Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Sistema da Mercedes-Benz reduz custos, em caminhões

Sistema da Mercedes-Benz reduz custos, em caminhões

FleetBoard é o sistema mais avançado entre todos os fabricantes de veículos comerciais

Reconhecida no mercado brasileiro por oferecer uma solução completa aos seus clientes, a Mercedes-Benz disponibiliza aos transportadores de carga e logística um produto de alta tecnologia para a gestão de frota e agora rastreamento. Até então somente disponível para os extrapesados Axor e Actros, o FleetBoard passa a ser oferecido, a partir de março 2015, para toda a linha de caminhões da marca.
 
O FleetBoard utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos moto ristas, assim como auxiliar na segurança do veículo e da carga.
 
O FleetBoard é o sistema de telemática mais avançado e completo entre todos os fabricantes de veículos comerciais. O novo FleetBoard reforça o conceito da oferta por parte da Mercedes-Benz de uma solução completa para o sucesso do transportador. Esse sistema integra um conjunto de serviços e soluções oferecidos pela Mercedes-Benz para atender o cliente de uma forma ainda mais completa. Este portfólio inclui também a SelecTrucks, unidade de negócios de caminhões seminovos, bem como contratos de manutenção e ampla oferta de peças genuínas Mercedes-Benz, peças da linha Alliance Truck Parts e peças remanufaturadas da linha RENOV.
 
Através de uma parceria com uma empresa, a Zatix, a nova geração do FleetBoard oferece sofisticadas soluções para o rastreamento e gerenciamento de risco de cargas e logística. O objetivo é apoiar o cliente na localização dos veículos e cargas, inclusive em caso de furtos e roubos. Para esta prestação de serviços é utilizada uma tecnologia de ponta, possibilitando a localização geográfica do veículo e carga caso seja solicitada pelo Cliente. O cliente do FleetBoard conta ainda com suporte da Central de Atendimento 24 horas, durante sete dias por semana, bem como da Rede de Assistência Técnica, presente em todo o País.
 
Uma demanda dos transportadores que foi integrada a nova geração do FleetBoard é que o sistema não seja manipulável. O novo aparelho não está visível no interior da cabina e faz parte do gerenciamento eletrônico do veículo. Por isso, é seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada.
 
Os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada moto rista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução.
 
Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo.
 
A avaliação do estilo de condução de todos os moto ristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade. O treinamento dos moto ristas é contínuo, identificando as conduções inadequadas e contribuindo para o aprimoramento profissional do moto rista.
 
Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o moto rista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico re moto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.
 
O acesso aos dados e às informações da frota é muito simples, bastando apenas um computador ou telefone móvel com Internet e a contratação dos serviços. A gestão de frota é feita à distância, nos computadores dos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões, entre outras.