Revista Comprecar
Novo Ford Focus está chegando!
Flagramos a próxima geração do novo Ford Focus, em Sorocaba
Novo Ford Focus está chegando!
12 de Agosto de 2014

Por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre

O dia primeiro de Agosto foi bastante revelador para as nossas lentes. Conseguimos flagrar a próxima geração do Ford Focus, rodando aqui no Brasil. Na Europa, o modelo já recebeu um facelift, com mudanças na dianteira, e na traseira. E agora, temos a confirmação que essas mudanças também acontecerão no Brasil. Uma boa aposta é dizer que o Novo Focus já deve ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece no final do ano. O carro fotografado tinha os disfarces montados justamente nas áreas onde as mudanças vão ocorrer.

Entretanto, existem mais “coisas” acontecendo além da mudança estética. O carro em questão estava completamente instrumentado, além de vidros escurecidos. Também estavam duas pessoas a bordo, o que indica um teste bastante técnico. Certamente, isso só pode indicar que além da mudança visual, a Ford está preparando mudanças mecânicas substanciais no Ford Focus. E a resposta para isso vem justamente do Novo Ka, que já traz o novo moto r de 3 cilindros. Esse moto r na Europa, existe numa versão turbo. Enquanto o novo Ka entrega 85 cv com o novo moto r 1,0 litro de 3 cilindros, no Ford Focus europeu a potência pode chegar à 125 cv!

Na Europa, o Ford Focus já é comercializado com o moto r 1,0 litro turbo da família EcoBoost. Esse moto r combina o desempenho de um carro 1.6 litro, com um consumo de 1.0 litro. Esse moto r tem: três cilindros, injeção direta, variação das válvulas de admissão e de escape e um turbocompressor. Ele pode alcançar dois níveis de potência: 100 ou 125 cv. Lá, o consumo médio no padrão europeu é de 20 km/l. Então, como a Ford investiu pesado para produzir o moto r 1,0 litro aspirado no Brasil, é bastante provável que o próximo passo seja utilizar a tecnologia turbo, nesse mesmo moto r. Só que por aqui, ele deve vir flex.

Vale destacar que na Europa também existe no novo Ford Focus, um inédito moto r 1,5 litro turbo (também chamado de Ecoboost), que pode entregar 150 cv ou 180 cv; e um 1,6 litro a gasolina aspirado, com 105 cv ou 125 cavalos.

Nossas fontes passaram a informação que a Ford já testa aqui no Brasil, o novo moto r EcoBoost 1,0 litro turbo no New Fiesta. Como hoje já temos o New Fiesta e Ford Focus com moto r Sigma 1,6 litro, a dedução é forte para o que deve acontecer com o Ford Focus.

E a grande quantidade de instrumentação vista no modelo flagrado, só reforça os indícios que a Ford vai trazer coisa nova no Ford Focus, em breve. Que o Focus receberá um facelift em breve é certeza absoluta! Agora, fica a dúvida se a marca vai aposentar o moto r 1,6 litro Sigma, para dar espaço ao provável EcoBoost Turbo 1,0 litro.

A perseguição!

Logo após concluirmos uma matéria em Sorocaba, encontramos o carro disfarçado rodando próximo da avenida Afonso Vergueiro, por volta de 14h30. Fomos atrás para registrar a novidade. No começo, moto rista e passageiro do Focus não perceberam que estavam sendo fotografados. Até esse momento tínhamos tirado apenas fotos da traseira do carro, de placa verde CZA-2462.

No momento em que tentávamos emparelhar com o carro, para fotos da lateral e dianteira, deu-se início a uma perseguição insana, pelas ruas da zona norte de Sorocaba. Então, apoiados no direito de liberdade de expressão, direito de informação do nosso leitor e dever do jornalista de informar claramente, encaramos o desafio!

O moto rista do Focus tentou de tudo para não ser fotografado, incluindo direção muito perigosa e inconsequente. Claro que o moto rista do Focus, nem deveria ter tentado fugir de nossas lentes. Afinal, estávamos à bordo de uma Volkswagen Tiguan com tração integral 4 Motion, suspensão elevada e moto r turbo 2,0 litros com 200 cavalos auxiliado por um câmbio automático de seis marchas. Assim, nem nessa, ou na próxima vida, ele conseguiria fugir, sob nenhuma circunstância! Mesmo que fosse um Focus, com o moto r 2 litros de 180 cavalos, também não daria pé. Realmente faltou informação técnica (e bom senso), para as pessoas que estavam a bordo do Focus. Ainda sim ele tentou, e tentou muito. Tudo em vão, para o azar dele.

Em alguns momentos que o carro ficou preso no trânsito, conseguimos fotos mais detalhadas da dianteira. Mas, não tínhamos uma bela foto da frente. Então, continuamos a perseguição.

Numa atitude quase insana, o moto rista do Focus tentou provocar um acidente, freando abruptamente na frente do nosso carro. Mais uma vez, a Volkswagen Tiguan mostrou que não é um veículo qualquer, parando seguramente, e evitando a colisão. A perseguição continuou até o carro ficar bloqueado num sinal vermelho, de uma avenida de mão dupla da zona norte, com corredor de ônibus central. Foi à nossa oportunidade final para fazer as últimas fotos do carro-segredo, da Ford.

Agora só falta a gente perguntar duas coisas para a Ford:

1) Se vêm mesmo o moto r EcoBoost Turbo 1,0 litro, no Ford Focus?
2) E se a Ford realmente instrui seus moto ristas/engenheiros a dirigirem de forma completamente insana, dentro de uma cidade, às três da tarde, de uma sexta-feira, para evitar que um carro seja fotografado?

Quando (e se) a Ford responder, a gente contará para todos vocês, a resposta da montadora.

