Revista Comprecar
Jeep Renegade Flex tem o mesmo motor dos carros da Fiat!?
Essa é uma polêmica que muitos discutem, mas poucos informam a verdade!
Jeep Renegade Flex tem o mesmo motor dos carros da Fiat!?
06 de Julho de 2015

Por Jorge Augusto

Desde que o Jeep Renegade chegou ao mercado, criou-se uma enorme polêmica sobre a origem do seu moto r 1,8 litro - 16 válvulas Flex, da família EtorQ. Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o moto r que esta no Jeep Renegade, é o mesmo que equipa modelos da Fiat, como Bravo e Linea.
 
E justamente por isso, a Revista Comprecar foi investigar essa equivocada informação. Já de cara, podemos afirmar que o moto r do Jeep Renegade (batizado de EtorQ EVO), é bastante diferente do moto r que esta nos modelos da Fiat. Praticamente, apenas o virabrequim é o mesmo do EtorQ presente nos Fiat. Todo o resto, são peças bem diferentes que estão no moto r do Jeep Renegade nas versões Flex.
 
É fato que o EtorQ EVO é uma evolução do EtorQ, ambos produzidos na fábrica da Tritec em Campo Largo - PR (agora do grupo FCA). Mas eles são efetivamente diferentes. Tão diferentes, que não é possível usar as peças de um moto r, no outro moto r. O EtorQ EVO traz uma série de novidades, em relação aos moto res EtorQ dos carros da Fiat.
 
Resumidamente, pode-se destacar: um cabeçote completamente novo, novos coletores de admissão e escapamento; inclusão da tecnologia VVT (comando variável) e uso de materiais com menor atrito. Essas mudanças produziram mudanças significativas na curva de torque (entre 2.750 rpm e 3.750 rpm) e redução do consumo de combustível.
 
Outra mudança expressiva esta na taxa de compressão. Enquanto o moto r EtorQ Fiat tem taxa de 11,2:1, o EtorQ EVO a taxa sobe para 12,5:1, Além disso conta com uma câmara de combustão otimizada e velas menores. Outra mudança no moto r EtorQ EVO é a bomba de óleo variável. Além do comando variável, as válvulas presentes no cabeçote do EtorQ EVO, também contam com diâmetro maior, visando melhorar a eficiência volumétrica dentro do cilindro.
 
Os pistões também são novos. Eles tem menor atrito, operam com maior taxa de compressão, trazem uma nova configuração na parte superior e produzem uma queima mais eficiente em conjunto com o novo desenho do cabeçote.
 
Com essas mudanças se obtém como melhorias:
 
- 2 Nm no torque máximo a mais com Etanol e com Gasolina.
- 5 Nm a mais a 1500 rpm com Gasolina e 6 Nm a mais a 1500 rpm com Etanol.
- 18 Nm a mais a 3500 rpm com Gasolina e com Etanol.
- Curva de torque plana entre 3.750 e 4.750 RPM.
- Curva de torque ascendente até 3.750 RPM
 
Portanto, ainda que a potência máxima dos moto res seja EtorQ e EtorQ EVO sejam as mesmas, a forma como a potência é entregue no veículo, é bastante diferente. Não podemos esquecer, que o Jeep Renegade é mais pesado que o carros da Fiat, que usam o moto r EtorQ 1,8 litro. Assim, o resultado da performance também muda bastante. Mas o fato é que, EtorQ Fiat e EtorQ EVO do Renegade, são moto res bem diferentes.
 
Confiram as imagens que mostram as curvas de torque e potência, bem como as diferenças mecânicas presentes nos dois moto res.

Conheça um pouco mais do Jeep Renegade Sport, clicando AQUI!

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Jeep Renegade Flex tem o mesmo motor dos carros da Fiat!?

Jeep Renegade Flex tem o mesmo motor dos carros da Fiat!?

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Essa é uma polêmica que muitos discutem, mas poucos informam a verdade!

06 de Julho de 2015

Por Jorge Augusto

Desde que o Jeep Renegade chegou ao mercado, criou-se uma enorme polêmica sobre a origem do seu moto r 1,8 litro - 16 válvulas Flex, da família EtorQ. Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o moto r que esta no Jeep Renegade, é o mesmo que equipa modelos da Fiat, como Bravo e Linea.
 
E justamente por isso, a Revista Comprecar foi investigar essa equivocada informação. Já de cara, podemos afirmar que o moto r do Jeep Renegade (batizado de EtorQ EVO), é bastante diferente do moto r que esta nos modelos da Fiat. Praticamente, apenas o virabrequim é o mesmo do EtorQ presente nos Fiat. Todo o resto, são peças bem diferentes que estão no moto r do Jeep Renegade nas versões Flex.
 
É fato que o EtorQ EVO é uma evolução do EtorQ, ambos produzidos na fábrica da Tritec em Campo Largo - PR (agora do grupo FCA). Mas eles são efetivamente diferentes. Tão diferentes, que não é possível usar as peças de um moto r, no outro moto r. O EtorQ EVO traz uma série de novidades, em relação aos moto res EtorQ dos carros da Fiat.
 
Resumidamente, pode-se destacar: um cabeçote completamente novo, novos coletores de admissão e escapamento; inclusão da tecnologia VVT (comando variável) e uso de materiais com menor atrito. Essas mudanças produziram mudanças significativas na curva de torque (entre 2.750 rpm e 3.750 rpm) e redução do consumo de combustível.
 
Outra mudança expressiva esta na taxa de compressão. Enquanto o moto r EtorQ Fiat tem taxa de 11,2:1, o EtorQ EVO a taxa sobe para 12,5:1, Além disso conta com uma câmara de combustão otimizada e velas menores. Outra mudança no moto r EtorQ EVO é a bomba de óleo variável. Além do comando variável, as válvulas presentes no cabeçote do EtorQ EVO, também contam com diâmetro maior, visando melhorar a eficiência volumétrica dentro do cilindro.
 
Os pistões também são novos. Eles tem menor atrito, operam com maior taxa de compressão, trazem uma nova configuração na parte superior e produzem uma queima mais eficiente em conjunto com o novo desenho do cabeçote.
 
Com essas mudanças se obtém como melhorias:
 
- 2 Nm no torque máximo a mais com Etanol e com Gasolina.
- 5 Nm a mais a 1500 rpm com Gasolina e 6 Nm a mais a 1500 rpm com Etanol.
- 18 Nm a mais a 3500 rpm com Gasolina e com Etanol.
- Curva de torque plana entre 3.750 e 4.750 RPM.
- Curva de torque ascendente até 3.750 RPM
 
Portanto, ainda que a potência máxima dos moto res seja EtorQ e EtorQ EVO sejam as mesmas, a forma como a potência é entregue no veículo, é bastante diferente. Não podemos esquecer, que o Jeep Renegade é mais pesado que o carros da Fiat, que usam o moto r EtorQ 1,8 litro. Assim, o resultado da performance também muda bastante. Mas o fato é que, EtorQ Fiat e EtorQ EVO do Renegade, são moto res bem diferentes.
 
Confiram as imagens que mostram as curvas de torque e potência, bem como as diferenças mecânicas presentes nos dois moto res.

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