Revista Comprecar
Novo Citroën C4 Picasso entrega tecnologia e segurança
Nova minivan da Citroën, além de arrojada no visual, é segura na condução
Novo Citroën C4 Picasso entrega tecnologia e segurança
03 de Novembro de 2015

Para ver a primeira parte dessa matéria, clique AQUI!
 
Realmente a Citroën não economizou no pacote tecnológico do seu mais novo lançamento. A família C4 Picasso chega com um pacote de tecnologias, onde a facilidade no uso e avançados sistemas, permitem uma condução muito mais agradável.
 
Para começar, foi adotada uma interface 100% digital, com comandos por meio de tela tátil e panorâmica de alta definição (amplamente personalizável) com 12 polegadas. Além disso, outros diferenciais estão presentes, como: visão 360º (quatro câmeras dispostas ao redor do carro que permitem uma visão de cima do carro), Park Assist, alerta de ponto cego nos retrovisores externos (SAM), sistema multimídia para passageiros traseiros, tampa de porta-malas moto rizada, entre outros.
 
Visão 360º
 
A Visão 360° é um sistema que permite visualizar objetos e obstáculos que se encontram ao redor do veículo, a fim de facilitar as manobras e evitar pequenas colisões em manobras de estacionamento. Isso é especialmente útil  quando os elementos não estão visíveis do banco do moto rista.
 
A imagem reproduzida sobre a tela de alta definição é montada com ajuda de quatro câmeras implantadas em torno do veículo. Uma delas fica na parte dianteira, outra na traseira (acima da placa) e as duas últimas estão na parte baixa dos retrovisores externos. O condutor tem a simulação de uma vista “por cima” do ambiente próximo ao carro, facilitando as manobras.
 
Park Assist
 
Esse sistema auxilia o moto rista na procura por uma vaga para estacionar, e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o moto rista só tem que acelerar e frear o veículo. O volante gira automaticamente.
 
Direção assistida eletricamente
 
A nova caixa de direção é 100% elétrica. Nas manobras em baixas velocidades, ela garante maciez e conforto. Por outro lado, a assistência variável assegura o aumento progressivo do esforço de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura em vias rápidas ou estradas. Dotado de um diâmetro de giro reduzido (10,80 m), as manobras são particularmente facilitadas em locais com espaço reduzido. A assistência elétrica é também fundamentalna função Park Assist, girando o volante sozinho para facilitar as manobras de estacionamento.
 
Smart Alert Move (SAM)
 
O sistema de controle de “ponto cego” conta com sensores de ultrassom, para informar o moto rista da presença de um veículo, fora de seu campo de visão. Isso é sinalizado por meio de LEDs instalados nos retrovisores laterais. Este sistema fica ativo entre 12 e 140 km/h, e monitora uma zona delimitada pelo retrovisor externo, se estendendo até aproximadamente 5 metros depois do para-choque traseiro. A região se estende até 3,5 metros em relação às laterais do veículo.
 
Controle de tração inteligente
 
O controle de tração inteligente é equipamento de série no novo Citroën C4 Picasso. Trata-se de um sistema anti-patinagem mais eficaz do que as soluções tradicionais. Sempre ligado, ele funciona de maneira autônoma para dar assistência ao moto rista, em especial nos pisos menos aderentes. Esta função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, autorizando uma patinagem moderada das rodas.
 
Frenagem aprimorada
 
O dimensionamento do sistema de frenagem do novo Citroën C4 Picasso foi realizado para atender a todas as necessidades. O modelo traz discos ventilados na dianteira de 304 x 28 mm e discos sólidos na traseira de 290 x 12 mm. O conjunto traz de série sistema ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência), garantia de frenagens seguras e totalmente equilibradas.
 
Iluminação inteligente
 
O modelo conta ainda com iluminação estática de interseção, que oferece uma iluminação “em canto”. Ligada aos faróis de neblina, esta função difunde uma iluminação até 75° do lado esquerdo ou direito do veículo. Esta função permite ver onde se vai e é extremamente útil em várias situações: dentro de um estacionamento não iluminado com obstáculos ou numa interseção escura. A iluminação estática de interseção é automática, ativada por vários parâmetros: velocidade do veículo, ângulo aplicado sobre o volante ou ainda pelo indicador de direção.
 