Notícias < Voltar
Novo Ford Focus está chegando!
 

Novo Ford Focus está chegando!

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Flagramos a próxima geração do novo Ford Focus, em Sorocaba

12 de Agosto de 2014

Por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre

O dia primeiro de Agosto foi bastante revelador para as nossas lentes. Conseguimos flagrar a próxima geração do Ford Focus, rodando aqui no Brasil. Na Europa, o modelo já recebeu um facelift, com mudanças na dianteira, e na traseira. E agora, temos a confirmação que essas mudanças também acontecerão no Brasil. Uma boa aposta é dizer que o Novo Focus já deve ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece no final do ano. O carro fotografado tinha os disfarces montados justamente nas áreas onde as mudanças vão ocorrer.

Entretanto, existem mais “coisas” acontecendo além da mudança estética. O carro em questão estava completamente instrumentado, além de vidros escurecidos. Também estavam duas pessoas a bordo, o que indica um teste bastante técnico. Certamente, isso só pode indicar que além da mudança visual, a Ford está preparando mudanças mecânicas substanciais no Ford Focus. E a resposta para isso vem justamente do Novo Ka, que já traz o novo moto r de 3 cilindros. Esse moto r na Europa, existe numa versão turbo. Enquanto o novo Ka entrega 85 cv com o novo moto r 1,0 litro de 3 cilindros, no Ford Focus europeu a potência pode chegar à 125 cv!

Na Europa, o Ford Focus já é comercializado com o moto r 1,0 litro turbo da família EcoBoost. Esse moto r combina o desempenho de um carro 1.6 litro, com um consumo de 1.0 litro. Esse moto r tem: três cilindros, injeção direta, variação das válvulas de admissão e de escape e um turbocompressor. Ele pode alcançar dois níveis de potência: 100 ou 125 cv. Lá, o consumo médio no padrão europeu é de 20 km/l. Então, como a Ford investiu pesado para produzir o moto r 1,0 litro aspirado no Brasil, é bastante provável que o próximo passo seja utilizar a tecnologia turbo, nesse mesmo moto r. Só que por aqui, ele deve vir flex.

Vale destacar que na Europa também existe no novo Ford Focus, um inédito moto r 1,5 litro turbo (também chamado de Ecoboost), que pode entregar 150 cv ou 180 cv; e um 1,6 litro a gasolina aspirado, com 105 cv ou 125 cavalos.

Nossas fontes passaram a informação que a Ford já testa aqui no Brasil, o novo moto r EcoBoost 1,0 litro turbo no New Fiesta. Como hoje já temos o New Fiesta e Ford Focus com moto r Sigma 1,6 litro, a dedução é forte para o que deve acontecer com o Ford Focus.

E a grande quantidade de instrumentação vista no modelo flagrado, só reforça os indícios que a Ford vai trazer coisa nova no Ford Focus, em breve. Que o Focus receberá um facelift em breve é certeza absoluta! Agora, fica a dúvida se a marca vai aposentar o moto r 1,6 litro Sigma, para dar espaço ao provável EcoBoost Turbo 1,0 litro.

A perseguição!

Logo após concluirmos uma matéria em Sorocaba, encontramos o carro disfarçado rodando próximo da avenida Afonso Vergueiro, por volta de 14h30. Fomos atrás para registrar a novidade. No começo, moto rista e passageiro do Focus não perceberam que estavam sendo fotografados. Até esse momento tínhamos tirado apenas fotos da traseira do carro, de placa verde CZA-2462.

No momento em que tentávamos emparelhar com o carro, para fotos da lateral e dianteira, deu-se início a uma perseguição insana, pelas ruas da zona norte de Sorocaba. Então, apoiados no direito de liberdade de expressão, direito de informação do nosso leitor e dever do jornalista de informar claramente, encaramos o desafio!

O moto rista do Focus tentou de tudo para não ser fotografado, incluindo direção muito perigosa e inconsequente. Claro que o moto rista do Focus, nem deveria ter tentado fugir de nossas lentes. Afinal, estávamos à bordo de uma Volkswagen Tiguan com tração integral 4 Motion, suspensão elevada e moto r turbo 2,0 litros com 200 cavalos auxiliado por um câmbio automático de seis marchas. Assim, nem nessa, ou na próxima vida, ele conseguiria fugir, sob nenhuma circunstância! Mesmo que fosse um Focus, com o moto r 2 litros de 180 cavalos, também não daria pé. Realmente faltou informação técnica (e bom senso), para as pessoas que estavam a bordo do Focus. Ainda sim ele tentou, e tentou muito. Tudo em vão, para o azar dele.

Em alguns momentos que o carro ficou preso no trânsito, conseguimos fotos mais detalhadas da dianteira. Mas, não tínhamos uma bela foto da frente. Então, continuamos a perseguição.

Numa atitude quase insana, o moto rista do Focus tentou provocar um acidente, freando abruptamente na frente do nosso carro. Mais uma vez, a Volkswagen Tiguan mostrou que não é um veículo qualquer, parando seguramente, e evitando a colisão. A perseguição continuou até o carro ficar bloqueado num sinal vermelho, de uma avenida de mão dupla da zona norte, com corredor de ônibus central. Foi à nossa oportunidade final para fazer as últimas fotos do carro-segredo, da Ford.

Agora só falta a gente perguntar duas coisas para a Ford:

1) Se vêm mesmo o moto r EcoBoost Turbo 1,0 litro, no Ford Focus?
2) E se a Ford realmente instrui seus moto ristas/engenheiros a dirigirem de forma completamente insana, dentro de uma cidade, às três da tarde, de uma sexta-feira, para evitar que um carro seja fotografado?

Quando (e se) a Ford responder, a gente contará para todos vocês, a resposta da montadora.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!