.
 
O veículo também se destaca ao apresentar um novo projeto de design e tecnologia para assentos, o Kinetic Seat, especialmente desenhado pela Lexus em resposta a uma reavaliação dos princípios da ocupação dos assentos dos carros.
 
O segmento de SUVs compactos é o que apresenta, atualmente, o mais rápido crescimento dentro da categoria de automóveis de luxo nos EUA. O UX foi projetado para envolver dois grupos distintos de clientes, tal como os jovens, que buscam por estilo, interior versátil e uma experiência de condução envolvente e clientes do segmento premium, que procuram um interior com alta funcionalidade e tecnologia embarcada em um veículo feito sob medida para os ambientes urbanos. Deste modo, o conceito UX destaca a projeção da Lexus em atrair clientes jovens dos grandes centros urbanos e que estão cada vez mais conectados.
 
Crossover compacto
 
O conceito UX denota uma nova variação para crossovers de quatro lugares, contrastando com sua aparência, além de tração 4x4 para uma presença fora de estrada marcante, com baixa distância em relação ao solo e posição de direção igual a de um coupé, caracterizado pelo desempenho dinâmico e dimensões compactas.
 
Conceito de design “inside-out”
 
No coração do projeto do UX encontra-se um conceito de design futurista “inside-out”, que cria uma forte sinergia entre o estilo exterior e interior. Visto por cima, este desenho é mais predominantemente representado por um movimento em forma de X na arquitetura da cabine para o exterior e vice-versa.
 
Na frente, os pára-lamas do carro fluem para dentro da cabine para formar as telas do espelho eletrônico que mostram a imagem de câmeras instaladas na porta. A parte superior do painel é mais baixa do que as telas para combinar um visual desconstruído com excelente visibilidade. Para a traseira, a carroceria flui novamente para dentro da cabine, formando a estrutura principal dos apoios de cabeça do banco traseiro.
 
O formato em movimento de X de dentro para fora é igualmente reforçado pela ênfase no estilo 4x4 de traços estruturais, concedendo ao modelo um formato de arco aerodinâmico eficiente, ao passo que adiciona um formato dimensional diferenciado ao design.
 
Interior visível
 
O conceito de estilo "inside-out" é ainda mais enfatizado pelos arcos das rodas, barras que traçam o teto, e as câmeras da porta. Todos são acabados com o mesmo material e representam uma forma de estrutura contínua. Exemplo disso está na estrutura interna do veículo, de onde é possível enxergar as barras do teto penetrarem a cabine, criando o primeiro pilar da estrutura interna.
 
Assinatura luminosa
 
As luzes diurnas (DRL) em forma de L estão agora posicionadas de forma a fundirem-se às principais lâmpadas, e o design da lanterna traseira agora é mais tridimensional e integrado ao spoiler. No conjunto, as lâmpadas dianteiras e traseiras criam um eixo horizontal, que traçam todo o corpo do veículo. Para melhorar a utilização das luzes do DRL, fibras de luz que medem as saídas de ar nas extremidades do pára-choque dianteiro foram construídas por meio de projeto semelhante ao padrão da grade. A grelha da grade frontal se espalha radicalmente para fora a partir do logotipo e é captado pelas fibras de luz adjacentes, enfatizando a largura do carro, aumentando sua robustez e presença.
 
Tecnologia 3-D imaginativa
 
A Lexus desenvolveu para o UX uma abordagem de instrumentação dual-zone, pela qual toda a tecnologia embarcada HMI foi concebida para oferecer aos usuários que vivem e trabalham em um ambiente cada vez mais conectado uma experiência inovadora e tridimensional.
 
A tela superior, por exemplo, é projetada a uma distância sob medida, para facilitar a visualização durante a condução. O controlador do painel de instrumentos abriga um globo transparente, que flutua na forma de um holograma, na qual a combinação das informações expressa uma interface funcional. O console central abriga uma estrutura de cristal multi-facetado pelo qual o holograma controla o sistema de infotainment para o condutor e passageiro da frente.
 
Tecnologias avançadas
 
As tecnologias adotadas no veículo também ganham destaque no UX. Janelas eletro-cromáticas e espelhos retrovisores exteriores são substituídos por câmeras e espelhos eletrônicos mais afilados do que a caixa de um espelho retrovisor convencional.
 
As imagens são exibidas em telas internas, onde há total integração para contribuir com toda a arquitetura "inside-out" do design do painel. O passageiro da frente, que tem uma experiência diferente do painel de instrumentos ao do condutor tem um controle de faixa de exibição de centro separada, embutida no painel da porta, ao lado do apoiador de braço.
 
Uma nova abordagem ergonômica
 
Em um novo ponto de partida para o conceito Lexus Interface Homem-Máquina (HMI), a ergonomia da área do cockpit flui a partir do corpo do condutor, através do assento até o volante. Combinado com tecnologia tridimensional, esta abordagem de design cria uma experiência de condução exclusivamente envolvente.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!