O novo Citroën C4 Picasso pode também estar equipado com faróis direcionais xênon de dupla função, que oferecem um acréscimo de iluminação tanto para a segurança quanto para o prazer de dirigir. Dotado de uma cor próxima da luz do dia, esses faróis diminuem em muito o cansaço visual e permitem, uma melhor visão da estrada. Este feixe luminoso, também direcional, é orientado no sentido da curva. O ângulo adotado pelos faróis pode chegar a 15°. Ele varia de acordo com dois parâmetros: a velocidade do veículo e o ângulo de rotação do volante de direção. Esta função está ativa tanto com os faróis baixos, quanto com os faróis altos.
 
Acesso, partida e porta-malas com acionamento automático
 
O sistema Keyless é outro interessante recurso. O sistema eletrônico identifica a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um moto rista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo. O veículo é automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do moto rista. Além disso, o sistema permite o travamento das portas automaticamente. Esse sistema também permite dar a partida no moto r com o apertar de um botão. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados sem a necessidade de colocar a chave na ignição.
 
A tampa do porta-malas moto rizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle re moto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.
 
O Novo Citroën C4 Picasso chega ao mercado em duas versões: Seduction e Intensive. A versão Intensive possui assinaturas exclusivas de LEDs acima dos faróis dianteiros, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, friso na cor alumínio envolvendo a grade dianteira e molduras das janelas laterais na cor alumínio. Na versão Seduction, estes dois últimos itens recebem acabamento em preto. Ambas usam rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho Anaconda.
 
No interior, existem quatro combinações de acabamento: Tecido Ondulice, combinação preto e grafite (de série e exclusiva da versão Seduction); Couro e tecido Finn, em preto e grafite perolizado; Couro Claudia Integral, em preto e grafite perolizado (opcional disponível somente para a versão Intensive).
 
Serão cinco as cores disponíveis para o Novo Citroën C4 Picasso por ocasião de sua chegada ao mercado: Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto), ambas sólidas; Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza), todas metálicas.
 
O Novo Citroën C4 Picasso tem preço público sugerido a partir de R$ 110,9 mil. Os veículos já estão em pré-venda nas concessionárias Citroën do grupo Notre Dame, nas cidades de Sorocaba e Itu. Mais informações pelo telefone (15) 3229-3333 e (11) 2118-3333.

Notícias < Voltar
Novo Citroën C4 Picasso entrega tecnologia e segurança
 

Novo Citroën C4 Picasso entrega tecnologia e segurança

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Nova minivan da Citroën, além de arrojada no visual, é segura na condução

03 de Novembro de 2015

Para ver a primeira parte dessa matéria, clique AQUI!
 
Realmente a Citroën não economizou no pacote tecnológico do seu mais novo lançamento. A família C4 Picasso chega com um pacote de tecnologias, onde a facilidade no uso e avançados sistemas, permitem uma condução muito mais agradável.
 
Para começar, foi adotada uma interface 100% digital, com comandos por meio de tela tátil e panorâmica de alta definição (amplamente personalizável) com 12 polegadas. Além disso, outros diferenciais estão presentes, como: visão 360º (quatro câmeras dispostas ao redor do carro que permitem uma visão de cima do carro), Park Assist, alerta de ponto cego nos retrovisores externos (SAM), sistema multimídia para passageiros traseiros, tampa de porta-malas moto rizada, entre outros.
 
Visão 360º
 
A Visão 360° é um sistema que permite visualizar objetos e obstáculos que se encontram ao redor do veículo, a fim de facilitar as manobras e evitar pequenas colisões em manobras de estacionamento. Isso é especialmente útil  quando os elementos não estão visíveis do banco do moto rista.
 
A imagem reproduzida sobre a tela de alta definição é montada com ajuda de quatro câmeras implantadas em torno do veículo. Uma delas fica na parte dianteira, outra na traseira (acima da placa) e as duas últimas estão na parte baixa dos retrovisores externos. O condutor tem a simulação de uma vista “por cima” do ambiente próximo ao carro, facilitando as manobras.
 
Park Assist
 
Esse sistema auxilia o moto rista na procura por uma vaga para estacionar, e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o moto rista só tem que acelerar e frear o veículo. O volante gira automaticamente.
 
Direção assistida eletricamente
 
A nova caixa de direção é 100% elétrica. Nas manobras em baixas velocidades, ela garante maciez e conforto. Por outro lado, a assistência variável assegura o aumento progressivo do esforço de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura em vias rápidas ou estradas. Dotado de um diâmetro de giro reduzido (10,80 m), as manobras são particularmente facilitadas em locais com espaço reduzido. A assistência elétrica é também fundamentalna função Park Assist, girando o volante sozinho para facilitar as manobras de estacionamento.
 
Smart Alert Move (SAM)
 
O sistema de controle de “ponto cego” conta com sensores de ultrassom, para informar o moto rista da presença de um veículo, fora de seu campo de visão. Isso é sinalizado por meio de LEDs instalados nos retrovisores laterais. Este sistema fica ativo entre 12 e 140 km/h, e monitora uma zona delimitada pelo retrovisor externo, se estendendo até aproximadamente 5 metros depois do para-choque traseiro. A região se estende até 3,5 metros em relação às laterais do veículo.
 
Controle de tração inteligente
 
O controle de tração inteligente é equipamento de série no novo Citroën C4 Picasso. Trata-se de um sistema anti-patinagem mais eficaz do que as soluções tradicionais. Sempre ligado, ele funciona de maneira autônoma para dar assistência ao moto rista, em especial nos pisos menos aderentes. Esta função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, autorizando uma patinagem moderada das rodas.
 
Frenagem aprimorada
 
O dimensionamento do sistema de frenagem do novo Citroën C4 Picasso foi realizado para atender a todas as necessidades. O modelo traz discos ventilados na dianteira de 304 x 28 mm e discos sólidos na traseira de 290 x 12 mm. O conjunto traz de série sistema ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência), garantia de frenagens seguras e totalmente equilibradas.
 
Iluminação inteligente
 
O modelo conta ainda com iluminação estática de interseção, que oferece uma iluminação “em canto”. Ligada aos faróis de neblina, esta função difunde uma iluminação até 75° do lado esquerdo ou direito do veículo. Esta função permite ver onde se vai e é extremamente útil em várias situações: dentro de um estacionamento não iluminado com obstáculos ou numa interseção escura. A iluminação estática de interseção é automática, ativada por vários parâmetros: velocidade do veículo, ângulo aplicado sobre o volante ou ainda pelo indicador de direção.
 
O novo Citroën C4 Picasso pode também estar equipado com faróis direcionais xênon de dupla função, que oferecem um acréscimo de iluminação tanto para a segurança quanto para o prazer de dirigir. Dotado de uma cor próxima da luz do dia, esses faróis diminuem em muito o cansaço visual e permitem, uma melhor visão da estrada. Este feixe luminoso, também direcional, é orientado no sentido da curva. O ângulo adotado pelos faróis pode chegar a 15°. Ele varia de acordo com dois parâmetros: a velocidade do veículo e o ângulo de rotação do volante de direção. Esta função está ativa tanto com os faróis baixos, quanto com os faróis altos.
 
Acesso, partida e porta-malas com acionamento automático
 
O sistema Keyless é outro interessante recurso. O sistema eletrônico identifica a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um moto rista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo. O veículo é automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do moto rista. Além disso, o sistema permite o travamento das portas automaticamente. Esse sistema também permite dar a partida no moto r com o apertar de um botão. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados sem a necessidade de colocar a chave na ignição.
 
A tampa do porta-malas moto rizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle re moto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.
 
O Novo Citroën C4 Picasso chega ao mercado em duas versões: Seduction e Intensive. A versão Intensive possui assinaturas exclusivas de LEDs acima dos faróis dianteiros, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, friso na cor alumínio envolvendo a grade dianteira e molduras das janelas laterais na cor alumínio. Na versão Seduction, estes dois últimos itens recebem acabamento em preto. Ambas usam rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho Anaconda.
 
No interior, existem quatro combinações de acabamento: Tecido Ondulice, combinação preto e grafite (de série e exclusiva da versão Seduction); Couro e tecido Finn, em preto e grafite perolizado; Couro Claudia Integral, em preto e grafite perolizado (opcional disponível somente para a versão Intensive).
 
Serão cinco as cores disponíveis para o Novo Citroën C4 Picasso por ocasião de sua chegada ao mercado: Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto), ambas sólidas; Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza), todas metálicas.
 
O Novo Citroën C4 Picasso tem preço público sugerido a partir de R$ 110,9 mil. Os veículos já estão em pré-venda nas concessionárias Citroën do grupo Notre Dame, nas cidades de Sorocaba e Itu. Mais informações pelo telefone (15) 3229-3333 e (11) 2118-3333.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!