Nova geração do Porsche Macan será elétrica
Porsche está transformando sua fábrica de em fábrica de Leipzig para a eletromobilidade
A Porsche decidiu que a próxima geração do Macan será uma série completamente elétrica. O primeiro SUV compacto da Porsche com propulsão totalmente elétrica deverá sair da linha de montagem no início da próxima década. O desenvolvimento da nova série representa uma expansão da linha Porsche no campo da eletromobilidade. O Taycan - primeiro carro-esportivo da Porsche movido exclusivamente a eletricidade - será lançado no mercado no final de 2019, seguido logo depois por seu derivado, o Taycan Cross Turismo.
A marca também afirmou que até 2022, investirá mais de seis bilhões de euros em mobilidade elétrica e, em 2025, a metade dos novos veículos da Porsche terão um sistema de propulsão elétrico. Apesar disso, ao longo dos próximos dez anos, irá focar numa combinação de sistemas consistindo em motores a gasolina ainda mais otimizados, modelos híbridos plug-in (que podem ser carregados na rede elétrica normal) e carros-esportivos operados exclusivamente a eletricidade.
A decisão de fabricar a nova geração do Macan nas instalações da Porsche em Leipzig foi tomada já no início de julho do ano passado. A realização desse investimento em eletromobilidade na fábrica de Leipzig cria a oportunidade para produzir no futuro veículos totalmente elétricos na linha de montagem já existente. A nova geração do Macan dará o tiro de partida para a eletrificação. Como o Taycan, este SUV compacto utiliza tecnologia de 800 volts e é baseado na arquitetura Porsche PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em colaboração com a Audi AG - destacando a viabilidade futura das instalações e aumentando ainda mais sua flexibilidade e eficiência.
A fábrica de Leipzig começou a produzir em série o SUV Cayenne em 2002, com 259 empregados. Desde então, a instalação tem sido continuamente desenvolvida para tornar-se uma das fábricas mais avançadas e sustentáveis de toda a indústria automotiva. O modelo Macan significou uma revolução em 2011 e levou a uma verdadeira história de sucesso: quando o carro foi lançado, a fábrica de Leipzig foi ampliada para tornar-se uma 'fábrica completa', incluindo suas próprias linhas de produção de carrocerias e oficina de pintura. Quando a fábrica começou a operar, em fevereiro de 2014, o planejamento previa 40 mil unidades anuais do SUV compacto. Atualmente, ela produz mais de 90 mil unidades para mercados de todo o mundo. O atual estágio final de expansão entrou em operação há dois anos, tornando possível fabricar toda a série Panamera também em Leipzig, e elevando o número de contratados para mais de 4 mil. Desde a cerimônia de início da construção, em fevereiro de 2000, a Porsche já investiu em Leipzig mais de 1,3 bilhão de euros em desenvolvimento.
Revista Comprecar
- Notícias 16/04/2024 Novo Trailblazer é o carro do vencedor do BBB 2024 SUV 4x4 todo-terreno de até sete lugares da Chevrolet passa por evoluções em design, mecânica e conforto; versão High Country é novidade.
- Notícias 09/04/2024 Hyundai apresenta Nexo pela primeira vez no Brasil Durante Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável.
- Notícias 08/04/2024 Novo Toyota RAV4 Plug-In Hybrid chega ao mercado brasileiro Modelo tem potência total de 306 cv potência
- Notícias 05/04/2024 Stellantis abre inscrições do Programa Estelar Jovem Aprendiz Os candidatos precisam ter ensino médio completo, residir nas regiões das vagas disponíveis e ter entre 18 e 21 anos.
- Notícias 05/04/2024 Chevrolet abre pré-venda da nova S10 Picape teve o design atualizado, recebeu tecnologias inéditas e uma nova geração de motor e transmissão; está mais equipada, confortável e potente.