Revista Comprecar
Toyota melhora (um pouco) o Etios 2015
Compacto japonês recebeu poucas melhorias de conteúdo
Toyota melhora (um pouco) o Etios 2015
22 de Setembro de 2014

A Toyota apresentou a nova linha 2015 do seu compacto. Sem mudanças estruturais, a família Etios incorpora itens de conforto e conveniência. Outra novidade aparece na versão topo de linha Platinum, que passa a contar com central multimídia com navegador, câmera de ré, reprodução de DVD e até TV digital (no sistema brasileiro).
 
Atualmente, a família Etios tem nove opções de configuração, sendo cinco hatchbacks e quatro sedans. A linha 2015 conta com as versões X, XS, XLS e Platinum. Independente da carroceria, o Etios só esta disponível com câmbio manual de cinco marchas. Apenas a versão X vem equipada com moto r 1,3 litro – 16V. Todas as demais versões saem equipadas com moto r 1,5 litro - 16V. Todas as versões do sedan contam com a moto rização 1.5 litro - 16V. Exclusivamente na carroceria hatch, existe a versão Cross (de visual aventureiro).
 
Equipamentos de série
 
Toda a família Etios, desde a versão de entrada, vem equipada com air bag duplo frontal e freios ABS, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, vidros e travas com acionamento elétrico.
 
As mudanças na linha 2015
 
Na linha 2015, a Toyota acrescentou novos equipamentos. Na versão X foi incluído novo indicador do nível de combustível e relógio digital. A principal novidade é o volante com o mesmo desenho do novo Corolla 2015. O assento do moto rista também recebeu regulagem de altura. Outras inclusões foram o alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função simples toque para o acionamento elétrico do vidro do moto rista.
 
A versão XS soma sistema de áudio com conexão Bluetooth, alarme por controle re moto , comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.
 
Como novidade as versões XLS e Cross, trazem acabamento do volante revestido em couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos.
 
Já a versão Platinum (apresentada recentemente) passa a contar com central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, além de controle no volante e conexão Bluetooth. Por fora, o Etios Platinum traz rodas de 15 polegadas com acabamento escurecido, além de sensor de estacionamento, lanternas traseiras com máscara negra, grade frontal cromada e faróis de neblina.
 
De resto, não existem mais mudanças na linha 2015, do Etios. Aliás, a Toyota perdeu a chance de atender ao pedido de inúmeros clientes, bem como de vários revendedores, para modificar o polêmico mostrador de instrumentos central, migrando para o formato tradicional. Essa mudança deverá ficar mais para frente, quando a marca promover um amplo face-lift, na família Etios.
 
Boas características
 
Ainda que o Toyota Etios não seja um campeão de elogios no visual, ele traz alguns pontos interessantes. Ele conquistou quatro estrelas em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
 
Os moto res 1,3 e 1,5 litro, ambos 16V e Flex Fuel apresentam desempenho convincente. O moto r 1,3 litro entrega 84 cavalos com gasolina e 90 cavalos com etanol. Já o 1.5 litro chega à 92 cavalos na gasolina e 96 cavalos no etanol. A melhor aceleração de 0 à 100 km/h no hatchback 1,3 litro, acontece em 11,8 segundos. Com moto r 1,5 litro são 11,1 segundos. E no sedan a marca é de 11,3 segundos (sempre com etanol). Para ambos os tipos de carroceria, o Etios tem nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
 
Desde o seu lançamento em setembro de 2012, o Etios se destaca pelo baixo custo de manutenção, e também apresenta os preços de seguro mais competitivos entre os hatchbacks compactos. Segundo o ranking do Car Group do Cesvi, o Etios está posicionado entre os primeiros, em ambas as carrocerias. O seguro Toyota para o Etios possui um dos preços mais baixos da categoria.
 
Duas novas cores foram introduzidas na linha 2015,sendo: branco pérola e o azul techno, complementando os tons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para o Cross.
 
Os preços da linha Etios 2015 são os seguintes: Etios Hatchback: X por R$ 38.380,00; XS por R$ 42.620,00; XLS por R$ 46.220,00; Cross por R$ 49.190,00 e Platinum por R$ 49.120,00. O Etios sedan parte de R$ 42.470,00; XS por R$ 45.190,00; XLS por R$ 48.880,00 e o Platinum por R$ 51.780,00.

Notícias < Voltar
Toyota melhora (um pouco) o Etios 2015
 

Toyota melhora (um pouco) o Etios 2015

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Compacto japonês recebeu poucas melhorias de conteúdo

22 de Setembro de 2014

A Toyota apresentou a nova linha 2015 do seu compacto. Sem mudanças estruturais, a família Etios incorpora itens de conforto e conveniência. Outra novidade aparece na versão topo de linha Platinum, que passa a contar com central multimídia com navegador, câmera de ré, reprodução de DVD e até TV digital (no sistema brasileiro).
 
Atualmente, a família Etios tem nove opções de configuração, sendo cinco hatchbacks e quatro sedans. A linha 2015 conta com as versões X, XS, XLS e Platinum. Independente da carroceria, o Etios só esta disponível com câmbio manual de cinco marchas. Apenas a versão X vem equipada com moto r 1,3 litro – 16V. Todas as demais versões saem equipadas com moto r 1,5 litro - 16V. Todas as versões do sedan contam com a moto rização 1.5 litro - 16V. Exclusivamente na carroceria hatch, existe a versão Cross (de visual aventureiro).
 
Equipamentos de série
 
Toda a família Etios, desde a versão de entrada, vem equipada com air bag duplo frontal e freios ABS, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, vidros e travas com acionamento elétrico.
 
As mudanças na linha 2015
 
Na linha 2015, a Toyota acrescentou novos equipamentos. Na versão X foi incluído novo indicador do nível de combustível e relógio digital. A principal novidade é o volante com o mesmo desenho do novo Corolla 2015. O assento do moto rista também recebeu regulagem de altura. Outras inclusões foram o alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função simples toque para o acionamento elétrico do vidro do moto rista.
 
A versão XS soma sistema de áudio com conexão Bluetooth, alarme por controle re moto , comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.
 
Como novidade as versões XLS e Cross, trazem acabamento do volante revestido em couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos.
 
Já a versão Platinum (apresentada recentemente) passa a contar com central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, além de controle no volante e conexão Bluetooth. Por fora, o Etios Platinum traz rodas de 15 polegadas com acabamento escurecido, além de sensor de estacionamento, lanternas traseiras com máscara negra, grade frontal cromada e faróis de neblina.
 
De resto, não existem mais mudanças na linha 2015, do Etios. Aliás, a Toyota perdeu a chance de atender ao pedido de inúmeros clientes, bem como de vários revendedores, para modificar o polêmico mostrador de instrumentos central, migrando para o formato tradicional. Essa mudança deverá ficar mais para frente, quando a marca promover um amplo face-lift, na família Etios.
 
Boas características
 
Ainda que o Toyota Etios não seja um campeão de elogios no visual, ele traz alguns pontos interessantes. Ele conquistou quatro estrelas em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
 
Os moto res 1,3 e 1,5 litro, ambos 16V e Flex Fuel apresentam desempenho convincente. O moto r 1,3 litro entrega 84 cavalos com gasolina e 90 cavalos com etanol. Já o 1.5 litro chega à 92 cavalos na gasolina e 96 cavalos no etanol. A melhor aceleração de 0 à 100 km/h no hatchback 1,3 litro, acontece em 11,8 segundos. Com moto r 1,5 litro são 11,1 segundos. E no sedan a marca é de 11,3 segundos (sempre com etanol). Para ambos os tipos de carroceria, o Etios tem nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
 
Desde o seu lançamento em setembro de 2012, o Etios se destaca pelo baixo custo de manutenção, e também apresenta os preços de seguro mais competitivos entre os hatchbacks compactos. Segundo o ranking do Car Group do Cesvi, o Etios está posicionado entre os primeiros, em ambas as carrocerias. O seguro Toyota para o Etios possui um dos preços mais baixos da categoria.
 
Duas novas cores foram introduzidas na linha 2015,sendo: branco pérola e o azul techno, complementando os tons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para o Cross.
 
Os preços da linha Etios 2015 são os seguintes: Etios Hatchback: X por R$ 38.380,00; XS por R$ 42.620,00; XLS por R$ 46.220,00; Cross por R$ 49.190,00 e Platinum por R$ 49.120,00. O Etios sedan parte de R$ 42.470,00; XS por R$ 45.190,00; XLS por R$ 48.880,00 e o Platinum por R$ 51.780,00.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!