Revista Comprecar
Conheça algumas das tecnologias de ponta da Volkswagen
SUV Touareg V8 incorpora muitos equipamentos, pouco conhecidos pela maioria dos clientes
Conheça algumas das tecnologias de ponta da Volkswagen
01 de Setembro de 2017

A Volkswagen se tornou conhecida por vender veículos de baixo custo e ótima durabilidade. Foi assim que o VW Gol se tornou um dos veículos mais vendidos na história do mercado brasileiro. Mas a marca Volkswagen oferece muito mais que veículos de baixo custo. A marca comercializa há um bom tempo (no Brasil, inclusive) veículos com tecnologia de ponta, comparável aos melhores veículos de segmento premium. O SUV Volkswagen Touareg é um bom exemplo de produto que representa o ápice da tecnologia da marca, em especial na versão V8 com o pacote R-Line.
 
São diversos destaques nesse SUV. Alguns dos exemplos são os freios com sistema “Multicollision Brake” (recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente) ou ainda o sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros). E a lista continua! A título de curiosidade, o VW Touareg é construído na mesma plataforma do SUV Porsche Cayenne (a Porsche é uma das empresas do grupo Volkswagen). Isso garante a qualidade técnica e superioridade tecnológica desse produto da VW.
 
Suspensão a ar
 
Um equipamento muito útil no Touareg V8 R-Line é sua suspensão a ar. Trata-se de uma suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo. A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.
 
Substituindo o conjunto de molas e amortecedores, a suspensão à ar utiliza bolsas pneumáticas de alta resistência que permitem aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 30 cm, em percursos fora de estrada. O veículo pode ter 4 alturas diferentes.
 
A primeira é a de “descanso” que serve para auxiliar na carga e descarga do veículo. Essa deixa o Touareg bem baixo, e só pode ser usada com o veículo parado. O próximo nível serve para o veículo trafegar em ruas e estradas, num uso normal. O nível seguinte (um pouco mais alto) é usado para condições de pisos mais irregulares, e só pode ser utilizado em velocidades de até 60 km/h. E o último nível com a altura bem mais alta, serve para condições severas de fora-de-estrada, e só pode ser utilizado em condições extremas, com velocidades de até 30 km/h.
 
O motorista pode selecionar essas configurações por meio de um botão rotativo no console central, ou o SUV pode decidir qual é a altura ideal de uso, de acordo com o uso do veículo. A medida que a velocidade sobe, a carroceria pode ser rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.
 
Outra vantagem do sistema pneumático é a operação mais precisa do conjunto. Diferente da mola e amortecedor, o sistema à ar é muito mais macio ao absorver irregularidades, e também permite menor inclinação da carroceria, em manobras mais bruscas.
 
Por fim, existem um botão no porta-malas do veículo que deixa o usuário ajustar a altura da traseira, quando o SUV está parado. Isso ajuda na carga e descarga de objetos.   
 
Detector de fadiga
 
Outra tecnologia de série do Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista, e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
 
Esse sistema opera monitorando o volante, os pedais (freio e acelerador) e até o uso de equipamentos como rádio e luzes de seta. Através de cálculos avançados, o sistema busca interpretar como o carro é conduzido, tentando identificar manobras incorretas. E nesse caso, entendendo que o motorista pode estar cansado.
 
Controle de cruzeiro adaptativo
 
O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Brake” (frenagem de emergência na cidade) são outros diferenciais desse SUV. Ele também inclui a função “stop-and-go”.
 
O Touareg V8 vem equipado com o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal.
 
Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.
 
Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.
 
Além dos sistemas de auxílio frontal, o Touareg R-Line vem equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos. Isso avisa quando algum veículo se aproxima do SUV, na região do ponto cego.
 
Freios com sistema “Multicollision Brake”
 
O Touareg traz de série o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”. Estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais, são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.
 
Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.
 
O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado.
 
Esse sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veículo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.
 
Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros)
 
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem percebida por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.
 
Motor V8 e câmbio de oito marchas
 
O Touareg R-Line é oferecido com o motor V8 FSI de 4,2 litros e com 360 cv de potência máxima. A transmissão é automática de oito marchas com recurso Tiptronic. A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a sétima e oitava marcha, sejam usadas como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível. A velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e a oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.
 
Tração 4Motion
 
O Touareg V8 tem como equipamento de série o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial central autobloqueante Torsen. O Touareg conta também com um programa de direção “off road” operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.
 
O sistema Torsen normalmente opera com uma distribuição de 60% de força no eixo traseiro, e 40% no dianteiro. Mas pode ocorrer uma variação de até 20% para mais, ou menos. Ou seja, de acordo com a situação de uso, a distribuição pode ser 20/80%, ou 60/40% respectivamente. Tudo feito automaticamente, visando garantir a tração do veículo nas situações mais difíceis. De forma complementar, os demais sistemas de apoio podem frear isoladamente, qualquer roda que esteja patinando, por falta de aderência.
 
Visão 360 graus
 
O Touareg oferece também o “Area View”. Trata-se de uma tecnologia permite uma visão abrangente de 360° em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo – recurso muito útil para manobras. São 4 câmeras distribuídas ao redor do veículo. Uma na frente, duas abaixo dos espelhos laterais e um na parte traseira. A imagem é exibida na tela do sistema multimídia. O motorista ainda pode escolher qual imagem quer ver de forma ampliada, no caso de executar uma manobra específica. O sistema se ativa automaticamente, quando o motorista engata a marcha ré, ou ainda por meio de um botão no painel.
 
Multimídia completo
 
O sistema de som e navegação do Touareg dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela sensível ao toque de oito polegadas – capaz de mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas num disco rígido interno de 60 gigabytes. Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser copiados de CDs, DVDs ou cartões SD. 

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SUV Touareg V8 incorpora muitos equipamentos, pouco conhecidos pela maioria dos clientes

01 de Setembro de 2017

A Volkswagen se tornou conhecida por vender veículos de baixo custo e ótima durabilidade. Foi assim que o VW Gol se tornou um dos veículos mais vendidos na história do mercado brasileiro. Mas a marca Volkswagen oferece muito mais que veículos de baixo custo. A marca comercializa há um bom tempo (no Brasil, inclusive) veículos com tecnologia de ponta, comparável aos melhores veículos de segmento premium. O SUV Volkswagen Touareg é um bom exemplo de produto que representa o ápice da tecnologia da marca, em especial na versão V8 com o pacote R-Line.
 
São diversos destaques nesse SUV. Alguns dos exemplos são os freios com sistema “Multicollision Brake” (recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente) ou ainda o sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros). E a lista continua! A título de curiosidade, o VW Touareg é construído na mesma plataforma do SUV Porsche Cayenne (a Porsche é uma das empresas do grupo Volkswagen). Isso garante a qualidade técnica e superioridade tecnológica desse produto da VW.
 
Suspensão a ar
 
Um equipamento muito útil no Touareg V8 R-Line é sua suspensão a ar. Trata-se de uma suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo. A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.
 
Substituindo o conjunto de molas e amortecedores, a suspensão à ar utiliza bolsas pneumáticas de alta resistência que permitem aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 30 cm, em percursos fora de estrada. O veículo pode ter 4 alturas diferentes.
 
A primeira é a de “descanso” que serve para auxiliar na carga e descarga do veículo. Essa deixa o Touareg bem baixo, e só pode ser usada com o veículo parado. O próximo nível serve para o veículo trafegar em ruas e estradas, num uso normal. O nível seguinte (um pouco mais alto) é usado para condições de pisos mais irregulares, e só pode ser utilizado em velocidades de até 60 km/h. E o último nível com a altura bem mais alta, serve para condições severas de fora-de-estrada, e só pode ser utilizado em condições extremas, com velocidades de até 30 km/h.
 
O motorista pode selecionar essas configurações por meio de um botão rotativo no console central, ou o SUV pode decidir qual é a altura ideal de uso, de acordo com o uso do veículo. A medida que a velocidade sobe, a carroceria pode ser rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.
 
Outra vantagem do sistema pneumático é a operação mais precisa do conjunto. Diferente da mola e amortecedor, o sistema à ar é muito mais macio ao absorver irregularidades, e também permite menor inclinação da carroceria, em manobras mais bruscas.
 
Por fim, existem um botão no porta-malas do veículo que deixa o usuário ajustar a altura da traseira, quando o SUV está parado. Isso ajuda na carga e descarga de objetos.   
 
Detector de fadiga
 
Outra tecnologia de série do Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista, e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
 
Esse sistema opera monitorando o volante, os pedais (freio e acelerador) e até o uso de equipamentos como rádio e luzes de seta. Através de cálculos avançados, o sistema busca interpretar como o carro é conduzido, tentando identificar manobras incorretas. E nesse caso, entendendo que o motorista pode estar cansado.
 
Controle de cruzeiro adaptativo
 
O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Brake” (frenagem de emergência na cidade) são outros diferenciais desse SUV. Ele também inclui a função “stop-and-go”.
 
O Touareg V8 vem equipado com o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal.
 
Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.
 
Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.
 
Além dos sistemas de auxílio frontal, o Touareg R-Line vem equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos. Isso avisa quando algum veículo se aproxima do SUV, na região do ponto cego.
 
Freios com sistema “Multicollision Brake”
 
O Touareg traz de série o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”. Estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais, são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.
 
Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.
 
O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado.
 
Esse sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veículo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.
 
Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros)
 
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem percebida por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.
 
Motor V8 e câmbio de oito marchas
 
O Touareg R-Line é oferecido com o motor V8 FSI de 4,2 litros e com 360 cv de potência máxima. A transmissão é automática de oito marchas com recurso Tiptronic. A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a sétima e oitava marcha, sejam usadas como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível. A velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e a oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.
 
Tração 4Motion
 
O Touareg V8 tem como equipamento de série o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial central autobloqueante Torsen. O Touareg conta também com um programa de direção “off road” operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.
 
O sistema Torsen normalmente opera com uma distribuição de 60% de força no eixo traseiro, e 40% no dianteiro. Mas pode ocorrer uma variação de até 20% para mais, ou menos. Ou seja, de acordo com a situação de uso, a distribuição pode ser 20/80%, ou 60/40% respectivamente. Tudo feito automaticamente, visando garantir a tração do veículo nas situações mais difíceis. De forma complementar, os demais sistemas de apoio podem frear isoladamente, qualquer roda que esteja patinando, por falta de aderência.
 
Visão 360 graus
 
O Touareg oferece também o “Area View”. Trata-se de uma tecnologia permite uma visão abrangente de 360° em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo – recurso muito útil para manobras. São 4 câmeras distribuídas ao redor do veículo. Uma na frente, duas abaixo dos espelhos laterais e um na parte traseira. A imagem é exibida na tela do sistema multimídia. O motorista ainda pode escolher qual imagem quer ver de forma ampliada, no caso de executar uma manobra específica. O sistema se ativa automaticamente, quando o motorista engata a marcha ré, ou ainda por meio de um botão no painel.
 
Multimídia completo
 
O sistema de som e navegação do Touareg dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela sensível ao toque de oito polegadas – capaz de mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas num disco rígido interno de 60 gigabytes. Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser copiados de CDs, DVDs ou cartões SD. 

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