Revista Comprecar
Novo Audi Q7 estabelece um novo patamar tecnológico
Tecnologias como cockpit virtual, head-up display, suspensão a ar e direção nas quatro rodas se destacam
Novo Audi Q7 estabelece um novo patamar tecnológico
03 de Fevereiro de 2016

A Audi acaba de trazer para o Brasil a nova geração do modelo topo de linha de sua gama de SUVs. Em uma versão única “Ambition” (mas com opcionais de fábrica), o modelo tem preço inicial sugerido de R$ 399.990. Totalmente modernizado, o novo Q7 só manteve o logotipo da versão anterior. Trata-se de um veículo completamente novo, que ficou ligeiramente menor e, incrivelmente tecnológico. Além disso, o SUV também ficou mais leve graças ao uso de tecnologias de construção avançadas.
 
Como todo carro que se propõe a ser um SUV, o Q7 conta com sistema de tração integral permanente quattro. O conjunto propulsor é formado por uma transmissão automática Tiptronic de oito marchas e o novo moto r V6 de 3.0 litros TFSI com duplo compressor mecânico. Mesmo pesando 1.970 kg e com 5,05 metros de comprimento, o SUV é capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 6,1 segundos, e ainda alcança a velocidade máxima de 250 km/h.
 
Além dos avanços mecânicos e estéticos, o novo Q7 dá um enorme salto tecnológico. Ele passa a incorporar o Audi Virtual Cockpit (semelhante ao do modelo TT), um painel totalmente configurável pelo usuário que substitui os mostradores tradicionais de ponteiros numa tela de alta resolução. Soma-se também o head-up display que projeta informações diretamente no para-brisa. E além de tudo isso, uma série de novos sistemas de conectividade e auxílio a condução estão presentes.
 
Exterior
 
Ainda que o Q7 preserve o DNA da Audi, estamos falando de um veículo completamente novo por fora. Agora o modelo tem 5,05 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura. Assim, ele está 3,7 cm mais curto e 1,5 cm mais estreito, enquanto a altura permaneceu a mesma.
 
Principal destaque estético é visto na grade frontal Singleframe, com visual definido pelas barras transversais com aparência em alumínio. Os faróis estão em harmonia com esse design. De série, são do tipo bixenon. Opcionalmente, existe a iluminação Full LED. Junto com os faróis em LED, a Audi acrescenta lanternas traseiras com pisca dinâmico que traz segmentos individuais que se acendem em rápida sequência, de dentro para fora, quando acionados.
 
Interior altamente sofisticado
 
Por dentro, o novo Q7 tem um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVs premium. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7 supera as dimensões de seu antecessor, apesar do porte mais compacto. Agora, os clientes podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.
 
A ergonomia foi pensada para facilitar a vida do moto rista. Assim, o console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
 
O sistema de bancos do novo Q7 foi totalmente reprojetado. Forrados com couro, os assentos oferecem um confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados verticalmente, e (opcionalmente) também na horizontal para frente. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e suporte lombar, com memória para o do moto rista.
 
A segunda fileira de bancos oferece espaço e conforto de alto nível. O encosto dividido na proporção 35/30/35 pode ser ajustado na inclinação em 16 posições.
 
Opcionalmente, a Audi fornece a opção de sete lugares para o Q7. Seus encostos, divididos 50/50, podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assolho do porta-malas. Para garantir uma entrada confortável para a terceira fileira, a Audi também equipa os assentos laterais da segunda fila com um eficiente mecanismo: eles podem ser dobrados em uma forma compacta e posicionados verticalmente.
 
Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.
 
Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de bagagem, é feita com LEDs. O pacote de iluminação é equipamento de série. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas principais.
 
Cockpit virtual
 
Junto ao sistema MMI navigation plus com MMI all-in-touch, o Q7 traz o Audi Virtual Cockpit. Trata-se de uma tela de 12,3 polegadas com 1.440 x 540 pixels de resolução, que exibe imagens extremamente nítidas, substituindo os mostradores tradicionais.
 
Assim, o moto rista pode optar entre duas interfaces diferentes. No modo "Infotainment" uma janela central fica em destaque, abrindo mais espaço para o mapa de navegação ou para as listas de contatos do telefone, estações de rádio ou áudio. O conta-giros e o velocímetro são apresentados como mostradores redondos pequenos à esquerda e à direita. Na configuração clássica, a janela central é menor e os instrumentos aparecem na forma de grandes mostradores analógicos, tudo ao toque de botões no volante do carro.
 
A Audi também equipou o novo Q7 com um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm diretamente no para-brisa. Um display TFT retroiluminado por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e redirecionam. Também é possível ajustar a altura e o brilho da imagem.
 
MMI all-in-touch
 
No centro do painel de instrumentos fica o monitor MMI para o moto rista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.
 
O terminal MMI no console central serve para controlar as diversas funções. Parte do sistema MMI navigation plus, mostra a identificação MMI all-in-touch e inclui um botão de pressão rotativo e dois interruptores oscilantes para os menus básicos.
 
A interface principal com o usuário é um touchpad. Sua superfície é extremamente resistente a arranhões. O moto rista pode dar entrada via caracteres desenhados na superfície, ou executar gestos com vários dedos para aumentar a aproximação de um mapa. Cada entrada é seguida por uma confirmação acústica e tátil (um clique que também é percebido no dedo).
 
No sistema MMI do novo Q7, a operação é baseada na lógica dos smartphones. O usuário pode acessar os menus de funções e opções juntamente com as bordas esquerda e direita do touchpad. A operação por voz do MMI navigation plus também é possível. Este controle de voz permite ditar mensagens de texto, ou interagir com menus do Radio e Media.
 
O MMI navigation “plus” conta ainda com leitor DVD, dois leitores de cartão, uma memória flash, sistema de som Bose 3D com duas entradas USB, interface Bluetooth e o monitor de alta resolução com 8,3 polegadas. Outro componente do sistema é o módulo de hardware Audi connect. Trata-se de um hotspot Wi-Fi que permite aos passageiros acesso a internet com seus dispositivos móveis. A gama de serviços do Audi connect inclui navegação com o Google Earth e o Google Street View.
 
Mais integração
 
Outra evolução no Q7 é a maior integração com smartphones. Agora existe suporte ao Apple Car Play (para iPhone) e o Android Auto (smartphones com Android). Assim, as funções dos smartphones são replicadas na central multimedia do veículo, podendo ser operadas pelo MMI. Ou seja, as aplicações podem ser controladas pela voz, pelo botão rotativo e de pressão e pelo volante multifuncional.
 
Sistema de Som 3D
 
O Q7 traz ainda um sistema da Bose com som tridimensional. Dois alto-falantes adicionais na parte da frente criam a dimensão espacial. Essa tecnologia 3D gera uma inédita experiência sonora. O coração do sistema é um amplificador de 558 watts com 15 canais. No total, são utilizados 19 alto-falantes.
 
Sistemas de assistência ao moto rista
 
Nenhum outro modelo do segmento oferece atualmente tantos sistemas de assistência ao moto rista como o novo Q7. Entre os equipamentos de série há o assistente de atenção, que analisa o comportamento do moto rista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração. Outros itens de série incluem o Hold assist (assistente de parada), limitador de velocidade ajustável, sistema de estacionamento traseiro e sistema de segurança Audi pre sense básico. Esse ultimo, caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Os cintos dos bancos dianteiros são “esticados” eletricamente e as janelas e o teto solar são fechados. Além disso, as luzes de alarme são ativadas para alertar os moto ristas mais próximos.
 
Audi side assist
 
O pacote opcional Audi side assist ajuda o moto rista a partir de 15 km/h ao trocar de faixa, usando dois sensores de radar traseiros que têm alcance de cerca de 70 metros. Se um veículo for localizado no ponto cego ou se aproximar muito rápido, se acende um LED na parte interna do respectivo espelho retrovisor externo. Caso o moto rista ainda assim acione a seta, o LED pisca sucessivas vezes com maior intensidade. O Audi side assist é ligado ao sistema Audi pre sense traseiro, que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro.
 
Assistente de visão noturna
 
Disponível no Pacote Tecnológico opcional, o assistente de visão noturna usa uma câmera infravermelha de longo alcance que “encherga” o calor irradiado por objetos, carros e pessoas. A informação, convertida em imagens em preto e branco, é exibida no centro do cockpit virtual. O ambiente mais frio aparece escuro, enquanto animais e pessoas são mostrados com muito brilho. O sistema tem alcance de até 300 metros e pode detectar pessoas e grandes animais a cerca de 100 metros, destacando-os com marcadores amarelos.
Se uma situação de perigo for detectada, um som de alerta é emitido e um símbolo de advertência também aparece no painel. Nesse caso, o assistente de farol alto ilumina as pessoas, fora de áreas urbanas, com três curtos pulsos de luz.
 
Quatro rodas com direção!
 
A dinâmica de direção do Q7 surpreende graças à direção nas quatro rodas. Isso ajuda tanto em velocidade nas trocas de faixas, como em manobras nos espaços mais apertados.
 
Esse sistema opcional é o eixo traseiro dinâmico. Ou seja, existe sistema de direção nas quatro rodas. Essa tecnologia é exclusiva da Audi no segmento de SUVs. No eixo traseiro é instalado um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que vira as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção, ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação. Em baixa velocidade elas viram na direção oposta das rodas dianteiras. Isso permite um raio de curva um metro menor, claramente percebido pelo moto rista ao manobrar e estacionar. Entre 5 e 15 km/h, o direcionamento inverso atinge até 5 graus.
 
Em velocidades maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus. Virando na mesma direção, elas melhoram a reposta do volante e aumentam assim a estabilidade em manobras evasivas.
 
O Q7 conta ainda com o Audi Drive Select. Com ele, o moto rista pode ajustar os sistemas do chassi e propulsão de um comportamento esportivo e direto até confortável e equilibrado. O moto rista escolher entre os modos de condução: eficiência, conforto, auto, dynamic, individual e off-road. Quando equipado com a suspensão a ar, o Q7 também tem a altura ajustada de acordo com a função escolhida no Drive Select.
 
Motor V6 com compressor
 
O Q7 chega equipado com o moto r V6 de 3.0 litros, 28% mais econômico que o V8 da geração anterior. Agora, o sistema start-stop inteligente é de série. Quando o moto rista se aproxima de sinal vermelho, ele desliga o moto r antecipadamente, antes que a parada seja completa.
 
Esse 3.0 TFSI tem 2.995 cm³ de cilindrada. Sua potência é de 333 cv com torque máximo de de 440 Nm, disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor mecânico (não é turbo) é movimentado por uma correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Os comandos de válvulas de admissão e exaustão variáveis podem ser ajustados continuamente.
 
A nova transmissão tiptronic de oito marchas conta é uma transmissão clássica com conversor de torque. O alto número de marchas permite manter o moto r em um regime de rotações próximo ao ideal, enquanto uma marcha mais alta diminui a rotação e o consumo na estrada. As marchas mais baixas têm relações esportivas e curtas.
 
O diferencial central autotravante (coração do sistema de tração integral quattro) é integrado à caixa da transmissão Tiptronic. O design do diferencial central e da tração do eixo dianteiro integrados ao câmbio é bem mais compacto e leve do que a caixa de transferência do modelo anterior, contribuindo assim com a maior parte das reduções de peso do trem de força.
 
Em condições normais, o diferencial central distribui a força entre os eixos na proporção 40/60. Caso as rodas de um dos eixos percam a aderência, o sistema pode transferir até 70% da força para a frente e até um máximo de 85% para as rodas traseiras.
 
Ar-condicionado de quatro zonas
 
O Q7 traz de série o novo ar-condicionado com quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos. Um display TFT mostra as funções. Com um simples toque nos interruptores, os gráficos mudam para informar as funções escolhidas. Os passageiros de trás têm seus próprios controles.
 
Comandos como o controle rotativo de volume, o botão start-stop, o controle automático do ar-condicionado e até mesmo o dial rotativo para a intensidade da iluminação interior têm aparência de alumínio.
 
Porta-malas versátil
 
O novo Q7 vem com um compartimento de carga variável. Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade é de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Comparada com a do modelo anterior, a soleira do porta-malas é quase cinco centímetros mais baixa.
 
A tampa traseira tem acionamento elétrico de série e controle por gestos. Uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, realizando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos. O usuário também pode fechar a tampa do porta-malas apertando um botão na lateral interna ou na chave. O compartimento também inclui ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento e uma rede divisória.
 
Pacotes opcionais e preços
 
O Audi Q7 vem numa única versão Ambition com preço sugerido de R$ 399.990,00. Os pacotes opcionais são os seguintes: o pacote Tecnológico que inclui eixo traseiro dinâmico, sistema Night Vision e faróis Full LED por R$ 32 mil. O Pacote Side Assist engloba Audi Side Assist, Pre Sense Traseiro, Exit Warning e o assistente de tráfego reverso sai por R$ 7,5 mil; a terceira fileira de bancos por R$ 20 mil e a suspensão adaptativa a ar por R$ 30 mil.

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Novo Audi Q7 estabelece um novo patamar tecnológico
 

Novo Audi Q7 estabelece um novo patamar tecnológico

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Tecnologias como cockpit virtual, head-up display, suspensão a ar e direção nas quatro rodas se destacam

03 de Fevereiro de 2016

A Audi acaba de trazer para o Brasil a nova geração do modelo topo de linha de sua gama de SUVs. Em uma versão única “Ambition” (mas com opcionais de fábrica), o modelo tem preço inicial sugerido de R$ 399.990. Totalmente modernizado, o novo Q7 só manteve o logotipo da versão anterior. Trata-se de um veículo completamente novo, que ficou ligeiramente menor e, incrivelmente tecnológico. Além disso, o SUV também ficou mais leve graças ao uso de tecnologias de construção avançadas.
 
Como todo carro que se propõe a ser um SUV, o Q7 conta com sistema de tração integral permanente quattro. O conjunto propulsor é formado por uma transmissão automática Tiptronic de oito marchas e o novo moto r V6 de 3.0 litros TFSI com duplo compressor mecânico. Mesmo pesando 1.970 kg e com 5,05 metros de comprimento, o SUV é capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 6,1 segundos, e ainda alcança a velocidade máxima de 250 km/h.
 
Além dos avanços mecânicos e estéticos, o novo Q7 dá um enorme salto tecnológico. Ele passa a incorporar o Audi Virtual Cockpit (semelhante ao do modelo TT), um painel totalmente configurável pelo usuário que substitui os mostradores tradicionais de ponteiros numa tela de alta resolução. Soma-se também o head-up display que projeta informações diretamente no para-brisa. E além de tudo isso, uma série de novos sistemas de conectividade e auxílio a condução estão presentes.
 
Exterior
 
Ainda que o Q7 preserve o DNA da Audi, estamos falando de um veículo completamente novo por fora. Agora o modelo tem 5,05 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura. Assim, ele está 3,7 cm mais curto e 1,5 cm mais estreito, enquanto a altura permaneceu a mesma.
 
Principal destaque estético é visto na grade frontal Singleframe, com visual definido pelas barras transversais com aparência em alumínio. Os faróis estão em harmonia com esse design. De série, são do tipo bixenon. Opcionalmente, existe a iluminação Full LED. Junto com os faróis em LED, a Audi acrescenta lanternas traseiras com pisca dinâmico que traz segmentos individuais que se acendem em rápida sequência, de dentro para fora, quando acionados.
 
Interior altamente sofisticado
 
Por dentro, o novo Q7 tem um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVs premium. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7 supera as dimensões de seu antecessor, apesar do porte mais compacto. Agora, os clientes podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.
 
A ergonomia foi pensada para facilitar a vida do moto rista. Assim, o console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
 
O sistema de bancos do novo Q7 foi totalmente reprojetado. Forrados com couro, os assentos oferecem um confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados verticalmente, e (opcionalmente) também na horizontal para frente. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e suporte lombar, com memória para o do moto rista.
 
A segunda fileira de bancos oferece espaço e conforto de alto nível. O encosto dividido na proporção 35/30/35 pode ser ajustado na inclinação em 16 posições.
 
Opcionalmente, a Audi fornece a opção de sete lugares para o Q7. Seus encostos, divididos 50/50, podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assolho do porta-malas. Para garantir uma entrada confortável para a terceira fileira, a Audi também equipa os assentos laterais da segunda fila com um eficiente mecanismo: eles podem ser dobrados em uma forma compacta e posicionados verticalmente.
 
Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.
 
Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de bagagem, é feita com LEDs. O pacote de iluminação é equipamento de série. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas principais.
 
Cockpit virtual
 
Junto ao sistema MMI navigation plus com MMI all-in-touch, o Q7 traz o Audi Virtual Cockpit. Trata-se de uma tela de 12,3 polegadas com 1.440 x 540 pixels de resolução, que exibe imagens extremamente nítidas, substituindo os mostradores tradicionais.
 
Assim, o moto rista pode optar entre duas interfaces diferentes. No modo "Infotainment" uma janela central fica em destaque, abrindo mais espaço para o mapa de navegação ou para as listas de contatos do telefone, estações de rádio ou áudio. O conta-giros e o velocímetro são apresentados como mostradores redondos pequenos à esquerda e à direita. Na configuração clássica, a janela central é menor e os instrumentos aparecem na forma de grandes mostradores analógicos, tudo ao toque de botões no volante do carro.
 
A Audi também equipou o novo Q7 com um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm diretamente no para-brisa. Um display TFT retroiluminado por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e redirecionam. Também é possível ajustar a altura e o brilho da imagem.
 
MMI all-in-touch
 
No centro do painel de instrumentos fica o monitor MMI para o moto rista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.
 
O terminal MMI no console central serve para controlar as diversas funções. Parte do sistema MMI navigation plus, mostra a identificação MMI all-in-touch e inclui um botão de pressão rotativo e dois interruptores oscilantes para os menus básicos.
 
A interface principal com o usuário é um touchpad. Sua superfície é extremamente resistente a arranhões. O moto rista pode dar entrada via caracteres desenhados na superfície, ou executar gestos com vários dedos para aumentar a aproximação de um mapa. Cada entrada é seguida por uma confirmação acústica e tátil (um clique que também é percebido no dedo).
 
No sistema MMI do novo Q7, a operação é baseada na lógica dos smartphones. O usuário pode acessar os menus de funções e opções juntamente com as bordas esquerda e direita do touchpad. A operação por voz do MMI navigation plus também é possível. Este controle de voz permite ditar mensagens de texto, ou interagir com menus do Radio e Media.
 
O MMI navigation “plus” conta ainda com leitor DVD, dois leitores de cartão, uma memória flash, sistema de som Bose 3D com duas entradas USB, interface Bluetooth e o monitor de alta resolução com 8,3 polegadas. Outro componente do sistema é o módulo de hardware Audi connect. Trata-se de um hotspot Wi-Fi que permite aos passageiros acesso a internet com seus dispositivos móveis. A gama de serviços do Audi connect inclui navegação com o Google Earth e o Google Street View.
 
Mais integração
 
Outra evolução no Q7 é a maior integração com smartphones. Agora existe suporte ao Apple Car Play (para iPhone) e o Android Auto (smartphones com Android). Assim, as funções dos smartphones são replicadas na central multimedia do veículo, podendo ser operadas pelo MMI. Ou seja, as aplicações podem ser controladas pela voz, pelo botão rotativo e de pressão e pelo volante multifuncional.
 
Sistema de Som 3D
 
O Q7 traz ainda um sistema da Bose com som tridimensional. Dois alto-falantes adicionais na parte da frente criam a dimensão espacial. Essa tecnologia 3D gera uma inédita experiência sonora. O coração do sistema é um amplificador de 558 watts com 15 canais. No total, são utilizados 19 alto-falantes.
 
Sistemas de assistência ao moto rista
 
Nenhum outro modelo do segmento oferece atualmente tantos sistemas de assistência ao moto rista como o novo Q7. Entre os equipamentos de série há o assistente de atenção, que analisa o comportamento do moto rista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração. Outros itens de série incluem o Hold assist (assistente de parada), limitador de velocidade ajustável, sistema de estacionamento traseiro e sistema de segurança Audi pre sense básico. Esse ultimo, caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Os cintos dos bancos dianteiros são “esticados” eletricamente e as janelas e o teto solar são fechados. Além disso, as luzes de alarme são ativadas para alertar os moto ristas mais próximos.
 
Audi side assist
 
O pacote opcional Audi side assist ajuda o moto rista a partir de 15 km/h ao trocar de faixa, usando dois sensores de radar traseiros que têm alcance de cerca de 70 metros. Se um veículo for localizado no ponto cego ou se aproximar muito rápido, se acende um LED na parte interna do respectivo espelho retrovisor externo. Caso o moto rista ainda assim acione a seta, o LED pisca sucessivas vezes com maior intensidade. O Audi side assist é ligado ao sistema Audi pre sense traseiro, que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro.
 
Assistente de visão noturna
 
Disponível no Pacote Tecnológico opcional, o assistente de visão noturna usa uma câmera infravermelha de longo alcance que “encherga” o calor irradiado por objetos, carros e pessoas. A informação, convertida em imagens em preto e branco, é exibida no centro do cockpit virtual. O ambiente mais frio aparece escuro, enquanto animais e pessoas são mostrados com muito brilho. O sistema tem alcance de até 300 metros e pode detectar pessoas e grandes animais a cerca de 100 metros, destacando-os com marcadores amarelos.
Se uma situação de perigo for detectada, um som de alerta é emitido e um símbolo de advertência também aparece no painel. Nesse caso, o assistente de farol alto ilumina as pessoas, fora de áreas urbanas, com três curtos pulsos de luz.
 
Quatro rodas com direção!
 
A dinâmica de direção do Q7 surpreende graças à direção nas quatro rodas. Isso ajuda tanto em velocidade nas trocas de faixas, como em manobras nos espaços mais apertados.
 
Esse sistema opcional é o eixo traseiro dinâmico. Ou seja, existe sistema de direção nas quatro rodas. Essa tecnologia é exclusiva da Audi no segmento de SUVs. No eixo traseiro é instalado um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que vira as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção, ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação. Em baixa velocidade elas viram na direção oposta das rodas dianteiras. Isso permite um raio de curva um metro menor, claramente percebido pelo moto rista ao manobrar e estacionar. Entre 5 e 15 km/h, o direcionamento inverso atinge até 5 graus.
 
Em velocidades maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus. Virando na mesma direção, elas melhoram a reposta do volante e aumentam assim a estabilidade em manobras evasivas.
 
O Q7 conta ainda com o Audi Drive Select. Com ele, o moto rista pode ajustar os sistemas do chassi e propulsão de um comportamento esportivo e direto até confortável e equilibrado. O moto rista escolher entre os modos de condução: eficiência, conforto, auto, dynamic, individual e off-road. Quando equipado com a suspensão a ar, o Q7 também tem a altura ajustada de acordo com a função escolhida no Drive Select.
 
Motor V6 com compressor
 
O Q7 chega equipado com o moto r V6 de 3.0 litros, 28% mais econômico que o V8 da geração anterior. Agora, o sistema start-stop inteligente é de série. Quando o moto rista se aproxima de sinal vermelho, ele desliga o moto r antecipadamente, antes que a parada seja completa.
 
Esse 3.0 TFSI tem 2.995 cm³ de cilindrada. Sua potência é de 333 cv com torque máximo de de 440 Nm, disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor mecânico (não é turbo) é movimentado por uma correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Os comandos de válvulas de admissão e exaustão variáveis podem ser ajustados continuamente.
 
A nova transmissão tiptronic de oito marchas conta é uma transmissão clássica com conversor de torque. O alto número de marchas permite manter o moto r em um regime de rotações próximo ao ideal, enquanto uma marcha mais alta diminui a rotação e o consumo na estrada. As marchas mais baixas têm relações esportivas e curtas.
 
O diferencial central autotravante (coração do sistema de tração integral quattro) é integrado à caixa da transmissão Tiptronic. O design do diferencial central e da tração do eixo dianteiro integrados ao câmbio é bem mais compacto e leve do que a caixa de transferência do modelo anterior, contribuindo assim com a maior parte das reduções de peso do trem de força.
 
Em condições normais, o diferencial central distribui a força entre os eixos na proporção 40/60. Caso as rodas de um dos eixos percam a aderência, o sistema pode transferir até 70% da força para a frente e até um máximo de 85% para as rodas traseiras.
 
Ar-condicionado de quatro zonas
 
O Q7 traz de série o novo ar-condicionado com quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos. Um display TFT mostra as funções. Com um simples toque nos interruptores, os gráficos mudam para informar as funções escolhidas. Os passageiros de trás têm seus próprios controles.
 
Comandos como o controle rotativo de volume, o botão start-stop, o controle automático do ar-condicionado e até mesmo o dial rotativo para a intensidade da iluminação interior têm aparência de alumínio.
 
Porta-malas versátil
 
O novo Q7 vem com um compartimento de carga variável. Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade é de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Comparada com a do modelo anterior, a soleira do porta-malas é quase cinco centímetros mais baixa.
 
A tampa traseira tem acionamento elétrico de série e controle por gestos. Uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, realizando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos. O usuário também pode fechar a tampa do porta-malas apertando um botão na lateral interna ou na chave. O compartimento também inclui ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento e uma rede divisória.
 
Pacotes opcionais e preços
 
O Audi Q7 vem numa única versão Ambition com preço sugerido de R$ 399.990,00. Os pacotes opcionais são os seguintes: o pacote Tecnológico que inclui eixo traseiro dinâmico, sistema Night Vision e faróis Full LED por R$ 32 mil. O Pacote Side Assist engloba Audi Side Assist, Pre Sense Traseiro, Exit Warning e o assistente de tráfego reverso sai por R$ 7,5 mil; a terceira fileira de bancos por R$ 20 mil e a suspensão adaptativa a ar por R$ 30 mil.

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