Revista Comprecar
Volvo Cars lança XC90 agora com motor à diesel
Modelo é o único SUV de luxo vendido no Brasil a disponibilizar o recurso de direção semiautônoma até 130 km/h
Volvo Cars lança XC90 agora com motor à diesel
12 de Dezembro de 2016

Depois de apresentar o XC60 D5 em agosto de 2016, e estrear a moto rização diesel no Brasil, a Volvo Cars reforça sua presença no segmento de luxo com o utilitário esporte XC90 equipado com o avançado propulsor D5 Drive-E. A novidade já pode ser encontrada na Volvo Andreta Premium, na cidade de Jundiaí.
 
Agora, a XC90 conta também com o moto r biturbo de 2 litros e quatro cilindros. A potência máxima de 235 cv, com um impressionante torque máximo de 480 Nm, alcançados entre 1.750 e 2.250 rpm. O XC90 diesel acelera de 0 à 100 km/h em apenas 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.
 
A modernidade do D5 Drive-E reflete-se na solução tecnológica pioneira encontrada pela Volvo Cars para eliminar o atraso na resposta do moto r ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um desempenho significativo no arranque do veículo por meio de um sistema de ar comprimido.
 
O PowerPulse atua por meio de um pequeno compressor elétrico que, ao receber ar fresco do filtro de ar, o comprime para armazená-lo num depósito. Quando o acelerador é pressionado com o automóvel parado ou com o moto r abaixo dos 2 mil giros, na primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência cria justamente a reação instantânea do moto r. O ar no depósito é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a despejar um novo impulso ao toque no acelerador. Essa tecnologia exclusiva garante ótimo desempenho de arranque sem comprometer a eficiência do moto r Drive-E.
 
O XC90 diesel está equipado com sistema de tração AWD, que distribui a força do moto r para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo.
 
O powertrain do utilitário esporte da Volvo conta com transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.
 
Pilot Assist de 2.ª geração
 
Modelo mais inovador e seguro já produzido pela fabricante sueca em sua história, o XC90 diesel completa a linha 2017 do SUV topo de gama, que passa a oferecer o Pilot Assist de segunda geração. É o único utilitário esporte de luxo vendido no Brasil com tecnologia de direção semiautônoma, recurso no qual sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e um sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades até 130 km/h.
 
Como o sistema anterior era limitado a 50 km/h, a nova geração do Pilot Assist passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o moto rista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o carro na faixa. Assim, o esforço do moto rista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia.
 
O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo moto rista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.
 
Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância em relação ao carro adiante ou a velocidade configurada.
 
O moto rista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist via acelerador, freio e volante, de acordo com sua vontade. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante.
 
Duas versões de acabamento
 
O XC90 D5 chega ao mercado brasileiro em duas configurações. Na Momentum, o display central de 9 polegadas sensível ao toque permite ao moto rista e passageiro controlar diversas funções do veículo, como o sistema de áudio, o Sensus Navigation Pro, o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração, configurações de segurança e sistemas de suporte à condução.
 
O interior sofisticado e espaçoso abriga sete assentos individuais, que atendem os passageiros com o máximo conforto. Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros contam com booster integrado para crianças – a terceira fileira de bancos individuais é de série.
 
Assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis FULL LED com nivelamento automático e funções antiofuscante (AHB) e autodirecionais (ABL) estão igualmente presentes.
 
O moto rista também pode escolher seu modo de condução entre Comfort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada um deles oferece um ajuste específico para moto r, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nesta versão, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas.
 
Já a versão Inscription apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel. Fruto da parceria com a Bowers & Wilkins, dispõe de 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, entre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.
 
Essa configuração traz, ainda, o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o moto rista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.
 
O XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado se estende a componentes como a chave revestida de couro. As rodas, nesta versão, são de 20 polegadas.
 
Por dentro, os bancos têm apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação. Os assentos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro item exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do moto rista, além do teto solar panorâmico.
 
O XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego – e o inovador sistema de visão 360º, que projeta na tela central uma imagem aérea completa ao redor do veículo.
 
Segurança avançada
 
A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todos os equipamentos são de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa moto ristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.
 
O XC90 é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o moto rista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, nas quais os limites de velocidade são maiores. O SUV detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.
 
Na estrada, sair da pista pode provocar um acidente, por diferentes causas, como distração do moto rista, fadiga ou más condições de clima. O sistema de proteção em saída de estrada registra situações como essas e aciona os outros sistemas de prevenção de impactos aos ocupantes, como tensionar os cintos de segurança para manter as pessoas na posição mais protegida.
 
Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugurou a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.
 
O XC90 dispõe também da última geração do controle eletrônico anti-capotamento e do City Safety, que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. Esse recurso tem visão noturna e auxilia o moto rista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre, ciclista e animais de grande porte, com uma estratégia de alerta e de ajuda na frenagem. O modelo conta ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
 
Preço
 
O XC90 D5 já está disponível na Volvo Andreta Premium em Jundiaí com os seguintes preços promocionais de lançamento: R$ 369.950 (Momentum) e R$ 419.950 (Inscription). Conheça mais do estoque AQUI

Notícias < Voltar
Volvo Cars lança XC90 agora com motor à diesel
 

Volvo Cars lança XC90 agora com motor à diesel

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Modelo é o único SUV de luxo vendido no Brasil a disponibilizar o recurso de direção semiautônoma até 130 km/h

12 de Dezembro de 2016

Depois de apresentar o XC60 D5 em agosto de 2016, e estrear a moto rização diesel no Brasil, a Volvo Cars reforça sua presença no segmento de luxo com o utilitário esporte XC90 equipado com o avançado propulsor D5 Drive-E. A novidade já pode ser encontrada na Volvo Andreta Premium, na cidade de Jundiaí.
 
Agora, a XC90 conta também com o moto r biturbo de 2 litros e quatro cilindros. A potência máxima de 235 cv, com um impressionante torque máximo de 480 Nm, alcançados entre 1.750 e 2.250 rpm. O XC90 diesel acelera de 0 à 100 km/h em apenas 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.
 
A modernidade do D5 Drive-E reflete-se na solução tecnológica pioneira encontrada pela Volvo Cars para eliminar o atraso na resposta do moto r ao pisar no acelerador, conhecido como turbo lag. O que o PowerPulse faz é entregar um desempenho significativo no arranque do veículo por meio de um sistema de ar comprimido.
 
O PowerPulse atua por meio de um pequeno compressor elétrico que, ao receber ar fresco do filtro de ar, o comprime para armazená-lo num depósito. Quando o acelerador é pressionado com o automóvel parado ou com o moto r abaixo dos 2 mil giros, na primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência cria justamente a reação instantânea do moto r. O ar no depósito é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a despejar um novo impulso ao toque no acelerador. Essa tecnologia exclusiva garante ótimo desempenho de arranque sem comprometer a eficiência do moto r Drive-E.
 
O XC90 diesel está equipado com sistema de tração AWD, que distribui a força do moto r para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo.
 
O powertrain do utilitário esporte da Volvo conta com transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.
 
Pilot Assist de 2.ª geração
 
Modelo mais inovador e seguro já produzido pela fabricante sueca em sua história, o XC90 diesel completa a linha 2017 do SUV topo de gama, que passa a oferecer o Pilot Assist de segunda geração. É o único utilitário esporte de luxo vendido no Brasil com tecnologia de direção semiautônoma, recurso no qual sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e um sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades até 130 km/h.
 
Como o sistema anterior era limitado a 50 km/h, a nova geração do Pilot Assist passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o moto rista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o carro na faixa. Assim, o esforço do moto rista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia.
 
O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo moto rista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.
 
Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância em relação ao carro adiante ou a velocidade configurada.
 
O moto rista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist via acelerador, freio e volante, de acordo com sua vontade. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante.
 
Duas versões de acabamento
 
O XC90 D5 chega ao mercado brasileiro em duas configurações. Na Momentum, o display central de 9 polegadas sensível ao toque permite ao moto rista e passageiro controlar diversas funções do veículo, como o sistema de áudio, o Sensus Navigation Pro, o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração, configurações de segurança e sistemas de suporte à condução.
 
O interior sofisticado e espaçoso abriga sete assentos individuais, que atendem os passageiros com o máximo conforto. Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros contam com booster integrado para crianças – a terceira fileira de bancos individuais é de série.
 
Assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis FULL LED com nivelamento automático e funções antiofuscante (AHB) e autodirecionais (ABL) estão igualmente presentes.
 
O moto rista também pode escolher seu modo de condução entre Comfort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada um deles oferece um ajuste específico para moto r, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nesta versão, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas.
 
Já a versão Inscription apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel. Fruto da parceria com a Bowers & Wilkins, dispõe de 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, entre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.
 
Essa configuração traz, ainda, o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o moto rista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.
 
O XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado se estende a componentes como a chave revestida de couro. As rodas, nesta versão, são de 20 polegadas.
 
Por dentro, os bancos têm apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação. Os assentos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro item exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do moto rista, além do teto solar panorâmico.
 
O XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego – e o inovador sistema de visão 360º, que projeta na tela central uma imagem aérea completa ao redor do veículo.
 
Segurança avançada
 
A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todos os equipamentos são de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa moto ristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.
 
O XC90 é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o moto rista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, nas quais os limites de velocidade são maiores. O SUV detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.
 
Na estrada, sair da pista pode provocar um acidente, por diferentes causas, como distração do moto rista, fadiga ou más condições de clima. O sistema de proteção em saída de estrada registra situações como essas e aciona os outros sistemas de prevenção de impactos aos ocupantes, como tensionar os cintos de segurança para manter as pessoas na posição mais protegida.
 
Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugurou a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.
 
O XC90 dispõe também da última geração do controle eletrônico anti-capotamento e do City Safety, que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. Esse recurso tem visão noturna e auxilia o moto rista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre, ciclista e animais de grande porte, com uma estratégia de alerta e de ajuda na frenagem. O modelo conta ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
 
Preço
 
O XC90 D5 já está disponível na Volvo Andreta Premium em Jundiaí com os seguintes preços promocionais de lançamento: R$ 369.950 (Momentum) e R$ 419.950 (Inscription). Conheça mais do estoque AQUI

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!