Revista Comprecar
Peugeot 308 Allure 1.6 Flex Manual foca no custo-benefício
Modelo tem a mais completa lista de equipamentos de série, em seu segmento
Peugeot 308 Allure 1.6 Flex Manual foca no custo-benefício
26 de Fevereiro de 2016

Em Outubro de 2015, a Peugeot apresentou a atualização do seu hatch-back médio Peugeot 308. Assim, o 308 passou por uma evolução de seu projeto, incorporando uma nova identidade visual. Porém, o fato mais importante, foi o novo posicionamento do produto frente a seus concorrentes. Agora, a Peugeot segue a proposta de entregar um veículo com excelente custo-benefício. Assim, o produto da marca passa a ser sempre muito completo desde as versões mais básicas. Nessa matéria, trazemos a avaliação da versão de entrada do modelo 308 Allure 1.6 Flex com câmbio manual, que reflete exatamente isso.
 
Novo Estilo
 
O novo 308 (produzido no Centro de Produção de El Palomar na Argentina), passa a incorporar a nova identidade da Peugeot, apresentada primeiramente na versão atual do sedan Peugeot 508 (disponível apenas no mercado europeu).
 
Entre as novidades no estilo estão os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão. Os faróis afilados tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado. As luzes diurnas em LED estão presentes e garantem uma assinatura luminosa marcante. O conjunto conta ainda com máscara negra no bloco do farol. A frente integra novo para-choque, que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, itens de série desde a primeira versão. Todas as versões trazem novas rodas de liga-leve de 17 polegadas. Na traseira, novas lanternas com iluminação em LED, em linha com a nova identidade de estilo da PEUGEOT.
 
Interior
 
Com a reestilização, o novo 308 entrega maior percepção de qualidade. O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que é utilizado em todo o console.
 
O 308 conta também com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, incluindo comandos do rádio e limitador e o regulador de velocidade.
 
O moto rista conta também com acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro.
 
Os bancos foram melhorados, com nova estrutura interna e mudança na densidade da espuma. A isso se soma o revestimento parcial em couro perfurado, mesmo na versão de entrada Allure.
 
Todos os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto panorâmico de vidro, equipamento de série na versão de entrada! Esse teto de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e garante ótima luminosidade interna. A entrada de luz no interior do novo 308 pode ser regulada pelo acionamento elétrico da cortina do teto.
 
Suspensão aprimorada
 
Outra novidade é o conjunto de suspensão desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros. O conjunto está mais silencioso quando o carro enfrenta pisos irregulares. Além disso, como já uma característica da marca, o 308 se mostra um veículo com tendência mais esportiva, com uma suspensão mais firme que a média dos hatchbacks médios.
 
Equipamentos
 
Aqui, a Peugeot realmente não economizou nos equipamentos, mesmo na versão de entrada. De cara, podemos destacar a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como: Rádio AM/FM com memória; Leitor de MP3 e fotos; Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth; reprodução de música sem fios; computador de bordo com ajustes do veículo; Função Jukebox com 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3; Indicações dos sensores de estacionamento traseiro. Mas a grande novidade é a tecnologia de espelhamento de funções de Smartphone MIRROR LINK e CARPLAY, além do app para IOS e Android Link MY PEUGEOT.
 
O suporte ao Mirror Link que permite o espelhamento dos smartphones com tecnologia Android diretamente na tela do veículo. Mais do que espelhar as funções, o Mirror Link permite comandar o smartphone diretamente pela tela touch da central multimedia.
 
O Mirror Link só espelha aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação: quando o veículo está parado ou em movimento. Mas é preciso observar a lista de equipamentos compatíveis com essa tecnologia, pois não são todos os smartphones Android. A lista completa de equipamentos pode ser vista em: https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/
 
Outra solução de compatibilidade é o sistema CarPlay (para iPhone 5 ou superior) que também faz esse espelhamento. Mais informações sobre os Apps compatíveis, podem ser vistas em: https://www.apple.com/ios/carplay/
 
Link MyPeugeot
 
A outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros. Veja mais detalhes desse sistema AQUI: www.comprecar.com.br/revista/peugeot-vai-alem-do-padrao-com-o-app-mypeugeotu
 
Motor 1,6 litro Flex sem tanquinho
 
Na versão Allure de entrada, o 308 vem equipado com o moto r 1,6 litro - 16V Flex Start que inclui o sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. Esse é praticamente o mesmo moto r que equipa o compacto 208. Com essa configuração, o moto r chega à 122 cv de potência (a 5.800 RPM) quando abastecido com etanol, e entrega torque máximo de 16,4 kgfm (a 4.000 RPM). Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV (a 6.000 RPM) e 15,5 kgfm de torque.
 
Esse moto r está sempre associado a uma caixa manual de cinco marchas. Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, o 308 traz de série o sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada de acordo com a rotação do moto r.
 
Desempenho
 
Diferente do que pode parecer, o 308 não faz feio com o moto r 1,6 litro – 16 válvulas. Pra começar, o carro não é tão pesado, ainda que seja um hatch-back médio. Com peso total de 1.318 kg, o moto r 1,6 litro junto com o câmbio manual consegue dar conta do recado. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em: 10,3s no etanol e 11s na gasolina. A velocidade máxima também é boa, com 196 km/h no etanol e 191 km/h na gasolina. Além disso, as relações de marcha do 308 tendem a entregar uma relação mais curta.
 
No uso urbano, o moto rista não vai perceber falta de agilidade para as situações corriqueiras. De formal geral o 308 é ágil, e na mão. Ao longo do tempo a Peugeot foi melhorando muito sua qualidade mecânica, e agora o câmbio conta com engates precisos e rápidos.
 
Na estrada, o moto r 1,6 litro mostra um pouco da sua limitação. Para assegurar melhor agilidade, a quinta marcha é bem curta. Assim, à 120 km/h, a rotação do moto r fica perto de 3.500 RPM. Isso pode incomodar um pouco, em viagens mais longas. Mas, por outro lado, o carro não fica lento e sem força para algumas retomadas de velocidade.
 
Segurança
 
Em termos de segurança, o novo 308 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. Desde a versão de entrada, o modelo traz de série o ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação com alerta sonoro e visual de afivelamento para condutor e do acompanhante; cintos dianteiros com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; e atrás os cintos laterais têm bloqueio de folga e apoios de cabeça para os três ocupantes.
 
O novo Peugeot 308 vem equipado ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. E tudo isso, numa versão de entrada!
 
Preço e resumo dos equipamentos
 
O Peugeot 308 Allure 1,6 litro flex com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 69.990. Não existem opcionais no modelo. É sempre tudo de série!
 
O novo 308 é ofertado nas seguintes cores: Vermelho Rubi (base), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).
 
Abaixo, um resumo dos equipamentos diferenciados (não encontrados em diversos concorrentes) que são de série mesmo na versão de entrada 1,6 litro:
 
Teto panorâmico;
Direção eletro-hidráulica assistida;
Ar-condicionado Bi-Zone;
Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva;
Acendimento automático do farol;
Regulador & Limitador de velocidade;
Banco do moto rista com regulagem de altura manual;
Forração de couro parcial nos bancos;
Apoio de braço no banco do moto rista;
Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
Regulagem do volante em altura e profundidade;
Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
Retrovisores com ajuste elétrico;
Nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas;
Tela multifunções com computador de bordo;
Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
Sensor de estacionamento traseiro;
Faróis de neblina dianteiros;
Luzes diurnas (DRL) em LED;
Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.
Roda de 17 polegadas em liga leve;
Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
Volante revestido em couro.
 
Pós-Venda
 
O novo 308 conta com três anos de garantia total; revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa; três anos de Peugeot Assistance com serviço de assistência em todo o país 24 horas por dia.

Avaliações < Voltar
Peugeot 308 Allure 1.6 Flex Manual foca no custo-benefício
 

Peugeot 308 Allure 1.6 Flex Manual foca no custo-benefício

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Modelo tem a mais completa lista de equipamentos de série, em seu segmento

26 de Fevereiro de 2016

Em Outubro de 2015, a Peugeot apresentou a atualização do seu hatch-back médio Peugeot 308. Assim, o 308 passou por uma evolução de seu projeto, incorporando uma nova identidade visual. Porém, o fato mais importante, foi o novo posicionamento do produto frente a seus concorrentes. Agora, a Peugeot segue a proposta de entregar um veículo com excelente custo-benefício. Assim, o produto da marca passa a ser sempre muito completo desde as versões mais básicas. Nessa matéria, trazemos a avaliação da versão de entrada do modelo 308 Allure 1.6 Flex com câmbio manual, que reflete exatamente isso.
 
Novo Estilo
 
O novo 308 (produzido no Centro de Produção de El Palomar na Argentina), passa a incorporar a nova identidade da Peugeot, apresentada primeiramente na versão atual do sedan Peugeot 508 (disponível apenas no mercado europeu).
 
Entre as novidades no estilo estão os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão. Os faróis afilados tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado. As luzes diurnas em LED estão presentes e garantem uma assinatura luminosa marcante. O conjunto conta ainda com máscara negra no bloco do farol. A frente integra novo para-choque, que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, itens de série desde a primeira versão. Todas as versões trazem novas rodas de liga-leve de 17 polegadas. Na traseira, novas lanternas com iluminação em LED, em linha com a nova identidade de estilo da PEUGEOT.
 
Interior
 
Com a reestilização, o novo 308 entrega maior percepção de qualidade. O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que é utilizado em todo o console.
 
O 308 conta também com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, incluindo comandos do rádio e limitador e o regulador de velocidade.
 
O moto rista conta também com acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro.
 
Os bancos foram melhorados, com nova estrutura interna e mudança na densidade da espuma. A isso se soma o revestimento parcial em couro perfurado, mesmo na versão de entrada Allure.
 
Todos os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto panorâmico de vidro, equipamento de série na versão de entrada! Esse teto de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e garante ótima luminosidade interna. A entrada de luz no interior do novo 308 pode ser regulada pelo acionamento elétrico da cortina do teto.
 
Suspensão aprimorada
 
Outra novidade é o conjunto de suspensão desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros. O conjunto está mais silencioso quando o carro enfrenta pisos irregulares. Além disso, como já uma característica da marca, o 308 se mostra um veículo com tendência mais esportiva, com uma suspensão mais firme que a média dos hatchbacks médios.
 
Equipamentos
 
Aqui, a Peugeot realmente não economizou nos equipamentos, mesmo na versão de entrada. De cara, podemos destacar a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como: Rádio AM/FM com memória; Leitor de MP3 e fotos; Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth; reprodução de música sem fios; computador de bordo com ajustes do veículo; Função Jukebox com 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3; Indicações dos sensores de estacionamento traseiro. Mas a grande novidade é a tecnologia de espelhamento de funções de Smartphone MIRROR LINK e CARPLAY, além do app para IOS e Android Link MY PEUGEOT.
 
O suporte ao Mirror Link que permite o espelhamento dos smartphones com tecnologia Android diretamente na tela do veículo. Mais do que espelhar as funções, o Mirror Link permite comandar o smartphone diretamente pela tela touch da central multimedia.
 
O Mirror Link só espelha aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação: quando o veículo está parado ou em movimento. Mas é preciso observar a lista de equipamentos compatíveis com essa tecnologia, pois não são todos os smartphones Android. A lista completa de equipamentos pode ser vista em: https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/
 
Outra solução de compatibilidade é o sistema CarPlay (para iPhone 5 ou superior) que também faz esse espelhamento. Mais informações sobre os Apps compatíveis, podem ser vistas em: https://www.apple.com/ios/carplay/
 
Link MyPeugeot
 
A outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros. Veja mais detalhes desse sistema AQUI: www.comprecar.com.br/revista/peugeot-vai-alem-do-padrao-com-o-app-mypeugeotu
 
Motor 1,6 litro Flex sem tanquinho
 
Na versão Allure de entrada, o 308 vem equipado com o moto r 1,6 litro - 16V Flex Start que inclui o sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. Esse é praticamente o mesmo moto r que equipa o compacto 208. Com essa configuração, o moto r chega à 122 cv de potência (a 5.800 RPM) quando abastecido com etanol, e entrega torque máximo de 16,4 kgfm (a 4.000 RPM). Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV (a 6.000 RPM) e 15,5 kgfm de torque.
 
Esse moto r está sempre associado a uma caixa manual de cinco marchas. Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, o 308 traz de série o sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada de acordo com a rotação do moto r.
 
Desempenho
 
Diferente do que pode parecer, o 308 não faz feio com o moto r 1,6 litro – 16 válvulas. Pra começar, o carro não é tão pesado, ainda que seja um hatch-back médio. Com peso total de 1.318 kg, o moto r 1,6 litro junto com o câmbio manual consegue dar conta do recado. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em: 10,3s no etanol e 11s na gasolina. A velocidade máxima também é boa, com 196 km/h no etanol e 191 km/h na gasolina. Além disso, as relações de marcha do 308 tendem a entregar uma relação mais curta.
 
No uso urbano, o moto rista não vai perceber falta de agilidade para as situações corriqueiras. De formal geral o 308 é ágil, e na mão. Ao longo do tempo a Peugeot foi melhorando muito sua qualidade mecânica, e agora o câmbio conta com engates precisos e rápidos.
 
Na estrada, o moto r 1,6 litro mostra um pouco da sua limitação. Para assegurar melhor agilidade, a quinta marcha é bem curta. Assim, à 120 km/h, a rotação do moto r fica perto de 3.500 RPM. Isso pode incomodar um pouco, em viagens mais longas. Mas, por outro lado, o carro não fica lento e sem força para algumas retomadas de velocidade.
 
Segurança
 
Em termos de segurança, o novo 308 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. Desde a versão de entrada, o modelo traz de série o ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação com alerta sonoro e visual de afivelamento para condutor e do acompanhante; cintos dianteiros com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; e atrás os cintos laterais têm bloqueio de folga e apoios de cabeça para os três ocupantes.
 
O novo Peugeot 308 vem equipado ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. E tudo isso, numa versão de entrada!
 
Preço e resumo dos equipamentos
 
O Peugeot 308 Allure 1,6 litro flex com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 69.990. Não existem opcionais no modelo. É sempre tudo de série!
 
O novo 308 é ofertado nas seguintes cores: Vermelho Rubi (base), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).
 
Abaixo, um resumo dos equipamentos diferenciados (não encontrados em diversos concorrentes) que são de série mesmo na versão de entrada 1,6 litro:
 
Teto panorâmico;
Direção eletro-hidráulica assistida;
Ar-condicionado Bi-Zone;
Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva;
Acendimento automático do farol;
Regulador & Limitador de velocidade;
Banco do moto rista com regulagem de altura manual;
Forração de couro parcial nos bancos;
Apoio de braço no banco do moto rista;
Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
Regulagem do volante em altura e profundidade;
Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
Retrovisores com ajuste elétrico;
Nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas;
Tela multifunções com computador de bordo;
Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
Sensor de estacionamento traseiro;
Faróis de neblina dianteiros;
Luzes diurnas (DRL) em LED;
Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.
Roda de 17 polegadas em liga leve;
Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
Volante revestido em couro.
 
Pós-Venda
 
O novo 308 conta com três anos de garantia total; revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa; três anos de Peugeot Assistance com serviço de assistência em todo o país 24 horas por dia.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!