Categorias
Carros

Tudo o que você precisa saber sobre como financiar um carro usado

O financiamento é a modalidade de compra de automóveis mais comum do Brasil. De cada dez unidades vendidas, sete são financiadas, inclusive modelos usados. Mas, afinal, como financiar um carro usado?

Neste artigo, vamos te ajudar a entender tudo sobre o financiamento de carros usados, desde as diferentes modalidades até como escolher a melhor opção para o seu bolso.

Então, se você está pensando em comprar um usado e não sabe por onde começar, continue lendo e descubra como realizar esse sonho com segurança e tranquilidade!

Como funciona o financiamento de um veículo usado?

O processo para financiar um carro usado é o mesmo que para os seminovos e novos. Entretanto, no caso dos usados, é comum o banco ou instituição financeira solicitar uma vistoria do veículo para confirmar se o valor é justo ou se há possíveis fraudes.

Leia também: Carro novo ou usado: o que vale mais a pena?

Como financiar um carro usado?

Agora, confira o passo a passo de como financiar um veículo usado. 

1. Planejamento financeiro

Como em qualquer processo de compra de um bem de alto valor, o primeiro passo é ter um bom planejamento financeiro. 

Esse processo passa pela análise do orçamento pessoal e considera todos os custos associados ao veículo — da aquisição às manutenções futuras. 

É essencial também ter uma boa reserva financeira para mais tranquilidade no longo prazo ou diante de imprevistos. 

Outro aspecto importante é que o planejamento permite que o comprador tenha mais recursos para oferecer uma entrada maior, além de negociar juros menores, parcelamento e prazos de quitação. 

Lembre-se de que os especialistas recomendam que as prestações do financiamento devem comprometer, no máximo, 30% do salário ou rendimento mensal.

Saiba mais: Quanto dar de entrada em um veículo usado? [Guia completo]

2. Pesquise opções de financiamento

 opções de financiamento

Com o planejamento financeiro em mãos, é hora de explorar as diferentes modalidades de financiamento disponíveis para conquistar seu carro. As opções mais comuns são o leasing e o Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

Basicamente, o leasing é o uso do veículo durante um período contratual, com a opção de compra ao final. 

Já o CDC é a forma mais convencional e escolhida por muitos, em que se financia o valor do carro e se obtém a posse imediata, pagando parcelas mensais. 

O CDC também se destaca pela ampla oferta nas instituições financeiras e pela vantagem de ter o veículo diretamente em seu nome desde o início.

3. Escolha seu carro

Chegou o momento mais divertido de todo o processo: a escolha do automóvel! Muitos já têm um modelo sonhado em mente, enquanto outros priorizam escolher com base em critérios práticos e pesquisas. 

Se esse é o caso, pesquise e escolha um carro que atende às suas necessidades e orçamento. É importante considerar: 

  • ano de fabricação; 
  • quilometragem;
  • estado de conservação;
  • histórico do carro;
  • manutenção; e
  • garantia.

Em seguida, pesquise modelos e marcas que se encaixam em suas necessidades e orçamento. Compare preços de diferentes vendedores e leia avaliações de especialistas e outros consumidores.

Aproveite para já conferir um guia completo de carros que valem a pena comprar usados!

4. Prepare a documentação

Para financiar um veículo usado, é necessário apresentar uma série de documentos, tanto pessoais quanto relacionados ao carro. Os documentos pessoais exigidos geralmente são:

  • Identificação: RG e CPF (ou CNH que substitui ambos);
  • Comprovantes de renda: extratos bancários, holerites ou declarações de imposto de renda atualizadas para mostrar sua capacidade financeira;
  • Comprovante de residência: contas recentes de serviços públicos como água, luz ou telefone.

Em relação à documentação do veículo, são requeridos:

  • Documento do carro: Certificado de Registro de Veículo, que precisa estar devidamente preenchido, com os campos de venda assinados pelo vendedor e com firma reconhecida;
  • Comprovante de quitação de débitos anteriores: o veículo não pode ter multas, IPVA ou qualquer outro encargo financeiro pendente;
  • Laudo de vistoria: como dito anteriormente, alguns financiamentos podem exigir uma vistoria atualizada do veículo para comprovar sua condição e valor.

5. Finalize o financiamento

financiamento

Depois de seguir esses passos, agora é só correr para o abraço: você está pronto para finalizar o financiamento do seu carro usado! 

Mas atenção: não esqueça de considerar todos os custos adicionais ao valor das parcelas, como seguro e manutenções regulares, além da transferência e documentação.  

O planejamento cuidadoso dessas despesas garante a tranquilidade da compra e assegura que o seu carro seja um bem que facilite a sua vida, sem comprometer suas finanças. 

Por fim, priorize comprar seu veículo com uma empresa confiável, reconhecida e com tempo de experiência no mercado. 

Qual é a renda mínima para financiar um veículo?

Em geral, não há um valor fixo estabelecido como renda mínima para financiar um veículo, pois os bancos e financeiras avaliam múltiplos fatores, como valor do veículo, as taxas de juros e, principalmente, a relação entre a parcela e a renda do comprador, entre outros. 

Em todo caso, uma regra comum adotada por muitas instituições é que a parcela do financiamento não deve comprometer mais que 30% da renda mensal líquida do potencial comprador. 

Ou seja, se uma pessoa quiser financiar um veículo e a parcela estimada é de R$500,00, ela provavelmente precisará ter uma renda líquida mensal de pelo menos R$1.666,67 para se enquadrar nessa regra.

No entanto, a melhor maneira de descobrir a renda mínima exigida é entrar em contato diretamente com a financeira ou o banco que oferece o financiamento. 

Em seguida, é só solicitar uma simulação, já que essa avaliação também dependerá do seu histórico de crédito e capacidade de pagamento.

Na Comprecar você encontra uma variedade de modelos de carros usados com preços acessíveis e condições imperdíveis. Acesse o site encontre o seu!  

Conclusão

E então, tudo certo sobre como financiar um carro usado? Investir nesse tipo de compra é uma boa alternativa para realizar o sonho de ter um veículo próprio. 

Mas é importante planejar, pesquisar e comparar as opções disponíveis para encontrar o carro ideal e as melhores condições de financiamento.

Com as informações e dicas deste artigo, você estará mais preparado para tomar uma decisão consciente e realizar a compra do seu carro usado com segurança e tranquilidade.

Gostou desse conteúdo? Confira muito mais no Blog Comprecar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *