Revista Comprecar
Novo Chevrolet Cruze muda completamente, e surpreende mercado
Completamente novo, modelo chega como o mais tecnológico entre os sedans médios
Novo Chevrolet Cruze muda completamente, e surpreende mercado
31 de Maio de 2016

A Chevrolet acaba de apresentar a segunda geração do Cruze. Agora, o novo Cruze já em modelo 2017 chega completamente renovado. Do carro antigo, só veio o nome Cruze! E justamente por isso, trata-se de um carro de passeio surpreendente, sendo hoje o melhor produto comercializado na grade da Chevrolet. Além das mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo agrega agora um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedan médio de produção regional.
 
Como um modelo global de grande sucesso, o Cruze teve mais de quatro milhões de unidades emplacadas. E agora, o Cruze 2017 traz para seu segmento um novo conceito arquitetônico de carroceria, com perfil dinâmico e otimizado. Influenciado pelos novos Chevrolet Impala e Malibu, o Cruze 2017 traz a mais nova expressão global do DNA da marca, com os faróis e a grade superior integrados, porém sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.
 
O desenho da segunda geração do Cruze é resultado dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento. Com isso, chegou-se ao coeficiente de arrasto de apenas Cx 0.30. Em relação ao tamanho, o Cruze 2017 ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor.
 
Por dentro
 
De cara, já chama a atenção a suave direção com assistência elétrica com regulagem de altura e profundidade. O volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações com o veículo.
 
Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de 8 polegadas de alta definição. Essa central é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay que permitem a integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.
 
O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado. O revestimento dos bancos e dos painéis das portas é igualmente inédito. Na versão LT, a cor predominante é o preto. Na LTZ, são tons claros mesclando o cinza, com o bege.
 
Movo moto r e câmbio
 
O Cruze 2017 estreia o novíssimo moto r Ecotec 1.4 litro Turbo Flex. Ele entrega até 153 cavalos de potência, e expressivos 24,5 kgfm de torque. Mas o consumo de combustível é baixo. O novo moto r recebe nota “A” no programa de eficiência energética do Inmetro. Assim, o novo Cruze tem consumo com gasolina de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; e com etanol de 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.
 
Algumas tecnologias merecem destaque, como: injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start. O moto r turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm.
 
A transmissão automática de seis marchas é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha. também inclui o sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio. Para o mercado brasileiro, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex).
 
Com esse conjunto, o novo Cruze acelera de 0 à 100 km/h, em apenas 9 segundos! A Chevrolet não informou a velocidade máxima.
 
Tecnologia de ponta
 
O novo Cruze vem completo desde a versão LT. Além dos itens comuns a sua categoria, ele traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle re moto , OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil. O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser equipamentos de série.
 
Já a versão topo de linha (LTZ) soma airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle re moto , retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo e rodas escurecidas.
 
A novidade para a versão LTZ do novo Cruze é um pacote Hi-Tech, jamais oferecido em veículos do segmento. Nesse pacote se destaca os seguintes itens:
 
- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Sistema de estacionamento automático
- Farol alto inteligente
- Carregador de celular sem fio
- Banco do moto rista com ajustes elétricos
 
O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “encherga” as faixas da via, e faz a correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.
 
O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança muito útil no dia a dia. O moto rista pode estabelecer uma distância mínima em relação ao veículo à frente, por meio de um botão no volante. E ele é alertado caso o outro automóvel se aproxime de forma repentina. Luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa (projetadas no campo de visão), e um alarme soa pelos alto-falantes do carro.
 
O sistema de estacionamento automático ajuda o moto rista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.
 
Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do moto rista do veículo que vem em sentido contrário.
 
Outra inovação é o compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios. Mas o smartphone precisa ser compatível com a função.
 
Ainda na tecnologia embarcada, destaque para o computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos. Ele permite configurar e monitorar variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; e ainda orienta a dirigir da forma mais econômica.
 
Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).
 
Versões e Preços
 
O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) por R$ 89,9 mil e LTZ (alto luxo) por 96,9 mil. Existe ainda a versão LTZ com o pacote Hi-Tech por R$ 107,4 mil.
 
São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.
 
O modelo está previsto para chegar às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. Em Julho, começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.

Ficha Técnica

Motor: 1.4 Turbo flex com injeção direta
Potência: 153 cv a 5200 rpm (etanol) / 150cv a 5600 rpm (gasolina)
Torque: 24,5 kgfm a 2000 rpm (etanol) / 24kgfm a 2100 rpm (gasolina)
Taxa de compressão: 10,01: 1
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Comprimento total: 4.665mm
Largura sem espelhos: 1.807mm
Larguta total: 2.042mm
Altura em ordem de marcha: 1.484mm
Distância entre eixos: 2.700mm
Peso em ordem de marcha: 1.321kg
Porta-malas: 440 litros

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Novo Chevrolet Cruze muda completamente, e surpreende mercado
 

Novo Chevrolet Cruze muda completamente, e surpreende mercado

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Completamente novo, modelo chega como o mais tecnológico entre os sedans médios

31 de Maio de 2016

A Chevrolet acaba de apresentar a segunda geração do Cruze. Agora, o novo Cruze já em modelo 2017 chega completamente renovado. Do carro antigo, só veio o nome Cruze! E justamente por isso, trata-se de um carro de passeio surpreendente, sendo hoje o melhor produto comercializado na grade da Chevrolet. Além das mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo agrega agora um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedan médio de produção regional.
 
Como um modelo global de grande sucesso, o Cruze teve mais de quatro milhões de unidades emplacadas. E agora, o Cruze 2017 traz para seu segmento um novo conceito arquitetônico de carroceria, com perfil dinâmico e otimizado. Influenciado pelos novos Chevrolet Impala e Malibu, o Cruze 2017 traz a mais nova expressão global do DNA da marca, com os faróis e a grade superior integrados, porém sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.
 
O desenho da segunda geração do Cruze é resultado dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento. Com isso, chegou-se ao coeficiente de arrasto de apenas Cx 0.30. Em relação ao tamanho, o Cruze 2017 ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor.
 
Por dentro
 
De cara, já chama a atenção a suave direção com assistência elétrica com regulagem de altura e profundidade. O volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo um maior número de integrações com o veículo.
 
Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de 8 polegadas de alta definição. Essa central é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay que permitem a integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.
 
O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado. O revestimento dos bancos e dos painéis das portas é igualmente inédito. Na versão LT, a cor predominante é o preto. Na LTZ, são tons claros mesclando o cinza, com o bege.
 
Movo moto r e câmbio
 
O Cruze 2017 estreia o novíssimo moto r Ecotec 1.4 litro Turbo Flex. Ele entrega até 153 cavalos de potência, e expressivos 24,5 kgfm de torque. Mas o consumo de combustível é baixo. O novo moto r recebe nota “A” no programa de eficiência energética do Inmetro. Assim, o novo Cruze tem consumo com gasolina de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; e com etanol de 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.
 
Algumas tecnologias merecem destaque, como: injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start. O moto r turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm.
 
A transmissão automática de seis marchas é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha. também inclui o sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio. Para o mercado brasileiro, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex).
 
Com esse conjunto, o novo Cruze acelera de 0 à 100 km/h, em apenas 9 segundos! A Chevrolet não informou a velocidade máxima.
 
Tecnologia de ponta
 
O novo Cruze vem completo desde a versão LT. Além dos itens comuns a sua categoria, ele traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle re moto , OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil. O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser equipamentos de série.
 
Já a versão topo de linha (LTZ) soma airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle re moto , retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo e rodas escurecidas.
 
A novidade para a versão LTZ do novo Cruze é um pacote Hi-Tech, jamais oferecido em veículos do segmento. Nesse pacote se destaca os seguintes itens:
 
- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Sistema de estacionamento automático
- Farol alto inteligente
- Carregador de celular sem fio
- Banco do moto rista com ajustes elétricos
 
O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “encherga” as faixas da via, e faz a correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.
 
O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança muito útil no dia a dia. O moto rista pode estabelecer uma distância mínima em relação ao veículo à frente, por meio de um botão no volante. E ele é alertado caso o outro automóvel se aproxime de forma repentina. Luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa (projetadas no campo de visão), e um alarme soa pelos alto-falantes do carro.
 
O sistema de estacionamento automático ajuda o moto rista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.
 
Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do moto rista do veículo que vem em sentido contrário.
 
Outra inovação é o compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios. Mas o smartphone precisa ser compatível com a função.
 
Ainda na tecnologia embarcada, destaque para o computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos. Ele permite configurar e monitorar variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; e ainda orienta a dirigir da forma mais econômica.
 
Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).
 
Versões e Preços
 
O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) por R$ 89,9 mil e LTZ (alto luxo) por 96,9 mil. Existe ainda a versão LTZ com o pacote Hi-Tech por R$ 107,4 mil.
 
São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.
 
O modelo está previsto para chegar às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. Em Julho, começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.

Ficha Técnica

Motor: 1.4 Turbo flex com injeção direta
Potência: 153 cv a 5200 rpm (etanol) / 150cv a 5600 rpm (gasolina)
Torque: 24,5 kgfm a 2000 rpm (etanol) / 24kgfm a 2100 rpm (gasolina)
Taxa de compressão: 10,01: 1
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Comprimento total: 4.665mm
Largura sem espelhos: 1.807mm
Larguta total: 2.042mm
Altura em ordem de marcha: 1.484mm
Distância entre eixos: 2.700mm
Peso em ordem de marcha: 1.321kg
Porta-malas: 440 litros

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