Categorias
Carros Limpeza e Manutenção

De quanto em quanto tempo devo realizar a manutenção automotiva?

A manutenção automotiva é fundamental para prolongar a vida útil do automóvel e garantir o seu bom funcionamento. Saiba o que precisa ser revisado e quando realizar essa manutenção.

Fazer a manutenção automotiva é importante para o bom funcionamento do veículo, e existem inúmeras razões para realizar a revisão do carro. A longo prazo, a revisão se mostra uma forma de economizar dinheiro e garantir a segurança de todos que utilizam o veículo, além de tornar o trânsito, como um todo, mais seguro.

Por que fazer a manutenção automotiva?

Um carro que passa pela revisão periódica é uma máquina muito mais segura, tanto para os passageiros quanto para pedestres e outros carros que estejam transitando pela rua.

A falha mecânica ou elétrica de um veículo pode colocar várias pessoas em condições de perigo, e algumas dessas situações podem acabar acontecendo em momentos críticos, como durante uma viagem ou em uma ultrapassagem na estrada.

Trocar uma peça que precisa de manutenção pode evitar problemas ainda maiores, como pane elétrica, por exemplo. Itens baratos podem causar um verdadeiro estrago se não estiverem funcionando de acordo.

Em geral, durante uma revisão automotiva, o responsável passa por todos os sistemas do carro, revisando peça por peça. São elas:

  • Ar-condicionado;
  • Bateria;
  • Cabos elétricos;
  • Câmbio;
  • Embreagem;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Fios;
  • Freios;
  • Iluminação (faróis e lanternas);
  • Motor;
  • Pneus,
  • Radiador;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis, etc.);
  • Suspensão;
  • Velas.

Por que fazer uma revisão automotiva antes de viajar?

Os motoristas que realizam manutenções automotivas periódicas em seus carros contam com a tranquilidade de saber que podem viajar, a princípio, sem grandes preocupações. No caso de viagens mais longas, que demandam um tempo maior de estrada, recomenda-se fazer um check-up geral do veículo antes de enfrentar um longo percurso até o destino planejado.

No caso de quem vai fazer uma longa viagem, o mais recomendado é levar o automóvel até uma oficina, de preferência, com antecedência (já que alguns serviços podem demorar). Há a possibilidade de alguma peça precisar de troca, e a nova vir de outra cidade, o que demanda a espera pelo produto, e isso pode atrasar os planos da viagem.

Desta forma, para evitar desencontro de agendas, a manutenção automotiva deve ser programada dias antes da data de viagem e deve feita sempre com profissionais de confiança.

Por que ficar de olho na quilometragem?

Além de realizar a revisão antes de viajar, outra medida para saber que está chegando a hora da manutenção é ficar de olho na quilometragem do carro, ou seja, na quantidade de quilômetros que o carro já rodou.

Nos casos mais comuns, as revisões automotivas devem ser feitas assim que o veículo marcar 10 mil quilômetros rodados. A partir dessa marca, o processo de manutenção passa a ser um pouco mais complexo, já que quanto maior for a distância percorrida, mais cuidados o carro demandará.

Quando o assunto é manutenção automotiva, é fundamental salientar que mesmo motoristas que não rodam muito precisarão investir em revisões. Há casos em que não utilizar o veículo causa exatamente o efeito rebote, ou seja, com o carro muito tempo parado, começam a surgir problemas específicos.

Em todo caso, ainda que o motorista não tenha andado 10 mil quilômetros com o veículo, é fundamental realizar uma revisão automotiva a cada seis meses.

Manutenção pontual: quando fazer a troca de cada item

Os itens do carro demandam manutenções e/ou trocas. Cada peça deve ser substituída dentro de um determinado prazo:

Itens a serem trocados ou revistosFrequência
Alinhamento dos pneus10 a 20 mil km
Correia do alternador       Quando a correia dentada for trocada
Correia do compressor do ar-condicionadoQuando a correia dentada for trocada
Correia dentada40 mil a 100 mil km
Correia poly-v (bomba d’água)Quando a correia dentada for trocada
Filtro de arQuando o óleo for trocado
Filtro de cabine (antipólen)Uma vez ao ano
Filtro de combustível20 mil km
Filtro de óleoQuando o óleo for trocado
Fluido das transmissões60 a 100 mil km (ou de 2 a 4 anos)
Fluido de freio (óleo do freio)De seis meses a um ano
Limpeza do ar-condicionadoUma vez ao ano
Limpeza do sistema de arrefecimentoQuando o líquido de arrefecimento for trocado
Líquido de arrefecimentoA cada dois anos
Óleo lubrificanteEntre 5 mil e 15 mil km
PneusA cada 5 anos
VelasEntre 15 mil e 100 mil km

Manutenção automotiva: saiba mais sobre carros e realize compras ou vendas

O Comprecar é uma empresa que atua no interior de São Paulo com compras e vendas de veículos seminovos e usados. Além de contar com amplo catálogo de carros, motos e caminhões, o site da empresa também oferece diversos conteúdos sobre automóveis e manutenção automotiva.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o Comprecar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *