Categorias
Compra e Venda

Saiba como funciona um consórcio de carros usados

Fazer um consórcio pode ser a opção financeiramente mais segura para muitos brasileiros, afinal, as parcelas são baixas e não há juros envolvidos no processo. Isso simplifica a adesão e permite que a aquisição de um veículo seja mais democrática para todos.

Continue a leitura e veja como funciona consórcio de carros usados!

Como funciona consórcio de carros usados?

O consórcio de carros usados funciona igualmente ao consórcio de carros novos. Em um primeiro momento, é feita uma proposta de pagamentos mensais e uma data máxima para a contemplação do consorciado. Após assinar o contrato, o contratante paga as parcelas e todos os meses tem a chance de ser contemplado.

Mensalmente acontece um sorteio para os consorciados. Todo o processo é realizado de forma idônea para que todos tenham as mesmas chances. Quem for sorteado recebe a carta de crédito e já pode retirar o carro antes mesmo de concluir o pagamento das parcelas. 

Além disso, a cada mês é possível fazer um lance, no qual você oferece uma porcentagem do valor do bem para efetuar o pagamento à vista. Caso o seu lance seja maior que o dos outros cotistas, você paga esse valor de maneira antecipada, recebe a carta de crédito e continua quitando as parcelas.

Quais são as vantagens de fazer um consórcio para carros usados?

Ao fazer um consórcio para compra de um veículo usado, você conta com os seguintes benefícios:

  • Parcelas com valores mais baixos;
  • Não há juros, apenas o pagamento de uma taxa de administração;
  • Possibilidade de ser sorteado logo nas primeiras parcelas;
  • Valor reduzido do IPVA e do seguro em comparação a um carro novo.

Como fazer um consórcio de carros usados?

Para aderir a um consórcio como esse, basta procurar uma administradora especializada ou até mesmo o banco da sua confiança. Por lá, você vai saber quais consórcios estão em andamento e quais ainda podem aceitar novos cotistas.

Depois disso, você escolhe o valor da carta de crédito que deseja receber quando for contemplado e assina o contrato. O processo todo é muito simples e rápido, sendo que, quando você tiver a carta de crédito em mãos, será como comprar um carro à vista na concessionária ou revenda de automóveis.

Como escolher o consórcio ideal?

O primeiro passo é pesquisar informações sobre a administradora do consórcio, verifique se há dados relevantes na internet e se as recomendações são boas. No site do Banco Central, por exemplo, você pode realizar até mesmo uma pesquisa para saber se a administradora está registrada e se atua de forma regularizada, de acordo com as diretrizes do órgão.

Além disso, você deve ler o contrato e, se possível, contar com um advogado para ajudá-lo a entender as cláusulas contratuais mais complexas, como a de reajuste. Isso fará com que você tenha muito mais segurança na hora de fazer o consórcio do seu carro usado.

Entendeu como funciona consórcio de carros usados e deseja conhecer as melhores opções de veículos para isso? Então continue navegando pelo site do Comprecar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *