Revista Comprecar
Renault Duster 4x4 com alta mobilidade e tecnologia
Nova central multimedia traz mais tecnologia e conectividade na linha 2016
Renault Duster 4x4 com alta mobilidade e tecnologia
22 de Abril de 2015

Para mais informações do Novo Duster, clique AQUI

Lançado em outubro de 2011, o Duster logo caiu no gosto do brasileiro. Naquele ano, em três meses foram 9.390 unidades vendidas. Já em 2012 o modelo fechou o ano com 46.904 unidades comercializadas com 25,8% de participação no segmento. Em Dezembro de 2013, o Renault Duster alcançou a marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil. E agora no começo de Abril de 2015, o Duster recebeu uma atualização de estilo, que também incorporou mais tecnologia.
 
Agora, o Duster 2016 é oferecido em cinco versões: Expression 1.6 16V com câmbio manual de cinco marchas, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual de seis marchas, Dynamique 2.0 com câmbio automático de quatro marchas e Dynamique 2.0 16V 4x4 com câmbio manual de seis marchas.
 
Nessa matéria, vamos explorar os detalhes da versão topo de linha Dynamique 2.0 16V, que traz a tração 4x4 e o câmbio manual de seis marchas. Outro detalhe bem interessante é a central Media Nav Evolution, que agora se conecta ao Smartphone do usuário. Detalhe que essa central também pode estar disponível em várias outras versões do Duster 2016.
 
Um importante esclarecimento
 
Mas antes de entrar nos detalhes da versão 4x4, cabe um importante esclarecimento. É bem verdade que o Duster chegou como o mais “SUV” entre os crossovers que existem no mercado brasileiro. Por definição, SUVs são veículos muito parrudos, sempre com tração não quatro rodas e caixa de redução no câmbio e equipados com moto res à diesel. Além disso, eles trazem uma enorme capacidade no fora-de-estrada.
 
No Brasil, a portaria nº 127 de 17 de dezembro de 2008, estabelece um procedimento adicional para definir um modelo como utilitário ou jipe, que pode receber um moto r à diesel. O Artigo 1º. Define que um veículo de espécie misto/utilitário/ jipe, equipados com moto r diesel, devem possuir:
 
a) caixa de mudança múltipla e redutor;
b) tração nas quatro rodas;
c) guincho ou local apropriado para recebê-lo;
d) altura livre do solo mínima sob os eixos dianteiro e traseiro de 18 cm;
e) altura livre do solo mínima entre os eixos de 20 cm;
f) ângulo de entrada mínimo de 25°;
g) ângulo de saída mínimo de 20°;
h) ângulo de rampa mínimo de 20º
 
Fato que o Duster não pode ter um moto r a diesel pela falta de caixa de redução, no sistema de tração 4x4. Ainda sim, o Duster na versão 4x4 atende praticamente todas as exigências para ser caracterizado como um veículo de espécie misto/utilitário/jipe.
 
Dessa forma, a versão 4x4 do Duster está num limiar bastante interessante. Fato que o Duster não tem a mesma capacidade no fora de estrada como autênticos Jeeps, que oferecem moto res à diesel, caixa de redução, diferencias traseiros com sistema de escorregamento limitado.
 
Mas, é inegável e inquestionável o fato do Renault Duster 4x4 ser o modelo com maior capacidade no fora de estrada, entre todos os concorrentes diretos de mesma faixa de preço. Assim, até R$ 80 mil, o Duster supera de longe seus concorrentes: Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Honda HR-V. Ainda que alguém lembre que exista uma versão super aventureira do Renegade com tração 4x4 + reduzida e moto r diesel, essa versão esta na casa dos R$ 100 mil. Já a versão Flex do Renegade (que concorre diretamente com o Duster), tem capacidades nitidamente inferiores ao Duster, no fora-de-estrada.
 
Bem diferente do EcoSport que “forçou, quebrou”, o Duster aguenta bem o “tranco”, quando levado ao limite. O Duster tem a maior altura em relação ao solo (21 cm), ângulo de entrada de 30 graus e ângulo de saída de 35 graus. Fica clara a superioridade do Duster, na hora do desafio.
 
O Duster é certamente um veículo a prova de lombadas, valetas, guias e outros obstáculos urbanos. Outros detalhes são os pneus de uso misto e posição de dirigir elevada. Somando-se as características, o Duster ainda consegue atravessar regiões alagadas com até 40 cm de água, sem danos ao veículo. E todas essas características citadas acima, são comuns a todas as versões do Duster, inclusive a básica 1,6 litro. Já a versão Dynamique 2.0 16V 4x4, acrescenta ainda mais mobilidade ao Duster.
 
Tração 4x4
 
Essa tração funciona assim: o controle é feito pelo moto rista, que tem no painel um botão com as posições 2WD, Auto e Lock. No modo 4x2 (2WD) a distribuição da força acontece apenas nas duas rodas frontais. Na posição “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso pelo qual o Duster estiver trafegando. Ou seja, apenas em baixa velocidade, e quando as rodas dianteiras patinam, o sistema transfere parte da força para o eixo traseiro (até 50%). A função “Lock” permite ao veículo trafegar em condições de terreno mais adversas, como na lama e na areia. A função “Lock” é programada para ser desativada, de forma automática, quando o veículo ultrapassa 80 km/h.
 
Essa tração é um enorme diferencial no Duster, pois as versões Flex do Jeep Renegade, e todas as versões do Honda HR-V e do Chevrolet Tracker não oferecem tração nas quatro rodas. Mesmo o Ford EcoSport que oferece a opção da tração integral, é muito inferior ao sistema presente no Duster.
 
Ao dirigir o carro no fora de estrada, o carro mostra-se mais valente do que aparenta. Não há necessidade de ser um expert para usar a tração do carro. Basta deixar no modo “Auto” e encarar as estradas difíceis após uma chuva. O veículo consegue atravessar pequenos e médios atoleiros, areia fofa de praia e vários outros tipos de terrenos acidentados.
 
Uma das providências que a Renault tomou para melhorar a performance da versão 4x4 do Duster, foi reduzir a relação da primeira marcha, visando garantir mais força em situações onde a tração é mais necessária.
 
Outra melhoria que também ajuda nas situações do fora de estrada, são as evoluções no moto r 2.0 16V. Ele ganhou 6 cv, e agora tem 148cv a 5.750 rpm (com etanol) e 143cv a 5.750 rpm (com gasolina). Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina. O fato do moto r entregar toda a sua força em apenas 2.250 rpm, ajuda bastante, pois o moto rista não precisa acelerar tanto o veículo para atingir a plena força do sistema.
 
Outro detalhe interessante é que o Duster 4x4 esta classificado no programa de etiquetagem do INMETRO na categoria “Fora de Estrada”. E ele recebe nota “A” em relação a categoria. Com etanol, ele faz 6,1 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. Com gasolina a média sobe para 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. É importante observar que entre os veículos com tração 4x4, o Duster está entre os mais econômicos.
 
Media NAV Evolution
 
Outra melhoria expressiva é vista no sistema multimídia Media NAV. Agora batizado de Media NAV Evolution, ele traz informações sobre o trânsito em tempo real, no sistema de GPS. Também permite acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como: Temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring.
 
Além do GPS, conectividade bluetooth, tela sensível ao toque de sete polegadas, inclui as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do moto rista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
 
O Media NAV Evolution traz mais versatilidade, pois permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel). Com ele, problemas na rota como acidentes ou congestionamentos são previamente notificados. Esse serviço só está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizente, Brasília e Porto Alegre. Esse serviço de TMC é “Lifetime”, ou seja, o funcionará até o fim da vida útil do carro, não gerando qualquer despesa posterior ao dono do carro.
 
Outra vantagem do Media Nav Evolution é a possibilidade do próprio cliente poder fazer a atualização dos mapas do GPS. Isso pode ser feito em casa mesmo. Basta acessar o site do fabricante do mapa, preencher um cadastro e descarregar a atualização do mapa num pendrive. Depois, basta conectar o pendrive na central e entrar no menu de atualização do sistema. Depois que o cliente compra o carro, o prazo é de 90 dias para que o procedimento seja feito, sem qualquer custo. A partir disso, o custo é de US$ 99 por versão de atualização.
 
No Media NAV Evolution também é possível acessar as mídias sociais, Facebook e Twiter, e consultar por meio do aplicativo Aha (que precisa ser instalado no smartphone Android ou IOS), várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor, opções de restaurantes da base de dados Yelp, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo. Isso pode ser feito tanto por conexão Bluetooth, ou por cabo de dados ligado a USB do veículo. Mas a Renault recomenda que seja feito por Bluetooth para mais comodidade.
 
Para os usuários do aparelho celular iPhone (sistema IOS), também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do moto rista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mãos do volante.
 
Pós-venda
 
O Novo Duster 2016 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
 
O Duster conta ainda com o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra. As revisões do Duster são as de menor valor dentro da categoria, até 30 mil km.
 
Os proprietários do Novo Duster 2016 também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia. Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.
 
Veja a primeira parte dessa matéria AQUI

Notícias < Voltar
Renault Duster 4x4 com alta mobilidade e tecnologia
 

Renault Duster 4x4 com alta mobilidade e tecnologia

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Nova central multimedia traz mais tecnologia e conectividade na linha 2016

22 de Abril de 2015

Para mais informações do Novo Duster, clique AQUI

Lançado em outubro de 2011, o Duster logo caiu no gosto do brasileiro. Naquele ano, em três meses foram 9.390 unidades vendidas. Já em 2012 o modelo fechou o ano com 46.904 unidades comercializadas com 25,8% de participação no segmento. Em Dezembro de 2013, o Renault Duster alcançou a marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil. E agora no começo de Abril de 2015, o Duster recebeu uma atualização de estilo, que também incorporou mais tecnologia.
 
Agora, o Duster 2016 é oferecido em cinco versões: Expression 1.6 16V com câmbio manual de cinco marchas, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual de seis marchas, Dynamique 2.0 com câmbio automático de quatro marchas e Dynamique 2.0 16V 4x4 com câmbio manual de seis marchas.
 
Nessa matéria, vamos explorar os detalhes da versão topo de linha Dynamique 2.0 16V, que traz a tração 4x4 e o câmbio manual de seis marchas. Outro detalhe bem interessante é a central Media Nav Evolution, que agora se conecta ao Smartphone do usuário. Detalhe que essa central também pode estar disponível em várias outras versões do Duster 2016.
 
Um importante esclarecimento
 
Mas antes de entrar nos detalhes da versão 4x4, cabe um importante esclarecimento. É bem verdade que o Duster chegou como o mais “SUV” entre os crossovers que existem no mercado brasileiro. Por definição, SUVs são veículos muito parrudos, sempre com tração não quatro rodas e caixa de redução no câmbio e equipados com moto res à diesel. Além disso, eles trazem uma enorme capacidade no fora-de-estrada.
 
No Brasil, a portaria nº 127 de 17 de dezembro de 2008, estabelece um procedimento adicional para definir um modelo como utilitário ou jipe, que pode receber um moto r à diesel. O Artigo 1º. Define que um veículo de espécie misto/utilitário/ jipe, equipados com moto r diesel, devem possuir:
 
a) caixa de mudança múltipla e redutor;
b) tração nas quatro rodas;
c) guincho ou local apropriado para recebê-lo;
d) altura livre do solo mínima sob os eixos dianteiro e traseiro de 18 cm;
e) altura livre do solo mínima entre os eixos de 20 cm;
f) ângulo de entrada mínimo de 25°;
g) ângulo de saída mínimo de 20°;
h) ângulo de rampa mínimo de 20º
 
Fato que o Duster não pode ter um moto r a diesel pela falta de caixa de redução, no sistema de tração 4x4. Ainda sim, o Duster na versão 4x4 atende praticamente todas as exigências para ser caracterizado como um veículo de espécie misto/utilitário/jipe.
 
Dessa forma, a versão 4x4 do Duster está num limiar bastante interessante. Fato que o Duster não tem a mesma capacidade no fora de estrada como autênticos Jeeps, que oferecem moto res à diesel, caixa de redução, diferencias traseiros com sistema de escorregamento limitado.
 
Mas, é inegável e inquestionável o fato do Renault Duster 4x4 ser o modelo com maior capacidade no fora de estrada, entre todos os concorrentes diretos de mesma faixa de preço. Assim, até R$ 80 mil, o Duster supera de longe seus concorrentes: Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Honda HR-V. Ainda que alguém lembre que exista uma versão super aventureira do Renegade com tração 4x4 + reduzida e moto r diesel, essa versão esta na casa dos R$ 100 mil. Já a versão Flex do Renegade (que concorre diretamente com o Duster), tem capacidades nitidamente inferiores ao Duster, no fora-de-estrada.
 
Bem diferente do EcoSport que “forçou, quebrou”, o Duster aguenta bem o “tranco”, quando levado ao limite. O Duster tem a maior altura em relação ao solo (21 cm), ângulo de entrada de 30 graus e ângulo de saída de 35 graus. Fica clara a superioridade do Duster, na hora do desafio.
 
O Duster é certamente um veículo a prova de lombadas, valetas, guias e outros obstáculos urbanos. Outros detalhes são os pneus de uso misto e posição de dirigir elevada. Somando-se as características, o Duster ainda consegue atravessar regiões alagadas com até 40 cm de água, sem danos ao veículo. E todas essas características citadas acima, são comuns a todas as versões do Duster, inclusive a básica 1,6 litro. Já a versão Dynamique 2.0 16V 4x4, acrescenta ainda mais mobilidade ao Duster.
 
Tração 4x4
 
Essa tração funciona assim: o controle é feito pelo moto rista, que tem no painel um botão com as posições 2WD, Auto e Lock. No modo 4x2 (2WD) a distribuição da força acontece apenas nas duas rodas frontais. Na posição “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso pelo qual o Duster estiver trafegando. Ou seja, apenas em baixa velocidade, e quando as rodas dianteiras patinam, o sistema transfere parte da força para o eixo traseiro (até 50%). A função “Lock” permite ao veículo trafegar em condições de terreno mais adversas, como na lama e na areia. A função “Lock” é programada para ser desativada, de forma automática, quando o veículo ultrapassa 80 km/h.
 
Essa tração é um enorme diferencial no Duster, pois as versões Flex do Jeep Renegade, e todas as versões do Honda HR-V e do Chevrolet Tracker não oferecem tração nas quatro rodas. Mesmo o Ford EcoSport que oferece a opção da tração integral, é muito inferior ao sistema presente no Duster.
 
Ao dirigir o carro no fora de estrada, o carro mostra-se mais valente do que aparenta. Não há necessidade de ser um expert para usar a tração do carro. Basta deixar no modo “Auto” e encarar as estradas difíceis após uma chuva. O veículo consegue atravessar pequenos e médios atoleiros, areia fofa de praia e vários outros tipos de terrenos acidentados.
 
Uma das providências que a Renault tomou para melhorar a performance da versão 4x4 do Duster, foi reduzir a relação da primeira marcha, visando garantir mais força em situações onde a tração é mais necessária.
 
Outra melhoria que também ajuda nas situações do fora de estrada, são as evoluções no moto r 2.0 16V. Ele ganhou 6 cv, e agora tem 148cv a 5.750 rpm (com etanol) e 143cv a 5.750 rpm (com gasolina). Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina. O fato do moto r entregar toda a sua força em apenas 2.250 rpm, ajuda bastante, pois o moto rista não precisa acelerar tanto o veículo para atingir a plena força do sistema.
 
Outro detalhe interessante é que o Duster 4x4 esta classificado no programa de etiquetagem do INMETRO na categoria “Fora de Estrada”. E ele recebe nota “A” em relação a categoria. Com etanol, ele faz 6,1 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. Com gasolina a média sobe para 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. É importante observar que entre os veículos com tração 4x4, o Duster está entre os mais econômicos.
 
Media NAV Evolution
 
Outra melhoria expressiva é vista no sistema multimídia Media NAV. Agora batizado de Media NAV Evolution, ele traz informações sobre o trânsito em tempo real, no sistema de GPS. Também permite acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como: Temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring.
 
Além do GPS, conectividade bluetooth, tela sensível ao toque de sete polegadas, inclui as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do moto rista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
 
O Media NAV Evolution traz mais versatilidade, pois permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel). Com ele, problemas na rota como acidentes ou congestionamentos são previamente notificados. Esse serviço só está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizente, Brasília e Porto Alegre. Esse serviço de TMC é “Lifetime”, ou seja, o funcionará até o fim da vida útil do carro, não gerando qualquer despesa posterior ao dono do carro.
 
Outra vantagem do Media Nav Evolution é a possibilidade do próprio cliente poder fazer a atualização dos mapas do GPS. Isso pode ser feito em casa mesmo. Basta acessar o site do fabricante do mapa, preencher um cadastro e descarregar a atualização do mapa num pendrive. Depois, basta conectar o pendrive na central e entrar no menu de atualização do sistema. Depois que o cliente compra o carro, o prazo é de 90 dias para que o procedimento seja feito, sem qualquer custo. A partir disso, o custo é de US$ 99 por versão de atualização.
 
No Media NAV Evolution também é possível acessar as mídias sociais, Facebook e Twiter, e consultar por meio do aplicativo Aha (que precisa ser instalado no smartphone Android ou IOS), várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor, opções de restaurantes da base de dados Yelp, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo. Isso pode ser feito tanto por conexão Bluetooth, ou por cabo de dados ligado a USB do veículo. Mas a Renault recomenda que seja feito por Bluetooth para mais comodidade.
 
Para os usuários do aparelho celular iPhone (sistema IOS), também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do moto rista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mãos do volante.
 
Pós-venda
 
O Novo Duster 2016 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
 
O Duster conta ainda com o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra. As revisões do Duster são as de menor valor dentro da categoria, até 30 mil km.
 
Os proprietários do Novo Duster 2016 também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia. Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.
 
Veja a primeira parte dessa matéria AQUI

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!