Revista Comprecar
Suzuki apresenta o crossover S-Cross
Nova geração de crossover tem como destaque o sistema AllGrip
Suzuki apresenta o crossover S-Cross
04 de Maio de 2015

A moda dos crossovers chegou mesmo para ficar no mercado brasileiro. Depois dos recém chegados Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade, agora é a vez da Suzuki com o S-Cross. E a marca fez a lição de casa para não fazer feio na categoria. O S-Cross pode ter a opção de tração dianteira ou tração intergral (4WD).
 
Assim, o novo S-Cross chega para representar uma uma nova geração de crossover, desenvolvida com foco em eficiência e facilidade de uso cotidiano. Para atingir esse objetivo o design foi ponto chave. Outra evolução nesse projeto é a tecnologia TECT (Total Effective Control Technology). Isso deixa a estrutura do S-Cross mais leve. Assim, a dirigibilidade melhora, com maior economia de combustível.
 
Sob o aspecto de segurança, o S-Cross também mostra uma boa lista de equipamentos. O modelo chega equipado com freios ABS de nona geração e controle de estabilidade (ESP) e tração; barras de proteção lateral; seis air-bags; cintos de segurança com pré-tensionador; coluna de direção deformável e pedal de freio desarmável. O novo S-Cross conquistou a classificação de cinco estrelas  para ocupantes (adultos e crianças) e pedestres no (Euro NCAP).
 
Para inovar no segmento, o Suzuki S-Cross chega com um crossover leve, com apenas 1.125kg. Sob o capô, um moto r 1,6 litro à gasolina com 120 cv de potência e 16kgfm de torque máximo. O moto r pequeno contribui com a economia de combustível. A transmissão é do tipo CVT, com a simulação de sete marchas com paddle shift. Isso permite as trocas de marcha simulando modo manual. Segundo o INMETRO, o modelo recebe etiqueta “A”, na categoria de utilitário esportivo compacto. Assim o carro percorre 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
 
Sistema ALL GRIP
 
O S-Cross chega com um sistema de tração nas quatro rodas. Normalmente, a tração é dianteira. Mas o sistema pode acoplar a traseira quando necessário. O sistema AllGrip interpreta a condição de rodagem, combinado com o escorregamento dos pneus e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração. A tecnologia do AllGrip incorpora um padrão de segurança ativa, pois controla a transmissão, o moto r e sistema de direção.
 
São quatro diferentes modos:
 
AUTO: favorece maior economia de combustível em condições normais de uso e automaticamente muda de 2WD para 4WD, de acordo com as necessidades do terreno.
 
SPORT: Aumenta o giro nas trocas de marchas e mantém a rotação alta para uma resposta imediata. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro para promover melhor desempenho em curvas, privilegiando uma direção mais esportiva.
 
SNOW/MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. O uso do modo SNOW / MUD também controla a tendência ao sobre esterço e sub esterço, mesmo nos pisos mais escorregadios.
 
LOCK (4WD): para uso no fora de estrada em piso de baixa aderência, auxilia a saída do veículo quando atolado em lama, areia, neve, etc. O torque fica dividido em quase 50/50 entre os eixos.
 
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson com amortecedores pressurizados, molas progressivas e barra estabilizadora. O conjunto da suspensão traseira conta com eixo de torção, tubular e de geometria de efeito direcional. O S-Cross vem equipado com rodas aro 17 em estilo Black & Diamond e pneus Pirelli P-Zero Nero 225/50 R17.
 
Mais equipamentos
 
O S-Cross pode estar equipado com Hill Holder. Isso facilita saídas em rampas e evita que o carro se movimente para trás quando o condutor move o seu pé do pedal do freio para o pedal do acelerador. Para facilitar as manobras, o S-Cross traz sensores de proximidade dianteiro e traseiro integrada ao computador de bordo com 12 funções.
 
O S-Cross pode contar também com Teto solar double sliding. Ocupando praticamente todo o teto do veículo, proporciona maior visibilidade. Ele conta ainda com defletor aerodinâmico, função antiesmagamento e fechamento automático.
 
Outra opção é o Keyless que incorpora três funções: abrir e dar a partida no veiculo sem que precise tirar as chaves do bolso ou bolsa; abertura e fechamento das portas através do chaveiro e também incorpora o imobilizador que inibe a partida do veículo sem a presença da chave. O sistema ainda alerta no computador de bordo quando a bateria do chaveiro está fraca.
 
O S-Cross traz sistema Multimídia que engloba rádio FM, CD player, suporte a MP3, entrada USB no console central e vídeo de 8 polegadas com navegação integrada.
 
Outro equipamento que pode estar presente é o sistema de faróis de xenon nos focos alto e baixo, lanternas com iluminação em LED e ajuste de altura do facho com lavador das lentes.
Um destaque de estilo, presente apenas na versão GLS, é a opção de diferentes combinações de cores entre teto e carroceria. As combinações de cores são: Bronze/Bege, Cinza/Preto, Prata/Preto e Branco/Preto.
 
Interior
 
Outro destaque do S-Cross é o bom espaço interno para moto rista e passageiros com destaque para os bancos traseiros com duas posições de ajuste, descansa braço (com porta copos) e rebatíveis em um terço e dois terços, que permitem que o espaço seja utilizado de diversas maneiras, ampliando os 440 litros do porta-malas.
 
O porta-malas conta com uma tampa que nivela o assoalho com os bancos rebatidos, facilitando a acomodação de objetos maiores. Abaixo da tampa ainda há espaço para outros volumes, além de dois compartimentos laterais que podem ser abertos para objetos largos. A tampa pode ser removida ou baixada no piso da área de bagagem, permitindo que itens altos possam ser carregados.
 
O volante conta com sistema de regulagem de ajuste de profundidade em até 36 mm e variar sua altura em 40 mm.
 
Preço e versões
 
São quatro opções disponíveis no S-Cross, com os seguintes preços sugeridos: R$ 74.900,00 na GL com câmbio manual; R$ 88.900,00 no GLX com câmbio CVT; R$ 95.900,00 no GLX com tração 4WD e câmbio CVT e R$ 105.900,00 na versão GLS com tração 4WD e câmbio CVT. Mais informações sobre o S-Cross pordem ser vistas em moto rs.com.br/]http://www.aiko moto rs.com.br[/url]

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Suzuki apresenta o crossover S-Cross
 

Suzuki apresenta o crossover S-Cross

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Nova geração de crossover tem como destaque o sistema AllGrip

04 de Maio de 2015

A moda dos crossovers chegou mesmo para ficar no mercado brasileiro. Depois dos recém chegados Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade, agora é a vez da Suzuki com o S-Cross. E a marca fez a lição de casa para não fazer feio na categoria. O S-Cross pode ter a opção de tração dianteira ou tração intergral (4WD).
 
Assim, o novo S-Cross chega para representar uma uma nova geração de crossover, desenvolvida com foco em eficiência e facilidade de uso cotidiano. Para atingir esse objetivo o design foi ponto chave. Outra evolução nesse projeto é a tecnologia TECT (Total Effective Control Technology). Isso deixa a estrutura do S-Cross mais leve. Assim, a dirigibilidade melhora, com maior economia de combustível.
 
Sob o aspecto de segurança, o S-Cross também mostra uma boa lista de equipamentos. O modelo chega equipado com freios ABS de nona geração e controle de estabilidade (ESP) e tração; barras de proteção lateral; seis air-bags; cintos de segurança com pré-tensionador; coluna de direção deformável e pedal de freio desarmável. O novo S-Cross conquistou a classificação de cinco estrelas  para ocupantes (adultos e crianças) e pedestres no (Euro NCAP).
 
Para inovar no segmento, o Suzuki S-Cross chega com um crossover leve, com apenas 1.125kg. Sob o capô, um moto r 1,6 litro à gasolina com 120 cv de potência e 16kgfm de torque máximo. O moto r pequeno contribui com a economia de combustível. A transmissão é do tipo CVT, com a simulação de sete marchas com paddle shift. Isso permite as trocas de marcha simulando modo manual. Segundo o INMETRO, o modelo recebe etiqueta “A”, na categoria de utilitário esportivo compacto. Assim o carro percorre 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
 
Sistema ALL GRIP
 
O S-Cross chega com um sistema de tração nas quatro rodas. Normalmente, a tração é dianteira. Mas o sistema pode acoplar a traseira quando necessário. O sistema AllGrip interpreta a condição de rodagem, combinado com o escorregamento dos pneus e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração. A tecnologia do AllGrip incorpora um padrão de segurança ativa, pois controla a transmissão, o moto r e sistema de direção.
 
