Categorias
Compra e Venda

Saiba como funciona um consórcio de carros usados

Veja um guia completo de como funciona consórcio de carros usados e como escolher consórcio ideal.

Fazer um consórcio pode ser a opção financeiramente mais segura para muitos brasileiros, afinal, as parcelas são baixas e não há juros envolvidos no processo. Isso simplifica a adesão e permite que a aquisição de um veículo seja mais democrática para todos.

Continue a leitura e veja como funciona consórcio de carros usados!

Como funciona consórcio de carros usados?

O consórcio de carros usados funciona igualmente ao consórcio de carros novos. Em um primeiro momento, é feita uma proposta de pagamentos mensais e uma data máxima para a contemplação do consorciado. 

Após assinar o contrato, o contratante paga as parcelas e todos os meses tem a chance de ser contemplado.

Mensalmente acontece um sorteio para os consorciados. Todo o processo é realizado de forma idônea para que todos tenham as mesmas chances. 

Quem for sorteado recebe a carta de crédito e já pode retirar o carro antes mesmo de concluir o pagamento das parcelas. 

Além disso, a cada mês é possível fazer um lance, no qual você oferece uma porcentagem do valor do bem para efetuar o pagamento à vista. 

Caso o seu lance seja maior que o dos outros cotistas, você paga esse valor de maneira antecipada, recebe a carta de crédito e continua quitando as parcelas.

Quais são as vantagens de fazer um consórcio para carros usados?

Ao fazer um consórcio para compra de um veículo usado, você conta com os seguintes benefícios:

  • Parcelas com valores mais baixos;
  • Não há juros, apenas o pagamento de uma taxa de administração;
  • Possibilidade de ser sorteado logo nas primeiras parcelas;
  • Valor reduzido do IPVA e do seguro em comparação a um carro novo.

Como fazer um consórcio de carros usados?

Para aderir a um consórcio como esse, basta seguir os passos a seguir:

1. Pesquise e decida o modelo e o tipo de carro usado

A primeira etapa é pesquisar e decidir o modelo e o tipo de carro usado que você deseja comprar. Considere seus objetivos, necessidades e orçamento. Você pode pesquisar online, em revistas especializadas ou em concessionárias.

Consórcio carros usados: até que ano?

As administradoras de consórcios geralmente estabelecem um limite de ano de fabricação para os carros usados que podem ser adquiridos. Esse limite varia de administradora para administradora, mas geralmente é de 5 a 10 anos de fabricação.

💡Leia também: Qual a quilometragem ideal para comprar um usado? Descubra!

2. Escolha a administradora de consórcio

A próxima etapa é procurar uma administradora especializada ou até mesmo o banco da sua confiança. Por lá, você vai saber quais consórcios estão em andamento e quais ainda podem aceitar novos cotistas.

Existem várias administradoras no mercado, por isso é importante comparar as taxas administrativas, a tabela de consórcio de carros, e as condições de pagamento antes de tomar uma decisão.

Para escolher uma administradora, considere fatores como:

  • Reputação: a administradora é confiável?
  • Taxas administrativas: quais são as taxas administrativas?
  • Condições de pagamento: quais são as condições de pagamento?
  • Promoções: a administradora oferece promoções?

3. Definição do plano de consórcio

papeis de carro

Depois de escolher a administradora, você precisa definir o plano de consórcio, que determina o valor da carta de crédito, bem como o número e o valor das parcelas.

Para definir o plano de consórcio, considere:

  • Valor da carta de crédito: quanto você precisa para comprar o carro?
  • Número de parcelas: quanto tempo você tem para pagar o consórcio?
  • Valor das parcelas: quanto você pode pagar por mês?

4. Contratação e adesão

Com o plano de consórcio definido, você então precisa contratar e aderir ao consórcio. Para isso, é preciso preencher um formulário de inscrição e pagar uma taxa de adesão.

Em seguida você receberá um contrato — que deve ser lido atentamente antes de assinar. Esse documento deve conter todas as informações sobre o consórcio, como o valor da carta de crédito, o número de parcelas, o valor das parcelas e as taxas administrativas. 

5. Transferência da documentação

Como visto até aqui, o processo todo é muito simples e rápido, sendo que, quando você tiver a carta de crédito em mãos, será como comprar um carro à vista na concessionária ou revenda de automóveis.

A partir daí, você precisará transferir a documentação do carro para o seu nome. Para isso, você precisará levar os seguintes documentos para a concessionária:

  • Cópia do contrato de consórcio;
  • Cópia da RG e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do licenciamento do carro. 

A concessionária irá verificar os documentos e fazer a transferência da documentação para o seu nome. Depois disso, você poderá retirar o carro.

Como escolher o consórcio ideal?

O primeiro passo é pesquisar informações sobre a administradora do consórcio, verifique se há dados relevantes na internet e se as recomendações são boas. 

No site do Banco Central, por exemplo, você pode realizar até mesmo uma pesquisa para saber se a administradora está registrada e se atua de forma regularizada, de acordo com as diretrizes do órgão.

Além disso, você deve ler o contrato e, se possível, contar com um advogado para ajudá-lo a entender as cláusulas contratuais mais complexas, como a de reajuste. Isso fará com que você tenha muito mais segurança na hora de fazer o consórcio do seu carro usado.

Entendeu como funciona consórcio de carros usados e deseja conhecer as melhores opções de veículos para isso? Então continue navegando pelo site do Comprecar!

Conclusão

No artigo de hoje, vimos como funciona consórcio de carros usados. 

O consórcio de carros usados é uma opção segura e confiável para quem quer comprar um carro sem juros e parcelado. 

Para participar, você precisa escolher uma administradora, definir o valor da carta de crédito e o número de parcelas. Depois, você começa a pagar as parcelas e, a cada mês, um consorciado é contemplado. A contemplação pode acontecer por sorteio ou por lance. 

Para comprar carro usado, visite o site da Comprecar, uma plataforma reconhecida pela variedade de veículos, transparência nos processos e uma experiência completa e confiável na aquisição de veículos novos ou usados. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *