Revista Comprecar
Toyota e Lexus reúnem tecnologia de ponta, e aposta em híbridos no Salão
Toyota mostra o conceito do crossover C-HR e a Lexus o protótipo do LC 500h que simboliza o futuro do design
Toyota e Lexus reúnem tecnologia de ponta, e aposta em híbridos no Salão
11 de Novembro de 2016

Toyota
 
Em um estande com 2.200 m², que segue o conceito global de design da marca, a Toyota apresenta seu portfólio de produtos vendidos no Brasil. Exibe também conceitos que demonstram o caminho que a fabricante está adotando quando os assuntos são design automotivo e futuro mais sustentável.
 
A exemplo da edição 2014, a Toyota adota a divisão por zonas no estande, possibilitando aos visitantes conhecerem suas novidades em espaços como “Inovação e Tecnologia”, “Design”, “Qualidade”, “Segurança”, “Inspiração” e o “Espaço Toyota Mais”, criado para transmitir ao público os benefícios que oferece aos clientes durante a experiência de compra, posse e recompra de um veículo da marca.
 
Entre as atrações inéditas da Toyota, no País e na América Latina, estão o C-HR, conceito do crossover compacto, e a nova RAV4, que chega ao mercado nacional a partir do primeiro trimestre de 2017.
 
Outro destaque é o novo Prius, lançado no mercado nacional em junho, que está exposto de forma inusitada. O modelo teve os principais componentes de seu sistema híbrido desmembrados do chassi e suspensos no estande.
 
O Mirai, primeiro veículo movido a hidrogênio produzido e comercializado em escala no mundo e que emite apenas vapor d’água, foi cortado ao meio. Com a proposta, o público poderá compreender melhor o funcionamento da célula de combustível que o coloca em movimento.
 
O estande conta também com diversas opções de entretenimento para os visitantes interagirem com o melhor do DNA Toyota. Entre os destaques, simuladores de condução e experiência híbrida por meio de realidade virtual, de colisão frontal a bordo de um Corolla e o simulador Hilux Rali Dakar.
 
Completa o cenário, uma área exclusiva com a linha do tempo de atividades da Toyota no Brasil e no mundo. A mostra inclui as ações e projetos ambientais que contam com o suporte da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, cuja missão principal é promover a sustentabilidade por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos.
 
Os visitantes do estande Toyota poderão concorrer a brindes instantâneos, e participar do sorteio de um Etios Ready 0 Km. Além disso, pela primeira vez, haverá uma boutique com itens da marca para venda.
 
Destaques
 
O novo Prius simboliza todo o esforço e comprometimento da Toyota com a sustentabilidade do planeta, e é um dos representantes da visão da marca sobre como será a mobilidade no futuro. A quarta geração do híbrido mais vendido do mundo foi lançada no mercado nacional em junho deste ano, com a missão de disseminar esta tecnologia no Brasil.
 
A nova geração do Prius marca o começo de uma Era no desenvolvimento da Toyota. É o primeiro veículo montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), o que resultou em maior rigidez do chassi, melhor performance e baixo consumo de combustível, melhorando ainda mais o conforto e a dirigibilidade do modelo.
 
Com design único, o Prius possui 0,24 Cx, o menor coeficiente aerodinâmico do mundo em sua categoria, o que aprimora o desempenho e o consumo de combustível. Neste quesito, vale destacar que o novo Prius ostenta o título de veículo mais econômico do Brasil, segundo dados do Inmetro, registrando 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
 
O modelo utiliza o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota, e combina um moto r a gasolina de 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e um elétrico, abastecido por uma bateria. Esta é recarregada pela energia cinética gerada pelas desacelerações e frenagens. Os dois moto res trabalham em conjunto, gerando potência combinada de 123 cv e fazendo da quarta geração do Prius uma referência mundial em baixa emissão de poluentes, já que o modelo híbrido emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.
 
Para exemplificar o funcionamento de seu sistema híbrido, a Toyota preparou uma atração inédita. O Prius foi desmontado e suspenso, para que o público possa ver onde estão localizados todos os componentes do sistema, como bateria, moto r elétrico e a combustão.
 
Mirai, o veículo que emite somente vapor d’água
 
O Mirai, que significa futuro em japonês, representa o início de novos tempos para o futuro da mobilidade do planeta. É o primeiro veículo da história movido a hidrogênio produzido em larga escala no mundo. Ele não emite CO2 ou substâncias nocivas ao meio ambiente, pois seu sistema de exaustão expele apenas vapor d’água.
 
No Salão do Automóvel de 2014, a Toyota apresentou a versão conceitual do Mirai, ainda chamada de FCV (Fuel Cell Vehicle), em sua primeira aparição na América Latina.
 
Neste ano, a marca traz o modelo final de produção cortado ao meio. Os visitantes conhecerão melhor a disposição de seu sistema de abastecimento de hidrogênio e o funcionamento da tecnologia de célula de combustível, que marca uma nova Era no segmento automotivo.
O desempenho do Mirai se assemelha ao de um carro a gasolina, e sua autonomia é de cerca de 650 km, antes de precisar ser reabastecido, processo que demora apenas cerca de três minutos.
 
O Mirai é movido tanto pela tecnologia de célula de combustível quanto pela tecnologia híbrida. O modelo possui um moto r elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio, onde ocorre a reação química que coloca o veículo em movimento.
 
O sistema Toyota Fuel Cell System capta o oxigênio da atmosfera através da entrada de ar frontal do Mirai, e o leva até a estação onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Ali, a célula de combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o moto r do Mirai, e o vapor d’água é expelido pela válvula de escape.
Assim como no sistema híbrido do Prius, o seu propulsor também é alimentado pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pelas desacelerações e frenagens realizadas durante a condução.
 
Nova RAV4 2017
 
Na edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, o público pode conhecer de perto os aprimoramentos realizados no design da RAV4 2017, modelo pioneiro na linha Toyota por unir características de uso misto, sendo ideal tanto para os ambientes urbanos quanto para off-road.
 
As novidades mais sensíveis estão em seu desenho, que entrega um aspecto ainda mais forte e dinâmico, reforçado por um novo formato no acabamento da grade frontal e para-choque dianteiro, de linha mais fina e que envolve desde o emblema até os faróis.
 
O novo design reflete, de maneira acentuada, dois conceitos primordiais da Toyota para seus veículos: Keen Look e Under Priority. No modelo, a expressão tridimensional da frente é ressaltada pela forma trapezoidal da grelha inferior, que envolve até o para-choque, criando um aspecto mais largo e forte para a parte frontal do veículo. Nas laterais, as saias conduzem um traço mais inclinado a partir da frente até a traseira do veículo, além de ter adotado um formato convexo.
 
Além disso, o para-choque traseiro passa a ser pintado na cor do veículo, oferecendo uma sensação maior de requinte. A traseira da RAV4 nesta versão 2017 recebeu um novo aplique na tampa do porta-malas, a fim de diminuir precisamente os ruídos ocasionados em arrancadas e retomadas, melhorando ainda mais o conforto ao dirigir.
 
Outro grande destaque da linha 2017 da RAV4 exibida no Salão de São Paulo está nos faróis integrados no para-lama, que passaram a contar com luzes diurnas em LED. Aliás, todas as funções de iluminação do modelo 2017 adotaram tecnologia full-LED.
 
Em seu interior, a RAV4 2017 ganhou um novo painel de TFT colorido, bem como um novo porta-copos no console central, aumentando ainda mais sua sofisticação e conforto.
 
A linha 2017 da RAV4 comercializada no Brasil contará apenas com a versão CVT TOP com tração 4x2, moto rização Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros e transmissão automática CVT, que simula até sete velocidades no modo manual sequencial. O conjunto mecânico gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
 
Os visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo poderão concorrer a um Etios Ready 0 km e participar do sorteio de brindes instantâneos. Basta se cadastrar no estande da Toyota.
Após o cadastro, eles receberão uma identificação individual e terão de fazer check-in em totens interativos em cada zona do estande da Toyota e da Lexus. Os brindes instantâneos serão sorteados diariamente, durante toda a exposição. O sorteio do Etios Ready será em 26 de novembro, pela Caixa Econômica Federal.
 
Lexus
 
A Lexus, marca de luxo da Toyota, traz um estande de mais de 700 m², desenvolvido com base no conceito de Omotenashi. Para a Lexus, Omotenashi representa mais que hospitalidade, significado da palavra em japonês. Sugere, também, excelência e capacidade de surpreender, por antecipar as necessidades de seus clientes, antes mesmo que elas possam existir.
 
É com essa proposta que a Lexus estará no salão, apresentando parte de sua linha de produtos comercializada no Brasil e suas mais recentes inovações em design e em tecnologias de propulsão híbrida e por célula de combustível.
 
LC 500h
 
Entre suas principais atrações, a Lexus expõe no Salão de São Paulo o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, que representa o futuro do design da marca, além de contar com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo.
 
É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.
 
O LC 500h é equipado com um moto r 3.5L V6 e outro elétrico que, juntos geram potência combinada de 264 kw, torque de 35,5 kgfm a 4.900 giros e transmissão automática de 10 velocidades.
 
O LC 500h ajuda a definir a imagem de uma marca de luxo mais emocional e expressiva, focada em atender às necessidades dos clientes. Este carro é a tradução dos produtos e da experiência única que a Lexus quer oferecer.
 
Na parte dianteira, o cupê exibe um novo formato marcante de grade frontal de desenho tridimensional. Os faróis, em formato de L e com lâmpadas de LED triplo, foram especialmente criados para garantir uma posição ainda mais baixa do capô.
 
O interior do LC 500h conta com acabamento luxuoso, que combina toda a elegância, qualidade e sofisticação de um cupê premium Lexus, oferecendo alto prazer de condução e excelente nível de conforto aos ocupantes.
 
O LC 500h está estreando uma nova cor da marca Lexus. É o Azul Estrutural, inspirado nas borboletas “Morpho” que vivem na América do Sul, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica brasileira. A tonalidade de azul metálico é resultado da luz refletida sobre as camadas das asas dessa espécie de borboleta.
 
A Lexus desenvolveu um novo pigmento, utilizando tecnologia avançada, com base no princípio de coloração estrutural que ocorre no mundo natural. A cor do pigmento é azul, mas a pintura em camadas aumenta o efeito de luz sobre ele. O resultado é um belo azul de alta luminosidade.
 
Sistema Multi Stage Hybrid e plataforma Lexus
 
O LC 500h possui o novo Multi Stage Hybrid da Lexus, uma revolução em sistemas híbridos para veículos que priorizam esportividade e desempenho. Responsável por combinar maior eficiência e performance superior em um novo padrão para veículos híbridos, o sistema Multi Stage Hybrid foi desenvolvido para potencializar uma experiência de condução mais envolvente e esportiva, ao mesmo tempo em que atinge o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.
 
Com a união dos elementos de um sistema híbrido tradicional com um dispositivo de mudança de múltiplo estágio a uma caixa automática de 10 velocidades, montada atrás da transmissão híbrida, o Multi Stage da Lexus oferece a sensação inédita mais realista de potência entre a pressão do pedal e a aceleração do veículo. Esta combinação resulta em uma transmissão automática de 10 velocidades mais eficiente, que fornece ao LC 500h potência suficiente para atingir performance e agilidade em níveis superiores para um cupê de quatro ocupantes. O LC 500h é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
 
Outra inovação do sistema híbrido Lexus Multi Stage é o modo “M”, que realiza trocas manuais de marcha, o primeiro desse tipo em um sistema de powertrain totalmente híbrido da marca. O modo “M” oferece aos moto ristas a habilidade de iniciar trocas de marcha diretas e responsivas, em favor de uma condução mais esportiva e envolvente.
 
O LC 500h faz uso da nova plataforma da Lexus, com base em uma arquitetura global para veículos de luxo (GA-L). A partir deste fundamento, e pensando em entregar a melhor dirigibilidade possível ao esportivo, os engenheiros responsáveis pelo projeto posicionaram a maior parte da massa, incluindo o moto r e os ocupantes, de maneira mais centralizada e baixa no chassi.
 
LF-FC
 
O conceito LF-FC também é um dos destaques do estande Lexus para o Salão de São Paulo. De estilo inovador, o LF-FC é o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Além da versão conceitual do LF-FC, a Lexus expõe um display técnico com informações sobre o funcionamento do sedã premium.
 
Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2015, o LF-FC incorpora a filosofia de design "L-finesse” da Lexus. O modelo também simboliza um grande avanço tecnológico na interação homem-máquina – seu console central pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções.
Design, tecnologia e qualidade superior
 
Visto de todos os ângulos, o sedã exibe elegância agressiva. Uma nova e evoluída versão da grade frontal, assinatura da marca Lexus, acompanha o desenho do LF-FC, dominando todo o para-choque do veículo. Os faróis, equipados com luzes diurnas em forma de "L", exaltam a perfeição nos acabamentos no para-choque dianteiro.
 
A traseira do LF-FC é realçada por lanternas que também adotaram o sistema de DRL em assinatura em “L”. Quando visto de perfil, o verdadeiro caráter do LF-FC é revelado. O teto flui da frente para trás na forma de um "cupê de quatro portas", estimulando a imaginação quanto ao seu comportamento em estradas ou pistas e terrenos sinuosos. As rodas de alumínio de 21’’ de fibra de carbono reforçado de plástico (CFRP) adicionam uma dose extra de dinamismo.
 
O coração do LF-FC é um sistema de célula de combustível de alta potência, que energiza as rodas traseiras e também envia energia para dois moto res nas rodas dianteiras, fazendo do modelo um veículo com tração integral. Este sistema de acionamento inovador permite controle de distribuição de torque preciso entre as rodas, conferindo ao sedã dirigibilidade dinâmica excelente e estabilidade superior na estrada.
 
Usando tecnologias de condução automatizadas, com reconhecimento de condições de tráfego, funções de previsão e julgamento, o LF-FC proporciona uma experiência de condução segura e eficiente e apoia a visão de um mundo sem acidentes de trânsito.
 
Hoverboard
 
Em complemento à area de inovação em design e tecnologia do estande, é apresentado, pela primeira vez no Brasil, o Hoverboard, o skate voador da Lexus.
 
O Hoverboard utiliza levitação magnética para alcançar a movimentação sem atrito com o solo. A combinação entre nitrogênio líquido resfriado e ímãs permanentes é o que permite que o skate flutue. Entre seus componentes estão bambu e itens de alta tecnologia utilizados nos automóveis da marca. O protótipo segue a inovação tecnológica, o design e a identidade visual da Lexus, e está à mostra em funcionamento, flutuando, dentro de uma vitrine.

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Toyota e Lexus reúnem tecnologia de ponta, e aposta em híbridos no Salão
 

Toyota e Lexus reúnem tecnologia de ponta, e aposta em híbridos no Salão

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Toyota mostra o conceito do crossover C-HR e a Lexus o protótipo do LC 500h que simboliza o futuro do design

11 de Novembro de 2016

Toyota
 
Em um estande com 2.200 m², que segue o conceito global de design da marca, a Toyota apresenta seu portfólio de produtos vendidos no Brasil. Exibe também conceitos que demonstram o caminho que a fabricante está adotando quando os assuntos são design automotivo e futuro mais sustentável.
 
A exemplo da edição 2014, a Toyota adota a divisão por zonas no estande, possibilitando aos visitantes conhecerem suas novidades em espaços como “Inovação e Tecnologia”, “Design”, “Qualidade”, “Segurança”, “Inspiração” e o “Espaço Toyota Mais”, criado para transmitir ao público os benefícios que oferece aos clientes durante a experiência de compra, posse e recompra de um veículo da marca.
 
Entre as atrações inéditas da Toyota, no País e na América Latina, estão o C-HR, conceito do crossover compacto, e a nova RAV4, que chega ao mercado nacional a partir do primeiro trimestre de 2017.
 
Outro destaque é o novo Prius, lançado no mercado nacional em junho, que está exposto de forma inusitada. O modelo teve os principais componentes de seu sistema híbrido desmembrados do chassi e suspensos no estande.
 
O Mirai, primeiro veículo movido a hidrogênio produzido e comercializado em escala no mundo e que emite apenas vapor d’água, foi cortado ao meio. Com a proposta, o público poderá compreender melhor o funcionamento da célula de combustível que o coloca em movimento.
 
O estande conta também com diversas opções de entretenimento para os visitantes interagirem com o melhor do DNA Toyota. Entre os destaques, simuladores de condução e experiência híbrida por meio de realidade virtual, de colisão frontal a bordo de um Corolla e o simulador Hilux Rali Dakar.
 
Completa o cenário, uma área exclusiva com a linha do tempo de atividades da Toyota no Brasil e no mundo. A mostra inclui as ações e projetos ambientais que contam com o suporte da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, cuja missão principal é promover a sustentabilidade por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos.
 
Os visitantes do estande Toyota poderão concorrer a brindes instantâneos, e participar do sorteio de um Etios Ready 0 Km. Além disso, pela primeira vez, haverá uma boutique com itens da marca para venda.
 
Destaques
 
O novo Prius simboliza todo o esforço e comprometimento da Toyota com a sustentabilidade do planeta, e é um dos representantes da visão da marca sobre como será a mobilidade no futuro. A quarta geração do híbrido mais vendido do mundo foi lançada no mercado nacional em junho deste ano, com a missão de disseminar esta tecnologia no Brasil.
 
A nova geração do Prius marca o começo de uma Era no desenvolvimento da Toyota. É o primeiro veículo montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), o que resultou em maior rigidez do chassi, melhor performance e baixo consumo de combustível, melhorando ainda mais o conforto e a dirigibilidade do modelo.
 
Com design único, o Prius possui 0,24 Cx, o menor coeficiente aerodinâmico do mundo em sua categoria, o que aprimora o desempenho e o consumo de combustível. Neste quesito, vale destacar que o novo Prius ostenta o título de veículo mais econômico do Brasil, segundo dados do Inmetro, registrando 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
 
O modelo utiliza o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota, e combina um moto r a gasolina de 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e um elétrico, abastecido por uma bateria. Esta é recarregada pela energia cinética gerada pelas desacelerações e frenagens. Os dois moto res trabalham em conjunto, gerando potência combinada de 123 cv e fazendo da quarta geração do Prius uma referência mundial em baixa emissão de poluentes, já que o modelo híbrido emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.
 
Para exemplificar o funcionamento de seu sistema híbrido, a Toyota preparou uma atração inédita. O Prius foi desmontado e suspenso, para que o público possa ver onde estão localizados todos os componentes do sistema, como bateria, moto r elétrico e a combustão.
 
Mirai, o veículo que emite somente vapor d’água
 
O Mirai, que significa futuro em japonês, representa o início de novos tempos para o futuro da mobilidade do planeta. É o primeiro veículo da história movido a hidrogênio produzido em larga escala no mundo. Ele não emite CO2 ou substâncias nocivas ao meio ambiente, pois seu sistema de exaustão expele apenas vapor d’água.
 
No Salão do Automóvel de 2014, a Toyota apresentou a versão conceitual do Mirai, ainda chamada de FCV (Fuel Cell Vehicle), em sua primeira aparição na América Latina.
 
Neste ano, a marca traz o modelo final de produção cortado ao meio. Os visitantes conhecerão melhor a disposição de seu sistema de abastecimento de hidrogênio e o funcionamento da tecnologia de célula de combustível, que marca uma nova Era no segmento automotivo.
O desempenho do Mirai se assemelha ao de um carro a gasolina, e sua autonomia é de cerca de 650 km, antes de precisar ser reabastecido, processo que demora apenas cerca de três minutos.
 
O Mirai é movido tanto pela tecnologia de célula de combustível quanto pela tecnologia híbrida. O modelo possui um moto r elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio, onde ocorre a reação química que coloca o veículo em movimento.
 
O sistema Toyota Fuel Cell System capta o oxigênio da atmosfera através da entrada de ar frontal do Mirai, e o leva até a estação onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Ali, a célula de combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o moto r do Mirai, e o vapor d’água é expelido pela válvula de escape.
Assim como no sistema híbrido do Prius, o seu propulsor também é alimentado pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pelas desacelerações e frenagens realizadas durante a condução.
 
Nova RAV4 2017
 
Na edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, o público pode conhecer de perto os aprimoramentos realizados no design da RAV4 2017, modelo pioneiro na linha Toyota por unir características de uso misto, sendo ideal tanto para os ambientes urbanos quanto para off-road.
 
As novidades mais sensíveis estão em seu desenho, que entrega um aspecto ainda mais forte e dinâmico, reforçado por um novo formato no acabamento da grade frontal e para-choque dianteiro, de linha mais fina e que envolve desde o emblema até os faróis.
 
O novo design reflete, de maneira acentuada, dois conceitos primordiais da Toyota para seus veículos: Keen Look e Under Priority. No modelo, a expressão tridimensional da frente é ressaltada pela forma trapezoidal da grelha inferior, que envolve até o para-choque, criando um aspecto mais largo e forte para a parte frontal do veículo. Nas laterais, as saias conduzem um traço mais inclinado a partir da frente até a traseira do veículo, além de ter adotado um formato convexo.
 
Além disso, o para-choque traseiro passa a ser pintado na cor do veículo, oferecendo uma sensação maior de requinte. A traseira da RAV4 nesta versão 2017 recebeu um novo aplique na tampa do porta-malas, a fim de diminuir precisamente os ruídos ocasionados em arrancadas e retomadas, melhorando ainda mais o conforto ao dirigir.
 
Outro grande destaque da linha 2017 da RAV4 exibida no Salão de São Paulo está nos faróis integrados no para-lama, que passaram a contar com luzes diurnas em LED. Aliás, todas as funções de iluminação do modelo 2017 adotaram tecnologia full-LED.
 
Em seu interior, a RAV4 2017 ganhou um novo painel de TFT colorido, bem como um novo porta-copos no console central, aumentando ainda mais sua sofisticação e conforto.
 
A linha 2017 da RAV4 comercializada no Brasil contará apenas com a versão CVT TOP com tração 4x2, moto rização Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros e transmissão automática CVT, que simula até sete velocidades no modo manual sequencial. O conjunto mecânico gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
 
Os visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo poderão concorrer a um Etios Ready 0 km e participar do sorteio de brindes instantâneos. Basta se cadastrar no estande da Toyota.
Após o cadastro, eles receberão uma identificação individual e terão de fazer check-in em totens interativos em cada zona do estande da Toyota e da Lexus. Os brindes instantâneos serão sorteados diariamente, durante toda a exposição. O sorteio do Etios Ready será em 26 de novembro, pela Caixa Econômica Federal.
 
Lexus
 
A Lexus, marca de luxo da Toyota, traz um estande de mais de 700 m², desenvolvido com base no conceito de Omotenashi. Para a Lexus, Omotenashi representa mais que hospitalidade, significado da palavra em japonês. Sugere, também, excelência e capacidade de surpreender, por antecipar as necessidades de seus clientes, antes mesmo que elas possam existir.
 
É com essa proposta que a Lexus estará no salão, apresentando parte de sua linha de produtos comercializada no Brasil e suas mais recentes inovações em design e em tecnologias de propulsão híbrida e por célula de combustível.
 
LC 500h
 
Entre suas principais atrações, a Lexus expõe no Salão de São Paulo o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, que representa o futuro do design da marca, além de contar com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo.
 
É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.
 
O LC 500h é equipado com um moto r 3.5L V6 e outro elétrico que, juntos geram potência combinada de 264 kw, torque de 35,5 kgfm a 4.900 giros e transmissão automática de 10 velocidades.
 
O LC 500h ajuda a definir a imagem de uma marca de luxo mais emocional e expressiva, focada em atender às necessidades dos clientes. Este carro é a tradução dos produtos e da experiência única que a Lexus quer oferecer.
 
Na parte dianteira, o cupê exibe um novo formato marcante de grade frontal de desenho tridimensional. Os faróis, em formato de L e com lâmpadas de LED triplo, foram especialmente criados para garantir uma posição ainda mais baixa do capô.
 
O interior do LC 500h conta com acabamento luxuoso, que combina toda a elegância, qualidade e sofisticação de um cupê premium Lexus, oferecendo alto prazer de condução e excelente nível de conforto aos ocupantes.
 
O LC 500h está estreando uma nova cor da marca Lexus. É o Azul Estrutural, inspirado nas borboletas “Morpho” que vivem na América do Sul, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica brasileira. A tonalidade de azul metálico é resultado da luz refletida sobre as camadas das asas dessa espécie de borboleta.
 
A Lexus desenvolveu um novo pigmento, utilizando tecnologia avançada, com base no princípio de coloração estrutural que ocorre no mundo natural. A cor do pigmento é azul, mas a pintura em camadas aumenta o efeito de luz sobre ele. O resultado é um belo azul de alta luminosidade.
 
Sistema Multi Stage Hybrid e plataforma Lexus
 
O LC 500h possui o novo Multi Stage Hybrid da Lexus, uma revolução em sistemas híbridos para veículos que priorizam esportividade e desempenho. Responsável por combinar maior eficiência e performance superior em um novo padrão para veículos híbridos, o sistema Multi Stage Hybrid foi desenvolvido para potencializar uma experiência de condução mais envolvente e esportiva, ao mesmo tempo em que atinge o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.
 
Com a união dos elementos de um sistema híbrido tradicional com um dispositivo de mudança de múltiplo estágio a uma caixa automática de 10 velocidades, montada atrás da transmissão híbrida, o Multi Stage da Lexus oferece a sensação inédita mais realista de potência entre a pressão do pedal e a aceleração do veículo. Esta combinação resulta em uma transmissão automática de 10 velocidades mais eficiente, que fornece ao LC 500h potência suficiente para atingir performance e agilidade em níveis superiores para um cupê de quatro ocupantes. O LC 500h é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
 
Outra inovação do sistema híbrido Lexus Multi Stage é o modo “M”, que realiza trocas manuais de marcha, o primeiro desse tipo em um sistema de powertrain totalmente híbrido da marca. O modo “M” oferece aos moto ristas a habilidade de iniciar trocas de marcha diretas e responsivas, em favor de uma condução mais esportiva e envolvente.
 
O LC 500h faz uso da nova plataforma da Lexus, com base em uma arquitetura global para veículos de luxo (GA-L). A partir deste fundamento, e pensando em entregar a melhor dirigibilidade possível ao esportivo, os engenheiros responsáveis pelo projeto posicionaram a maior parte da massa, incluindo o moto r e os ocupantes, de maneira mais centralizada e baixa no chassi.
 
LF-FC
 
O conceito LF-FC também é um dos destaques do estande Lexus para o Salão de São Paulo. De estilo inovador, o LF-FC é o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Além da versão conceitual do LF-FC, a Lexus expõe um display técnico com informações sobre o funcionamento do sedã premium.
 
Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2015, o LF-FC incorpora a filosofia de design "L-finesse” da Lexus. O modelo também simboliza um grande avanço tecnológico na interação homem-máquina – seu console central pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções.
Design, tecnologia e qualidade superior
 
Visto de todos os ângulos, o sedã exibe elegância agressiva. Uma nova e evoluída versão da grade frontal, assinatura da marca Lexus, acompanha o desenho do LF-FC, dominando todo o para-choque do veículo. Os faróis, equipados com luzes diurnas em forma de "L", exaltam a perfeição nos acabamentos no para-choque dianteiro.
 
A traseira do LF-FC é realçada por lanternas que também adotaram o sistema de DRL em assinatura em “L”. Quando visto de perfil, o verdadeiro caráter do LF-FC é revelado. O teto flui da frente para trás na forma de um "cupê de quatro portas", estimulando a imaginação quanto ao seu comportamento em estradas ou pistas e terrenos sinuosos. As rodas de alumínio de 21’’ de fibra de carbono reforçado de plástico (CFRP) adicionam uma dose extra de dinamismo.
 
O coração do LF-FC é um sistema de célula de combustível de alta potência, que energiza as rodas traseiras e também envia energia para dois moto res nas rodas dianteiras, fazendo do modelo um veículo com tração integral. Este sistema de acionamento inovador permite controle de distribuição de torque preciso entre as rodas, conferindo ao sedã dirigibilidade dinâmica excelente e estabilidade superior na estrada.
 
Usando tecnologias de condução automatizadas, com reconhecimento de condições de tráfego, funções de previsão e julgamento, o LF-FC proporciona uma experiência de condução segura e eficiente e apoia a visão de um mundo sem acidentes de trânsito.
 
Hoverboard
 
Em complemento à area de inovação em design e tecnologia do estande, é apresentado, pela primeira vez no Brasil, o Hoverboard, o skate voador da Lexus.
 
O Hoverboard utiliza levitação magnética para alcançar a movimentação sem atrito com o solo. A combinação entre nitrogênio líquido resfriado e ímãs permanentes é o que permite que o skate flutue. Entre seus componentes estão bambu e itens de alta tecnologia utilizados nos automóveis da marca. O protótipo segue a inovação tecnológica, o design e a identidade visual da Lexus, e está à mostra em funcionamento, flutuando, dentro de uma vitrine.

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