São quatro diferentes modos:
 
AUTO: favorece maior economia de combustível em condições normais de uso e automaticamente muda de 2WD para 4WD, de acordo com as necessidades do terreno.
 
SPORT: Aumenta o giro nas trocas de marchas e mantém a rotação alta para uma resposta imediata. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro para promover melhor desempenho em curvas, privilegiando uma direção mais esportiva.
 
SNOW/MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. O uso do modo SNOW / MUD também controla a tendência ao sobre esterço e sub esterço, mesmo nos pisos mais escorregadios.
 
LOCK (4WD): para uso no fora de estrada em piso de baixa aderência, auxilia a saída do veículo quando atolado em lama, areia, neve, etc. O torque fica dividido em quase 50/50 entre os eixos.
 
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson com amortecedores pressurizados, molas progressivas e barra estabilizadora. O conjunto da suspensão traseira conta com eixo de torção, tubular e de geometria de efeito direcional. O S-Cross vem equipado com rodas aro 17 em estilo Black & Diamond e pneus Pirelli P-Zero Nero 225/50 R17.
 
Mais equipamentos
 
O S-Cross pode estar equipado com Hill Holder. Isso facilita saídas em rampas e evita que o carro se movimente para trás quando o condutor move o seu pé do pedal do freio para o pedal do acelerador. Para facilitar as manobras, o S-Cross traz sensores de proximidade dianteiro e traseiro integrada ao computador de bordo com 12 funções.
 
O S-Cross pode contar também com Teto solar double sliding. Ocupando praticamente todo o teto do veículo, proporciona maior visibilidade. Ele conta ainda com defletor aerodinâmico, função antiesmagamento e fechamento automático.
 
Outra opção é o Keyless que incorpora três funções: abrir e dar a partida no veiculo sem que precise tirar as chaves do bolso ou bolsa; abertura e fechamento das portas através do chaveiro e também incorpora o imobilizador que inibe a partida do veículo sem a presença da chave. O sistema ainda alerta no computador de bordo quando a bateria do chaveiro está fraca.
 
O S-Cross traz sistema Multimídia que engloba rádio FM, CD player, suporte a MP3, entrada USB no console central e vídeo de 8 polegadas com navegação integrada.
 
Outro equipamento que pode estar presente é o sistema de faróis de xenon nos focos alto e baixo, lanternas com iluminação em LED e ajuste de altura do facho com lavador das lentes.
Um destaque de estilo, presente apenas na versão GLS, é a opção de diferentes combinações de cores entre teto e carroceria. As combinações de cores são: Bronze/Bege, Cinza/Preto, Prata/Preto e Branco/Preto.
 
Interior
 
Outro destaque do S-Cross é o bom espaço interno para moto rista e passageiros com destaque para os bancos traseiros com duas posições de ajuste, descansa braço (com porta copos) e rebatíveis em um terço e dois terços, que permitem que o espaço seja utilizado de diversas maneiras, ampliando os 440 litros do porta-malas.
 
O porta-malas conta com uma tampa que nivela o assoalho com os bancos rebatidos, facilitando a acomodação de objetos maiores. Abaixo da tampa ainda há espaço para outros volumes, além de dois compartimentos laterais que podem ser abertos para objetos largos. A tampa pode ser removida ou baixada no piso da área de bagagem, permitindo que itens altos possam ser carregados.
 
O volante conta com sistema de regulagem de ajuste de profundidade em até 36 mm e variar sua altura em 40 mm.
 
Preço e versões
 
São quatro opções disponíveis no S-Cross, com os seguintes preços sugeridos: R$ 74.900,00 na GL com câmbio manual; R$ 88.900,00 no GLX com câmbio CVT; R$ 95.900,00 no GLX com tração 4WD e câmbio CVT e R$ 105.900,00 na versão GLS com tração 4WD e câmbio CVT. Mais informações sobre o S-Cross pordem ser vistas em moto rs.com.br/]http://www.aiko moto rs.com.br[/url]

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