Categorias
Dicas

Entenda tudo sobre o Renavam

CNH, DPVAT, IPVA, Renach. Quando você tira sua carteira de habilitação e compra seu primeiro carro, são muitas as siglas que você precisa aprender. Por isso, é comum que muitos motoristas não tenham familiaridade com o que cada uma delas significa. 

Uma dessas siglas importantes é o Renavam, ou Registro Nacional de Veículos Automotores. Se você não sabe o que é, não se preocupe. O Comprecar preparou um artigo especial para te ajudar nessa missão. Não deixe de acompanhá-lo até o fim. 

Leia também: O que é Renach?

O que é Renavam?

Assim como pessoas físicas têm o CPF, e as pessoas jurídicas, o CNPJ, os carros têm o Renavam. O Registro Nacional de Veículos Automotores é uma sequência de números que guarda informações importantíssimas sobre os veículos. 

Com os onze dígitos do Renavam, motoristas têm acesso a todas as informações sobre o carro, desde a sua fabricação ou importação até o emplacamento, passando por processos de compra e venda, mudança de estado, mudanças no aspecto físico do veículo e muito mais. O Renavam acompanha o carro desde a sua fabricação até o seu último dono. 

Entre as informações presentes no Renavam estão: 

  • Placa;
  • Marca ou modelo;
  • Ano de fabricação;
  • Município;
  • Cor;
  • Tipo de combustível;
  • Débitos de IPVA e seguros;
  • Multas;
  • Registros de roubo, furto ou sinistros;
  • E muito mais! 

As informações contidas no Renavam estão disponíveis a todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), formando uma grande rede nacional de troca de dados. Todos os registros do Renavam não podem ser alterados e são válidos em todos os estados do Brasil. 

Para que serve o Renavam?

Por conter tantas informações importantes, o Renavam serve como uma verdadeira identidade do veículo, tornando muito mais fácil a visualização de pendências com a justiça, multas e outras irregularidades. 

Por isso, o Renavam é o recurso número um para motoristas que pretendem comprar um carro usado ou seminovo. Ao consultar o Registro Nacional de Veículos Automotores, você poderá entender o histórico do veículo e decidir se comprá-lo é, ou não, um bom negócio. 

Quando é feito o Renavam?

O Renavam é um número intransferível e único para cada veículo. Por isso, sua criação acontece durante o primeiro registro junto ao Detran. 

Como consultar o Renavam?

O processo para consultar o Renavam de um veículo requer acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Esse é um documento obrigatório para todos os carros que estão em circulação. 

O Renavam é composto por onze dígitos e fica localizado no canto superior esquerdo do documento CRLV. 

Existem muitos sites que oferecem a consulta do Renavam apenas com a placa do veículo, mas esse não é um procedimento possível. Devido aos recursos de segurança, a consulta do Renavam pode acontecer apenas se você seguir os seguintes passos: 

  • Tenha em mãos a placa do carro, o CPF do atual dono e o número do Renavam;
  • Acesse o site do Denatran ou Detran no qual o carro é registrado; ou faça a consulta presencialmente em uma das unidades físicas dos órgãos. 

Como solicitar a segunda via do Renavam?

Se você precisa de uma segunda via, basta ir pessoalmente a um posto do Detran de seu estado. Esse processo pode ser feito apenas presencialmente por motivos de segurança. 

Seu carro usado está no Comprecar! 

Comprar um carro é sempre um momento de alegria para muitos motoristas. Pensando nisso, o Comprecar preocupa-se em oferecer uma boa experiência de compra, com um site rápido e fácil de usar.
Nós somos um dos maiores classificados de carros usados do Brasil! Visite nosso site para descobrir todas as ofertas que temos na sua região!

Encontre: Crossfox | Jeep Compass Usado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *